Primeiro as fotos e o pdf com o esquema:
Julgo que é o modelo de 2005, apesar de na coroa vir marcado 2004... Para além disso é o modelo de 100mm de curso(era...) e com regulação de rebound (também há sem este ajuste e em 80 e 130mm). Tem pernas de 32mm em cr-mo, de espessura interna variável, tubo de direcção em aço e a parte inferior é em magnésio. É bastante rígida(envergonha algumas suspensões com eixo de 20mm), mas não é leve-2.3Kg talvez.
Comprei-a há quase dois anos por 150eur(acho que se consegue arranjar mais barato, mas na altura foi a primeira que vi ao vivo, por isso...). Não gostei do facto dos botões de pré carga serem em plástico, mas até nem funcionavam mal... Nas primeiras voltas que dei com ela achei-a pouco sensível, muito por culpa de ainda não ter "acamado" e de trazer umas molas bastante duras para o meu peso. Tambem nas primeiras voltas desapertou-se uma das tampas da perna, dentro das quais está o ajuste de pré carga. Provavelmente não foi bem apertada quando foi montada. Com as pressas tentei logo apertá-la com uma chave de bocas!Asneira! A porca é de alumínio e a chave fez marcas, por isso tive que usar uma chave de caixa, que resolveu o problema.
Passado uns tempos tornou-se mais sensível e pude aperceber-me melhor das diferenças que fazia a regulação de rebound. Sem chegar a ter uma recuperação muito rápida no mínimo, nem muito, muito lenta no outro extremo a diferença nota-se bem, até pelo maior ruído que faz o óleo a mover-se quando se fecha mais o rebound. Como as molas eram duras para mim, que peso 70Kg, andei muito tempo com a pré carga no mínimo, mas o ajuste de pré carga faz-se sentir, embora não tanto como, certamente, um gajo de 100Kg gostaria. Para isso só com umas molas mais duras. Ainda bem que o curso negativo é bastante, senão sempre que aliviasse o peso na frente a suspensão iria bater no topo do curso.Como é lógico, por causa das molas, o sag era muito pouco(10mm) o que limitava a capacidade de absorção em pequenos obstáculos.
Nesta altura estava satisfeito com a suspensão, aguentava porrada e qualquer salto sem problemas, não era leve, mas também não tinha um peso que se notasse demasiado em movimento, não era muito sensível, mas também não deixava de amortecer bem.
Até que um dia tudo mudou para melhor, mas isso é para outro dia...
Uma amostra do que está para vir...
CONTINUA
Julgo que é o modelo de 2005, apesar de na coroa vir marcado 2004... Para além disso é o modelo de 100mm de curso(era...) e com regulação de rebound (também há sem este ajuste e em 80 e 130mm). Tem pernas de 32mm em cr-mo, de espessura interna variável, tubo de direcção em aço e a parte inferior é em magnésio. É bastante rígida(envergonha algumas suspensões com eixo de 20mm), mas não é leve-2.3Kg talvez.
Comprei-a há quase dois anos por 150eur(acho que se consegue arranjar mais barato, mas na altura foi a primeira que vi ao vivo, por isso...). Não gostei do facto dos botões de pré carga serem em plástico, mas até nem funcionavam mal... Nas primeiras voltas que dei com ela achei-a pouco sensível, muito por culpa de ainda não ter "acamado" e de trazer umas molas bastante duras para o meu peso. Tambem nas primeiras voltas desapertou-se uma das tampas da perna, dentro das quais está o ajuste de pré carga. Provavelmente não foi bem apertada quando foi montada. Com as pressas tentei logo apertá-la com uma chave de bocas!Asneira! A porca é de alumínio e a chave fez marcas, por isso tive que usar uma chave de caixa, que resolveu o problema.
Passado uns tempos tornou-se mais sensível e pude aperceber-me melhor das diferenças que fazia a regulação de rebound. Sem chegar a ter uma recuperação muito rápida no mínimo, nem muito, muito lenta no outro extremo a diferença nota-se bem, até pelo maior ruído que faz o óleo a mover-se quando se fecha mais o rebound. Como as molas eram duras para mim, que peso 70Kg, andei muito tempo com a pré carga no mínimo, mas o ajuste de pré carga faz-se sentir, embora não tanto como, certamente, um gajo de 100Kg gostaria. Para isso só com umas molas mais duras. Ainda bem que o curso negativo é bastante, senão sempre que aliviasse o peso na frente a suspensão iria bater no topo do curso.Como é lógico, por causa das molas, o sag era muito pouco(10mm) o que limitava a capacidade de absorção em pequenos obstáculos.
Nesta altura estava satisfeito com a suspensão, aguentava porrada e qualquer salto sem problemas, não era leve, mas também não tinha um peso que se notasse demasiado em movimento, não era muito sensível, mas também não deixava de amortecer bem.
Até que um dia tudo mudou para melhor, mas isso é para outro dia...
Uma amostra do que está para vir...
CONTINUA