Sudoex - Aljezur - 24 e 25 Setembro 2011

Trilhos Vivos

Administrator
header.png


Foi em Outubro passado que levámos a cabo a primeira edição do Sudoex.

Depois de 3 edições da Ultramaratona, queríamos colocar-nos à prova na organização de um novo evento de ultra endurance, com características diferentes do SRP160.

Foi uma primeira edição modesta, de muita aprendizagem, e que cumpriu sobejamente o objectivo principal: proporcionar uma experiência diferente.

Foram 16 duplas que se aventuraram pelo que de mais fantástico há no Barlavento Algarvio.

A primeira etapa desenrolou-se ao longo de cerca de 160Km que percorreram a "montanha" do sul de Portugal, as fantásticas praias da Costa Vicentina, e a duríssima Serra do Espinhaço de Cão.

Um exigente percurso, aliado às adversas condições meteorológicas, e a um número de horas insuficientes para o esforço exigido, ditaram o "fim da linha" para algumas equipas e forçaram outras a seguir a alternativa de segurança por nós indicada.

Depois de um primeiro dia tão extremo, o segundo dia não foi menos meigo, 67Km com cerca de 2600m de desnível acumulado.
A transposição da Picota, e uma extensa ascensão à Fóia, encheram a barriga de BTT a todos os que participaram, neste fim-de-semana de pedaladas.

sudoex.jpg


A 3 e 4 de Setembro de 2011 regressaremos ao Barlavento Algarvio. Desta feita com mais horas solares e esperançosamente com boas condições meteorológicas.

Esta prova culminará a Ultra Series, a série de 3 desafios, que definirá os Ultra Riders 2011

Na edição passada, concentrámos a nossa logística nas Caldas de Monchique, na próxima edição, e em função dos reconhecimentos que vamos efectuar, poderemos deslocar ligeiramente o ponto de partida das etapas.

Entidade organizadora: Trilhos Vivos
Data: 3 e 4 de Setembro 2011
Métodos de inscrição: online em www.sudoex.com
Prazo de inscrições: 15 de Maio a 15 Agosto 2011
Nº limite de vagas: 50
Tipo de evento: Ultra Endurance
Preço: não estabelecido


Contactos: 931 814 100 / info@trilhosvivos.com


Tal como na edição passada os percursos não estarão balizados no terreno, sendo necessário a utilização de um GPS por dupla para os efectuar, bem como para comprovar a realização do mesmo.

Já a partir de Janeiro iniciamos os reconhecimentos para esta edição de 2011 do Sudoex, e logo que tenhamos novidades, actualizaremos este tópico, bem como o website do evento.
 

José Mateus

New Member
Preços de inscrição já existe??? Espero que não voltem aos números da 1º edição pareceram-me exagerados, mas é sem duvida uma prova a estar atento.
 

Trilhos Vivos

Administrator
Boa noite,

Os preços ainda não estão estabelecidos, existem muitas variáveis a ter em consideração, mas devem esperar à partida uma prova dispendiosa.
A antecipação de 1 mês, face a este ano, significa que em termos de alojamento e alimentação deixamos de estar em "Época Baixa" para passarmos a estar em "Época Alta".

Infelizmente o Algarve, mesmo no interior, tem um custo de vida exagerado, e no período de verão a coisa ainda se agrava mais. Este ano durante os reconhecimentos chegámos a pagar mais de 15€ por pessoa para comer Frango Assado.

Estamos a considerar a possibilidade de deslocar o ponto de partida/chegada da prova, para outro concelho. Para nós não faz sentido estarmos a promover estes eventos, e ter as entidades locais a virarem-nos as costas. Fomos recebidos de forma excepcional na Villa Termal das Caldas de Monchique, e continua a ser um local de eleição para nós. Quem lá esteve sabe que o ambiente é fantástico, infelizmente não pudemos contar nem com o mínimo apoio logístico da autarquia.

Em todo o caso, voltaremos aos contactos, quem sabe em 2011 a receptividade é outra. Além de que alterar o ponto de concentração significa alterações drásticas do percurso do 2º dia.

Por estarmos a trabalhar "fora de casa", voltaremos a concentrar a nossa estrutura junto de uma unidade hoteleira. Contrariamente ao que aconteceu este ano, iremos proporcionar opções de "pacote completo", ou seja, além da participação na prova, terão alojamento e alimentação incluídos. Sai mais barato negociar o grupo como um todo, do que levar as mesmas pessoas, e colocá-las a fazer reservas directamente com a unidade.

Assim, é expectável que o preço se mantenha.
Compreendemos que se torna dispendioso suportar todas estas despesas do próprio bolso, e por isso incentivamos as equipas a procurarem patrocinadores que ajudem a participação.
Esta é aliás, uma das características da Ultra Series que temos vindo a preparar cuidadosamente, a imagem, e exposição das provas nos meios de comunicação, fotografia, video, media partners. Factores que garantam visibilidade a quem patrocinar as equipas.

Estamos a trabalhar para que existam patrocinadores que considerem uma boa aposta ter equipas de "Ultra Riders".
Claro que nós só fazemos uma parte, fica depois nas mãos das equipas os contactos com os potenciais patrocinadores.

Este é o caminho que estamos a seguir, pretendemos organizar eventos diferentes, de referência, e com boas condições. Não se fazem chouriços sem sangue, e por isso é expectável que as nossas provas sejam sempre algo dispendiosas.

Logo que tenhamos mais novidades, voltaremos a informar neste tópico.

Boas festas, e boas pedaladas!
 

LAMEGOBIKE

New Member
Custos??

Os meus cumprimentos.

Foi aqui referido que será uma prova dispendiosa. Compreendo que ainda é prematuro a organização fazer uma estimativa, no entanto se fosse possível referir quanto é que foi o valor na anterior edição, agradecia.

Até breve
 

Noctal

New Member
Para quando as novidades sobre a edição de 2011? Faltam pouco mais que 2 meses e será necessário planear a nossa vida profissional e privada.

Cumprimentos,
 

Trilhos Vivos

Administrator
Caros amigos, agora que o eoX240 já passou, seguimos em direcção sul rumo ao Sudoex.
O site que se encontra desactualizado será alvo de uma renovação, sendo que a partir do próximo dia 1 de Julho já estarão disponíveis as informações sobre as duas etapas da prova, bem como inscrições e valores.

Este ano a prova será centralizada em Aljezur, estando perto q.b. da serra, permitindo uma primeira etapa de "montanha", e ao mesmo tempo mais próximo do mar, viabilizando uma segunda etapa que percorre mais km's junto ao mar, levando-vos às belas e recônditas praias da costa Vicentina.

Está em aberto a possibilidade de termos que adiar a prova uma semana, 3 e 4 de Setembro acaba por calhar ainda na última quinzena de Agosto, o que poderá significar mais condicionantes e restrições a nível de opções de alojamento, bem como em termos de custos e capacidade de negociação com as unidades hoteleiras. Expectamos até ao próximo dia 1 de Julho ter também esta questão definida.

Até lá, não percam a pedalada, porque a montanha do sul, e o sobe e desce das falésias da Costa Vicentina não perdoam :wink:

Boas pedaladas!
 
Last edited:

Trilhos Vivos

Administrator
O site foi renovado e já podem encontrar algumas informações sobre os percursos.
Acabámos por adiar duas semanas para 24 e 25 de Setembro, uma data já fora da época alta para que as refeições e alojamento sejam a preços mais comedidos, e que também nos facilitará a logística.

sudoex-perfil-d1-2011.png


Para o 1º dia,podem contar com 146Km de extensão, com 3723m de desnível acumulado. Uma etapa que claramente se desenrola na serra Algarvia, com a imprescindível passagem lá bem no alto da Fóia.

Para o 2º dia, vamos aproveitar a localização de Aljezur "no coração da Costa Vicentina", para vos levar num percurso que percorre uma boa parte da costa pelas suas falésias e praias recônditas, de paisagens marcantes e espectaculares.

sudoex-perfil-d2-2011.png


São 100Km com um desnível bem mais comedido, de 1876m, para recuperar do 1º dia e desfrutar do 2º terminando esta dupla jornada de grandes pedaladas pelo Barlavento Algarvio.


As inscrições já estão abertas e para se inscreverem é só ir até www.sudoex.com

Boas pedaladas!
 

PauloCoutinho

New Member
Estive a ler o regulamento e não encontrei nenhuma informação sobre duas dúvidas:

1 - O preço engloba a dormida do dia 1 para o dia 2 e o jantar do dia 1 e se não englobar como será providenciada a dormida.

2 - Suponho que o percurso é em linha logo como será feita a deslocação dos atletas do ponto de chegada para o ponto inicial? Fica por nossa conta ou a organização consegue-nos garantir esse transporte mesmo que se pague algo à parte.
 

Trilhos Vivos

Administrator
Viva Paulo,

Ainda não temos confirmação sobre a possibilidade de dormidas no Polidesportivo de Aljezur, e embora seja provável a sua possibilidade, até termos isso por escrito não asseguramos dormidas (o ano passado em Monchique também diziam que não havia qualquer problema e quando foi dado despacho a resposta foi negativa...).

A deslocação da prova para Aljezur também teve como objectivo proporcionar uma maior diversidade de opções de alojamento, num raio de poucos km's há de tudo, pousadas da juventude, apart-hotel, turismo rural, parque campismo, e com a passagem da data para o último fim-de-semana de Setembro já não apanhamos as tarifas de época alta.

O jantar do 1º dia não está incluído na inscrição. Vamos negociar com um restaurante que se mostre disponível para fazer o jantar até porque é um momento de convívio mas ficará à opção de quem participar.

Ao contrário do percurso do eoX240, os percursos do Sudoex não são tipo travesssia linear, mas sim circulares, significa isto que começam e acabam os dois dias em Aljezur, logo que seja feita uma descrição sumária dos percursos no site ficarão com essa informação de forma mais concreta. Assim não se põe em causa a questão de deslocação do ponto de chegada para o ponto de partida uma vez que são coincidentes.
 

Trilhos Vivos

Administrator
Para Algarvios (mas só para os do Sotavento :lol: ) temos um bonus :twisted: nocturno com subida à Fóia (com a passagem por Marmelete e respectivo shot de Medronho) seguido de descida às Caldas de Monchique, re-abastecimento de água na Fonte dos Amores e subida à Picota :mrgreen: :lol:
 
Top