Specialized Rockhopper SL Comp 2010 => Specialized Carve Pro 2013 29er

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Por algum motivo que me transcende, há algumas bikes por aqui que me chamam muito a atenção. Esta é uma delas.

Acho-a esteticamente e funcionalmente muito bem conseguida.

Tens aí um pormenor que me está a arranhar os olhos; o cabo do sensor do conta kms. Poderia/deveria seguir o tubo do travão dianteiro.

Um abraço

ny12xx
 

MiGuEl_82

Active Member
Obg ny12xx ;)

Esse cabo ao que td indica só vai, ao contrário do meu Sporting :)P), durar até ao Natal... o Dakota 10 ou 20 será, em principio, o meu mimo natalicio!! De qlqr das formas ele acompanha o cabo do travão dianteiro... e tb me arranha a vista, acredita! É trocar o conta kms pelo GPS e dps cravar o miguelcarromeu para dar um jeito naqueles cabos!
 

MiGuEl_82

Active Member
Hoje aproveitei o último dia de férias para ir investigar o Baldio das Ferrarias, ou Parque Florestal das Ferrarias, na Amareleja... aqui ficam umas fotos.







É um espaço florestal de tamanho considerável, como se pode comprovar com recurso ao Google Earth, e com algum potencial para receber ali uma prova de XCO... n esperem é subidas mt extensas ou singletracks de cortar a respiração...

ny12xx, ontem comentaste o facto do cabo do conta kms ficar ali mal... ora nem de próposito...





N sei como mas a dada altura reparei q o conta kms n funcionava... o resultado está à vista... um corte no cabo, o qual partiu mesmo quando o tirei da bicicleta... a frente assim fica muito melhor.

Notei foi q a suspensão hj ficou "perra" no seu trabalhar, como se estivesse a pedir revisão (n me parece possível uma vez que foi revista à 3 mess sensivelmente)... será por falta de lubrificação + excesso de poeiras? N costumo lubrificar a suspensão... quando n lavo a bike por vezes limpo as bainhas c um pano mas nd mais...sugestões?
 

miguelcarromeu

Active Member
Já vi a volta de hoje. Bom treino ;)

Se gostas de ver isso sem cabos, uma vez que vais ter o Dakota, não iventes muito. Se quiseres inventar, por favor escolhe um sem fios. É quase o mesmo preço e muito mais apelativo. A S tem um muito porreirinho. Por acaso tive um mas vendi-o por tuta e meia. Aperta na tampa do avanço, portanto, integração com o cockpit é flawless.

Quanto à suspensão, vamos acreditar que foi impressão tua. Uma suspensão não fica "perra" assim de um momento para o outro, a não ser que tenha problemas. Quanto à limpeza da dita, mesmo que não laves a bike devias passar um pano húmido nos guarda-pós e nas bainhas e colocar um pouco de spray com pouca ou nenhuma gordura, como por exemplo WD40. Há quem use silicone; eu não concordo. Sobretudo não o silicone comum que se vende em sprays de tablier e etc. Há silicone próprio para este tipo de usos mas depois mostro-te. Eu uso um produto de Detalhe, mas não vou entrar por aí para não criar celeumas. Depois, mais uma vez, mostro-te ;)

Abraço e bom final. Vem com cuidado ;)
 

MiGuEl_82

Active Member
Inventar como assim? O Dakota n tem fios logo "problem solved" ;)

Em relação à suspensão, n é impressão minha... ela n está a subir e descer c suavidade, como que vai prendendo, a ponto do buralho ser perceptivel... obviamente que não está perra ao ponto de n funcionar da mm forma... funciona mas n tão suavemente! Antes da primeira revisão estava assim mas n ficou assim de uma volta para outra...
 

miguelcarromeu

Active Member
Eu disse-te que achei que essa revisão foi "só" mudar óleo e dá cá o dinheiro. Ficaram os retentores e os guarda-pós por mudar, provavelmente.
 

MiGuEl_82

Active Member
Sim, ficaram... eu disse-te isso... tenho lá a factura e eles disseram q ainda n era necessário...

Dps de limpar os restos de pó/terra com recurso a um palito apliquei um pouco de WD40 e ficou impecável, c um trabalhar suave novamente... vamos ver até quando! ;)
 

commendatore

New Member
Hum Miguel... Isso deve estar a pedir finalmente a troca dos retentores e guarda-pós. A razão para estar perro é porque provavelmente as esponjas que devem estar constantemente embebidas em óleo, com as lamas, águas etc, estão a a ficar "secas" ainda que não estejam, ou seja, podem estar molhadas, mas não por líquido viscoso, daí o ólelo ter-te resolvido "temporariamente" o problema.

Desmonta isso, ou leva a quem saiba ( é muito simples na EPICON ) e certifica-te que fica tudo em condições. Esse ficar perro é o que geralmente coça as baínhas. Qd vês por aí suspas com as baínhas descoloradas e afins... foi esta manutenção que não foi feita ou descurada. Peças para ela tens A REGIA bike que tem tudo para as epicon.

Para lubrificar, podes usar BRUNOX. Eu uso Spray SILICONE especial de corrida.
 

MiGuEl_82

Active Member
Desde que fiz a revisão (final do verão) q a bike praticamente n esteve exposta a chuva ou lama... de qlqr das formas deixa ver como fica agora q apliquei WD40... se vir q n resolve faço uma revisão total à Epicon!

De facto nc apliquei nd na suspensão, essencialmente devido ao facto de existir uma largissima amplitude de opiniões sobre o que usar e n usar para lubrificar a mesma... uns dizem q WD40 é bom, outros dizem q n... outros preferem oleo, logo vem pessoal a dizer q faz mal... c os sprays de silicone a mesma coisa...
 
Last edited:

commendatore

New Member
Não é uma questão de corroer... mete um orgin dos chineses numa tampa e enche com wd40. Basta que o volume se altere um cagagésimo que seja para não desempenhar a função como devia.
Silicone (não é dos de tablier).
Falo porque faço manutenção a armas de airsoft que usam orings como as suspensões. E o ideal é o silicone. Até a vaselina é melhor que wd40 ou afins. WD40 é para circuitos eléctricos e bom para ajudar a descalcinar... peças metálicas. Logo, e havendo tanto produto no mercado não optaria por WD40 ou Bala da Redex para tal efeito. Uso spray de silicone específico para isso da ICS ou da SYSTEMA que são marcas de armas de airsoft. Nunca tive um problema. Mas conhecço que os tenha por usarem outro tipo de lubrificantes.
 

MiGuEl_82

Active Member
Bem, que grande explicação... vaselina na suspensão? N corremos o risco das bainhas ficarem todas lá dentro? (LOOOOOOL)

Tou a reinar!!

Tenho de começar a lubrificar a suspensão de x em x voltas para evitar q isto suceda. Mas olha q um amigo meu que tem uma Epicon à mt mais tempo q eu, nc fez revisão mas tb nc lhe aconteceu isto... E usa WD40 para lubrificar...
 
Top