Specialized Rockhopper SL Comp 2010 => Specialized Carve Pro 2013 29er

MiGuEl_82

Active Member
SeteGu, nas provas de XCO o que não faltam são riders com quadros rigidos em carbono que saltam drops... basta veres as provas da Taça de Portugal de XCO... quando falo de drop refiro-me a algo deste género...



Obviamente que podem ser saltados, dependendo da velocidade com que se aborda o mesmo, e tb do kit unhas do rider... no meu caso não os salto pq é algo que "n me assiste", no entanto tento fazer tds aqueles q vejo que têm uma altura aceitavel...
 

SeteGu

Active Member
Eu depois de escrever a resposta pensei logo nas provas de XCO, por acaso.
E sim... é verdade... não deixa de ser um drop.

Para saltar, e apesar de nunca ter experimentado nenhuma em carbono, acho que optaria sempre por uma suspensão. Mas lá está... confesso que é mais uma questão de preconceito da minha parte.
Mas é fácil entender porque é usada: menor peso e maior agilidade.
 

MiGuEl_82

Active Member
Não creio que quem use forqueta em carbono ande propriamente aos saltos... como te disse, fiz vários drops mas sem saltar, como de resto sempre fiz mesmo com suspensão 100mm.

No entanto, existirão seguramente riders que usam forqueta rigida e que eventualmente arriscarão uns saltos. O Hugo "Espigão" Carvalho por exemplo este ano vai competir numa Olympia 29er com forqueta em carbono. Há umas semanas atrás cruzei-me em Sintra com o Ricardo Marinheiro que treinava numa das suas Jorbi com forqueta em carbono.

Para subir é claramente uma vantagem, a descer obviamente q n dá tanta segurança... mas quem não tem cão caça com gato ;) E vai ser com esta máquina que vou participar e, se tudo correr bem, concluir a edição deste ano do Geotour.
 

MiGuEl_82

Active Member
E pronto, eis que passou o fim-de-semana tão esperado e que motivou a compra do actual quadro "provisório" e empréstimo da forqueta de carbono... Pelo segundo ano consecutivo participei no GeoTour, uma prova de dois dias que percorre trilhos, calçadas romanas e caminhos mineiros pelas aldeias de xisto dos concelhos do Fundão e Covilhã... à semelhança do ano passado esperava-nos muita dureza mas tb trilhos e paisagens espectaculares.

No sábado a etapa consistia em ligar a cidade do Fundão a São Jorge da Beira, numa distância de 50 kms com 1750 D+, com direito a passagem pelas Minas da Panasqueira e que praticamente terminou com uma longa subida de 7 kms desde as margens do Zêzere, a pouco mais de 300 metros de altitude, até aos 1000 metros. Já ontem o trajecto ligava São Jorge da Beira de volta ao Fundão. Foram 85 kms com 1950 D+, logo a começar com 200 metros de subida vertical a partir da linha de partida. Provavelmente os 85 kms de BTT mais espectaculares que fiz até hj. Entre os kms 10 e 27 basicamente serpenteámos a Albufeira da Barragem de Santa Luzia, culminando com uma travessia da respectiva barragem, deparando-nos com um cenário que nos faz sentir mínimos.

2 dias, 135 kms e 3700 D+ sem avarias ou quedas... Apenas um pequeno furo que vedou facilmente em segundos. A "Project Stealth" portou-se às mil maravilhas no meio de tanto maquinões... o nível da "concorrência" era mt alto e n existiam quaisquer aspirações em termos classificativos, o objectivo passava apenas por me divertir e mais uma vez terminar este desafio sem problemas mecânicos e/ou físicos. Missão cumprida!

O final do primeiro dia



A meio do segundo



A satisfação por mais um desafio superado



Com a fiel companheira desta aventura... provavelmente a sua última



De acrescentar que se houvesse uma categoria para forquetas rígidas teria ganho a mesma uma vez que era o único "chanfrado" que nem 80 mm de curso tinha à disposição... e dos poucos com roda 26!

Quanto ao quadro novo e suspensão, já há novidades mas para já ficam no segredo dos deuses ;)
 
Last edited:

Miguel79

New Member
Máquinão!!!! :)
Por acaso fiquei com curiosidade nesta aventura,que sabe para o ano. ;)
Agora venham de lá as novidades!!
Abraço.
 

MiGuEl_82

Active Member
Yep... o quadro já chegou, está na loja à espera que tenha suspensão e rodas 29 para fazer a montagem completa... foi um destes que me saiu na "rifa":

http://comunidadciclismo.com/wp-content/uploads/2012/11/Specialized-Carve-Pro-29.jpg
Specialized-Carve-Pro-29.jpg


Inicialmente enviaram uma Rockhopper Comp deste ano mas "contestei" uma vez que n considerava uma troca justa (o alumínio agora usado na Rockhopper é A1 e o da minha era M4, tal como esta Carve e a actual Crave).

As rodas é onde vai recair o grande investimento e já estão praticamente escolhidas. Serão ao que tudo indica umas B.O.R. 333 XMD com cubos Novatec, a pesarem menos de 1500 gramas. Quanto à suspensão, devido a um problema decorrente da tentativa de envio da Epicon que tinha para o importador, vou receber uma 29 praticamente de borla. E aqui disse tentativa pq ainda hj a Epicon se encontra no Centro Operacional dos CTT em Aveiro uma vez que foi transportada sem guia de transporte. Os CTT só a libertam dps do pagamento da multa mas a loja, que foi onde a Epicon foi recolhida, n considera que os CTT tenham procedido de forma profissional ao não verificarem a não existência da guia e por uma questão de principio preferem não pagar a multa (60 Euros) e assumir uma suspensão nova. Ora uma vez que uma suspensão 26 não me serviria de nada, optei por uma 29, pagando a diferença. Por decidir está ainda o modelo. Será uma Epicon, Epixon (novo modelo que este ano substituiu a Epicon) ou Axon, dependendo do que estou disposto a gastar.

Tudo o resto irá transitar da actual montada: travões, transmissão, espigão, avanço, guiador, selim. A curto prazo irei comprar uma nova pedaleira, provavelmente uma SLX.

Com td isto, espero ficar com uma 29er a rondar os 10,5/11 kgs. Por agora é esperar pela definição da suspensão a "encomendar" e assim que isso esteja tratado, mandar vir as rodas e pneus ;)
 

Tiagobart

Member
Vais ficar com uma 29 á maneira mesmo...Esse quadro é muito bonito mesmo e as rodas que falas são top, porque não optaste pelas crest?
abrc e boa sorte

p.s: Pensas manter a 26?
 

MiGuEl_82

Active Member
Tiagobart, em princípio não. Sinceramente acho q prefiro vender o material que sobra, e q não é assim tanto (rodas e quadro basicamente), e mais para a frente quem sabe investir numa fininha. A manter a 26 teria que investir numa suspensão uma vez q a forqueta não é minha para ter uma bicicleta mt semelhante à 29er porém de roda mais pequena. Se fosse FS talvez mantivesse mas assim acho q não vale a pena. Confesso no entanto que está montagem me agradou mt e q me vai custar um bocadinho desmantelar td. A bike ficou com um ar bem stealth e simples.

Quanto às rodas, vou optar pelas BOR em detrimento das ZTR basicamente pq são ligeiramente mais leves e por algum feedback mt positivo que recebi das BOR.

Tinric, é verdade que tudo se parece estar a compor. Mas quem me conhece ou quem vai acompanhando este tópico sabe bem a sina que tive com a suspensão que tinha. 4 idas ao importador com avarias constantes, uma "loja" que descartou qlqr tipo de apoio ao cliente a partir do momento em que os preciosos euros passaram para o seu lado, alegando inclusive fecho de actividade quando ainda hoje se mantém aberto, etc. Tb acho que já merecia alguma sorte ;)

No entanto, só descansarei quando tiver a suspensão nova na minha mão. Continuo ainda a aguardar uma informação por parte da loja. Infelizmente lêem os meus mails mas não respondem aos mesmos, algo que sinceramente me mete muita confusão. Na minha actividade profissional giro uma carteira de clientes e é impensável deixar 3/4 e-mails do mesmo cliente sem qlqr tipo de resposta. Mas cada um sabe de si e o futuro que quer para o seu negócio.

Resumindo, começo a estar mt ansioso com estas dependências de terceiros. Quero ter td resolvido e a bike montada assim que possível.
 

rgouveia

Member
Olha um quadro igualzinho ao meu.

Tenho esse quadro faz um ano, estando bastante satisfeito. Com esse quadro conseguem-se montagens com pesos bastantes interessantes, sem dar um grande rombo na carteira. A minha montada acusa neste momento 10,8kg.
Boa sorte com a tua "saga" e que tudo se resolva rapidamente.
 

MiGuEl_82

Active Member
Obg rgouveia! A minha saga está "resolvida"... Comprei a Reba pq o valor q queriam q desse pela Epicon 29 era absurdo. Aproveitei o preço excelente a q está Reba estava na "só truques" e mandei vir tb as rodas, q já estavam escolhidas, pneus e válvulas tubeless.

Tive c o quadro na mão na semana passada e pareceu ser bastante leve. Pelas minhas estimativas, tendo em conta o material q vai migrar e o peso da Reba e das rodas, devo ficar c qlqr coisa perto dos 10,5 kgs.

Agora vou vender o material do qual n irei necessitar de modo a tentar amortizar o rombo. Quadro, rodas e suspensão (quando voltar reparada).
 
Last edited:

MiGuEl_82

Active Member
Sim Tiago, tive. Por um lado é melhor pq assim comprei o q quis e n tive q ser "obrigado" a ficar c algo q n seria de td a minha primeira escolha. A Reba ficou por um óptimo preco, inferior à Epicon por exemplo.

A minha 26 ou volta reparada ou alguém terá q assumir uma suspensão nova, 26 obviamente. Assim q regresse é p meter à venda, juntamente com o quadro e as rodas.
 

MiGuEl_82

Active Member
Aqui estão elas

aahao5.jpg


2gx1kwo.jpg


w2f3i0.jpg


Insignia, é o Carve Pro 2013... Sempre é melhor q o Rockhopper Comp 2015 que inicialmente foi enviado para a loja...
 
Top