SRAM XX com pratos 26-42

8CPlus

New Member
Vivam,

não encontrei ainda nada com este tópico por isso decidi abrir este.
Tenho o sram xx (pratos 28-42) e gostaria de saber se alguém experimentou trocar o prato pequeno por um prato de 26.
A mudança é bastante óbvia, pedalo muito em rotação e como venho de um 22-34 já estou a notar bem a diferença.
Eu sei que a SRAM tem a teoria do prato maior ser 1.5 o prato pequeno e que não se devia alterar este factor, mas já alguém experimentou na prática a combinação 26-42? A FSA, por exemplo, tem uma pedaleira com 27-42. Acham q é possível? Se o único senão for não poder cruzar a corrente nas "grandes" parece-me que vale a alteração.

abraços

Tiago Silva
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

ainda há pouco tempo montei uma pedaleira com 26/42 para um amigo sem problemas.
A pedaleira XX existe em 2 versões: 26/39 e 28/42, creio que possas trocar o prato 28 pelo 26 sem problemas, o BCD é igual (80mm).

Jepas
 

8CPlus

New Member
O BCD é igual porque a pedaleira é a mesma, apenas trocam os pratos.
Eu queria mesmo era garantir, antes de encomendar o prato, que não vou ter problemas quando passo da 26 para a 42 visto que a SRAM desenhou os "upshifts" no prato de 42 a pensar no prato de 28.

Tiago Silva
 

Raposinha

New Member
Boas

Sou utilizador da combinação 26/42 e posso garantir que funciona lindamente.

O setup consiste num pedaleiro XTR com pratos TA Specialites e desviador Sram Red de estrada.

Cumprimentos
 

Raposinha

New Member
Boas

Penso que podes utilizar perfeitamente a pedaleiro Sramm XX com cassete de 9V, se utilizares com cassete de 10V é que tens que usar uma corrente mais fina.

Cumprimentos
 

Pedro_xpto

New Member
Boas estou indeciso entre a combinação 26-42 tenho medo que a diferença de tamanho entre pratos seja muito grande e não funcione muito bem, o pessoal que tem estes andamentos nunca teve problemas?
 
Vejo que este tópico já tem algum tempo, mas tenho dúvidas semelhantes e queria saber se alguém pode ajudar. Uso actualmente 3x9 e dou ocasionalmente algum uso à relação mais curta de que disponho, 22-32. Estou a pensar passar para Sram XX e tenho receio de não ter pernas para fazer as subidas mais extremas com a relação 28-36. Um pedaleiro 26-39 parece-me demasiado curto para zonas mais rolantes, pelo que a minha escolha recairia preferencialmente no 28-42, não fosse o receio de falta de power para subir algumas paredes. Daí a hipótese de trocar o prato 28 por um 26, e as dúvidas que se seguem:
- Pedaleiro XX com pratos XX 26-42 alguém usa? há algum tipo de problemas com as passagens entre pratos, visto que os pontos de passagem do 28 e do 42 foram pensados para serem usados em conjunto?
- Caso funcione bem, a passagem de um prato para outro não é um salto demasiado grande em termos de desmultiplicação, obrigando a compensar constantemente com passagens atrás?...
 

mariosimas

New Member
para mim esta é a combinação FTW para quem faz XCO. então se usarem agora uma cassete 11-32 ou talvez 11-34 de 10V não há que temer nada.

se a subida for muito ingreme vai á mão :)
 
Mas mariosimas, com essa combinação de pratos e cassete ganha-se alguma coisa em relação aos pratos 28-42 e cassete 11-36? A relação 26-34 é praticamente equivalente à 28-36...
 
Boas cheguei a usar 26/ 40 e notava uma diferença enorme, o que detestava. Acabei por meter 28/40 e agora esta perfeito.

Isto tudo para dizer que esse salto de um 26 para um 42 é capaz de ser demasiado.

Mas la esta eu e metade dos atletas que corre quer no xco(cross) quer no xcm(maratonas) usa um prato 39 ou um 40. Trata se de um compromisso, "perder ligeiramente * " a rolar, para ganhar a subir visto que se tira o prato grande menos vezes.

Portanto no meu entender 26 com 39/40. e 28 com 39/40/42.

* quando digo ligeiramente falo do meu caso em especifico. O ano passado na prova de xcm do regional em salvaterra de matos, fiz media horária de 30,5 km/h, isto em btt, e não senti falta de um prato 42.
 

mariosimas

New Member
ganhas peso :)

um 40/26 é mais leve do que um 42/28. E uma cassete 11-32 é mais leve do que uma cassete 11-36 (que acho um exagero, acho a 11-34 ideal)

Mas isto depende de cada um sempre.
 

MarceloBTT

New Member
Em que sentido se desenroscam os pedais XT numa Pedaleira XX?

Eu tenho uma duvida tão simples que nem merece tópico. :fpalm:

Alguém me pode ajudar?
Ando à uns dias a tentar desmontar uns malditos de uns pedais XT de uma pedaleira XX. Mas isto está bem apertado, e eu tenho medo de fazer força, porque não faço ideia para que lado os pedais desenroscam. :fpalm:
Alguém sabe?

Desde já obrigado!
 

gc

Member
Aperta para a frente, no sentido da pedalada...
Desaperta para trás, no sentido inverso ao da pedalada....

Para apertar, rodas a chave na direcção da roda da frente...
Para desapertar, rodas a chave na direcção da roda de trás...

Gc
 
Top