Sram PowerLoc - Alternativa

Bom dia pessoal.
Pesquisei e achei um tema pouco abordado no forum, o sistema PowerLoc da Sram.

Sou possuidor de uma corrente Sram 1031 que trazia este tipo de "elo rápido".
Ontem ia retirar a corrente para a habitual limpeza, mas não consegui nem por nada. Após uma pesquisa descobri que este elo rápido é tudo menos rápido, pois é necessário um alicate especial (ou uns truques marados) para o retirar.

http://www.sram.com/sram/mountain/products/powerlock-chain-connector-10-speed-0

Descobri também que o mesmo é para um único uso, depois de retirado, que nunca fica em condições.

A minha questão é a seguinte, visto que me sai bastante caro colocar um PowerLoc a cada 50km, o que aconselham/usam para esta corrente?

Estive a ver os KMC, penso que em temos de compatibilidade não haja problemas, mas gostaria de saber a vossa opinião.
:wink:
 

Override

Member
Onde leste isso? Eu tenho um desses na de btt e desmonto-o uma vez por semana em média. Para o desmontar uso um alicate de pontas. Dobras a corrente com a mão de maneira que fiques so com esse elo na vertical e depois com o alicate de pontas apertas o elo e ele abre. É preciso força :)
Para mim o melhor elo rápido é o da Connex wipperman que tenho na bike de estrada. Só desengata na vertical e desengata muito bem à mão.
Não existem incompatibilidades entre os diversos elos rapidos e correntes.
 
Boas
Recentemente tambem tive esse problema com esse elo ao trocar a corrente. Uso duas correntes e por norma troco a corrente de 200 em 200 kms (+/-). Ao colocar uma 1051 nova e ainda fora da bike, passei o elo na corrente com a intenção de o colocar/retirar varias vezes para criar alguma folga como habitualmente faço, mas após a primeira colocação foi uma carga de trabalhos para o retirar. Finalmente consegui com a ajuda do alicate. Acabei por colocar um elo comprado na decathlon que são compativeis e mais facil de retirar. O senão é que são da cor da corrente e mais difíceis de localizar.
Cps
 

Manchanegra

New Member
A minha corrente ainda é a de origem (KMC) e não trazia nenhum tipo de Elo rápido. Comprei 2 Sram na decathlon (surpreendentemente eram mais baratos que os elos decathlon), instalei, e, não tenho tido qualquer tipo de problema a montar e desmontar. Basta comprimir as duas metades do elo na direcção contrária. As vezes custa um pouco porque a corrente está suja e/ ou escorrega, mas, consegue-se. Em ultimo caso usa-se um alicate para ajudar.
 

Jepas

Super Moderador
Quem é que está a falar de 9V e quem é que se refere às 10V?

O tema é pouco abordado porque se trata do elo de 10V certamente.

O problema está mesmo no facto de a SRAM usar tecnologias diferentes para os elos de 9V e para os elos de 10V. Enquanto os elos de 9V são muito comuns e se abrem facilmente, os de 10V são praticamente impossíveis de abrir sem ferramentas. Ou seja, os elos "rápidos" de 10V da SRAM não são nada rápidos. Já tive esse problema quando o elo rápido Shimano 10V deixou de funcionar e na loja me trocaram por um SRAM que efectivamente não se abre de todo à mão (prova disso é que foi fechado na loja através de uma martelada com um maço no crank).

Por alguma razão a SRAM chama "PowerLock" aos de 10V e os vende em conjuntos de 4 metades (2 elos completos).

Assim sendo, uma alternativa é o Wippermann Connex Chain Link (10 Speed). Tenho uma de reserva que ainda não usei, mas se trabalhar como o de 9V, não me irei arrepender. 2 coisas são certas: a Shimano deixou de fazer o seu elo rápido de 10V e a SRAM tem um elo "rápido" que de "rápido" só tem mesmo o nome.
 

PedroTenreiro

Active Member
Elos rápidos da SRAM só ouvi falar em power link. De qualquer das formas, são reutilizáveis. Não uso (da SRAM), mas já usei e nunca tive problemas em tira-los e recolocá-los. Mesmo sem uso de ferramentas.
 

Manchanegra

New Member
Jepas said:
O problema está mesmo no facto de a SRAM usar tecnologias diferentes para os elos de 9V e para os elos de 10V. Enquanto os elos de 9V são muito comuns e se abrem facilmente, os de 10V são praticamente impossíveis de abrir sem ferramentas. Ou seja, os elos "rápidos" de 10V da SRAM não são nada rápidos. Já tive esse problema quando o elo rápido Shimano 10V deixou de funcionar e na loja me trocaram por um SRAM que efectivamente não se abre de todo à mão (prova disso é que foi fechado na loja através de uma martelada com um maço no crank).
:bompost:


Já sabia que os elos variavam dependendo das velocidades mas desconhecia essa diferença em particular.
Sempre a aprender. :D
 
Site Sram:
SRAM chain engineers developed PowerLock as a tool free, sure and consistent way to connect our 10 speed chains. While PL does not require special tools for install, the especially tight tolerances of 10 Speed drive trains mandated that each PowerLock is good for a one-time application only.

Pesquisando pelo google encontra-se mais informação acerca deste assunto.

Muito sinceramente, não sei o que fazer...
:confused:

O mais estranho é a Sram dizer isto no site:

  • No tools necessary to install
  • Allows for quick and easy maintenance
 
Last edited:
Para ver se fica tudo esclarecido.

Estou a falar de 10 velocidades.

A SRAM têm 2 tipos de elos: Os powerlink (5 a 9V) e os Powerlock (10V).

A questão aqui apresentada é nos powerlock (os pretos, sendo os outros dourados 9V ou prateados 5 a 8V.

Alguém reutiliza os Powerlock? Como faz? Com alicate de elos?
 

Jepas

Super Moderador
Uma vez que o elo não era re-utilizável, abri o meu com um quebra correntes!

Como disse anteriormente, assim que pude removi o SRAM Powelock e voltei ao elo Shimano de 10V: SM-CN79

Actualmente é o que uso. Quando esse der problemas, tenho de reserva um Wippermann Connex Chain Link (10 Speed)

Além de ser mais difícil de encontrar material Connex em Portugal, o elo custa perto de 10€ (o triplo do preço da versão de 9V).
 

tinric

Super Moderador
Duas situações pelas quais passei, e acabei por não tirar a 2ª conclusão por falta de uso a saber se resultaria...

O primeiro elo rápido de 10 SRAM que fui para abrir... qual quê... não tinha alicate próprio... solução (descravei a corrente um elo ao lado e voltei a cravar, para conseguir tirar a corrente da bike)

Com isso e para que não voltasse a acontecer fiz duas coisas... comprei um pack de 2 elos rapidos 10V da KMC (muito bom, igual aos de 9V, são caros, cerca de 7 ou 8 eur o par, mas funcionam muito bem) e comprei o alicate para "descravar" os elos rápidos.

Como um gajo não leva o alicate às costas... optei por usar os elos da KMC... levando um na corrente e um extra (para alguma eventualidade, pois acreditem que o SRAM 10V não se abre de todo à mão)... mas ficou a dica/ideia de um colega meu,...
"deixa-o fazer uns kms valentes na bike, que há-de ganhar folga e talvez depois se abra à mão" ... não cheguei a testar esta teoria... mas também não arrisquei ...

Por isso recomendo os elos 10V da KMC e assunto resolvido.

EDIT: lol jayme ... podias ter demorado um bocadinho mais a escrever... ou eu menos :)
 
Tenho de investigar os KMC então.

O que é certo é que afinal não conseguia tirar por falta de força ou de jeito, mas sim não conseguia tirar porque não dá... :p
 

tinric

Super Moderador
Dar dá... :D

Com isto

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Creio que isto já está esclarecido, mas ... fica um artigo que fala disto


BikeRadar:

Question: I’m attempting to remove the PC 1070 on my mountain bike in order to give my drivetrain a thorough cleaning. Why does SRAM caution against reusing their 10-speed master links? Will it break if I attempt to reuse it? Also, what’s the best tool to get it apart?

This question is certainly not MTB-specific. Roadies, if you’re reading this, pull up a chair as well.

SRAM changed the design of their master links when they went from nine to 10 (and now up to 11) cogs. The reduction in chain width from nine to 10-speed necessitated a redesign of SRAM’s master link. Eight- and nine-speed chains use a PowerLink, which can be reused. SRAM's 10 and 11-speed master links are called PowerLocks and are not to be reused.

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SRAM 10 and 11-speed powerlocks are not to be reused: sram 10 and 11-speed powerlocks are not to be reused

SRAM's PowerLock chain connectors are designed to be used once

According to SRAM, the ridge that joins the two plates of the PowerLock together can be damaged when unlocking it, increasing the risk of failure if reused. So yes, if you choose to reuse a PowerLock there is an increased likelihood of if failing, according to SRAM.

I know a number of professional and team mechanics who routinely reuse PowerLocks on their own bikes, but replace them with a new link when dealing with a customer or athlete, so it’s a bit of “do as I say, not as I do.”

If you’re not willing to shell out a couple of bucks for a new PowerLock, or if you frequently remove your chain for cleanings, another possible solution would be to replace your SRAM PowerLock with a reusable 10-speed master link from Wipperman or KMC.

As for the best tool to unlock a PowerLock—a bit of elbow grease and an expletive-filled rant can generally dislodge a PowerLock. But my preferred method is to use a Park Tool MPL-1. SRAM powerlocks do their job well, and can require a bit of help to pry them loose: sram powerlocks do their job well, and can require a bit of help to pry them looseWork smarter, not harder

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Last edited:

commendatore

New Member
Eu comprei um alicate de pontas nos chineses, desbastei com um dremmel e ficou impec :D Tinha um que estava a levar-me à loucura e eu farto de ver filmes em que a malta os desmontava à mão...
 
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