Stack Height - para quem tem tubo de direcção mais curto

#1
Pessoal adquiri recentemente uma fox f 100 rl de 2006 e desde ja e de louvar o seu funcionamento!!O meu problema e que a suspensao era usada e o tubo de direcçao e demasiado curto e nem sequer chega para apertar o 1º para fuso do avanço :cry: :cry: :cry:

Gostaria de saber qual a melhor soluçao para este problema visto que na fox deram me um orçamento demasiado elevado para substituir o tubo :evil:

Abraços
 
#3
Como muitos compatriotas tem forquetas com tubos de direcção curtos e têm de jogar com o Stack Height (altura ou distância que ocupa no tubo de direcção) das caixas de direcção e dos avanços, procurando recuperar mais uns mms de tubo lanço aqui o desafio de conseguirem postar neste topico as caixas de direcção Aheadset, semi-integradas e integradas e ainda as medidas dos avanços mais curtos de que tiverem conhecimento na tentativa de ajudar aqueles que precisam.

Obrigado. :ideia:
 

Alf

Active Member
#4
Bem, para começar, sei que numa marzocchi custa cerca de 50€ um tubo novo de alumínio já montado.

O problema é que existe a possibilidade de inviabilizar a garantia :(

Depois há o extensor da BBB, que não entra em alguns tubos de alumínio, já que estes são mais espessos.

E há caixas de direcção mais baixas, que conjugadas com um avanço pequeno, tipo ritchey ou FSA, pode dar para andar...
 
#5
Boas

A caixa extralite the head ou qualquer coisa do genero eh bem baixinha, eh pena eh ser um pouco cara

Colocar um novo tubo de direcçao eh sempre arriscado, que aquilo pode nao aguentar muito bem, mas por exemplo eu tive esse problema quando comprei a minha sid e o que fiz foi colocar uma outra caixa, uma fsa mx orbit e um avanço baixinho, wcs no caso, tal como disse o alf e ficou bom

Agora se tiveres muitos cms pra recuperar eh dificil
 
#6
Boas,

Pois é... cortam o tubo résvés e depois não dá para todo o tipo de avanço ou caixa de direcção!! Mas só para a morte é que não existe solução!!!

Podes sempre mandar fazer um acrescento no tubo da suspensão, ou seja, vai ser um tubo que entra no tubo da suspensão e aumenta a altura. Podes mandar fazer isso num torneiro mecânico ou então na Loja das Bicicletas de Benfica. :wink:

Abraços
 
#7
Há uma solução radical que funciona sempre desde que tenha uns mm acima da caixa de direcção.
1 Pegas num aperto de espigão de selim 28.6 e mete-lo no pedaço de tubo de direcção que tens acima da caixa.
2 Depois arranjas um parafuso comprido e duas anilhas grandes.
3 Passas o parafuso por dentro do tubo de direcção metendo uma anilha em baixo e outra em cima e apertas até tirar a folga da direcção.
4 Apertas o colar do tubo de selim e depois tiras o parafuso de dentro da direcção.
5 Finalmente usas um espigão de guiador como aqueles que se usavam antes de haver ahead set.
Pode não ser muito estético mas resulta e é resistente e fiável!
 
#9
Faz-me confusão o avanço agarrar dois tubos diferentes e o meu método permite reciclar umas peças que tenhas lá por casa. Já que vai ser uma solução de último recurso... Mas é só uma opinião.
 
#11
esquilas said:
Colocar um novo tubo de direcçao eh sempre arriscado, que aquilo pode nao aguentar muito bem,
Já vi isso feito várias vezes e nunca soube de uma que tivesse dado problemas. O truque está em comprar um tubo de direcção solto (a Marzocchi tinha), levar a um torneiro com prensa para tirar o tubo velho, se necessário tornear o tubo novo para ficar com o diâmetro correcto para "fixar" na coroa, e recolocar com a prensa. Acho que tudo ficava por uns 30/40 euros. Mas não há garantia nenhuma!

Boinga
 
#12
pratoni said:
MRocha, isto não é a mesma coisa e mais simples?:
Não. Isso permite-te meter um avanço de guiador headset numa bicicleta com um garfo e com caixa de direcção roscada. Eu já tive algo assim.

Mas sim, podes adaptar isso, terias é que cortar a suspensão na zona da caixa de direcção, o que não me parece que seja a melhor solução.
 
#14
Boas,

também estou com o mesmo problema, lembrei-me de cortar cerca de 5mm a testa do quadro (2,5mm em cima e 2,5mm em baixo) no total ela tem 120mm.

Acham que faz lá falta os 5mm :mrgreen: ???

Já agora avanços com altura inferior a 30mm alguém conhece?


João Santos
 
#16
Encontrei o avanço ideal para quem tem tubo de direcção curto.
Marca:Dangerboy
Modelo:SR-71 LP STEM
Stack Height: 27mm
Peso: 221 gramas

Uma verdadeira perola.
Alguem sabe onde se vende este produto a um preço aceitavel? penso que é um pouco carito.

cumprimentos
 
#17
Boas a todos,

já fiz uma pesquisa mas fiquei na mesma e gostava de esclarecer uma dúvida.

Como meço a "stack height" de uma caixa de direcção? No meu caso específico é uma caixa de direcção de rosca de 1".

Isto é para poder medir a caixa que tirei ontem da bike e comparar com as que há no mercado e saber se têm o tamanho pretendido. :wink:
 
#18
Bem...

vou mandar para o ar se estiver incorrecto digam...

Se reparares nas especificação desta caixa de direcção

Shallow Alloy cups fit into 50mm OD headtube
Very low profile designed primarily for ATB’s
Patented alignment tip for increased durability and performance
TH brand 36/45 degree Micro Angular Contact Bearings (blue seal)
7075 alloy crown race
Laser etched aluminum top cap
1 1/8" size steerer tube
Stack Height - 9.8 + 3.3 = 13.1mm
Black anodized finish
Weight - 82 grams (1 1/8")


Estas duas medidas 9.8 e 3.3 correspondem à diferença entre o topo do tudo da testa e a anilha ou o próprio avanço (caso não tenhas anilha) a segunda é entre o inicio do tubo de suspensão e o tudo do quadro (testa).
Não sei se a ordem é esta, mas fica a ideia.

João Santos
 
#19
de acordo com o mr. sheldon brown, o jpsantos está correcto.

http://www.sheldonbrown.com/gloss_st-z.html said:
Stack Height
The stack height is the vertical space taken up by the headset. With a conventional threaded fork, the steerer tube is longer than the head tube by some amount. If a headset is chosen with a stack height greater than this difference, there may not be enough of the steerer free above the upper bearing race for the keyed washer and lock nut to be installed. In the case of threadless headsets, the stack height also includes the height of the part of the handlebar stem that clamps to the steerer.
 
#20
Vejam o avanço Tioga Task Force. Comprei um por 25 Euros com stack height de 30mm. É um avanço de freeride com 50mm muito resistente com 250gramas de peso.
Apesar de ser um avanço de freeride instalei na minha BH Expert que é de XC. Ficou linda, ainda não tive tempo de ver como a bicicleta se vai comportar com este avanço mais curto.
Logo que possa colocarei fotografias no topico "gostas da tua menina..." em Discussão Geral.
Penso que será uma boa solução para quem tem só cerca de 2cm e pouco de tubo de direcção.
Espero ter ajudado
cumprimentos