29er Specialized Stumpjumper Expert Carbon 29er "ICC Version"

ICC

New Member
Quando me diziam há anos, meses, ou até semanas atrás, "um dia ainda vais comprar uma Specialized", eu dizia "Spec? Nada disso!"
Bem, costuma-se dizer que "não cuspas para o ar que um dia te pode cair na cara!" Em cheio!!!
Venho aqui apresentar a minha nova montada, a Specialized Stumpjumper Expert Carbon 29er com alguns upgrades, que a transformam em "ICC Version".
Nos próximos dias irei falar um pouco mais sobre ela, irei publicar fotografias, falarei daquilo que é para mim andar de Spec, ainda para mais sendo esta uma 29er.
Para já fica uma simples foto!
20111105150712.jpg
 

RTC

Super Moderador
Boas!

Que upgrades foram feitos?
;)
Boas máquina! Não sou apreciador da marca, como tu não eras :D, mas confesso que gosto bastante das 29ers deles!
 

daSilva15

New Member
o upgrade assim de saltar a vista é o espigao?!!
ja andei numa tal e qual, e nao achei grande coisa, e essa conjugaçao de R1/RX da formula, podia estar mais "BY SPECIALIZED" mas prontos..
agora a suspensao, este ano sim, está uma verdadeira Brain..
Força nos cranques é o que ela quer ;)
 

ICC

New Member
RTC, espero que no sábado tenha um pouco de tempo livre para fotografar com mais pormenor a bike e depois juntar uma lista completa dos componentes existentes na mesma.
Tem um pouco de paciência... :)
É verdade, eu não era mesmo apreciador da marca do S, mas como um amigo meu que está exactamente na mesma situação que eu (bike igual) me disse, "oh César, fomos iluminados!" :)
 
Gosto bastante de todo o grafismo black&white, seja no quadro, suspensão, espigão e pedaleira...

Quando tiveres oportunidade, fala-nos um pouco mais dela ;)
 

tinric

Super Moderador
Isso tirando ser 29 é brutal

(brincadeira que sou pequeneco não me vejo numa 29... )

mas é como dizes... também dizias que não gostavas das Specs... e olha... tens ai uma bike de sonho :)

Abraço e boas pedaladas com ela
 

manzanita

New Member
Eu tambem não gosto das spec...........já comprei 2 (roda 29) e continuo a não gostar:D:D
Na minha opinião só devias pensar em trocar o pneu da frente.Na frente o the capitain funciona muito melhor,esse que tens...........:eek:mg:..
Boa maquina e diverte-te.............não a deixes embalar.............muito:cool:
 

ICC

New Member
Olá a todos, a disponibilidade não tem sido muita e para dizer a verdade verdadeira, também me baldei um pouco ao tópico.

Encontrei nesta bike um conjunto que me pareceu o ideal para a montada que precisava, restava apenas fazer-lhe umas pequenas alterações!

À excepção do espigão de selim, do selim, do guiador e dos pneus, a bike estava quase perfeita para aquilo que pretendia, contudo já encontrei mais um "defeito" e vou tratar de o corrigir em breve.

Como o espigão de selim e o guiador de origem de origem são em alumínio, foram de imediato trocados por outros em carbono!

390123_2133500543551_1427178042_31752956_404537028_n.jpg


377797_2133499383522_1427178042_31752951_248607577_n.jpg
 

ICC

New Member
O selim de origem não me agradava à vista e também não tinha as minhas medidas, sendo mais largo do que uso, optei por trocar por um mais leve e mais agradável:

383917_2133497903485_1427178042_31752946_1754998318_n.jpg


Os pneus de origem, para piso seco, já foram trocados, sendo que o da frente (Ground Control 29x2.1 2BlissReady) só hoje o montei e daí só ter fotografia do Fast Track Grid UST 29x2.0 montado atrás:

377174_2133503863634_1427178042_31752971_90436848_n.jpg


Montei 2 grades de bidon de modelo igual, mas cores diferentes para contraste com as cores dos respectivos tubos:

393664_2133500063539_1427178042_31752954_1749719559_n.jpg


317859_2133503623628_1427178042_31752970_1891173608_n.jpg


375347_2133508143741_1427178042_31752991_1685543431_n.jpg
 

G1zm0

New Member
Gostei do pormenor das grades, mas trocava de posição...
Assim manterias a fluidez da cor, em vez de a quebrar ;)

Testa e depois vês :D
 

Metal_Man

New Member
Antes de mais parabens pela maquina. Eu ao contrario do G1zm0 acho muito interessante o pormenor das grades assim. Dá um certo destaque ao quadro

Cumprimentos
 

ICC

New Member
Eu já meti a branca no tubo diagonal, mas morria muito, depois de ter recebido a preta coloquei-as como estão neste momento, mas hei-de trocá-las, nem que seja só para tirar uma foto de meter aqui! ;)
 

Duarte86Dias

New Member
Boas

As 29er estão a entrar pouco a pouco no nosso mercado, e verdade seja dita, esta é uma das minhas favoritas 29er Hardtrail, acho que escolhes-te bem os componentes, e o esquema de cores. Esse espigão S-Works fica aí bem e dá mais uma ajuda no conforto da bike, dou-te os parabens pela máquina! Eu próprio já experimentei uma igual á tua mas ainda não me rendi ás "rodas grandes" talvez mais tarde, além disso a minha bike ainda é muito nova para ser trocada, é uma irmã mais pequena da tua, dá um uma vista de olhos ao tópico abaixo.

Cumprimentos
 

ICC

New Member
Com a alteração do pneu traseiro, que lhe acrescentou alguns gramas por ser UST, deve estar nos 10kg e uns trocos, mas amanhã deve ir à balança e já confirmo isso!
 

Simon

Member
Bom dia,
Dado já existir um tópico sobre esta bike e não pretendendo de modo algum usurpar este post do ICC, vou aqui relatar o resultado de um teste drive que efectuei ontem numa exactamente igual que me foi cedida por uma loja da specialized.

No inicio deste ano troquei a minha suspensão total por uma ht. Antes de isso acontecer, fiz muita pesquisa sobre as 29er e estava quase decidido a optar pelas rodas grandes. Mas por ser ainda uma "novidade" e não haver muitas bicicletas destas disponíveis para teste, resolvi optar novamente pela roda 26.
Durante o corrente ano tenho continuado algo céptico em relação à roda 29, apesar do crescente número destas bicicletas já a circularem pelos nossos trilhos, bem como das análises aqui no forum e em revistas da especialidade.

Assim sendo, a minha expectativa era grande quando ontem iniciei o meu teste com a specialized stumpjumper expert carbon 29er.
Resido na zona de Mafra e para quem conhece, existe um misto de trilhos para todos os gostos e feitios.

Comecei por rolar durante alguns kms e aqui nota-se perfeitamente a facilidade com que rola, sem que para isso seja necessário um grande esforço físico a pedalar.
Encontrada a 1ª descida (misto de rolante com alguma pedra solta e sulcos das chuvas), o tamanho das rodas começa a manifestar-se na forma como ultrapassa os diversos tipos de irregularidades do terreno com a maior das facilidades, dando muita confiança e pedindo mais. A sensação de segurança e controlo sobre a situação impressionou-me de forma muito agradável.

Passada esta fase, resolvi dirigir-me a uma subida que apresenta alguma dificuldade, não tanto pela sua inclinação, mas pela parte técnica.
Aquilo que com a roda 26 me traria mais dificuldades, com a roda 29 foi ultrapassado com grande facilidade, sempre com muita tracção (e esta bicicleta vinha equipada com pneus para piso seco, renegade 1.95 atrás e à frente) e acima de tudo a tal confiança que transmite ao rider, pois dá a sensação de não existirem obstáculos.

O teste prolongou-se por mais kms, sempre com misto de subidas e descidas das mais variadas, para a levar aos limites das possíveis situações onde poderia encontrar mais dificuldades, nomeadamente as subidas com maior inclinação e mais técnicas.

Consegui ultrapassar todas as subidas onde geralmente passo com a minha ht 26. Com a mesma facilidade? Talvez mais ainda, pois a última subida que efectuei com muita pedra solta e lama à mistura, não a conseguiria fazer de certeza com a minha roda 26. O tamanho da roda 29 que proporciona uma maior superfície de contacto com o solo fez-me ultrapassar muitos obstáculos com relativa facilidade sem nunca perder a tracção e quando dei por mim estava no final da subida e do teste, com 33 kms efectuados e 855 metros de desnível acumulado.

Fiquei convencido pelo comportamento desta 29er, pois é muito polivalente e dá muita confiança e segurança.

A transmissão ajudou (2 x 10) composta por 38/24 e 11/36, permitindo um equlibrio muito grande nas mais variadas situações.

A suspensão (rock shox Brain) teve também um comportamento excelente, como aliás a specializeed já nos habituou.

A manobrabilidade ficou muito acima das minhas melhores expectativas, pois era uma das coisas menos positivas sempre apontadas nos comentários sobre as 29er.

Convém também referir que o centro de gravidade (distância do eixo pedaleiro ao solo) desta bike é igual à do mesmo modelo roda 26, enquanto que a distância entre eixos é ligeiramente maior quando comparada também com a sua "irmã" roda 26.

Não posso fazer comparação com outros modelos de outras marcas, mas penso que as mais prestigiadas que existem no nosso mercado terão um comportamento muito idêntico a esta, podendo haver pequenas nuances na questão do set escolhido para transmissão, bem como na geometria dos quadros.

Para aqueles que estão na dúvida e que não sabem qual escolher, recomendo que efectuem um teste drive pelos locais onde habitualmente costumam andar e depois então tomem uma decisão.

Eu estou convencido.
Desculpem o testamento, mas apenas pretendi transmitir as minhas sensações.
Boas pedaladas.
Simon
 
Top