29er Specialized Stumpjumper Expert Carbon

FabioCosta

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Companheiros de peladaladas!

Adquiri recentemente uma Specialized Stumpjumper Expert Carbon... eu era daqueles que sempre disse "Specialized áh e tal não"... acabei por comprar uma

fotos da dita cuja









já fiiz algumas alterações á bike...

  • punhos novos em esponja da moda
  • desviador XT na frente (tinha slx)
  • manipulos 2x10 XT (tinha slx)

pesada na balança da loja acusou 10.009kg

fazendo uma rapida analise sobre a bike, pois ainda só lhe fiz 30km ontem á noite... eu estava um pouco renitente em relação ás 29"... mas surpreendeu-me pela positiva apesar desta bike ter mais 1kg que a minha 26", a unica coisa que até ao momento que de que não gostei foi do guiador com 700mm, não dá jeito para pedalar em pé e na primeira vez que tentei sair pela porta da garagem ia ficando logo lá um bocado do guiador :mad:

assim que fizer mais uns kms irei fazer uma analise mais detalhada da bike.

Boas pedaladas :xau:
 

FabioCosta

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Lista de Material/Especificações Técnicas

Lista de Material/Especificações Técnicas
QUADRO - Carbono FACT 8m com acabamento 12K, geometria 29”, construção FACT IS, tubo de direção cónico, eixo de pedaleiro PF30 em carbono, dropouts ocos em carbono, apoio de desviador substituível em alumínio
FORQUETA - RockShox Sid 29 Brain, amortecimento com válvula de inércia, mola de ar Solo, coroa/direção cónica em alumínio, ajuste de Brain Fade e retorno, aperto-rápido, curso 90mm
CAIXA DIRECÇÃO - 1-1/8 e 1-1/2” sem rosca, superior estilo Campy com 1-1/2” inferior, rolamentos de cartridge
AVANÇO - Specialized XC, alumínio forjado 3D, 4 pafarusos, aperto 31.8mm, ângulo de elevação 6 graus, S: 75mm, M: 90mm, L: 105mm, XL: 105mm
GUIADOR - Specialized XC plano, alumínio 2014 de espessura variável, largura 680mm, ângulo de recuo 8 graus, 31.8mm
PUNHOS - Specialized em esponja
TRAVÃO DIANTEIRO - Magura MT6, disco hidráulico, pastilha Hi Friction, pinça em alumínio, rotor Storm SL, disco de 160mm
TRAVÃO TRASEIRO - Magura MT6, disco hidráulico, pastilha Hi Friction, pinça em alumínio, rotor Storm SL, disco de 160mm
MANETES TRAVÃO - Magura MT6, cilindro principal em carbono, manete em alumínio, pivô da manete oco, alcance ajustável
DESVIADOR DIANTEIRO - SRAM XT, 10-velocidades, braçadeiras 34.9, top pull
DESVIADOR TRASEIRO - Shimano XTR Shadow Plus, 10-velocidades, caixa longa SGS
MANÍPULOS MUDANÇAS - Shimano XT 10-velocidades, trigger
CASSETE - SRAM PG-1050, 10-velocidades, 11-36
CORRENTE - KMC X10, revestimento de níquel, elo rápido Missing Link reutilizável
PEDALEIRA - SRAM Carbon S-2200 exclusivo, 10-velocidades XC duplo, eixo PF30, aranha substituível, 15.5": 170mm, Outros: 175mm
EIXO PEDALEIRO - SRAM PF30, rolamentos oversized press-in de cartridge selada
PEDAIS – Exustar PM215 Prata
AROS - Roval Control 29, em alumínio, para disco, largura 24mm, 32f
CUBO DIANTEIRO - Roval Control 29, terminais OS28, aperto-rápido, 32f
CUBO TRASEIRO - Roval Control 29, corpo da cassete DT Swiss em alumínio, aperto-rápido, 32f
RAIOS - DT Swiss Super Comp, 2.0/1.65/1.8 inox
PNEU DIANTEIRO - S-Works Fast Trak, 2Bliss Ready, 120 TPI, flancos flexíveis, 29x2.0"
PNEU TRASEIRO - Specialized Fast Trak Control, 2Bliss Ready, 60 TPI, flancos flexíveis, 29x2.0"
CÂMARAS DE AR - Ultra leve válvula presta
SELIM - Phenom Comp Body Geometry, carris ocos em Cr-Mo, 143mm
ESPIGÃO - Specialized em alumínio 2014 de espessura variável, recuo com parafuso único, 27.2mm, 15.5/17.5" 350mm; Outros: 400mm
ABRAÇADEIRA ESPIGÃO SELIM - Specialized em alumínio 7050 anodizada, 32.6mm, parafuso único
NOTAS – já trazia bike shield d’origem…
 

Don_Martin

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comprei uma Marathon Carbon 29... fiz 120km já com ela e estou super satisfeito. apesar de ser specialized dependente esta sem duvida que está acima de todas as outras que já experimentei. a roda 29 é brutal, e neste momento nao quero outra coisa. penso que em recta é do melhor que há e mesmo a subir nao vejo perdas.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Dá mais uma oportunidade ao guiador de 700 mm. Eu também estava habituado a um mais pequeno, de 600 mm, agora tenho um de 700 mm na 29er e não quero outra coisa!
Convém é ter os manípulos na posição certa, porque as manetes dos travões assim tão afastadas só se for para travar à mão cheia.
 

FabioCosta

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FiCaçador
Convém é ter os manípulos na posição certa, porque as manetes dos travões assim tão afastadas só se for para travar à mão cheia.

Ficaçador, podes explicar melhor isso... achas que as manetes estão mt abertas é?! eu só uso 2 dedos para travar...
 

Rodri_96

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Ficaçador, podes explicar melhor isso... achas que as manetes estão mt abertas é?! eu só uso 2 dedos para travar...


o que eu axo que ele quer dizer é que as manetes estao muito juntas aos punhos... eu sinceramente tambem axo que sim... experimenta afastar as manetes 1 ou 2 cm dos punhos... e capaz de ficar melhor

cumps
 

h_rd2

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Eu também me achei um bocado estranho quando mudei para a 29" em relação á largura do guiador...no entanto tenho cerca de 2000km de 29 (uma stumpjumper também) e na última volta até comentei com o meu colega..."já viste os guiadores pareciam tão largos e agora já parecem estreitos..." e até rematei em tom de brincadeira " deve ser das quedas, foi gastando!" ... hehe não te preocupes e não caias no erro de o cortar...pelo menos "já" pois é normal essa sensação...abraço
 

FabioCosta

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Mais uma voltinha na máquina! apesar de já n chuver á alguns dias ainda há mt lama



Cada vez tou mais satisfeito com a bike:D

nas primeiras vezes que andei nela, tava um pouco desgotoso com os travões Magura MT6, (pois na minha outra bike tinha uns Formula R1... que são brutais!) achava os magura com pouca potencia de travagem... mas agora já com alguns kms feitos melhoraram bastante... acho k já fiz kms suficientes para acamarem... até ja ponderei no futuro por um disco de 140mm atrás

A questão do guiador... acho que é uma questão de habito... já estou mais habituado... mas ainda assim n sei não... vou andar mais uns tempos e depois logo vejo o que faço...

Nesta ultima volta insisti no trilhos tecnicos e subidas bem ingremes para ver se encontrava alguma desvantagem em relação á minha antiga 26"... curioso, n encontrei :cool: a unica coisa que não me habituei ainda foi ao 2x10 com a cassete 12x36, na outra tinha uma 11x32, ás vezes é diificil arranjar a mudança mais adecuada...

Boas pedaladas a todos!
 

Medroso#78

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Boas,

Antes de mais deixe-me felicita lo pela "mota". Só quem tem estas "BIGbikes" ("bintinóbes") é que sabe o prazer que nos dão. ;)

...Quanto à transmissão 2x10 será uma questão de dias caro amigo. Eu com a compra da 29er, gostei tanto do sitema de 2 pratos (acho uma transmissão mais funcional), que na semana seguinte mudei para 2 pratos na 26 também. :D
 

FabioCosta

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Medroso#78
Boas,

Antes de mais deixe-me felicita lo pela "mota". Só quem tem estas "BIGbikes" ("bintinóbes") é que sabe o prazer que nos dão. :wink:

...Quanto à transmissão 2x10 será uma questão de dias caro amigo. Eu com a compra da 29er, gostei tanto do sitema de 2 pratos (acho uma transmissão mais funcional), que na semana seguinte mudei para 2 pratos na 26 também. :D

Obrigado, sim a questão do 2x10 é mesmo uma questão de habito, mas ainda assim na proxima cassete tou tentado a por 11-34... o 36 raramente uso mesmo nas mais ingremes.
;)
 

carlosrola

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Boas, grande máquina que ai tens, pois eu tambem dizia que 29 nem velas e como costumo dizer " pela boca morre o peixe " :rolleyes: , o pedaleiro duplo acho que é uma mais valia, quanto ao guiador também estou com o mesmo problema acho um pouco largo mas ainda não sei se o vou cortar. Acho que o Rodri_96 tem razão afasta as manetes dos punhos vais ver que vais conseguir com 1 ou 2 dedos impor mais força na travagem com menos esforço. Desfruta bem do canhão:p
 

FabioCosta

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boas companheiros do pedal!

ontem foi dia de corte! cortei 50mm ao guiador...25mm de cada lado, segui tambem o conselho dado, afastei as manetes de travão 10mm em direcção ao centro do guiador
Dei umas voltinhas lá pelo bairro... n tive tempo ainda para testar a fundo, mas a ideia que me deu foi que ia mais comodo na bike, em relação ás manetes de travão tb me parece que ficou melhor ;)




como eu sou um tipo que gosta de andar e travar pouco, vou meter um disco de 140mm atrás, terei de comprar algum adaptador especial ou fica a pinça de travão apertada directamente ao quadro?!




em principio vão ser uns ashima Ai2... novo modelo

para frente um 160mm 66gramas e para trás um 140mm se houver em Ai2 (n sei se há)


PS: eu sei que a chaveta é mt feia... mas como já tive más experiencias com chavestas não sei o que coloque para substituir...
 

FabioCosta

New Member
Boas companheiros de pedaladas

no fds passado foi dia de estrear a bike em prova, meia maratona, até nem correu mal, fiquei 11º... tendo em conta que tinha estado doente toda a semana com febre alta...



o terreno era bastante duro... muito barro seco com rasto de tractor... muita vibração... no fim até perdi um parafuso que segura o suporte do bidon :fpalm: (tive de re-apertar tudo de novo)

fiquei um pouco desiludido com a sid brain... cheguei ao fim com os braços meio dormentes... tal nunca me tinha acontecido com a fox fit que usava antes
mas talvez seja da afinação que estou a usar... devo ter pressão a mais...

Em relação ao corte que tinha feito no guiador, acho que acertei no tamanha ideal para mim, tá com 650mm

;)
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Caro camarda "FábioCosta", dp de confirmar as pressões da SID (convem que estas estejam para o seu peso), faça o teste com o BRAIN totalmente aberto, dp passe por cá e diga-me qualquer coisa. ;)

....Convém perceber bem como essa suspensão funciona, (como é uma suspa 200% race, só com o BRAIN aberto me dá total confiança) para que a possa afinar para o seu peso/tipo de condução (eu estou super satisfeito com a minha após as minhas afinações). A minha é uma SID WC com Brain, o seu funcionamento é o mesmo.
 

FabioCosta

New Member
carlosrola
Começo a ficar tentado a cortar o meu guiador, não sentis-te perda de agilidade com o guiador cordado?​

Pelo contrario! antes de cortar o guiador quando pedalava de pé na bike sentia-me "desengonçado", agora o movimento é muito mais natural e fluido e nas zonas mais técnicas como não vou com os braços tão abertos tenho mais facilidade em negociar a entrada mos trilhos mais fechados.

Isto também tem muito a ver com o comprimento dos teus braços/ largura de ombros/ tipo de utilização que dás...

no meu caso ainda estou tentado em cortar mais uns centímetros...

;)
 

FabioCosta

New Member
hoje foi dia de passeio pelas magnificas praias do litoral alentejano

com a companhia de outra Specialized



Esplanada do Trinca Espinhas em São torpes

Cada vez que ando na bike, fico contente com a aquisição que fiz, muito acima da média em tudo :cool: em menos de um mês já conta 500km sempre a bombar!

;)
 
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