SRP160 - Serpa 160 - 4ª Ultramaratona - Serpa - 9 Abril 2011

Trilhos Vivos

Administrator
Viva!

Já só faltam 32 dias para o grande empeno a 9 de Abril!

O trabalho intensifica-se a cada dia que passa, com 1001 tarefas a tratar, com os prazos de cada uma bem estabelecidos para que nada falhe.

Entretanto e a propósito das classificações, e das alterações às mesmas que considerámos, e que propusemos em discussão aqui, estamos agora a desenvolver e a testar um sistema de classificações novos, que se tudo correr bem, irá permitir acompanhar as classificações em tempo real através do website da prova.

Por outro lado, o facto de ser um sistema novo, e que não foi testado exaustivamente, leva-nos a optar por ser cautelosos, e não assumir o compromisso das classificações por escalão. Se não temos certeza absoluta de que conseguimos assegurar este aspecto, mais vale não nos comprometermos.

Assim, vamos manter-nos fieis às categorias masculinas e femininas gerais do SRP160 e SRP80, e caso os testes corram bem e o sistema se prove isento de falhas, consideramos a introdução da categoria Masters.

Vamos ver como correm os testes, e em breve damos noticias.

Relativamente à questão colocada pelo Bruno, as duplas não têm que estar constituídas à data de realização do SRP160, até porque as inscrições para a 2ª prova da Ultra Series decorrem até 30 de Maio.
Terão sim que estar presentes no SRP160 ambos os elementos, e concluir o SRP160, por forma a juntos, somarem os tais 50 pontos, que valida a equipa para as etapas seguintes, que vão dar origem à classificação geral neutra da Ultra Series após o SRP160, e que dá acesso à participação no eoX240 e Sudoex.

Já falta pouco para a Ultra, daqui para a frente intensifica-se a informação disponível e a actualização da mesma, com os dados definitivos acerca do percurso, entre outros.

Boas pedaladas!
 

Trilhos Vivos

Administrator
insc-esgotadas-2011.png


Pelo segundo ano consecutivo esgotámos as inscrições!
Uns esmagadores 82% dos inscritos confirmados para os 160Km, comprovam que Serpa é cada vez mais Ultra!

A um mês do evento, podemos agora concentrar-nos na em todos os outros aspectos de preparação do mesmo que não os de secretariado.

Uma das novidades, já referida anteriormente, e que cada vez mais está testado e pronto para dia 9 é o sistema de classificações online, que permitirá acompanhar os resultados da prova em tempo real em www.srp160.com

Com a introdução deste sistema melhoramos também em relação às edições anteriores, em que as classificações demoravam mais tempo do que seria desejável até serem disponibilizadas.

Entretanto, e porque continuamos a ser contactados por pessoas que gostariam de participar, disponibilizámos no nosso site um formulário para lista de espera. Assim em caso de desistências, entramos em contacto com os "suplentes".

Os interessados podem deixar os seus dados na lista de espera em http://www.srp160.com/index.php?option=com_fabrik&view=form&fabrik=4&random=0&Itemid=41

Mais novidades e notícias em breve!

Boas pedaladas a todos!
 

Trilhos Vivos

Administrator
Viva!

A 25 dias da prova, a planificação está feita. Começa-se agora a tratar dos aspectos de ordem logística, distribuição das equipas de pessoal, e avançamos com os dados finais sobre a 4ª edição do SRP160 / SRP80.

Depois de no ano passado termos sido confrontados com a situação desagradável do encurtamento substancial do SRP80, partimos para a edição deste ano com a necessidade de elaborar 4 percursos.
Os originais, que queremos que se realizem no próximo dia 9, e os de recurso, que embora não sejam os nossos de eleição, asseguram que mesmo em caso de intempérie (como o ano passado), os percursos não sofrem reduções drásticas.
(3 batidas na madeira! Esperemos que não nos aconteça nenhuma catástrofe )

Não foi tarefa fácil, e no Sábado passado, depois de vários dias de chuva, fomos para o terreno averiguar o estado das ribeiras, para por à prova os percursos elaborados.
Muita água! 60Km feitos num percurso que percorreu as zonas mais críticas.
Os pés molhados foram uma constante. Algumas passagens intransponíveis, outras com água bem acima dos joelhos, mas concluímos com sentimento de missão cumprida.

dsc6727.jpg


Uma imagem que contrasta com o Alentejo seco da década de 90.
Nessa altura ninguém pensava não ser possível a passagem a vau da ribeira de Limas.

dsc6728w.jpg


Quem participou o ano passado no SRP160, estará recordado de passar este pontão completamente submerso, e sem que houvesse bem percepção de onde era o chão...

dsc6743k.jpg


Há sítios assim! Sem palavras!

dsc6763.jpg


Nada fácil a passagem da ribeira de Alfamar.

dsc6811.jpg


Água, muita água! Se água é vida, não há dúvidas que há muita vida por aqui...

dsc6823.jpg


Prato do dia: pés molhados.

dsc6847.jpg


Sobremesa: Água quase pela cintura.

Não se assustem com as imagens, nem pensem trocar a BTT por caiaque. Há bastantes quilómetros de trilhos que quase vos deixam secar os pés :wink:

Podem começar a pedir ao S. Pedro bom tempo para as próximas semanas, com pouca ou nenhuma precipitação!

Para quem já não conseguiu um lugar, ainda há esperança. Vão surgindo sempre desistências, que dão lugar a outros participantes.

Preencham o formulário de suplentes, e quem sabe, com um pouco de sorte ainda conseguem participar nesta edição do SRP160/SRP80.

É so ir a http://goo.gl/GShch e deixar os vossos dados.

Mantenham-se atentos ao website da prova, à nossa página do facebook, e a este tópico.
 

Trilhos Vivos

Administrator
Boa tarde,

O desnível acumulado também será semelhante, os dados dos quatro percursos são os seguintes:

SRP160 - Original - 165Km - 2944m
SRP160 - Recurso - 159Km - 2774m

SRP80 - Original - 87Km - 1461m
SRP80 - Recurso - 85Km - 1480m

Até à data de disponibilização dos tracks no site (prevista para dia 7 de Abril), quaisquer dados relativos aos percursos, embora se aproximem muito daquilo que serão no final, são provisórios, já que até que as marcações sejam efectuadas no terreno, podem surgir pequenas alterações.

No website, apenas serão disponibilizadas as informações de uma das versões do percurso, para evitar confusões.

Entretanto, avançamos também já aqui as previsões de localização das ZA's em extensão nos percursos:

SRP160

ZA1 - Km 22
ZA2 - Km 58
ZA3 - Km 78
ZA4 - Km 103
ZA5 - Km 127
ZA6 - Km 143


SRP80

ZA1 - Km 22
ZA2 - Km 42
ZA3 - Km 65


Já falta pouco!
 
Last edited:

peanuts

New Member
No SRP160 a distancia da ZA2 para a ZA3 é bem maior que as outras, não será distancia a mais entre ZA? Ou apesar de ser longe essa parte do percurso é rápida?
 

rm6

Member
:mrgreen: consegui arranjar casota para dormir :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
so far, so good :mrgreen:
agora falta a viagem :mrgreen:
 

Trilhos Vivos

Administrator
O terreno por estas bandas é "à escolha do freguês", barro existe às carradas na zona agrícola que rodeia Serpa, mas já fomos demasiado fustigados pelo S. Pedro nos anos ateriores, para dar o beneficio da dúvida se o tempo permite a utilização de trilhos nestas zonas, portanto, tudo o que é barro é totalmente abolido dos percursos.

O piso da serra de Serpa/Mértola, é regra geral bastante compacto, terrenos de xisto, e que mesmo com a chuva não fica impraticável, aliás, se assim não fosse teria sido impossível fazer 148Km naquelas condições.
Claro que quando chove, só há um piso que não causa transtorno, o alcatrão. Em caso de chuva podem esperar um piso um pouco pesado, que dificultará a progressão, caso não chova, é de progressão rápida.

Na galeria do nosso fotógrafo, podem ter uma percepção do terreno, é só ir a https://picasaweb.google.com/miguelnduarte/SRP1602010#

Relativamente aos 36Km que separam a primeira ZA da 2ª, na teoria são excessivos, na prática são uma necessidade tolerável.
Curiosamente, mesmo com as alterações que fazemos aos percursos, esta diferença mais significativa entre a primeira e a 2ª ZA, é uma das características peculiares da ultramaratona.

Isto significa que nos anos anteriores, já assim era, e isto tem que ver com o facto de entrarem numa zona da serra, onde os acessos são mais complicados, e que causam maior transtorno em termos de deslocação logística para colocação de uma ZA. Todavia o esforço que é exigido nestes 36Km consegue-se gerir sem problemas, e de forma autónoma.
Em compensação as outras ZA's tendem a ser mais regulares, até porque a fadiga vai aumentando.

Vamos diversificar os alimentos disponíveis nas ZA's, e nas ZA3 que se situa sensivelmente a meio do percurso, devem fazer uma pausa mais demorada, e procurar repor energias para o que se segue.
Esta é também a ZA para onde podem enviar abastecimento próprio, caso pretendam algo muito especifico à vossa disposição.
Há quem inclusive mande equipamento para trocar, outro jersey, um par de meias seco, ou mesmo o pitéu que a esposa preparou para quando a barriga colou às costas.

Boa preparação!
 

jmenau

Member
Motivado pela participação de um colega em 2010 (vai repetir este ano) e por ter feito recentemente uma "voltinha" de BTT com 147km, decidi aceitar o verdadeiro desafio e troquei dos 80 para os 160 (pensava ir aos 160km só em 2012).

Até dia 9 de abril, que não falte o hidrato de carbono e o treino.
E parte do treino psicológico passa também por escrever estas linhas aqui no fórum, de solidariedade e motivação para com os colegas de desafio.
Força malta!
 

rm6

Member
...também partilho dessa opinião, toca a treinar... Vou tentar os 160 km, para mim será um objectivo pessoal, tenho umas contas a ajustar comigo mesmo... :)
Está quaseeeeee....
 

zenith

New Member
URGENTE

Ninguém sabe de pessoal que esteja interessado em adquirir uma inscrição para os 160 km?
 
Last edited:

kalinas

New Member
zenith
não vai ser facil vender essa inscrição pois as inscrições ainda não fecharam.digo isto porque na pagina oficial já encerraram á duas semanas,mas todos os dias aparecem novos inscritos e até já me arrependi de dispender o meu dinheiro á tanto tempo,pois ainda ia a tempo hoje.mau exemplo da organização para todos aqueles que fazem as coisas com antecedencia para que tudo seja organizado a tempo e horas.boa sorte
 

aag

New Member
Boas,

pergunta no seguimento deste paragrafo "Esta é também a ZA para onde podem enviar abastecimento próprio, caso pretendam algo muito especifico à vossa disposição.
Há quem inclusive mande equipamento para trocar, outro jersey, um par de meias seco ..."

Onde e quando temos que nos dirigir para deixar o "farnel" ou os bidons suplentes?

até lá...
 

carlos maia

New Member
Boa pessoal.
Estou a pensar chegar a serpa na sexta feira por volta das 20 Horas.
Alguem sabe ande posso jantar em Serpa, que não seja muito caro e tenha de preferencia um prato com massa?
Bons treinos e até dia 09ABR11
 

chamusco

New Member
Boas Carlos Maia, restaurante poreiro e com bons preços e muita massa restaurante NOY, na rua dos Bombeiros de Serpa, depois de se passar os Bombeiros (rotunda) a subir, cerca de 150 metros num cruzamento vê-se logo o restaurante, comi lá no Sábado quando fui fazer o ROAD PTSUL e espero também lá comer sexta feira, comi bem e paguei o normal.
Um abraço
Chamusco
 

Trilhos Vivos

Administrator
Viva!

Há já algum tempo que não damos novidades por aqui, as tarefas são muitas e o tempo disponível é pouco.
Na próxima 5ª-feira os tracks gps estarão disponíveis para download e também teremos a possibilidade de os carregar no secretariado.

Ao contrário dos anos anteriores, em que a chuva marcou presença constante nas semanas que antecederam a prova, este ano o tempo tem estado mais seco o que torna o piso menos pesado, e as ribeiras transitáveis.
A fazer fé nas previsões que temos (e que já são fiáveis q.b.) este ano a preocupação deverá ser o protector solar e hidratação :wink:

aag a ZA para onde é possível enviar abastecimento próprio é a Nº 3 (Km 78 ), para tal basta fazer o pedido no secretariado, entregarem o saco com o que necessitam, que será colocado num saco com o vosso nº de frontal, para que depois na ZA solicitem o vosso abastecimento próprio.

carlos maia no decorrer desta semana, ficarão disponibilizados os contactos de alguns restaurantes em Serpa, todavia, vir ao Alentejo e não aproveitar as iguarias gaastronómicas que temos por cá em detrimento de massa, quase que é um crime. Existem mais fontes de carbohidratos e na véspera da prova não será esse prato de massa que vai fazer a diferença. O restaurante S. Pedro (perto do Crédito Agrícola) pratica preços em conta.

kalinas as inscrições encerraram há já algum tempo, caso contrário teríamos seguramente mais participantes, a lista de pré-inscritos superava as 800 pessoas, quase 50% foram removidas e anuladas.
Infelizmente, existe o mau hábito de deixar as coisas para a última hora, para depois de as inscrições encerrarem recebermos telefonemas e emails quase a implorar, mesmo que não nos seja possível assegurar-lhes os brindes e refeição.
Muitas vezes fazendo-se valer de que já vieram nos outros, que gostaram muito da prova e queriam muito voltar... torna-se complicado dizer que não.

Faltam 5 dias para 4ª edição da Ultramaratona SRP160/SRP80 e durante esta semana vamos lançar informações pertinentes no website. Estejam atentos.

Boas pedaladas!
 
Top