Sr Suntour Epicon RLD - Teste de longa duração

Sr Suntour Epicon RLD - Teste de longa duração

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Tal como o nome do tópico indica, venho aqui fazer um teste de longa duração à minha suspensão, uma Sr Suntour Epicon RLD, modelo de 2009, após quase um ano de uso.
A Sr Suntour, marca habitualmente associada a suspensões de gama baixa, resolveu, para o ano de 2009, dar uma imagem nova à sua gama de produtos. Fruto deste "restyling", nasceu a nova Epicon, que se coloca entre os modelos de gama alta da marca.
Esta suspensão surpreende, à primeira vista, pelo seu aspecto. Habituado a ver suspensões de gama baixa da Sr Suntour, a Epicon destaca-se pela sua boa qualidade de construção e pelo aspecto sólido, que a diferencia desde logo das sua parentes mais económicas.
Comprei a minha em Outubro do ano passado, com 100 mm de curso, e tem tido uma utilização muito frequente, tendo sido sujeita a todos os tipos de condições atmosféricas e de terreno.

Alguns factos

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A Epicon RLD assume-se como uma suspensão polivalente, possibilitando a regulação interna do curso em 80, 100, 120 ou 140 mm, o que lhe permite ser utilizada em diversas modalidades do BTT, desde o Cross Country até ao All Mountain.
Pode ser adquirida com apoios para travões de disco e v-brakes ou então só com apoios para discos. Possui bainhas de 32 mm de diâmetro, coluna de direcção em alumínio e funciona a ar. A parte hidráulica, o RLD, é um sistema de banho fechado, que permite regular a velocidade do rebound, assim como a possibilidade de ser utilizado um bloqueio remoto (incluído).

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A propósito do bloqueio, tenham cuidado ao apertar o cabo na suspensão, porque a rosca onde enrosca o perno que prende o cabo é em alumínio, muito frágil e fácil de moer, como me aconteceu.
O peso ronda as 1800 gramas com o manípulo de bloqueio incluído e o preço foi de 177 euros, já com portes (comprada online). Temos assim uma suspensão com uma qualidade que rivaliza com marcas mais conceituadas, por um preço mais amigo das nossas carteiras.

Comportamento

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Tenho a suspensão montada num quadro rígido de XC, que tem tido uso em algumas provas e voltas diárias de cerca de 40/50 kms.
No terreno, apresenta um funcionamento digno da sua imagem e qualidade de construção. Com o meu setup actual de 90 psi na câmara de ar e o rebound a tender para o rápido, esta Sr Suntour mostra ser bastante confortável e apresenta uma boa leitura do terreno, apesar de a absorção das pequenas irregularidades não ser o seu forte. Quando rolamos a maiores velocidades em terrenos irregulares, ela mantém a frente bem estável e o curso, bastante linear, é facilmente utilizado. Nas subidas, mostra bastante tendência a bombear, pelo que o manípulo de bloqueio é, pelo menos para mim, indispensável.
A minha foi bastante utilizada em condições chuvosas e enlameadas, o que permitiu testar bem a capacidade dos vedantes para impedir a entrada de água e outros detritos. Neste ponto não tenho reclamações a fazer, o comportamento mantém-se inalterado do início ao fim da volta. Apenas tenho a referir que os retentores apresentam uma reentrância junto às bainhas, onde se acumulam poeiras e grãos de areia que podem danificar o revestimento das mesmas. Há que ter atenção a este ponto e limpar esta zona com cuidados redobrados.
No início deste Verão, a suspensão foi enviada para a loja para lhe ser efectuada uma revisão e para que o curso fosse convertido de 100 para 80 mm.

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A variedade de cursos que a Epicon permite leva a que esta seja uma suspensão algo alta e, com o curso a 100 mm, a frente tinha uma grande tendência para levantar nas subidas mais inclinadas. Os 80 mm são, a meu ver, o curso ideal para o meu quadro e o problema foi, assim, eliminado quase por completo.

Concluíndo…

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A meu ver, esta Sr Suntour é a suspensão ideal para todos aqueles que têm um orçamento reduzido e procuram uma suspensão com um funcionamento ao nível de outras bem mais caras. É, sem dúvida, uma lufada de ar fresco num mercado dominado pelas grandes marcas e pelos seus grandes preços, muitas vezes exagerados. A Epicon é, assim, uma alternativa de qualidade a baixo preço e que se enquadra nas necessidades da generalidade dos bttistas.

Pontos positivos:

-Preço
-Peso
-Qualidade de construção
-Funcionamento
-Estética (discutível)

Pontos negativos:

-Sensibilidade face às pequenas irregularidades

Por favor comentem e deixem as vossas opiniões em relação à review.
Abraço ;)
 

Kamoes

Active Member
Muito bom!

Parabéns pelo Teste de Longa Duração vulgo Análise :mrgreen:
Explícito, simples e bem escrito.



Abraço ;)
 

Masil_93

New Member
Análise bem feita e com informação útil.
Realmente o pessoal quando houve falar em Suntour só pensa nas susp mais baratas e nem se lembra que a Epicon (e a Axon julgo eu) são produtos com bastante qualidade, peso reduzido e preço apetecível.
No futuro vou trocar de suspensão, e já andei a pensar na Reba,R7...Mas ao olhar para esta, e olhando até para a diferença de peso não sei se chega a compensar a diferença de preço para um produto com uma marca mais prestigiada, que ainda é bastante (+ de 100€).
.
Abraço.
 

luis biclas

Elos Rápidos
Obrigado pelo teste.
Estou a pensar em comprar uma suspensão igual a essa, e tenho uma questão para quem me possa responder:
Já li por ai que a manutenção dela é complicada e cara, e mesmo assim?
 
Obrigado pelas respostas pessoal, é bom saber que a minha review está a ser útil ;).
Luis Biclas, quanto à questão da manutenção, penso que não seja nada complicada. Aliás, no site da Sr Suntour estão disponíveis alguns vídeos de manutenção e esta parece bastante simples. Talvez a abertura do cartucho RLD seja algo mais complexo, mas como nunca abri o meu não sei responder. Quanto ao custo da manutenção também não sei, porque a loja onde comprei a suspensão ofereceu-me a primeira revisão. É uma questão de se informar junto dos vendedores.
Abraço
 

Man_In_Blue

New Member
Antes de mais os meus parabéns pela análise efectuada e como sou possuidor de uma suspensao destas á cerca de 1600km subscrevo cada ponto que tu dizes.
luis biclas a manutenção da mesma é fácil e barata, isto é, nada das excentricidades da fox e das marzochi. E se forem ao site da suntour tens lá videos a explicarem direito como a mesma se faz, é só comprar o óleo e seguir os passos dos videos.
 

stuka666

Member
Boa análise :D

Tenho uma axon com quase meio ano e nada a apontar, consegui um bom preço e não hesitei.

Qualquer dia vou pensar em mete-la a 80mm e talvez faça uma análise :p
 

Tiago00

New Member
Agradeço a análise, estou em vias de trocar a minha suspensão e a Epicon está na minha lista. Já são varias as análises bem positivas, mas mesmo assim vou ver se consigo testar uma antes de arrancar com a compra.
 

nukez0r

Member
Obrigado pela analise. Estava mesmo a precisar de um teste assim para tirar as minhas duvidas e conclusões.
Estou indeciso ainda entre a Epicon e a Axon.
Mas este tópico ajudou.
Parabens pelo trabalho.
 

luis biclas

Elos Rápidos
Deixa cá fazer um "desenterramento" deste topico, uma vez que em principio para a próxima semana vou encomendar a minha.
Como não conheço o sistema a ar, surgem-me algumas duvidas, se alguém me poder ajudar agradecia.
Como é que é feita a regulação do curso?
A rigidez é controlada através da quantidade (pressão) de ar colocada?
 

fitibomba

New Member
Boas!

Antes de mais parabéns pelo tópico!

Agora, e por curiosidade, quando te referes a teste de longo prazo, significa que a suspensão tem quantos kms?

Cumps e boas pedaladas
 

barradinhas

New Member
Se vais encomendar uma dou-te já os parabéns eu tenho uma à 1 ano com muita prova e treino e só te digo uma coisa foi a melhor opção que fiz até hoje (ao nível de upgrades da bike). Ontem tive a desmontar tudo meti oleo novo e impecável. Manutenção super simples e nada complicada. A regulação do curso é feita na perna esquerda da suspensão vais ter de tirar o ar todo da válvula, de seguida vais desapertar o parafuso que se encontra na parte de baixo da mesma perna. Quando o parafuso estiver cerca de 0,5cm fora com um maço de borracha devagar dás umas porradas até sentires o parafuso ir para dentro. Removes a valvula com uma chave 27 e retiras uma peça plástica com 3 vendantes e um tubo com duas molas. Depois é só baixar as mesmas para aumentar o curso para reduzir o curso para 80mm é subires as molas. Quanto à rigidez segundo o que foi aqui dito, basta fazer uma coisa mudar o oleo para 5w é o menos grosso e vai melhorar muito a sensibilidade e absorver melhor as irregularidades.
Nesta minha manutenção ao fim de um ano apenas limpei as pernas da suspensão e algum terra que estava acumulada nos guarda pó dos retentores. Sem duvida uma suspensão bastante simples de fazer manutenção, e que apenas de mudança de oleo, limpeza dos retentores e massa nova.
A quantidade de ar na suspensão apenas te vai fazer uma coisa impedir que a suspensão bata no fundo, montas a suspensão e em pé empurras para baixo de modo a tentar esgotar a suspensão se o fizer vais metendo ar com uma bomba própria até ela não bater no fundo e ao mesmo tempo vais mantendo a sensibilidade.
 
Fitibomba, trata-se de um teste de longa duração porque a suspensão já foi comprada à um ano atrás, tendo sido intensivamente utilizada desde então. Não posso dizer com certeza quantos quilómetros tem porque não uso ciclocomputador, mas talvez tenha à volta de 1500 kms.
Abraço ;)
 

Man_In_Blue

New Member
Adquiri a minha em Abril deste ano e agora com 1800km e zero problemas. É sempre a abrir!
Se calhar agora devo é de fazer-lhe a manutenção pra a preparar pro Inverno que está a chegar :)
 
Já agora, em resposta às perguntas do Luís Biclas, deixo um vídeo a mostrar como é feita a regulação do curso:

[video=youtube;23qu_gtZq3w]http://www.youtube.com/watch?v=23qu_gtZq3w[/video]

Quanto ao ar, é ele que controla a pré-carga (dureza) da suspensão. Quanto mais ar, maior dureza, menor sensibilidade às irregularidades e menor bombeio. Menos ar, menos dureza, mais sensibilidade, mas maior bombeio. É uma questão de encontrares a pressão de ar que mais se adequa às tuas necessidades.
Abraço ;)
 

fitibomba

New Member
Fitibomba, trata-se de um teste de longa duração porque a suspensão já foi comprada à um ano atrás, tendo sido intensivamente utilizada desde então. Não posso dizer com certeza quantos quilómetros tem porque não uso ciclocomputador, mas talvez tenha à volta de 1500 kms.
Abraço ;)

Obrigado Dirt Rider ;)

Cumps e boas pedaladas
 

PEBtt

New Member
Boas
Estou a pensar em comprar um sr suntour epicon de 2009 ou 2010 mas com 120mm.ira ira ter um uso muito variado tanto pode ser para fazer um volta so de escadas pela cidade ou entao uma volta mais agressiva em terra.
A minha pergunta é: sera que com 120mm a suspensao ira ganhar folga?

Obrg
 

barradinhas

New Member
Para descer escadas recomendo a suntour duro porque é mais apropriada para freeride para fazer descidas em escadas. A epicon bem como a axon é mais apropriadas para xc ou então maratonas. Comprares uma epicon para descer escadas posso estar engando mas é assassinar o material. Ela com 120mm aguenta-se bem é de lembrar que o curso da mesma vai dos 80mm até aos 140mm sem problema mas para esse tipo de uso não convém.
 
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