sram X01

Jocas22

Active Member
nao é mudar de opinioes. Pra mim em teoria parecia excelente, na pratica nem por isso. Parece que é o que se passa regra geral com quem experimenta.

Bom se começamos a dizer que o peso nao interessa entao ai nem se conversa mais, o 2*10 mete qualquer 1*11 ou 1*12 a um canto, a relacao preço/qualidade nem se compara. Se isso surgiu é exactamente por causa do peso, parece-me consensual.
Temos as diferenças brutais de preço sem que traga o correspondente beneficio em termos do que quer que seja. Ha a questao do peso enorme que se mete na roda de tras, e 355gr ainda é uma brutalidade se compararmos com o que se podia ter num 2*10 equilibrado. E tirar peso em shifters e desviadores e por na roda de tras a fazer de ancora nao é a mesma coisa. 1º desiquilibra a bike, fica menos distruibuido e depois peso nas rodas é o que todos queremos evitar.

Se ja achava um abuso 100e +/- por uma cassete, material de desgaste, estas de 1*12 só pra doidos ou muito ricos ou pra quem lhes oferece as coisas. Em termos racionais e tendo sempre o 2*10 como medida de comparacao o 1*12 PRA MIM nao faz sentido nenhum.
 

edununo

Well-Known Member
Peso no centro da roda nem se nota e olha que uma xtr 11-36 de 10v não anda longe das 300g. Não é por aí.
Toda a gente que conheço que passou na 1x nem quer pensar em voltar a ter um desviador à frente.
A pior peça de uma transmissão é o desviador frontal. Desde que uso 1x11 e já lá vão 2 anos e meio, a corrente caiu uma vez porque um dente entortou. Chainsucks nem sei o que é isso.
Além do preço a única desvantagem para mim era o range. 420% não é mau e para mim dá para 95% das situações. Com 500% fica igual a um 2x10 e aí já mata mais uma desvantagem.

Não fossem os saltos entre carretos, algo elevados para estrada, até na fininha colocava 1x.
 

Jocas22

Active Member
eu vou ficar com o 1*11. Nao vou voltar atras, fiz as pazes com o que perdi, mas eu nao sou o utilizador tipico, nao gosto de rolar. Mas tenho de ser honesto, foram demasiados pontos fracos, fomos muitos ao engano. Ou melhor, a tecnologia ainda não estava pronta. Depois este 1*12 acho ir arranjar um problema com outro. Fico com o meu prato 32 e cassete 42, mas se achasse que pro que faço nao dava, mais depressa montava shifters e desviador que punha uma cassete de 50, tanto pelo preço como pelo peso. È que o comum dos mortais nao vai ter cassetes de 50 com 355gr. Mete-lhe mais de meio quilo e pra xt/gx o resto nem quero imaginar. E o preço tambem tem um limite pra baixar mesmo que a tecnologia seja aplicada á producao em massa, é uma questao de fisica, a cassete é enorme, e nao se conseguira nunca fazer a um preço razoavel com um peso razoavel. Os materias e as tecnicas que tem de ser usada tem limites.

Sim é verdade que o peso no centro nao influencia tanto como o de um aro, mas a cassete de 50 já um bom peso rolante ou rotacional como queiram chamar e com um diametro consideravel pra ser negligenciado.

Quanto ao peso acho que nao nos entendemos. Se a tecnologia faz uma cassete 50 com 355gr entao pela logica se aplicassem o mesmo a uma cassete de 32, imagino que ficava ali pelas 200gr (estou a mandar barro á parede, mas vendo a diferenca de tamanho entre elas upa upa). Era isso que queira dizer. Ou estou a ver mal.
 
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edununo

Well-Known Member
TantO faz que existe. Uma XX 11-32 de 10v pesa 185g ou 208g em 11-36.

O preço....... é acima dos 200 euros.
 

Jocas22

Active Member
nem tinha ideia se havia vê lá. Nunca pus em causa gastar esses absurdos por cassetes. Agora confesso o "mindset" já é bem diferente, se me falasses nesse preço pra uma cassete ha 3 anos atras ria-me que nem um perdido ;) Muito pouca gente as usaria, uma xt e servia bem, agora é mais normal andarem com k7 xx1

Sempre sao 170gr, ainda é consideravel.
 

klaser

Well-Known Member
Eu concordo com o Jocas..... para o que eu faço, optei pelo 2x11 e não podia estar mais satisfeito , porque preciso de um range amplo... agora não digo que o 1x10 e 1 x11 seja mau, é ótimo,mas é ótimo para certas situações como por exemplo a competição em XCO.... Tudo depende o uso que vamos dar ,já vi provas de uphill que nem travões eles levavam,faz sentido ? Ali claro , no uso normal seria ridículo... Agora no que toca a questão mais específica do post ,também torço um bocado o nariz para estas tentativas de criar um range amplo como se tem com dois ou 3 pratos à frente num sistema monoprato, sendo a solução apresentada carretos minúsculos numa ponta e verdadeiras rodas pedaleiras de estrada no outro...enfim a única coisa que não acho mal é o mercado por à disposição coisas novas,cabe evolução,cabe o consumidor decidir se aquilo aprova ou não, não ir em modismos só porque sim...
Eu ando de btt já há algum tempo e não acho de todo o desviador da frente uma peça difícil de usar, nunca tive problemas nem com 3x9 ,2x10 ou 2x11 como agora.... Mas tb depende do jeito q se tenha, tenho um colega de pedalada que é um autêntico maçarico a meter mudanças ,já cansou de prender a corrente por mudar mal e fazer força em más horas :D enfim
 

edununo

Well-Known Member
Eu não digo que o desviador da frente é difícil de mudar. Digo é que é o elo mais fraco de uma transmissão.
Para quê ter múltiplos pratos à frente se é possível ter uma boa amplitude só com a cassete. Além de obrigar a um desviador e maior complexidade, temos relações de transmissão repetidas. Então numa transmissão tripla é por demais.

Eu acho que 2x10 ou 2x11 é bom para quem faz btt e também treinos em estrada com a bike de btt.
Para quem não necessita de rolar tanto o 1x11 é excelente. Claro que se perde algo nas extremidades, daí eu achar bem este 1x12.
 

klaser

Well-Known Member
Ao logo da minha vida vi imensamente vezes mais pessoas baterem,torcerem,empenarem desviadores traseiros ( e ainda mais quanto maior o cage,pior) do que terem problemas iguais com o desviador dianteiro....por isso na minha opinião,a parte mais fraca de uma transmissão é o desviador traseiro....
 

Jocas22

Active Member
a parte de ser o elo mais fraco tambem nao percebi. Se é no sentido que o klaser diz, ja vi mais desgracas em correntes e desviadores traseiros que alguma vez poderia ver num desviador frontal. E tambem muda-se barato, estragou sai, entra outro, e qualquer comum mortal ate se pode mandar pra um xt ou xtr.

e tambem vivia pacificamente com as mudanças de pratos á frente, era natural pra mim e nunca tive problemas/dificuldades. Agora ainda é mais simples, mas a diferença nao me parece ser nada do outro mundo
 
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edununo

Well-Known Member
Uma coisa é estragar um desviador numa pancada, um pau etc... agora em termos de funcionamento o desviador da frente é o parente pobre.
A passagem entre pratos é mais complicada e menos suave que entre carretos da cassete.
 

camponubla

Well-Known Member
E quem dizia que Forum está morto?! ;-)

Bem, falo por mim....mas se não passei ainda ao prato único é por 2 motivos só: € e por que não quero perder ponta de velocidade (tenho um pouco de paranóia com isto, eu sei!)

Em relação ao peso da k7 de 50T com 355 gramas....o k7 que levo agora, [FONT=helvetica, arial, sans-serif]Shimano 11-36T CS-HG50, pesa 380 gramas, claro que o diâmetro é "um pouco" inferior, assim como o preço![/FONT]
 

klaser

Well-Known Member
Também é normal a passagem dos pratos à frente ser mais lenta,porque estamos a falar duma diferença de 10,12 ou mais dentes....Lembro em XCO,em competição,com punhos rotativos,o pessoal vinha numa pesada a descer e de repente queria reduzir,girava aquela bodega toda de uma vez,passava da última para a segunda e sem dar tempo socava a bota no pedal..resultado.. corrente partida :D O material precisa ser bem usado também ,não há milagres...
E ao encontro disto, a possibilidade e já realidade de sistemas monoprato em estrada,e não digo ciclocross ou gravel,mesmo estrada,tem sido posto em causa não só pelo inevitáveis buracos que a relação irá ficar,bem como a impossibilidade de fazer ataques a sério quando estamos na pedaleira pequena e do nada se mete na talega,sobe-se 14 dentes e quem tiver força que venha atrás :D
 

Jocas22

Active Member
pois pra mim nao é mais dificil mudar pratos á frente, nao é tao simples so isso. Como o klaser diz á frente é preciso saber o que se esta a fazer, atras mudamos sem ser preciso pensar no que se esta a fazer.
 

fabio viana

Well-Known Member
@klaser, o problema do sistema 1x em estrada é mesmo esse... no ciclismo de estrada a cassete precisa de ter mesmo muito poucos dentes de diferença entre carretos, por isso seria impossível fazer uma cassete que possibilitasse um atleta fazer uma boa subida com uma mudança leve e ao mesmo tempo ter uma relação suficientemente pesada para descer sem ficar sem rotação.

Por isso acho que o sistema de prato único se aplica apenas ao XCO e Ciclocross/gravel bikes, porque de resto, perde-se mais do que aquilo que se ganha..

E em relação aos desviadores frontais, a não ser que um gajo seja um pouco maçarico, não estou a ver como pode dar problemas, isto porque ao tempo que uso desviador frontal com 3 pratos, nunca tive nenhum problema, a não ser a lama que os desviadores de "coleira baixa" acumulam, mas isso pode ser rapidamente resolvido mudando por um de "coleira alta"..
 
Um ponto que ainda ninguém referiu no monoprato: chain suck acaba por completo! Ainda hoje em conversa com um amigo que tem 2x10 e foi fazer uma maratona com esta chuva e só teve problemas desses, eu fiz igualmente outra maratona com as mesmas condições deste fds e qual foi o problema que tive? Nenhum, só mesmo o facto de ouvir a corrente a fazer barulho já com falta de lubrificação.
À dois anos que ando com o meu pratinho de 32 e estou mais que satisfeito, e ainda não troquei nada a não ser as correntes. E numa proxima bicicleta, faço questão que venha logo de fábrica com 1x12 e para mim fica perfeito com o 34. Não é que me faça muita falta a tão aclamada "ponta" mas se lá tiver melhor ainda.
 
Eu para baralhar as contas, no meu caso foi mesmo pelas conta€
Como tive tirar desviador da frente que estava nas ultimas apenas pus uma k7 de 10v praxis 11-40 e prato 34 a frente...
Fica algo of topic mas com 10v acho que funciona igual
 

pamoreira

Member
Eu pessoalmente gosto muito do 1x11 da SRAM, e acho que o range da cassete 10-42 é mais que suficiente para o que eu faço e gosto de fazer. Simples, leve, fiável e até ver boa durabilidade. Velocidade de ponta é para mim mais que suficiente, para rolar depressa tenho a fininha.

Opiniões e gostos à parte, um facto é que as transmissões 1x de topo são o que tem puxado pelo desenvolvimento dos sistemas mecânicos - os pratos N/W, melhor funcionamento, mais durabilidade nos componentes. Pelo simples facto que é onde os fabricantes têm investido, e isso depois traduz-se em melhoramentos que acabam por se extender a todas as gamas (1x ou não). Se deixarmos de parte os 12 carretos e os 500% da cassete, uma das vantagens que o Eagle veio trazer (segundo a SRAM) é mais suavidade e mais durabilidade dos componentes.
 

kanoysta

Member
Eu acabei por ter o 1x11 quando troquei de roda 26 para 29. Por isso, acabei por não ter o dilema do preço de trocar a transmissão completa... só o de trocar a bike completa :rotfl::rotfl::rotfl:
Até hoje nunca ponderei voltar atrás pela simplicidade e funcionamento. A única coisa que, tendo 2 pratos, se assemelha pela simplicidade ainda é o Di2 programado para 1 shift só. Mas aí ainda é mais caro.

Depois do lançamentos do 1x12, o que se tem assistido nos fóruns e comentários das reviews deste sistema, é praticamente uma cópia do que se assistiu quando foi lançado o 1x11 :): Mesmo com boas reviews, pelos menos ainda não li nenhuma negativa, praticamente todos os comentários são negativos :)
Uma coisa é certa. O topo de gama da SRAM continua a ser caro, tal como é o topo de gama da Shimano :) ... e tal como costuma ser o Topo de Gama das várias marcas :)
 
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