Stumpy-> Whippet (142)-> BlackSin (202) / LE (330)-> Green (378)-> Stumpy (397)

tinric

Super Moderador
opah o ex series é um bocado mais caro mas também mais leve... a verdade é que são 94 gramas a mais neste... e a diferença de preço são 15 euros...

deste ponto de vista 15 euros 94 gramas a menos... como sabemos às vezes damos muito mais que isso por menos gramas...

mas tenho gasto 1 pneu de trás de 3 em 3, 4 em 4 meses... (podia poupa-los mais... mas pronto) e assim os euros contam...

é sempre o dilema preço/peso... não desfazendo a qualidade do larsen.... fico um bocado "escaldado" com sub 400 no pneu... vamos ver...

também estamos a falar de uma sub10 mesmo rente aos 10... não me preocupam tanto as 100 gr se for para durar mais ... entre o karma de 487 (que tenho de reserva) o de 450 e pouco que tenho montado à frente e estes smallblock... vamos ver...

o karma da frente já está a fazer 9 meses... e se não hover nenhum "acidente" ainda deve fazer outro tanto... é o 120tpi foi caro... mas pronto ainda está para as curvas :) (certo é que foi a ultima vez que dei mais de 40 euros por um pneu... isso é certo) agora baixei a margem para 20, 20 e pouco no máximo...

33 euros 100km... sai caro o km :) (embora assuma meia culpa)
 

essence_s

New Member
3 em 3, ou 4 meses 1 pneu?Isso é que é fazer kms e escavacar pneu!
Estava-me a queixar de 1 sm8 com 1 ano que estava a dar o berro...liquido lá para dentro e ai está ele pronto para mais uns meses!
 

tinric

Super Moderador
Sim, mas não vai ser sempre assim... um de trás que durou 3 meses cortei de lado (muito) teve que ir para o lixo... o outro a seguir foi este que andei antes... o piranha... já tem pouco rasto de origem... e sim fiz muitos km nos ultimos meses... ainda vai dar para fazer algumas travessias ou assim mas meti em fins de Abril para ir a Santiago...

Estou convito que a correr bem estes hão de durar o que dizes também.... pelo menos assim o espero :)


abraço e fica bem
 

tinric

Super Moderador
Ok... novidades...

Costumas-se usar a espressão "alguma bruxa que me viu" ou algo assim... direi que alguma viu ou olhou para os meus pneus....

Enfim...

Montei um smallblock atrás... nem sequer "cuspiu" liquido fora na junção com o aro ao encher... perfeito...

Andei 3 dias até vedar a valvula pois perdia ar por ela... ficou ok ao 3º dia... despejava completamente, mas para terem a noção da perfeição de encaixe de pneu no aro... dei sempre ar com a bomba de mão :)

Primeira saida um furo de lado de um espinho que ao fim de 3 ou 4 vezes a parar para dar ar la vedou...

Chego a casa, lavei a bike meio à pressa...



Hoje lembrei-me de ir ver se estava tudo bem para a saida de amanhã... e deparei-me com isto no pneu da frente: (karma 120 tpi) (costumo andar com 40 psi... desta não foi da pressão... sempre andei com esta pressão nos pneus)...

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As famosas "bolhas" dos karmas convertidos... (liquido joe´s no flats) ao fim de quase um ano (9 meses) e depois de 2 mudas de liquido é que se lembrou.
Como a saida de amanhã será durinha e longa pensei logo em meter um outro pneu, mas fui tentar compreender o que se passou e ao desmontar o pneu, vi que neste caso as bolhas não são de deformação do pneu mas sim umas bolhas que se criam mesmo no pneu (sem ar mantem as bolhas)

Furei uma e o estranho é que até verteu liquido... ou seja, parece que entrou liquido, fez a bolha e vedou... todas no mesmo sitio (junto a um taco lateral) ao furar... tiro o ar fora... o penu não está deformado...

meti uma camara ( com liquido) esta:
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346 gr da joes (umas 280 gramas a mais :( que apenas o penu e o liquido) mas agora vai andar assim...

mais o pneu:
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452 gramas, estou com quase 800 gr na roda da frente... uma tonelada quase mas pronto...

Ou seja.. no resultado final,... dei bastante ar ao pneu a ver se le se manifestava... nada... perfeito... vai andar até se gastar... (raios parta a sorte ou os pneus...)

Com isto e momentaneamente lá se foi o sub10 ... mas para a semana ou assim já monto o outro karma com liquido à mesma :)

Fiquei com medo que se rebentasse uma bolha o resultado podia não ser o melhor... mas a verdade é que a pressão da bolha nada tem a ver com a pressão do pneu ou visse versa... sendo estranho claro... e também acredito que uma quina de uma pedra ou assim que rebente uma bolha pode dar origem a rebentar ou rasgar o pneu mesmo... parece que é feito em duas camadas que assumem ali uma divisão... ao furar... parece um fole na pele... volta a colar... (mas estou ciente que este já tem os dias contados) no outro dia disse bem dele... e que tinha dado quase 45€ por ele... que teria que durar... pqp a sorte..

Falando de outro assunto... andava curioso quanto ao peso dos meus travões (avid juicy7)
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Com parafusos e tudo (creio que se tiravam umas boas gramas com uns parafusos de titanio
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292 gr o da frente.. presumo que o de trás vá às 300... para uns R1 ia buscar aqui umas boas gramas...

Quando aos pneus... reforça-se a teoria... pneus a mais de 20 e poucos euros... no more...
 
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tinric

Super Moderador
Mais algumas novidades...

Inspirado no home made em algo que vi por aqui decidi "tunar" o meu desviador da frente LX enquanto não vem o X0
Tirei o plastico/tampa dos parafusos batentes
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nada de mais mas 4 gr a menos :)
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Agora outra novidade.. (não pelas melhores razões mas porque teve que ser...) umas roldanas X0 originais SRAM pois roldanas de aluminio talvêz experimente umas KCNC um dia e não sei... as ultimas umas NEST duraram um mês se tanto... (não devo voltar a meter de aluminio)

O meu X0 é o de 2007 que tem que usar as roldanas ou rolamentos com diametro de 6mm ao contrário de quase todos os outros que são de 5mm e assim tinha que manter uma anilha (tampa) da roldana original... na verdade os "batentes"/tampas das roldanas de aluminio (quer as token, quer as nest... vão à vida em menos de nada... e assim a roldana anda livremente em todo o espaço entre braços do desviador... fazendo a corrente roçar nos braços...

Agradeço ao pessoal da Fatibike que resolveu na hora o meu problema pois para fazer quase 150km de terra dos quais 20 já foram com a corrente a raspar no braço do desviador... foi bom ter resolução na hora...
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(já agora.. pesam 12 gr contra as 9 das de alu... "pago" de bom grado as 6 gramas que meti a mais...)

Agora algumas fotos da bike no seu habitat natural :) e a foto não faz a devida justiça mas vejam a descida em SSSS que temos na ultima foto ... brutal (só é pena ter tanta pedra (e grande) solta senão era um sonho...)

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Descida brutal
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Vejam a diferença de altitude do inicio para o fim dos SSS da descida :)
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E pronto... foi isto.

Em relação a "análise" realço a boa prestação do smallblock atrás... a rolar, em pedra(ontem), em lama (hoje)... a dizer... 5* (provavelmente a melhor relação qualidade/preço/peso...)
 
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pepelento

New Member
Dás-te bem com o SB8 atrás em piso com muita pedra? Eu até me mi****o todo :D já não é aprimeira vez que m foge de traseira nessas condições :D está visto que isto é mesmo falta de kit de unhas. Gosto mais do RRon atrás. Gasta-se muito mas agarra bem :)

Bela descida essa!
 

stuka666

Member
O sb8 é bom para treinar as unhas.. pode é calhar mal e treinares dentes a abanar :D

Ando com o meu há uns meses e ontem com a lama chegou a pregar uns sustos, guarda-se para o próximo verão.

Bons caminhos esses, deviam era ser mais selvagens, com mais calhaus :D
 

essence_s

New Member
Andas com azar nos pneus, bolas!
Eu uso essa combinação de pneus e têm andado por tudo lado, apesar do sm8 traseiro já estar a ficar meio slick e de vez em quando custa a parar um bocadito...
A descida parece mesmo brutal...mas tambem pode ser uma subida brutal!
 

tinric

Super Moderador
Boas

Em relação ao smallblock até à data só tenho a dizer bem... achei o larsen mais potente em curva e travagem... mas como vinha de um que a travar e curvar era para esquecer... agora tenho muito mais tração, claro e também nem tive tempo de gastar um bocadinho que fosse o larsen (há quem diga que depois de um bocado gasto, ao perder as pontas em bico dos tacos... que perde muita tração...)

Isto é ... se andarmos muito tempo com um pneu slick... quando metemos novo.. por muito pouco rasto ou tração que tenha terá sempre mais que o antigo ao qual estavamos habituados...

Em "sarrisca" (pedras miudinhas) fogem um bocado sim, mas é fixe ir a controlar (até fugir de mais e calhar mal... :) ) mas enquanto for a traseira a fugir e não a frente... tá-se bem.

Na lama, a subir (e bem) e mesmo descer e curvar fiquei surpreendido positivamente mas cá está... ainda está novinho.

Pois azar... é pouco... mas vamos ver se agora corre melhor...

Gosto bastante da relação que tenho agora, mas não descarto a ideia de meter um larsen outra vez atras um dia destes (vamos ver como correm as coisas)

Tenho também um colega do clube que gosta tanto do smallblock que tem atrás e à frente o verão todo e mesmo agora ainda anda assim... mas eu para a frente preciso de um taco maior e mais espaçado (o karma é perfeito para isso)

Quanto à descida da foto.. sim brutal mas para descer a fundo é preciso um kit de unhas mas também de tomates (tipo aboboras) que eu até gosto de descer ... mas o colega que foi comigo chegou lá abaixo uma curva sempre à minha frente... (vai lá vai...)

stuka mais callhaus...:) em alguns sitios sim... (mas pequeninos :) eheheh) mas esta descida se fosse em terra batida... era o sonho de descida acredita... no final tem tipo uma escadaria em pedra (natural) que uma roda mal encaixada... vamos de voo... ou um travagem nos calhaus (alguns com cerca de 20 cm de diametro... chega para tirar um bocado de coragem em algumas zonas) e com travagem no limite da curva .... muito bom, mas durinho.

E sim, subida... nós voltamos pelo mesmo caminho... algumas partes ainda dá para fazer ... mas para fazer 150 km em terra num dia... nem insistimos muito... (fiquei foi à rasca dos gémeos que andar a pé... :( não é para mim... então o pior foi mesmo subir isto :) mas já criei uma alternativa para a volta :)

A ver se para o mês lá vamos outra vez.
 
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essence_s

New Member
pois, ainda bem que estás a gostar, pessoalmente nunca experimentei sm8 á frente pois n me inspira muita confiança;gosto de entrar bem em curva e sentir o pneu a agarrar e o karma da-me isso.
 
Pessoalmente o rocket ron 2.1 à frente dá-me mais segurança que o karma. Isto com pressões +- semelhantes.

essence_s se ainda ñ experimentaste o Ron recomendo que numa próxima muda de pneu o faças.

tinric gosto de ler este tópico, tem muitas experiências e opiniões diversificadas. Continua e força nas pernas porque bike não falta :)


Abraços
 

tinric

Super Moderador
Boas MiguelMilon obrigado.

Fico contente por saber. É sempre bom partilhar... aprendemos e às vezes damos a conhecer algumas coisas que podem ajudar os outros.

O rocket ron já ouvi dizer bem também... mas isto com a crise... e com outro karma parado ... este inverno espero (se não houver mais surpresas desagradáveis) estár garantido de pneus...

Um colega vai meter agora um ron depois tenho que ver como ele se porta para uma futura troca pensar nisso ou manter os karma.

Realmente a bike tem-se portado bem... não me posso queixar...

Abraço e boas pedaladas
 

pepelento

New Member
O Karma custa o dobro ou o triplo se for o de 60tpi que pesa mais e agarra menos, se for o de 120tpi (que é o que o Tinric tem) já não tem um preço assim tão diferente do RRon. Outra coisa importante é a pressão, o karma adere bem se a pressão não for muito alta. Acho que o mesmo se passa com o SB8. Acho o RRon menos sensivel nesse aspecto. O defeito do RRon é que é pouco resistente, ainda menos que o Karma e o SB8. Pelo menos é o que eu acho.

Tinric, fiquei foi com vontade de fazer essa descida a subir :D
 
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tinric

Super Moderador
lol

Pepelento se quiseres ou vieres para estes lados terei todo o prazer em "tentar" acompanhar-te... (é um caminho que vai da Serra dos Candeeiros para Fátima)

Mas olha que subir aquilo... não é muito fácil porque tem muita pedra solta de tamanho consierável e "contracenar" com as grandes cravada no chão...

Aquilo a descer já "custa" ... a subir custa um bocadinho mais :) eheheh

Quanto aos pneus fico curioso com o rron mas os karma não se têm portado nada mal por isso haja pernas e tempo... que eles terão que dar o que têm :)
 

pepelento

New Member
Obrigado pelo convite Tinric, quando for para eses lados aviso-te ;)

Mas olha que digo já que eu é que te vou tentar acompanhar, hoje regressei às voltas de bike e vi-me grego para fazer 45km, o raio das férias matam um homem :D

Hoje resolvi dar mais uma oportunidade ao Karma e ao SB8, levei a bike da minha esposa a dar uma volta. Cada vez estou mais convencido de que com este conjunto de pneus não se pode abusar muito na pessão, têm de levar sempre pressões abaixo dos 35psi para agarrarem melhor. Para mim os 30psi cada vez mais me parecem a melhor pressão (versão normal 60tpi montados em tubeless).
 

tinric

Super Moderador
Boas pepelento...

Eu estou a gostar desta combinação... mas não gosto de andar muito abaixo dos 40 psi... agora por acaso ando com 38. Não gosto de sentir o pneu a dobrar ou a sentir a pedra... assim é "pedra" com pedra :)

E digo isto pois como ultimamente tenho andado com "sorte" nos pneus tenho andado a perder ar e consequentemente algumas voltas têm acabado com menos pressão... não gosto...

Quanto a férias e força nas pernas, estamos todos para o mesmo... ainda este Domingo em ceca de 40 km de reconhecimento da nossa maratona de Óbidos... quase que me via à rasca.. (tá bem que tinha o acumulado do dia anterior mas mesmo assim...)

Abraço e tás sempre à vontade para aparecer
 
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