Suporte não dá para as barras...

spidernet

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Boas, comprei um suporte de bicicleta Thule FreeRide 530 para aplicar no meu Citroen C4. Acontece que na altura da compra ainda estava à espera das barras de tejadilho originais para este carro. Qual não foi o meu espanto, quando fui montar o suporte nas barras, o mesmo não dava para prender ás barras por serem demasiado grossas. A peça do suporte que abraça as barras não tinha comprimento suficiente para prender.

A minha questão é se existe alguma forma de solucionar este problema? Pesquisei um pouco na net e encontrei isto:

http://www.norauto.fr/catalogue/transport/porte-velos/p-417/adaptateur-pour-barres-de-toit.html

Será que isto resolve o meu problema? É que aparentemente não estou a ver como é que este adaptador pode ser utilizado para este efeito.

Será que alguem me dá uma dica?
 

mdaniel

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Caro amigo o que te posso dizer pela minha experiencia com suportes é para verificares bem o manual do tule para ver se não tem os adaptadores incluidos, isto porque no meu caso os montblanc barracuda trazem um kit para o caso do standard não dar, logo pelo que conheço da thule o suporte também o deveria trazer :s.
 

Pax

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Os kits da Thule trazem os adaptadores para as barras ovalizadas (em aluminio) e para as barras com pefil quadrado (em ferro).

Não percebo a tua questão... Consegues tirar fotos?
 

spidernet

New Member
No meu suporte da Thule não vieram os adaptadores nem informava da sua existencia no manual.
Todas as peças que vinham na caixa foram montadas.

Como mostra esta foto, a peça que agarra à barra não chega ao outro lado:
hpim17866ug.jpg


O parafuso está no limite e apenas com 2 ou 3 voltas o que nunca poderia ficar seguro
Tentei puxar o suporte para a frente e para trás para tentar o encaixe mas não dá de forma nenhuma.

hpim17873tz.jpg
 

Phalhas

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Boas.
Pelo que dá pra ver nas fotos o suporte do carro tem uma borracha, experimenta tirá-la e ver se não tem uma pequena calha onde dará para colocares um outro tipo de aperto que vem com o suporte Thule.

Boa sorte.
Rui
 

Xure

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Boas!

Tal com diz o Phalhas, deves ter nas barras que estão fixas ao carro uma calha e com os suportes da thule devem vir uns parafusos com base quadrada que entram na calha pelas extremidades.
Parto deste principio, porque a thule tem dois tipos de barras para carro, umas pretas que são quadradas e mais finas e outras metalizadas que são meias ovais e mais grossas, chamadas por eles aerodinamicas e nestas o sistema de fixação é feito por este processo.
O sistema que mostras nas fotos são para as barras pretas. Passa com o teu carro numa norauto, ou no local onde compraste as barras e de certeza que eles te dão a solução.

Abraço
 

paulogil

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Boas
Eu tb tenho umas thule proride, e 1º tentei fixar o suporte ás minhas barras assim, mas vi logo que não dava, e na caixa não vinha mais nenhuma peça.
Mas ao ver o manual que acompanhava as barras, vi que deveria haver outras peça, adaptadores, para as minhas barras, pois as barras originais da golf, tem uma borracha, como as tuas, e lá debaixo estava uma calha, então fui onde comprei os suportes, e pedi para me trocarem, pois faltavam peças. Eles foram ver a outras caixas, e tinha esse adaptador. Problema resolvido.....
Montei e até agora *****.....
Espero ter ajudado

Um abraço e força nas canelas
 

spidernet

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Desculpem pela demora na resposta mas só agora tenho novidades.

As borrachas dão para tirar e realmente lá tem uma espécie de ranhura onde dá para encaixar a cabeça de um parafuso.

Segui o vosso conselho e dirigi-me à loja onde comprei o suporte e expliquei a situação.
Ligaram para a Thule e dizem que realmente o sistema alternartivo são os parafusos de encaixe na ranhura da borracha.
Pena é custarem 10 euros e não fazerem parte do conjunto. Já os encomendei.

De qualquer forma estou um pouco inseguro à segurança deste sistema pois a ranhura onde encaixa a cabeça do parafuso apenas tem cerca de meio centimetro (pouco mais) para cada lado e cerca de 0,03 mm de expessura, isto em alumínio. Será que oferece resistencia suficiente para aguentar o aperto e consequente velocidade do vento a forçar sem vergar essa pequena calha em aluminio?

Nao tirei foto mas deixo aqui um desenho:

barrasrk3.jpg


Obrigado por toda a ajuda dispensada :D
 

Xure

New Member
Boas!

Em principio não deves ter problema com a resistência das barras, mas não te posso dar a certeza em relação a esse modelo de barras.
Tenho um amigo que tem barras da thule com esse sitema de calha e não tem problemas de resistência.
Testa e verifica se após utilizares existe alguma deformação na calha.

Abraço
 

Jo

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spidernet said:
De qualquer forma estou um pouco inseguro à segurança deste sistema pois a ranhura onde encaixa a cabeça do parafuso apenas tem cerca de meio centimetro (pouco mais) para cada lado e cerca de 0,03 mm de expessura, isto em alumínio. Será que oferece resistencia suficiente para aguentar o aperto e consequente velocidade do vento a forçar sem vergar essa pequena calha em aluminio?

spidernet said:

Boas,

Já utilizo este sistema nas barras Thule à alguns anos e até agora nunca tive problemas, e olha que às vezes tenho o pé um bocadinho pesado :D .
Outros companheiros de pedaladas também utilizam esse sistema e também não tiveram problemas.


Abraço
 

spidernet

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Já recebi os parafusos embora me tenha deparado com mais um problema que acabei por resolver "à força".
Afinal custaram 6,00 eur (ao contrário do que me foi dito na altura).

Apesar de na embalagem expecificar que se destinam ao freeride 530, a rosca dos parafusos não é igual à dos que vieram no suporte, ou seja, o espaço entre cada volta é maior. Acabei por forçar bastante a entrada na porca e assentou. Aparentemente ficou bem seguro.

As peças:

ttracknq5.jpg


como podem ver comparando com esta outra foto, a rosca é diferente:

hpim17866ug.jpg


Confesso que fiquei um pouco desiludido com a Thule por me ter dado tanto trabalho! :D :D

Agradeço a todos a ajuda dispensada e espero que isto sirva para alguem que tenha a mesma dúvida que eu no futuro.
 

100do

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Não dava para arranjar uma porca de rosca igual? Confesso que não percebi muito bem como é que os parafusos foram aplicados mas julgo que não foi boa ideia usar a força. Se a rosca não é igual ficou moída, o que implica uma perda de resistência.
 

spidernet

New Member
Só vieram mesmo os parafusos sem porcas. não tive outra solução. apesar de ter sido forçado não aparenta ter perdido resistencia. Fiz bastante força a abarar o suporte depois de montado e nem se mexeu. os parafusos agora entram e saem sem forçar.
 

Fuser

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não leves a mal mas nem sabes o que me ri agora!!

tenho um C4 desde Dez/2006 e fui buscar as barras ontem... hoje queria ir por a bike na revisão e todo contente ia a montar o suporte... PIMBA! não dava... e nem sabia onde tinha esses parafusos com plataforma... lá os encontrei e amanhã vou testar... mas parece-me bastante seguro!!

E pronto, um post inutil!! Mas já me ri que me fartei!! :D
 

José Carlos

New Member
Vivam...

eu também me ri, mas foi de nervoso.... :eek:mg: :mrgreen:

O Gamboa disse tudo:
...julgo que não foi boa ideia usar a força. Se a rosca não é igual ficou moída, o que implica uma perda de resistência.

A Thule tem dois "tipos" diferentes de roscas e não percebo como é que te venderam uns parafusos que não são os
apropriados para esse suporte. :shock: Mas isso são pormenores...

Eu, na minha modesta opinião, JAMAIS deixaria o suporte onde vou prender a minha bike e circular a mais de 100km's/h
preso nesses parafusos depois de ter forçado a rosca. Aquilo pode parecer bem preso, mas com as vibrações do carro
vai acabar por ceder.

Quanto à tua outra dúvida:
barrasrk3.jpg


Não há problema... Lembra-te que a "base" do suporte vai fazer força no sentido contrário à cabeça do parafuso,
logo a calha nunca poderá abrir como tu ilustras.

barrasrk3ch6.jpg


Se tiveres dificuldades em arranjar os ditos parafusos ou tiveres mais dúvidas, fala com o amigo
Navid Imani aqui do fórum.
Ele tem desenrascado muita malta. :wink:

Mas pensa bem antes de andares com a bike em cima do carro. Não é por mais 6€ que vais colocar em perigo
a tua segurança e a dos outros, já para não falar no prejuízo que tens se a bike cair.
 

P.M.

Member
Boas,

Só agora é que reparei neste tópico (ou melhor, prestei atenção....)

Existem dois tipos de barras de tejadilho (isto é comum a qualquer fabricante). As de aço, de secção quadrada, e as de aluminio, maiores (mais largas) e com o rasgo par afixação. A barra de aluminio tem vantagens em relação à de aço, pelo menor peso, melhor resistência à corrosão e maior aerodinâmica.
As de aluminio são mais largas, pois porque para resistir às mesmas forças que uma de aço, terá de ter maior secção. Assim, e devido a isto, para evitar ter-se um parafuso e fixação demasiados longos, opta-se por prender a calha num rasgo.

Não se preocupem, porque a fixação no rasgo é tão ou mais resistente que o sistema que abraça a barra. Bem mais eficiente é....

Continuo sem perceber ao que te referes com a rosca ser diferente... O que tiveste que forçar??
As porcas apenas enroscam num sitio e são compativeis.

P.M.
 

rzoig

New Member
Boas Pessoal!

Compreendo o dilema do companheiro BTTista que olhou para aqueles parafusos e pensou: Como é que este parafusito nesta calha de alumínio vai aguentar a carga do suporte com a bike?

Eu, com esse dilema, optei por usar as peças de montagem em barra quadrada (sem calha) envolvendo as barras de alumínio que tenho na minha Picasso.

Vantagens: Sensação de segurança e posso montar por cima da tira aerodinâmica de borracha que se enfia na calha, ao contrário do sistema do parafuso que me obriga a tirar a dita cuja borracha quando monto o suporte da bike. Também posso mudar para um carro de um amigo que tenha barras quadradas sem problemas.

Desvantagem: A barra está um pouco riscada no local de fxação, mas isso não me incomoda pevas!!

Mas atenção, eu tenho o thule proride 591 (6******). Vem com ambos os conjuntos de montagens e no manual de montagem está lá especificado o conteúdo.

No site da thule estão lá em PDF os manuais de montagem se o tiveres perdido ou estiveres com dúvidas.

Boas Pedaladas!
 
P

pm21

Guest
Boa noite estou com um problema comprei um suporte thule 591 em segunda mao mas esta como novo fui para o montar nao consegui as abracadeiras nao dao a volta as barras trasversais do carro sao curtas como eu posso segurar o suporte ou ha outra maneira de instalacao (nao trazia manual de instalacao)
 
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