Stevens Stoke 2010

#1
Boa noite

Como disse na minha apresentação, estava a pensar comprar uma bicicleta. Pois bem, foi hoje. As características são: Quadro Alumínio, Travões Shimano SLX, Transmissão Shimano SLX, Suspensão ROCK SHOX REBA SL, Rodas Oxygen Scorpo

Aqui está ela:



A minha pergunta é, o que devo fazer agora? Uma revisão?
 

smcarvalho

Active Member
#2
Mais uma bicicleta que irá ser reutilizada!

Já andaste com a bicicleta? Sentes tudo com era suposto ou alguma coisa errada?

A primeira coisa que podes fazer é ajustar a altura do selim, o seu deslocamento (para trás ou frente - no caso parece estar todo chegado para trás) e a rotação dos manípulos. Isto é um passo fundamental para te sentires bem quando fores praticar.

Sendo uma bicicleta de 2010 é provável que precise de ser afinada, trocar o óleo da suspensão e regular a pressão do ar para o teu peso/gosto e verificares o estado das pastilhas. O principal para mim, é afinar a transmissão verificar se precisa de pastilhas e calibrar os pneus.

https://www.mountainbikes.pt/dicas-truques/articulo/ajuste-altura-selim

https://www.mountainbikes.pt/dicas-truques/articulo/ajuste-longitudinal-selim

http://nbike.net/afinar-mudancas-bicicleta-fase/
 
#6
O selim já está o mais baixo possível. Até fiquei surpreendido porque tenho 1,70 e o quadro é equivalente a M. O resto, sugerem alguma loja/oficina em Lisboa? Estava a pensar na Biclas na baixa (é a única que conheço)..
 
#10

Pedro Barradas

Well-Known Member
#15
@smcarvalho o quadro é de 18'' / 46 cm. Do que pesquisei, é equivalente a M. Tambem me parece que o muito excesso de peso que tenho não ajuda...
Para um pessoa com 1.70m, um quadro desses é grande demais, deveria ser no máximo 43cm/17''
É pena pois a bike está fixe.

diz-me lá uma coisa, pondo-te em pé ( com os pés bem assentes no chão), com a bike no meio, o tubo horizontal do quadro fica a quantos cms dos teus tintins?
 
#16
Para um pessoa com 1.70m, um quadro desses é grande demais, deveria ser no máximo 43cm/17''
É pena pois a bike está fixe.

diz-me lá uma coisa, pondo-te em pé ( com os pés bem assentes no chão), com a bike no meio, o tubo horizontal do quadro fica a quantos cms dos teus tintins?
Amanhã já vou ver isso. Mas eu consigo andar com ela. O ideal seria baixar o selim mais dois ou três cm.
 
#17
Amanhã já vou ver isso. Mas eu consigo andar com ela. O ideal seria baixar o selim mais dois ou três cm.
Crazy se te sentires confortável sem tocar com os pés no chão sentado deves mesmo regular o selim para a altura recomendada em função do tamanho da tua perna.

Quanto ao teste que o Pedro falou, deves conseguir ficar "sentado" no tubo horizontal (á frente do selim) e ao mesmo tempo haver "folga" entre o cócix e o quadro da bicicleta.
 
#18
@Pedro Barradas @smcarvalho

Sentado na barra horizontal, não há qualquer distância entre os tintins e a bicicleta.


Montado no selim, fica assim:



A dúvida é se será possível descer um pouco mais o selim, eventualmente mudando o espigão (? acho que é isso). Até porque como foi em segunda mão não há troca. Teria que a vender e comprar outra...
 

Insignia

Well-Known Member
#19
Se quiseres descer mais basta cortares o que aí está. No entanto não me parece que seja preciso descer o selim, mas é complicado ver nas fotos.
A suspensão também deve ser ajustada, parece estar com pouco ar.
Secalhar o melhor será passar numa loja para ser toda ajustada.
 
#20
@Pedro Barradas @smcarvalho

Sentado na barra horizontal, não há qualquer distância entre os tintins e a bicicleta.


Montado no selim, fica assim:



A dúvida é se será possível descer um pouco mais o selim, eventualmente mudando o espigão (? acho que é isso). Até porque como foi em segunda mão não há troca. Teria que a vender e comprar outra...
Tenho idêntico problema nas minhas bikes - a de btt comprei usada, tamanho M, para mim teria de ser um S. A de estrada, ainda não percebia nada do assunto, comprei tamanho 51 quando para mim deveria ser um 49...

O espigão de selim corta-se bem e ajusta-se à altura, sem problema. Quanto ao tudo superior/horizontal, ou aceitas o risco de aterrar com os tintins em cima dele, além de não puder nunca usar um dropper post, ou tens de arranjar outra bike.

PS - Esse selim parece muito para trás. Não andas todo esticado chegar ao guiador? Não te doem as mãos, lombar.. ? Há na net vídeos sobre como ajustar o selim e ainda há pouco tempo aqui no forum falámos disso