Specialized StumpJumper HT By Duarte Dias

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Duarte86Dias

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Boas

Como a minha bike cumpre os requisitos minímos venho aqui apresenta-la, Trata-se de uma Specialized Stumpjumper HT Expert Carbon, foi adquirida em Março deste ano e estou bastante satisfeito com ela. Ja tem duas alterações, espigão e guiador, mas só vai emagrecer conforme for necessário sustituir algo pois a carteira não perdoa.
Cá vai:

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Descrição:

Quadro- Specialized stumpjumper HT expert Carbon 17.5
Suspenção- Rockshox SID Brain 90mm
Caixa de direcção- Fsa 1-/1.8 - 1.5" rolamentos selados
Avanço- Specialized XC 31.8
Guiador- Kcnc SC Bone 580mm
Punhos- Kcnc Eva
Travões- Avid Elixir R CR SL
Discos- Avid G3 160mm/140mm
Desviador fr- Sram X7
Desviador tr- Sram X0
Manipulos- Sram X9
Cassete- Shimano HG81 10V 11/36
Corrente- KMC X10 c/elo rapido
Pedaleiro- Sram S2200 Carbon 39/26
Eixo Pedaleiro- Sram PF-30 rolamentos selados
Pedais- Union 5600
Aros- Roval AL 24mm 24/28f
Cubos- Roval Controle (DT Swiss)
Raios- Dt Swiss Competition 1.8/1.6
Pneu fr- Specialized the Capitain 2.0 S-Works
Pneu tr- Specialized Fastrak LK 2.0 S-Works
Selim- Specialized Phenom 143
Espigão- Kcnc 27.2
Aperto espigão- Specialized 32.6 14gr
Roldanas- Kcnc
Bar ends- MSC vermelhos

Cumprimentos
 

pepelento

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Grande máquina ;)

O ednuno tem razão, é melhor chegares o selim 2cm para a frente. Se ficares muito em cima do guiador, podes por um avanço de 110mm em vez desse de 90mm.

Duas dicas: os cabos estão grandes (tanto os de travão como os das mudanças). Podes perder aí algumas gramas a custo baixo :)
a outra é que o ciclocomputador fica melhor do outro lado do guiador, pois assim acompanha o cabo do travão até acima. E tens espaço para trocar.

Agora é dar ao crank :D

Edit: sem querer ser desmancha prazeres, pelo tamanho do espigão, chegaste a experimentar o tamanho de quadro acima? Quanto medes?
 

Duarte86Dias

New Member
Boas

Voçes tem razão quanto á posição do selim e espigão, mas aquilo só foi afinado depois da foto...pois tinha sido acabado de montar quando tirei, claro que corrigi as posições todas pra que me sentisse bem em cima dela e pudesse tirar partido da mesma sem ter dores no fim das voltas, já agora meço 1.75. As bichas de mudanças e travões a seu tempo irão ser encurtadas pois tou a pensar se troco de avanço ou não e depois de tudo certo aí sim pode-se cortar.o ciclocomputador tambem deve morar lá pouco tempo pois tou a pensar em comprar outro pulsometro e assim fico apenas com um aparelho para as duas funçoes.

Cumprimentos
 

MJCT

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O avanço ou recuo do selim deve ser feito de acordo com a posição do joelho e do primeiro osso do dedo grande do pé quando os crankes estiverem na horizontal, não tem nada a ver com o tamanho do avanço.

O joelho deve estar alinhado na vertical (aprumado) com a "bola" do primeiro osso do dedo grande do pé quando o cranke desse lado está na horizontal e para a frente. Não sei se fui claro mas isto está explicado em muitos outros sítios aqui no fórum.

Estando o selim à altura certa, se tiveres de recuar o selim para além dos limites marcados nos carris para poderes alinhar o joelho com o pé, resta-te comprar um espigão com recuo, se mesmo assim não der então o problema é mais grave, o quadro é pequeno para ti. O tamanho do avanço só o decides depois de teres ajustado primeiro aquilo que te disse.

PS: Adiantaste-te à minha resposta.
 

jaba

Member
Gosto muito desta HT! É das que mais gosto...montagem muito boa. Só uma dica, em termos estéticos, gosto mais de ver o conta km no avanço...
 

Metal_Man

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Boa maquina e bonita com um belo peso. Só um pequeno reparo. Essas tampas verdes dos pipos não jogam muito bem com as cores do quadro :)
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Tens uma bike linda.

Depois de "rectificares" os pormenores já referidos, não inventes mais.

Dá-lhe bom uso e aproveita-a bem.

Boa sorte

NY
 

pimentoski

New Member
normalmente as tampas verdes são quando os pneus estão cheios com azoto... tens câmara de ar ou está convertido em tubeless?

o cabo do desviador de trás se o puxares um bocado para trás não fica tão esticado junto ao desviador e fica um bocado mais arrumado à frente.

MJCT, gostei da explicação que deste mas não percebi onde é que fica o primeiro osso do dedo grande do pé? Podes explicar com esta foto?

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peço imensa desculpa pelo ligeiro off-topic...
 
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Duarte86Dias

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Boas

Já vi que as minhas tampas verdes estão a dar que falar...mas por acaso ja estão la umas pretas que sairam das camaras de ar que comprei para no caso de furar, os pneus são tubeless, tem cerca de 500km e até agora zero problemas, apenas o da frente perde um pouco de pressão se tiver 3 ou 4 parada mas nada de especial.
Quanto ao ajuste da altura do espigão e do selim isso já foi tudo corrigido para mim, pois como eu ja tinha mencionado as fotos foram tiradas após a montagem e só foi afinado depois.

Cumprimentos
 

tinric

Super Moderador
Muito bonita sim, agora é preciso é km com ela onde ela merece :)

O que dizes das rodas? Não se houvem muitos comentarios a elas por aqui... têm torção é fixe ou nem por isso, rolam bem... são leves ou pesadas??

Pergunto só pois a minha biblia de wc, que já acompanha desde 2007 quando comprei a minha, é o catalogo da spec conforme o ano actual... e nestas novas specs... as rodas ainda me deixam duvidas... acho que ainda assim, logo de origem iria para umas SLR... ando com a ideia que um dia destes troco a minha por uma destas... mas isso é a p.. da ideia que custa a sair...

Abraço e boa sorte com a máquina.
 

Duarte86Dias

New Member
Boas

tinric estas rodas até agora so tenho coisas boas a dizer delas, para além de bonitas são muito resistentes, tenho passado por trilhos muito mal tratados e zonas tecnicas com muitas valas e pedras e até agora tem cumprido bastante bem a sua função, confesso que de inicio tive um pouco de receio devido a terem apenas 28 raios atrás e 24 na frente, mas com o tempo fui confiando e agora sei que aquilo aguenta bem. Os cubos são muito bons, e de muito facil manuntenção, e claro a DT Swiss tem lá os seus rolamentos que deslizam as mil maravilhas!
Mas se quiseres comparar as roval com umas slr teras de comparar as roval a seguir as minhas, as Roval EL tem o mesmo peso das SLR e o preço também muito semelhante.
Ela terá os km's todos que mereçe :D sempre que posso la vai ela andar na serra, e quando tou á dos meus pais vai a Hardrock que também tem de andar pa não esqueçer.

Cumprimentos
 

tinric

Super Moderador
Boas

Sim, eu sei das diferentes gamas da roval.. mas há quem diga que elas têm uma torção lateral natural que há quem goste muito e quem não goste nada.. por isso a minha duvida..

Não tenho duvidas que serão umas boas rodas.

Más é sempre bom saber feedback das coisas :)

Abraço, obrigado e boas pedaladas.

(um aparte, para não fazeres duplo post podes sempre editar os posts anteriores :) )

Abraço
 

MJCT

New Member
MJCT, gostei da explicação que deste mas não percebi onde é que fica o primeiro osso do dedo grande do pé? Podes explicar com esta foto?



peço imensa desculpa pelo ligeiro off-topic...

A minha explicação não foi lá muito técnica eu sei :D

Vendo pela radiografia, o joelho deve ficar alinhado com aquela bola que o pé faz na ligação do 2.º com o 3.º osso do dedo grande a contar da ponta do dedo.
Espero que assim já dê para perceber.
 

Duarte86Dias

New Member
Boas tinric

Sim é verdade estas rodas tem um pouco mais torção lateral comparado com outras da mesma gama, mas notas mais na roda da frente por ter apenas 24 raios, mas depois tens os terminais do cubo oversized com 28mm que melhora muito o comportamento da frente da bike. Eu digo-te já experimentei várias rodas e sem duvida que estas são muito boas, tanto para xc como para maratonas, se um dia pensares em comprar algumas decerto que não te vais arrepender :) .

Cumprimentos e boas pedaladas
 
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