sram X01

edununo

Well-Known Member
As XX1 e X01 não são de alumínio.
Os 10 carretos menores são de aço chromoly e maquinados de uma única peça.
Demora várias horas de maquinação. O carreto 42 é de alumínio e é rebitado ao resto da cassete. Este processo é muito dispendioso.

A cassete X1 tem os 3 primeiros carretos maquinados de uma peça mas todos os outros são rebitados.
Como as anteriores, os 10 menores são em aço e o grande de 42d é de alumínio.
 

edununo

Well-Known Member
24/32 e 32/42 são muito semelhantes.
A primeira tem um rácio de 0.75 e a 2a um rácio de 0.76. De facto, 32/42 é ligeiramente mais pesado, mas deve ser complicado notar diferenças.
 

Mr.sa

Active Member
Depende do uso que lhe deres e como fizeres a sua gestão.

Se fizeres uma troca correta das correntes, consegues uns 6000km sem grande problema.
 

kanoysta

Member
Eu tenho X01 há 1 ano e 1 mês, e esta semana ao tirar a pedaleira para manutenção, reparei que o prato (32T) tem imensos dentes dobrados. A minha pedaleira é a de alumínio, exatamente igual à da foto colocada no 1º post deste tópico. Mais alguém teve este problema?
Nota-se o desgaste dos dentes de ambos os lados (exterior e interior). Estou bastante contente com o sistema mas assim a manutenção da transmissão vai ser durinha na carteira!!!
 

edununo

Well-Known Member
Tive apenas um problema de um dente que dobrou lateralmente a meio de uma volta. Parei e endireitei-o pois a corrente ficou a saltar. De resto nada de desgaste evidente. Tem +- 3500 kms.
 

Medroso#78

Active Member
Boas!
Às pedradas que o prato leva (são frequentes em andamento rápido, principalmente onde há muita pedra). Como sabem, a roda da frente levanta-as, vêm direitinhas ao prato.. pedaleiro, e algumas vezes às canelas e pés. :D

No meu caso noto isso no prato grande (no meu caso não dobram, "partem"/esmilham.. :)
 

Medroso#78

Active Member
...curiosamente, não s vê por cá grande malta com prato 30. Gostava de ouvir malta que tenha testado a sério ambos (30 e 32). :)
 

lpsferreira

New Member
Eu uso 30 por causa das prova de XCO. (e também pela fraca forma de momento). Embora para mim e para o meu estilo o 30 no XCO chegue, penso que para as voltas "normais" e para maratonas o ideal será mesmo o 40.
Inclusive penso que já tenho para ali um prato 28, para algumas provas, talvez esta ano utilize o 28 no XCO.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Bem, já fiz maratonas com prato 40 na 26 (stress a acamar a corrente), e até uso muito o prato 38 na 29er. Mas para o que faço, é impensável usar só um prato 40. :D

...se calhar o 32 é mesmo o ideal mas... gosto de subir montado. :)
 

edununo

Well-Known Member
Eu vou gastar o 32 e quando o trocar vou colocar o 30.
Usava o 32 numa 26 e agora numa 29 nota - se que é mais pesado, apesar da 29er compensar um pouco já que ultrapassa melhor os obstáculos.
Com o 30 na 29er fico com relações muito semelhantes ao que tinha na 26 com 0 rato 32t.
 

SeteGu

Active Member
Jocas podes indicar qual é o site de onde tiraste essa informação?

Edit: Já encontrei, obrigado.
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
Essas contas.....
Como é que 30/10 dá 3.35 e 30/42 dá 0.80?
30/10 dá 3 e 30/42 dá 0.714.

A única explicação que encontro é que está a fazer a conversão 29 para 26. Como uma roda 29 é cerca de 10% maior que a 26, efectivamente uma rácio de 3 numa 29er é semelhante à um rácio de 3.3 numa 26.
 

barapaulo

Member
Viva.
Eu uso 30x10~42 e venho de 24-32-42x11~36 e tive de me reabituar. A primeira fica agora um pouco mais pesada, mas já está ultrapassado. Cheguei a pensar em passar para 28 dentes. Mas não foi preciso. Agora o que lamento é que com um prato de 30 fiquei sem velocidade de ponta nenhuma. Tenho noção de que não tenho pernas para um prato de 32.
Com este sistema de1x11, o que se acabou de vez, foram as mudanças mal escolhidas. Está sempre na mudança certa. :)
 

lpsferreira

New Member
edununo,

Para mim aqueles dados não devem estar correctos, eu como tenho o hábito de levar o GPS com cadência, quase que garanto que com 29'' e pneu maxxis 2.0 é impossível atingir aquelas velocidades que ali apresentam com prato 30 naquela cadência.
Isto é testado não é de teoria.
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
Também me parece.
No meu caso com prato 32 e cassete 10-42 numa 29 com pneus Maxxis 2.1, preciso de cerca de 90 rpms para chegar aos 40 km/h.
 
Top