St 520/530/540

#1
Olá eu estou a colocar esta questão porque estou interessado em comprar uma bicicleta nova futuramente, e com base nos posts anteriores gostaria de saber se a diferença entre a st 520 e as outros modelos acima é assim tão gritante para que se justifique o aumento de preço. Menciono também que a pretendo usar apenas em alguns caminhos mais acidentados.. coisas simples
 

DriveMe

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#3
1. A ST540 tem a versão preta/vermelha e as restantes. Na primeira parece-me que a suspensão é uma XCR e diria que é uma vantagem.
2. Existe a ST520 e a ST520 V2.

Tens uma diferença de 120 euros da 520 para a 530.
Começa no peso: 14,30 para 13,70. A malta que não faz parte da mobília pode rir-se quando uma pessoa fala do peso, mas a verdade que é uma ajuda do caraças. Na minha cabeça, um valor próximo dos 13 kg é relevante.

A ST530 anuncia jantes tubeless ready. É um plus. Se não souberes o que é, pesquisa um pouco. Não sei dizer (nem sequer procurei) se é possível converter as jantes da ST520 para tubeless.
A ST530 tem travões hidraulicos da marca Tektro, normalmente modestos mas que cumprem. Uns travões de disco hidraulicos, por mais fraquinhos que sejam, vão quase sempre ser superiores a uns mecânicos (excepção feita aos Avid BB5 e BB7 - opinião pessoal) .
A grande incógnica na ST530 é a relação na transmissão, se é suficiente para o uso pretendido.
Se for, para mim, os 120 estão justificados.
Por outro lado, se o tubeless não te interessar, a transmissão da ST520 chegar, 120 paus dá para comprar uns travões hidraulicos, e ainda sobra dinheiro.

A ST540 anuncia 13,50.
A diferença para a ST530, 70 euros, está na suspensão (na versão preta/vermelha) e nos pneus (que são light, seja lá o que isso significa na pratica). As transmissões tb diferem, outra relação. Não vou dar muita importância à transmissão, nestes valores (em qualquer uma delas) estamos a falar do básico.
Pergunto aqui a quem já experimentou ambas as suspensões, se justificam a diferença.

Para mim, a escolha entre as 3 não seria fácil.
Não tenho a certeza que escolheria a ST540 ao invés de uma das outras, e aplicava a diferença num ou outro upgrade, no imediato.

Provavelmente:
1. optava pela 530, e a curto prazo juntava mais algum aos 70 da diferença, e comprava uma suspensão melhor (usada, promoções nos sítios do costume).
2. optava pela 520 e torrava a diferença em um ou dois upgrades significativos (chegava perfeitamente para uma transmissão média-boa).
3. optava pela 540 se não percebesse muito de marcas e gamas, ou se não me quisesse chatear com o assunto (comprar, pedalar, disfrutar).

Em adição, considera as Eleven, como foi sugerido no tópico aqui ao lado.
 
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#4
1. A ST540 tem a versão preta/vermelha e as restantes. Na primeira parece-me que a suspensão é uma XCR e diria que é uma vantagem.
2. Existe a ST520 e a ST520 V2.

Tens uma diferença de 120 euros da 520 para a 530.
Começa no peso: 14,30 para 13,70. A malta que não faz parte da mobília pode rir-se quando uma pessoa fala do peso, mas a verdade que é uma ajuda do caraças. Na minha cabeça, um valor próximo dos 13 kg é relevante.

A ST530 anuncia jantes tubeless ready. É um plus. Se não souberes o que é, pesquisa um pouco. Não sei dizer (nem sequer procurei) se é possível converter as jantes da ST520 para tubeless.
A ST530 tem travões hidraulicos da marca Tektro, normalmente modestos mas que cumprem. Uns travões de disco hidraulicos, por mais fraquinhos que sejam, vão quase sempre ser superiores a uns mecânicos (excepção feita aos Avid BB5 e BB7 - opinião pessoal) .
A grande incógnica na ST530 é a relação na transmissão, se é suficiente para o uso pretendido.
Se for, para mim, os 120 estão justificados.
Por outro lado, se o tubeless não te interessar, a transmissão da ST520 chegar, 120 paus dá para comprar uns travões hidraulicos, e ainda sobra dinheiro.

A ST540 anuncia 13,50.
A diferença para a ST530, 70 euros, está na suspensão (na versão preta/vermelha) e nos pneus (que são light, seja lá o que isso significa na pratica). As transmissões tb diferem, outra relação. Não vou dar muita importância à transmissão, nestes valores (em qualquer uma delas) estamos a falar do básico.
Pergunto aqui a quem já experimentou ambas as suspensões, se justificam a diferença.

Para mim, a escolha entre as 3 não seria fácil.
Não tenho a certeza que escolheria a ST540 ao invés de uma das outras, e aplicava a diferença num ou outro upgrade, no imediato.

Provavelmente:
1. optava pela 530, e a curto prazo juntava mais algum aos 70 da diferença, e comprava uma suspensão melhor (usada, promoções nos sítios do costume).
2. optava pela 520 e torrava a diferença em um ou dois upgrades significativos (chegava perfeitamente para uma transmissão média-boa).
3. optava pela 540 se não percebesse muito de marcas e gamas, ou se não me quisesse chatear com o assunto (comprar, pedalar, disfrutar).

Em adição, considera as Eleven, como foi sugerido no tópico aqui ao lado.
Muito obrigado ! Fiquei extremamente esclarecido com a sua explicação. Quanto às eleven, surge-me a mesma questão. Qual delas justificaria mais o investimento.
346,00€ VORTEX 27,5" ou 29" MAN 1.0
BICICLETA 27,5” ou 29" ALUMINIO HOMEM 24V TX800 DISC. HID.
395,00 € VORTEX 27,5" ou 29"MAN 2.0
BICICLETA 27,5” ou 29"ALUMINIO HOMEM 24V ALTUS DISC. HIDR.
425,00 € VORTEX 27,5" ou 29 MAN 3.0
BICICLETA 27,5” ou 29´ALUMINIO HOMEM 27V ALTUS DISC. HIDR.
 

DriveMe

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#5
O quadro da Eleven tem bom aspecto.
Entre essas 3, a linha de pensamento é a mesma.

Tenho ideia que consegues trocar componentes na altura de compra.
A confirmar que a 540 tem uma Suntour XCR, vê qto fica esse upgrade na 3.0.
Penso que entre a XCM e XCR o ganho ainda é significativo.