29er Specialized Stumpjumper Expert Carbon 29er "ICC Version"

#1
Quando me diziam há anos, meses, ou até semanas atrás, "um dia ainda vais comprar uma Specialized", eu dizia "Spec? Nada disso!"
Bem, costuma-se dizer que "não cuspas para o ar que um dia te pode cair na cara!" Em cheio!!!
Venho aqui apresentar a minha nova montada, a Specialized Stumpjumper Expert Carbon 29er com alguns upgrades, que a transformam em "ICC Version".
Nos próximos dias irei falar um pouco mais sobre ela, irei publicar fotografias, falarei daquilo que é para mim andar de Spec, ainda para mais sendo esta uma 29er.
Para já fica uma simples foto!
 

RTC

Super Moderador
#3
Boas!

Que upgrades foram feitos?
;)
Boas máquina! Não sou apreciador da marca, como tu não eras :D, mas confesso que gosto bastante das 29ers deles!
 
#4
o upgrade assim de saltar a vista é o espigao?!!
ja andei numa tal e qual, e nao achei grande coisa, e essa conjugaçao de R1/RX da formula, podia estar mais "BY SPECIALIZED" mas prontos..
agora a suspensao, este ano sim, está uma verdadeira Brain..
Força nos cranques é o que ela quer ;)
 
#5
RTC, espero que no sábado tenha um pouco de tempo livre para fotografar com mais pormenor a bike e depois juntar uma lista completa dos componentes existentes na mesma.
Tem um pouco de paciência... :)
É verdade, eu não era mesmo apreciador da marca do S, mas como um amigo meu que está exactamente na mesma situação que eu (bike igual) me disse, "oh César, fomos iluminados!" :)
 

tinric

Super Moderador
#8
Isso tirando ser 29 é brutal

(brincadeira que sou pequeneco não me vejo numa 29... )

mas é como dizes... também dizias que não gostavas das Specs... e olha... tens ai uma bike de sonho :)

Abraço e boas pedaladas com ela
 
#9
Eu tambem não gosto das spec...........já comprei 2 (roda 29) e continuo a não gostar:D:D
Na minha opinião só devias pensar em trocar o pneu da frente.Na frente o the capitain funciona muito melhor,esse que tens...........:eek:mg:..
Boa maquina e diverte-te.............não a deixes embalar.............muito:cool:
 
#10
Olá a todos, a disponibilidade não tem sido muita e para dizer a verdade verdadeira, também me baldei um pouco ao tópico.

Encontrei nesta bike um conjunto que me pareceu o ideal para a montada que precisava, restava apenas fazer-lhe umas pequenas alterações!

À excepção do espigão de selim, do selim, do guiador e dos pneus, a bike estava quase perfeita para aquilo que pretendia, contudo já encontrei mais um "defeito" e vou tratar de o corrigir em breve.

Como o espigão de selim e o guiador de origem de origem são em alumínio, foram de imediato trocados por outros em carbono!



 
#11
O selim de origem não me agradava à vista e também não tinha as minhas medidas, sendo mais largo do que uso, optei por trocar por um mais leve e mais agradável:



Os pneus de origem, para piso seco, já foram trocados, sendo que o da frente (Ground Control 29x2.1 2BlissReady) só hoje o montei e daí só ter fotografia do Fast Track Grid UST 29x2.0 montado atrás:



Montei 2 grades de bidon de modelo igual, mas cores diferentes para contraste com as cores dos respectivos tubos:





 
#14
Eu já meti a branca no tubo diagonal, mas morria muito, depois de ter recebido a preta coloquei-as como estão neste momento, mas hei-de trocá-las, nem que seja só para tirar uma foto de meter aqui! ;)
 
#15
Boas

As 29er estão a entrar pouco a pouco no nosso mercado, e verdade seja dita, esta é uma das minhas favoritas 29er Hardtrail, acho que escolhes-te bem os componentes, e o esquema de cores. Esse espigão S-Works fica aí bem e dá mais uma ajuda no conforto da bike, dou-te os parabens pela máquina! Eu próprio já experimentei uma igual á tua mas ainda não me rendi ás "rodas grandes" talvez mais tarde, além disso a minha bike ainda é muito nova para ser trocada, é uma irmã mais pequena da tua, dá um uma vista de olhos ao tópico abaixo.

Cumprimentos
 
#18
Com a alteração do pneu traseiro, que lhe acrescentou alguns gramas por ser UST, deve estar nos 10kg e uns trocos, mas amanhã deve ir à balança e já confirmo isso!
 
#20
Bom dia,
Dado já existir um tópico sobre esta bike e não pretendendo de modo algum usurpar este post do ICC, vou aqui relatar o resultado de um teste drive que efectuei ontem numa exactamente igual que me foi cedida por uma loja da specialized.

No inicio deste ano troquei a minha suspensão total por uma ht. Antes de isso acontecer, fiz muita pesquisa sobre as 29er e estava quase decidido a optar pelas rodas grandes. Mas por ser ainda uma "novidade" e não haver muitas bicicletas destas disponíveis para teste, resolvi optar novamente pela roda 26.
Durante o corrente ano tenho continuado algo céptico em relação à roda 29, apesar do crescente número destas bicicletas já a circularem pelos nossos trilhos, bem como das análises aqui no forum e em revistas da especialidade.

Assim sendo, a minha expectativa era grande quando ontem iniciei o meu teste com a specialized stumpjumper expert carbon 29er.
Resido na zona de Mafra e para quem conhece, existe um misto de trilhos para todos os gostos e feitios.

Comecei por rolar durante alguns kms e aqui nota-se perfeitamente a facilidade com que rola, sem que para isso seja necessário um grande esforço físico a pedalar.
Encontrada a 1ª descida (misto de rolante com alguma pedra solta e sulcos das chuvas), o tamanho das rodas começa a manifestar-se na forma como ultrapassa os diversos tipos de irregularidades do terreno com a maior das facilidades, dando muita confiança e pedindo mais. A sensação de segurança e controlo sobre a situação impressionou-me de forma muito agradável.

Passada esta fase, resolvi dirigir-me a uma subida que apresenta alguma dificuldade, não tanto pela sua inclinação, mas pela parte técnica.
Aquilo que com a roda 26 me traria mais dificuldades, com a roda 29 foi ultrapassado com grande facilidade, sempre com muita tracção (e esta bicicleta vinha equipada com pneus para piso seco, renegade 1.95 atrás e à frente) e acima de tudo a tal confiança que transmite ao rider, pois dá a sensação de não existirem obstáculos.

O teste prolongou-se por mais kms, sempre com misto de subidas e descidas das mais variadas, para a levar aos limites das possíveis situações onde poderia encontrar mais dificuldades, nomeadamente as subidas com maior inclinação e mais técnicas.

Consegui ultrapassar todas as subidas onde geralmente passo com a minha ht 26. Com a mesma facilidade? Talvez mais ainda, pois a última subida que efectuei com muita pedra solta e lama à mistura, não a conseguiria fazer de certeza com a minha roda 26. O tamanho da roda 29 que proporciona uma maior superfície de contacto com o solo fez-me ultrapassar muitos obstáculos com relativa facilidade sem nunca perder a tracção e quando dei por mim estava no final da subida e do teste, com 33 kms efectuados e 855 metros de desnível acumulado.

Fiquei convencido pelo comportamento desta 29er, pois é muito polivalente e dá muita confiança e segurança.

A transmissão ajudou (2 x 10) composta por 38/24 e 11/36, permitindo um equlibrio muito grande nas mais variadas situações.

A suspensão (rock shox Brain) teve também um comportamento excelente, como aliás a specializeed já nos habituou.

A manobrabilidade ficou muito acima das minhas melhores expectativas, pois era uma das coisas menos positivas sempre apontadas nos comentários sobre as 29er.

Convém também referir que o centro de gravidade (distância do eixo pedaleiro ao solo) desta bike é igual à do mesmo modelo roda 26, enquanto que a distância entre eixos é ligeiramente maior quando comparada também com a sua "irmã" roda 26.

Não posso fazer comparação com outros modelos de outras marcas, mas penso que as mais prestigiadas que existem no nosso mercado terão um comportamento muito idêntico a esta, podendo haver pequenas nuances na questão do set escolhido para transmissão, bem como na geometria dos quadros.

Para aqueles que estão na dúvida e que não sabem qual escolher, recomendo que efectuem um teste drive pelos locais onde habitualmente costumam andar e depois então tomem uma decisão.

Eu estou convencido.
Desculpem o testamento, mas apenas pretendi transmitir as minhas sensações.
Boas pedaladas.
Simon