Stevens Haze SX '11 by RaCCeR

#1
Viva Malta

Cá estou de volta com o meu novo projecto, vinha de outro Stevens SMC carbono de 2009 que se rachou na parte de cima do tubo superior o ano passado. Entreguei ao representante e foi dada a garantia mas como não tinham o modelo igual iriam dar me o modelo igual mas de 2010, não gostava nada daquelas cores, tentei chegar a um acordo com eles de me darem já um de 2011 pagando a diferença. Nem pensei 2 vezes mas o importador não o tinha em stock logo tive de esperar e esperar e esperar quase até quase desesperar.. :s final de Maio deste ano chegou ás minhas mãos esta pérola :D Claramente fiquei rendido novamente ao Carbono :D fotonites...













Depois disso supostamente era só ter passado o resto do material para este quadro, mas Junho e Julho foram meses muito complicados para mim em que tive de gastar os trocos que tinha de parte para outras coisas mais importantes. Chegou o mês de Férias do Curso e toca a ir trabalhar para meter a bike a rolar.. e assim foi ganhei uns trocos e foi agora que se deu a coisa ;)







Componetes










Agora vamos ao que interessa….

Quadro - Stevens Haze SX 2011
Tamanho 18, Muito Bonito, Leve qb

Suspensão – RockShox Reba SL 80mm
Espectáculo de Suspensão já leva 2 anos, milhares de km’s e só foi aberta 1 vez. Não é das mais leves, pesa 1,600g mas nunca me deixou mal. Falta agora uns tocolantes novos para fazer pandam com o resto da bike :)

Rodas – MSC UltraLight 395
Cubos - MSC Ultra Light ( Fr 122g / Tr 231g )
Raios - Sapim laser 1.5 com cabeças 1.8
Aros - Scadium MSC 395g
Pesam 1,450g + apertos MSC carbon 48g. Rodas Fiáveis até agora não tive problema nenhum com elas, são lindas, rolam bastante bem e gosto de cantar do cubo.. hehe

Pneus
Frente – Schwalbe Rocket Ron EVO 2.10 ou Kenda Small Block 8 1.95
Trás – Schwalbe Racing Ralph EVO 2.10

Travões – Shimano SLX com Discos Ashima 160mm (84g cada) e pastilhas BBB
Não há queixas, Zero problemas quando fazem falta estão lá cheios de precisão!

Transmissão

Pedaleira – Shimano SLX with 40/26 by Spécialites TA (Tuning Caseiro)

A funcionar na perfeição, custou um pouco a habituar a estas relações mas agora já vou estando mais habituado! Foi uma aposta excelente para mim ;) Tirei um monte de peso em relação aos 3 pratos de origem. Falta trocar por uns parafusos azuis em condições. (sugestões)

Pedais - Shimano 540 SPD
Já levam muita porrada, muitos km’s e até me dou bem com eles na lama! ;)
Mas pronto nem tudo dura para sempre e já apresentam alguma folga..

Desviador Frente – Shimano SLX / Desviador Trás – Sram X-9 caixa média (provisório até vir o meu)
O SLX a funcionar na perfeição só com os 2 pratos! Pesa 158g. Sem razão de queixa! Carvão para cima!!
O X-9 epah Sram é outra Loiça :D Precisão não lhe falta!

Corrente – KMC X9 Gold
1ª vez que estou a utilizar correntes desta marca e deixa ver se as 275 gramas e o baixo preço (-20€ net) compensam na durabilidade e funcionalidade! (Já leva quase mil km’s em semana e meia :) )

Cassete - Sram PG 970 11-34t
Boa Cassete, peca só pelo peso :s 400g embora seja de 34t mas podia ser um bocadinho mais leve.. :p Acho que é mais outra aposta ganha para mim! ;)

Manípulos de Mudança – Sram Grip-Shift X-0 com Cabos BBB White/Black mais terminais Bengal Azuis
Os famosos grip-shift já não há muito a dizer, a funcionar com 2x9 na perfeição! Apetece é enrolar o punho e até logo! haha :D

Componentes

Avanço – Oxigen Scorpion (1ª Stevens)

Muito fixe, invertido fica mesmo á maneira para mim! ;) Bom peso, bom peso para um avanço de origem numa bike de entrada na gama no carbono pesa 132g. (Acho eu que é bom, claro que há mais leves) Brevemente vai levar um Tuuuuuuning :D

Guaidor - RCZ Carbono Black/white 2012
Queria um guiador em carbono, bonito e leve ao mesmo tempo mas não me apetecia nada meter me em grandes loucuras hehe 133g por 40€ (preço e peso net). Espectáculo!

Punhos: - Bontrager Race X Lite esponja cortados
Leves e confortáveis.

Bar End’s – MSC Ultra Light Carbon
Bonitos e com 47gramas.

Aperto Espigão de Selim – Stevens
Já tinha aqui um aperto KCNC Azul mas enganei me na medida ao comprar e então teve de ficar o Stevens há mesma, mas já vem o novo a caminho para tirar umas gramas.

Espigão de Selim – Oxigen Scorpion (1ª Stevens)
Pesaaado!! 305g de espigão! Como ainda ando em experiências/testes para encontrar a melhor ergonomia para mim meti este espigão, mas agora como já pude avaliar após quase mil km’s é que um espigão de 0º gruas é melhor! Já sei o que comprar e vai tirar umas boas gramas.

Selim – Oxigem Scorpion (1ª Stevens)
235g de Selim era obra mas sentia me bem com ele. Mas este já entregou a alma ao seu criador.. :s perdeu por completo a flexibilidade ou seja assim que me sento nele encosta aos carris o que provoca um desconforto brutal!!! :( Será troca urgente!

Outros pormenores:
Grade Bidon Elite white/Blue
Conta km’s Velomann

Foto na Balança



Encontra se com 10,2g e está pronta a Curtir Forte..!! Falta ainda fazer umas trocas e depois espero conseguir o Sub-10 como objéctivo marcado para a 1ª fase.

Espero que gostem e vão dando opines! :p

Abraços

RaCCeR
 
Last edited:
#8
hehe :) obrigado malta! ;) pois eu sei que tenho de perder um tempinho para meter isto como deve ser :p

Amanha ainda vou ter o ultimo exame de económia para ir de estágio depois já sobra tempo ;)

A foto que tirei foi á sombra.. :s não favorece muito pois quem já viu a foto do quadro no meu face aquele azul é bonito.

Mas assim que cortar a relva do jardim vou logo tirar umas fotos mais decentes á Máquina :D

Amigo Mecanico, eu já tive outra Stevens em carbono e actualmente andava com o tal quadro tunado ;)

Espero que gostem! ;)

Abraços

RaCCeR
 
#15
Obrigado a todos! ;)

Amigo FishBike ora essa , vamos lá conhecer conhecer essa irmã :p Mas o batizado tem de ser DURO..!! :D

DarckGhost rapaz :D epah já não me lembro do teu nome, desculpa la :oops: Epah isso depois é conforme o t€mpo hehe :p mas sub 9 já não era mau... ;) lool deixa ver se este já não parte :yeah:

Ora bem a Stevens hoje já foi rolar para os trilhos, tenho pena de esta semana não me estar a sentir muito bem a nivel físico para puder explorar a bike minimamente ou se calhar ela é que me está a explorar demais...... hahahahaha vinha de uma bike diferente, e agora é tudo novo, tudo muito racing outra vez :D mas isto vai lá ;)

Vou botar aqui 2 fotos no meu circuito de XC que andei a fazer ;)





A listagem dos componentes fica para o fds amigos! ;)

Boas Pedaladas!

RaCCeR
 
#17
:lol: foi engraçado como é que consegui segurar a bike ali naquele sitío :D mas isto é já no final da descida onde tem o 'banco de areia' para dificultar a saída depois ;)

Quanto aos pneus nunca estão muito tempo no mesmo sitio :lol: ando sempre a mudar consuante o tipo de prova que vou e para onde vou treinar mas quando treino aqui pelos meus lados levo normalmente estes : Racing Ralph 2.1 Frente e Little Albert 2.0 (2007) Atrás ;)

Uma coisa que já consegui detectar/avaliar é que o tubo superior tem mais comprimento que o outro stevens que tinha, o espigão é mesmo dessa Stevens e já cheguei o selim todo para a frente que como andava tb quando tinha essa Stevens e mesmo assim tenho os braços muito esticados para a posição normal que gosto de andar ( mais chegado para a frente ).

Por isso um espigão recto já era opção e agora passa a ser solução! :)

Cumps! ;)
 
#20
Boas Malta Obrigado pelos coment's ;)

Amigo nkap3 já está pensado uns autocolantes novos a colocar na Reba e mais outros bling bling's (que por erro meu mandei vir com medidas erradas) para dar outro look á gaja :)

Bruno Silva Tb já já pensei nisso mas provisoriamente mesmo, até porque aquele espigão é pesado e a troca por um recto seria com vista tb a tirar umas gramas valentes ;)

Domingo vou estrear a bike nas provas mas estou com muita pouca ambição :s ainda por mais esta semana os treinos não correram nada bem :s foi uma mudança da outra bike para esta de extremos :shock: agora estou a notar isso e bem.. mas deixa ver no que dá! ;)

Abraços! ;)