Suplementação Nutricional

superman

New Member
Olá, antes de mais agradeço que se possível responda ao meu email sobre dúvidas
relativas a suplementação.

Pratico Btt; treino 5 a 6 vezes por semana.
O que desejo é/são suplemento(s) que tenham duas funções importantes;
recuperação e energia.

Sei que a suplementação é uma coisa muito séria, e é por isso que tenho enormes dúvidas relativas à minha
suplementação, e "esta requer regras e orientação, deve
ser bem projactada e segura, principalmente no que diz respeito ao
desporto competitivo"
"Atrevi-me" a fazer uma auto-suplementação(não a inicio sem antes ter
um conselho dum especialista). Devo tomar um
multivitaminico? aminoácidos?proteína?A minha auto-suplementação seria
assim:

1-L-Carnitine e
2-Glutamina (...são compatíveis??Posso tomar os dois?),
3-Bebida whey ,
4-Bebida água simples ou Isostar,
6-Magnesona 2 a 3 vezes ao dia...parece-lhe bem?

Por partes o que desejo é:

1- Recuperação após cada treino;
2- Aumento da performance desportiva em treino e competição;
Em relação ao/s suplemento/s que devo tomar como devo fazê-lo?

1- Quantas vezes por dia, e em que momentos devo tomar o
respectivo suplemento?
2- Se for dia descanso (sem treino) devo tomar o respectivo suplemento?
3- Durante quanto tempo devo tomar os suplementos? Paragem e retoma?
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Suponho que isto seja uma copia de 1 mail enviado a um especialista em treino.
Só não percebi a ideia :roll:

Queres que os eventuais entendidos do assunto te respondam?
Queres contar o que se passou e qual foi a resposta que te deram a esse mail ?

Explica-te melhor :wink:
 

Campeão_1978

New Member
Tá aqui a resposta, pá

Uma vez, que o amigo realiza um treino continuo e de caracter competitivo, a suplementação nutricional além de importante no processo recuperador, logo de rendimento, é fundamental para o bem estar e saúde.

Analizando a auto-suplementação que aplicou, diria que a l-carnitine pode por de parte, pois os seus efeitos em termos de emagracimento são reduzidos. É um dos suplementos, que se tornou famoso, devido ao seu efeito teórico, uma vez q a carnitina é o transportador da gordura intra celular. No entanto, em termos prático é preferivel um termogénico para cumprir com esse mesmo objectivo. Na garnell temos um excelente, o qual testámos em vários atletas com resultados espectaculares em termos de perda de massa gorda. Trata-se do Lean Force.

Glutamina importante, durante periodos de clima instável e pouco e máximo treino. Essencialmente pq reforça o sistema imunitário, que normalmente se encontra em défice devido ás cargas de treino, e mantém a massa muscular. Para saber mais, consultar o fórum do garnell, que está lá um artigo bem desenvolvido, escrito por mim sobre o tema.

Uma bebida whey, diriamos que convém q tenha a maioria da constituição de proteina, para reforço e recuperação da massa muscular, o conhecido António Hermida, tem sempre o seu shaker de batidos por perto :eek:).

Uma bebida energética é fundamental para os treinos intensos e competição. Essencialmente reduzir a quantidade de produto, diluindo em mais água, com o aumento do calor, devido á osmose. Diriamos que quando realizar uma prova com mto calor a quantidade a colocar na água deve ser mto reduzido. Se tiver duvidas em relação a este capitulo terei todo o prazer em desenvolver mais um pouco se desejar.

A magnesona pode ser tomada normalmente, sem qualquer problema.

Uma vez que já dei algumas dicas sobre a sua suplementação, vou proceder á minha proposta em termos de suplementos:

1) Enrage - esta é uma bebida energética da 3 Geração. Para tomar durante e após os treinos mais intensos e competições. Seguindo a norma de menos diluição com o aumento da temperatura.
2) High Performance Whey - para tomar duas vezes por dia, logo após os treinos um batido para acelerar a recuperação e garantir o aporte de aminoácidos ao organismo. Iniciar esta toma uma semana antes das fases de treino mais intenso e manter durante essa.
3) L-Glutamina - Durante as fases de instabilidade metereológica ou de treino mais intenso. Iniciar a ingestão duas a tres semanas antes destas fases.
4) Lean Force - Em caso de ser necessário a perda de massa gorda.
5) Mais ou menos duas vezes por ano, pode tomar um suplemento mineral, que poderás encontrar nas ervanárias.
6) Magnesona tb pode tomar várias vezes por ano.

O amigo ñ esquematizou qual a modalidade dentro do BTT que pratica, no entanto, para modalidades de mais potencia, como o DH ou o Free ride, a creatina tb é um optimo suplemento, a adicionar ao treino de força e competição. Uma vez que a fosfocreatina é a energia responsável pelos esforços de alta intensidade e curta duração, com uns depositos superiores poderemos aumentar o tempo de sprint ou mudança de velocidade.

Todos eles podem ser encontrados em http://www.garnell.pt trata-se de produtos com uma excelente qualidade preço e sabores.



Esta é a base em termos de suplementos que aconselho a quem pratica desportos de resistência e com essa carga de treino. No entanto, tomar 5 refeições diárias, tentando manter a hora e a qualidade dos alimentos, é igualmente imprescindivel.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Eu sou mesmo um gajo insatisfeito :twisted: :lol:

Afinal, o que se pretende com o tópico? Dar um exemplo de um possível treino para quem deseja entrar na competição ?

Para quê utilizar 2 usernames diferentes ? :roll:

+ informação, contextualiza isso à malta, não faças só copy/paste dos mails :wink:
 

sniper_pt

New Member
Este tópico é estranho no mínimo...
Não é preciso essa quantidade toda de suplementos para ter resultados!

Além disso, cada treino e cada atleta têm necessidades diferentes. Não se pode generalizar.

Esses cocktails de "força" ainda se podem trasformar em cocktails de "forca"!
 

Campeão_1978

New Member
Oi Sniper,

é interessante como toda a gente manda a sua boquinha, mas justificar a sua resposta apenas alguns o fazem. Pois, a suplementação indicada, nem sequer é nada de excepcional. Ñ digo q a sua ingestão deva ser permanente todo o ano, mas nas situações devidamente explicadas é adequada para a obtenção de rendimento e mesmo para a manutenção de um optimo estado de saúde.
 

superman

New Member
Viva.

Bem visto, algumas pessoas pensa que a suplementação é um milagre, não, não é.

Mas a suplementação é fundamental para a progresão do atleta, uma vez que evita o atleta andar exposto a treinos onde se encontra esgotado, o que lhe dá não um melhoramento de forma mas sim um desgaste fisico tremendo que poderá levar algum tempo a recuperar desse mesmo erro de treino sem suplementação.

E mais como o nome indica são suplementos nutricionais ou seja são puro alimento, não tem qualquer tipo de substancias ou segredos como o nosso amigo lhes chama "cocktails de força".

Faz muita diferença um atleta devidamente suplementado em comparação com o mesmo atleta a treinar e competir sem a devida suplementação isto dito por um treinador de ciclismo de estrada profissional.

Agora falta saber-nos quais os suplementos indicados e em que periodo precissamos deles e é ai que os especialistas devem falar sobre eles.

Todos os atletas devem ter em conta os seguintes aspectos:
1º Treino
2º Alimentação
3º Suplementação
4º Descanço

Quem conseguir reunir um esquema que emglobe este 4 pontos de certeza que obtem bons resultados em prova
 

RICVIP

New Member
Cumprimentos bettistas

A ideia de suplementação nutricional está a ser hoje em dia banalizada... O comércio de todo o tipo de suplementos e a venda de boas prestações no desporto de forma fácil através desses tão badalados suplementos é um escândalo!!!
A suplementação nutricional acarreta inúmeros riscos para o equilibrio do organismo, nem sempre conhecidos de quem os utiliza e escondidos por parte de quem os comercializa.
Jugo que na maioria dos casos uma alimentação equilibrada e treino adequado são suficientes para um desempenho desportivo consistente e duradouro.
O uso de suplementos deve ser acompanhado por um profissional de saúde e deve ter uma justificação clínica para o seu uso ou uma justificação desportiva em atletas de alta competição onde os rendimentos desportivos estão muitas vezes no limiar da capacidade física do atleta (mas nestes casos são acompanhados por profissionais de saúde antes, durante e depois da actividade desportiva).

TREINO + ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA + REPOUSO = SUCESSOS DESPORTIVOS

[size=10pt][size=10pt][size=10pt]No desporto tudo o que se atinge de uma forma fácil e rápida, depressa se perde!!!
[/size][/size][/size]
 

Campeão_1978

New Member
Este tema é interessante, pq é precisamente o ponto fulcral ao sucesso desportivo, estou a falar da alimentação.
Pois, para uma pessoa q pratique desporto de forma moderada e consiga ter uma alimentação equilibrada, a maioria da suplementação é desnecessária. No entanto, para quem pretenda a obtenção de rendimento através do treino, é fundamental a aceleração do tempo de recuperação, assim como uma reforço qualitativo na alimentação, devido ao dispendio energético. E ainda mais importante o contrabalanço do sistema imunitário, o que tem sido conseguido através do recurso ao aminoácido mais presente do organismo, a L-glutamine.

Ainda em relação á história do profissional de saúde... eu como licenciado em ed. fisica e especializado em ciclismo, pergunto quantos profissionais de saúde devidamente aberto ao fenómeno desportivo tem acessivel. A clinica geral está desajustado ao fenómeno desportivo, inclusivé por vezes ficam alarmados quando surge um Desportista com um ventriculo devidamente desenvolvido :eek:)
 

sniper_pt

New Member
RICVIP said:
A ideia de suplementação nutricional está a ser hoje em dia banalizada... O comércio de todo o tipo de suplementos e a venda de boas prestações no desporto de forma fácil através desses tão badalados suplementos é um escândalo!!!
A suplementação nutricional acarreta inúmeros riscos para o equilibrio do organismo, nem sempre conhecidos de quem os utiliza e escondidos por parte de quem os comercializa.
Jugo que na maioria dos casos uma alimentação equilibrada e treino adequado são suficientes para um desempenho desportivo consistente e duradouro.
O uso de suplementos deve ser acompanhado por um profissional de saúde e deve ter uma justificação clínica para o seu uso ou uma justificação desportiva em atletas de alta competição onde os rendimentos desportivos estão muitas vezes no limiar da capacidade física do atleta (mas nestes casos são acompanhados por profissionais de saúde antes, durante e depois da actividade desportiva).

TREINO + ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA + REPOUSO = SUCESSOS DESPORTIVOS

[size=10pt][size=10pt][size=10pt]No desporto tudo o que se atinge de uma forma fácil e rápida, depressa se perde!!!
[/size][/size][/size]



Nem mais!


Eu não mando "bocas" e passo a fundamentar tudo aquilo que afirmei:

1-L-Carnitine - (Em português escreve-se Carnitina. O L significa que está na forma Levogira, pois os aminoácidos possuem duas formas; uma L e uma D. Neste caso apenas a L tem função e a D funciona como um bloqueador.)É uma aminoácido. Promove a entrada de acidos gordos na matriz mitocôndial. Favorece a Beta-oxidação. Não serve para perder peso, apesar do que se possa pensar.

2-Glutamina (...são compatíveis??Posso tomar os dois?) - Se são compatíveis... Isto demonstra o total desconhecimento face aos suplementos, e o perigo que representam quando tomados sem supervisão adequada. É claro que são compatíveis e podem ser tomados juntos! Mas outros suplementos terão eventualmente problemas ao serem tomados juntos! Aproveito para explicar aqui um assunto interessante. caso não saibam os AA também servem para fornecer energia ao organismo.Deles resulta entre outros catabolitos, a ureia e o ácido úrico. Quando o corpo não têm glúcidos ou lípidos em quantidade suficiente degrada os AA, apesar do seu maior inconviniente em termos de toxicidade pós degradação. Se os limites de aproveitamento muscular de AA forem exedidos no organismo, estes serão acumulados no organismo sob a forma de energia e por isso perderão todas as suas características iniciais de prótidos.
Em relação à questão do sistema imunitário... Se este está mal, como estará estado do atleta? Será que o problema não está no treino? Não me parece que a solução seja esconder o problema, mas sim resolver a sua etiologia, ou seja, a origem!

3-Bebida whey- não sei o que é, mas deve ser um concentrado proteico. Lembro que bastam 150g de carne por dia para um homem manter a sua carga proteica. Será que o treino tem um desgaste tão grande que é necessário aumentar a quantidade? Se sim, em quanto? Pois é, isto tem de ser pensado e não de qualquer maneira.

4-Bebida água simples ou Isostar - a menos que não tenhamos rins, não é necessário andar a beber líquidos tão ricos em electrólitos sempre que temos sede. A água contém níveis de minerais bastante apropriados. Além disso grandes níveis minerais podem promover por exemplo, deposições renais.

6-Magnesona 2 a 3 vezes ao dia...parece-lhe bem? - a mim não me parece bem nem mal. Tudo depende da alimentação que se faz. Se o magnésio contido for o adequado não será necessário, e organismo agradece que não o sobrecarreguem!


Para terminar e citando o campeão, quanto ao facto dos profissionais de saúde saberem tão pouco sobre vetrículos devidamente desenvolvidos, passo a explicar que um ventrículo pode estar desenvolvido e esta alteração ser prejudicial. Por vários motivos:

Presumo que esteja a falar do ventrículo esquerdo;

Para começar esta alteração denomina-se HIPERTROFIA, mas isso já devem saber. Esta pode ser EXCÊNTRICA ou CONCÊNTRICA. Ambas podem resultar de vários factores,como a predisposição genética, COR PULMONALE, estenose aórtica, etc...

Amanha contínuo
 

Campeão_1978

New Member
É interessante como surge tanto conhecimento assim de repente... ainda bem que decidiu partilhar isso connosco... principalmente q estamos na era da informação e ela está acessivel a todos... agora dar-lhe um sentido prático, isso sim é o conhecimento que faz a diferença.

Como vemos a maioria do desenvolvimento teórico do sniper está de acordo com o sentido prático que imprimi no meu discurso. O primeiro e cujo a maioria do publico ainda desconhece, é que a carnitina ñ promove o emagrecimento. Para isso existem soluções mais eficazes, como os termogénicos, que aceleram o metabolismo basal e consequentemente a utilização de ácidos gordos como combustivel.

Em relação á glutamina, mais uma vez o sniper falou bem. No entanto, ressalto que me estou a referir a desportos de resistencia e em situação de treino continuo e intenso, e o ponto essencial é que os leucócitos alimentam-se precisamente da glutamina, o que vai ter reflexo naturalmente em todo o sistema imunitário. Por acaso publiquei todo um texto interessante e desenvolvido sobre a glutamina no forum da www.garnell.pt

Quando me referi a uma bebida whey, falava precisamente da proteina. Pois, as quantidades de proteina diária aconselhada são aproximadamente 1g por kilo para um adulto e para um sujeito no processo de crescimento, naturalmente as necessidades são superiores, devido ás suas propriedades estruturais, estaremos a falar de cerca de 1,5g por dia. No entanto, o processo de treino mais uma vez vai promover destruição muscular e tem q ser garantida a sua reparação o mais rapidamente possivel. Mas ainda existe outra situação pelo qual o recurso aos suplementos é fundamental, principalmente pq o aporte proteico está quase sempre associado á gordura, ou seja, para garantir o aporte proteico diário em causa, teriamos que ingerir quantidades de gordura, que além de atrasar uma digestão que se pretende q seja rápida, vai criar uma alimentação hipercalórica.

Em relação á bebida energética, mais uma vez concordo com o sniper, mas vejo que o sniper é certamente do fitness, pelo menos é o q indica a sua orientação em termos de conselhos. As bebidas energéticas quando devidamente utilizadas, refiro-me á dosagem devido á osmose, são um trunfo em competições ou treino intensos, essencialmente devido a conseguir-se contrariar o défice energético durante o próprio exercicio. Mas este é mais um tema, para abrir-mos uma sala de debate só por si.

Sim estava a referir-me a hipertrofia do ventriculo esquerdo, precisamente. Mas quando o menciono é apenas para alertar o quanto débil em termos desportivos está o acompanhamento médico. Os profissionais de saúde ñ tem qualquer formação desportiva, (á uns tempos conversei com um estudante de medicina sobre o tema e parece q apenas tem uma cadeira q menciona alguns aspectos do fenómeno desportivo) e os que tem ñ estão acessiveis ao publico em geral. A melhor forma de terem conselhos devidamente enquadrados e mais uma vez, com sentido prático, é com os professionais de alguma forma envolvidos na vossa modalidade e na literatura, que é a forma mais fácil de consultar grande profissionais. Em termos de nutrição no desporto, o prof. Luis Horta tem um livrinho mto interessante que esclarece o essencial de todo este problema. Mas mais uma vez, falamos de um profissional da medicina que no seu passado foi um aceitável atleta :eek:)

Abraço caros amigos e espero que vos seja util este debate.
 

trekmen

New Member
Interessante o facto do tema em questão ainda ser um tabú para tanta gente :!: :!:

Todos sabemos que para atletas que façam competição uma suplementação é necessária e indespensável..............e conselhos como o do campeão são sempre benvindos :)
 

meiabola

Member
trekmen said:
Todos sabemos que para atletas que façam competição uma suplementação é necessária e indespensável..............e conselhos como o do campeão são sempre benvindos :)

:nana: :nana: :nana:

Os conselhos são sempre bem vindos, mas nem todos os atletas de competição necessitam de suplementação. Existe inclusivé alguns que se opõe a tal devido á questão do dopping.

Penso que existe ainda pouca investigação sobre como encontrar e assimilar todos estes suplementos na natureza (nem que seja nas ervas :nsei:). Garantidamente eles estão lá. Falta encontrá-los!!

Mas isso depois não se vendia e era uma carga de trabalhos.... :s :s


Abraço.
 

superman

New Member
Pois a suplementação é importantissima.

E ainda bem que existem boas pessoas como o campeão que estão sempre prontas a ajudar.

E segundo me apercebi o campeão foi mesmo campeão nacional de BTT em cross country, segundo apurei nas minhas investigações.
 

trekmen

New Member
Em alta competição duvido muito que acha atletas que não utilizem suplementos.....e quando digo suplementos refiro-me a suplementos nutricionais........apesar de existir muita gente a confundir suplementos com doping :!: :!:

Dai o tabú do tema :!:
 

Paulo Lopes

New Member
Isto é que é publicidade e marketing.
O mesmo IP na pergunta (superman) e na resposta (Campeão_1978), e só o sabemos por temos um administrador muito atento, com a pergunta a ser feita á medida da resposta, tudo isto é pouco ético, é por atitudes como esta que as pessoas ficam desconfiadas. Se o Campeão_1978 tivesse apresentado os produtos de uma forma directa e sem subterfúgios estaria a contribuir para que não existisse a sensação de que se estaria a tomar algo que faça mal á saúde.
Porque se formos realistas e sinceros quando antes da volta domingueira se bebe o café e come o bolo estamos a por algo que melhora a o nosso desempenho, não poderá isso ser considerado suplementos.
A verdade é que é um tema quente, mas como já referiram anteriormente tudo o que é conquistado muito rapidamente mais rápido se perde.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Bem, esclarecendo um pouco, e porque levantei uma questão importante que o Paulo Lopes frisou agora, tenho verificado que os IP's dos utilizadores superman e Campeão_1978 têm sido diferentes, só nos 1ºs posts foram iguais.

Ainda assim, tal como outros já sugeriram, cheira a publicidade :lol: mas como é um caso em que o debate do assunto gera informação util e os intervinientes já mostraram alguma capacidade de coerencia ao admitirem que a suplementação não é estritamente necessária, a moderação perdoa :wink:

Um especial agradecimento aos entendidos do assunto, que participam e que fazem com que não haja muita informação tendenciosa :wink:

Já agora, aproveito para deixar o meu bitaque, apesar de ser um leigo com um conhecimento muito limitado acerca do assunto.

meiabola said:
Penso que existe ainda pouca investigação sobre como encontrar e assimilar todos estes suplementos na natureza..

Não acho que exista pouca investigação, as proteínas e "outras coisas" encontram-se nos alimentos, o problema para os atletas de alta competição, é que (tal como aqui foi dito) as propoções são reduzidas face às necessidades, ou seja para conseguir a quantidade ideal de proteinas para recuperação de um treino, era preciso ingerir quantidades "anormais" de alimentos para conseguir o equivalente obtido nos suplementos.

Em tempos, quando andei no ferro, pesquisei acerca da creatina, e descobri que para conseguir uma quantidade de creatina equivalente à de uma colher de chá dos tais "batidos" (ou la o que é aquilo) era preciso comer muitos KG de bife.

A melhor comparação que encontro é os Concentrados e os sumos naturais, com um frasco de sun quick fazes não sei quantos litros de sumo de laranja, que para conseguires fazer a mesma quantidade terias de 2 duzias de laranjas...

Não tenho muito para acrescentar ao tópico, já aqui disseram um pouco de tudo, acho que a suplementação é crucial para quem treina a sério, mas para mim que faço umas maratonas e uns passeios mais longos, uma alimentação razoavel e agua no camelbak, chega-me perfeitamente :wink:
 

Dave

Member
Antes que de qq dika sobre suplementação, gostaria saber a tua dieta!!!

so depois é que se parte para a suplementação senão é deitar dinheiro no lixo!!!
 
Top