Bom dia,
Dado já existir um tópico sobre esta bike e não pretendendo de modo algum usurpar este post do ICC, vou aqui relatar o resultado de um teste drive que efectuei ontem numa exactamente igual que me foi cedida por uma loja da specialized.
No inicio deste ano troquei a minha suspensão total por uma ht. Antes de isso acontecer, fiz muita pesquisa sobre as 29er e estava quase decidido a optar pelas rodas grandes. Mas por ser ainda uma "novidade" e não haver muitas bicicletas destas disponíveis para teste, resolvi optar novamente pela roda 26.
Durante o corrente ano tenho continuado algo céptico em relação à roda 29, apesar do crescente número destas bicicletas já a circularem pelos nossos trilhos, bem como das análises aqui no forum e em revistas da especialidade.
Assim sendo, a minha expectativa era grande quando ontem iniciei o meu teste com a specialized stumpjumper expert carbon 29er.
Resido na zona de Mafra e para quem conhece, existe um misto de trilhos para todos os gostos e feitios.
Comecei por rolar durante alguns kms e aqui nota-se perfeitamente a facilidade com que rola, sem que para isso seja necessário um grande esforço físico a pedalar.
Encontrada a 1ª descida (misto de rolante com alguma pedra solta e sulcos das chuvas), o tamanho das rodas começa a manifestar-se na forma como ultrapassa os diversos tipos de irregularidades do terreno com a maior das facilidades, dando muita confiança e pedindo mais. A sensação de segurança e controlo sobre a situação impressionou-me de forma muito agradável.
Passada esta fase, resolvi dirigir-me a uma subida que apresenta alguma dificuldade, não tanto pela sua inclinação, mas pela parte técnica.
Aquilo que com a roda 26 me traria mais dificuldades, com a roda 29 foi ultrapassado com grande facilidade, sempre com muita tracção (e esta bicicleta vinha equipada com pneus para piso seco, renegade 1.95 atrás e à frente) e acima de tudo a tal confiança que transmite ao rider, pois dá a sensação de não existirem obstáculos.
O teste prolongou-se por mais kms, sempre com misto de subidas e descidas das mais variadas, para a levar aos limites das possíveis situações onde poderia encontrar mais dificuldades, nomeadamente as subidas com maior inclinação e mais técnicas.
Consegui ultrapassar todas as subidas onde geralmente passo com a minha ht 26. Com a mesma facilidade? Talvez mais ainda, pois a última subida que efectuei com muita pedra solta e lama à mistura, não a conseguiria fazer de certeza com a minha roda 26. O tamanho da roda 29 que proporciona uma maior superfície de contacto com o solo fez-me ultrapassar muitos obstáculos com relativa facilidade sem nunca perder a tracção e quando dei por mim estava no final da subida e do teste, com 33 kms efectuados e 855 metros de desnível acumulado.
Fiquei convencido pelo comportamento desta 29er, pois é muito polivalente e dá muita confiança e segurança.
A transmissão ajudou (2 x 10) composta por 38/24 e 11/36, permitindo um equlibrio muito grande nas mais variadas situações.
A suspensão (rock shox Brain) teve também um comportamento excelente, como aliás a specializeed já nos habituou.
A manobrabilidade ficou muito acima das minhas melhores expectativas, pois era uma das coisas menos positivas sempre apontadas nos comentários sobre as 29er.
Convém também referir que o centro de gravidade (distância do eixo pedaleiro ao solo) desta bike é igual à do mesmo modelo roda 26, enquanto que a distância entre eixos é ligeiramente maior quando comparada também com a sua "irmã" roda 26.
Não posso fazer comparação com outros modelos de outras marcas, mas penso que as mais prestigiadas que existem no nosso mercado terão um comportamento muito idêntico a esta, podendo haver pequenas nuances na questão do set escolhido para transmissão, bem como na geometria dos quadros.
Para aqueles que estão na dúvida e que não sabem qual escolher, recomendo que efectuem um teste drive pelos locais onde habitualmente costumam andar e depois então tomem uma decisão.
Eu estou convencido.
Desculpem o testamento, mas apenas pretendi transmitir as minhas sensações.
Boas pedaladas.
Simon