Specialized Rockhopper 2006

#1
Boas!

Está na hora de apresentar a minha "nova" bike. Finalmente arranjei tempo para lhe dar uns kms e experimentar/habituar a coisas que pura e simplesmente não estava habituado.

Chamo a atenção que esta analise é feita por um gajo que, em termos de experiência nestas coisas, sabe-se equilibrar e pouco mais. :)

Boas noticias é que não caí nenhuma vez. E acabei por descobrir um sitio excelente, relativamente bem abrigado do vento (que se faz sentir com rajadas fortíssimas por estes lados), onde, pelos vistos, se "treinam" alguns jipes e moto4. Para quem conhece o sitio, e correndo o risco de alienar pessoal, é um descampado em Famões à frente da Renault. Infelizmente não tirei fotos ao sitio nem a bicicleta. :oops: Mas ficam prometidas quando lá voltar. Todas as fotos que vou colocar agora são de terça-feira, que foi quando a bicicleta chegou a casa. :)

Passo então à apresentação da miuda:



Descrição sucinta de alguns componentes:
Quadro: Specialized A1 Premium Aluminium frame with double butted front triangle, ORE DT, reinforced disc mount, and externally machined HT
Suspensão: Rock Sock J3
Sistema de travagem: Avid Juicy 5
Transmissão: Deore excepto desviador traseiro LX
Cassete e corrente: impossivel saber...

Peso actual: 13,02kg pesados na loja.

Tudo o resto é o normal para bicicletas daquela gama, daquele ano.

Comprei-a porque é um quadro que me assenta bem (é um XL), foi relativamente barata e queria uma coisa sobretudo fiavel e que me servisse de base de aprendizagem sem os contras que a experiência de ter uma bike traz.

Após os 11km de hoje (grande parte em terreno pedregoso/arenoso) e algum alcatrão, tenho a dizer que é uma bike que me faz sorrir quando desço e conquisto subidas com ela. Agora compreendo, realmente, o vicio do BTT.

Estou bastante satisfeito com a bicha (salvo seja). Até a suspensão (que é uma ancora...) absorve alguns abusos que pensei que seria transmitidos com mto mais vigor ao meu esqueleto!
Adoro a progressividade dos Juicy 5! No entanto tenho o travão da frente a fazer algum barulho mas não deve ser nada de extraordinário de verificar, até porque não perco força de travagem.
Toda a transmissão é certinha, se bem que com alguns defeitos ao nivel de ruidos nas passagens. Mas nunca deixa de passar, mesmo em plena subida. Por isso digo: para já Deore é suficientemente bom, muito obrigado!

Preferi tambem colocar logo uns pedais de encaixe e, nunca tendo andado numa bicicleta com os pés presos (as de cycle não contam, pois não? :p), tive bastante receio de cair. Pois só vos digo que o medo é MTO superior quando não tenho os pés encaixados, seja a subir, seja a descer! É tão natural pedalar assim que lanço aqui um apelo a todos os que têm receio: experimentem! não vão querer outra coisa!

Sei que não é uma grande bomba mas aqui ficam mais algumas fotos:






Planos para ela: abusar de mim e dela e fazer upgrade ao material conforme o desgaste for surgindo e quando sentir necessidade. Mas sei que devia começar pela suspensão e rodas. Com essa troca espero mandar a miuda para os 12kg.

E pronto... aqui fica apresentada a menina dos meus olhos. Sei que não é nada de especial, mas é minha! :mrgreen:
 
#7
DESLIGA_O_CAPSLOCK said:
Xiça, foi um bocado puxado...600€ por uma bike já usada e com alguns anos...
Talvez tenhas razão mas serviu-me perfeitamente, mais do que outras que experimentei ou outras que pura e simplesmente não conseguia arranjar quadro para o meu tamanho...
 
#8
Aqui ficam mais 2 fotos da bicha e algumas do terreno que ela tem pisado perto de minha casa:










(peço desculpa pela qualidade das fotos. não sei bem o que se passa com esta máquina mas acho que está a entregar a alma ao criador...)
 
#10
ricsaraiva said:
O pneu traseiro não está montado ao contrário? :mrgreen:
O material que tens na bike é o de origem (selim, suspensão, travões...)? Eu tenho uma Rockhopper Comp Disc de 2007 e apesar de algumas coisas serem iguais há outras que são bem diferentes como travões e suspensão...
Mas tens ai uma bike porreira para umas boas voltinhas! :)
Abraço.

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,20435.0.html
Nunca senti perca de rendimento do pneu traseiro. Quanto mto já me safou algumas vezes a ir buscar tracção onde já estava a espera de escorregar. Mas logo vou dar uma olhadela atenta ao pneu para verificar isso. Seja como for, o pneu traseiro já não está em condições perfeitas e, como tal, o proximo upgrade serão uns pneus novos montados numas rodas novas.

Quanto ao material de série: quanto ao selim não te consigo precisar se é o de série. Mas a Rockhopper 2006 vem com a J3 e com os Juicy 5 (já disse que gosto mto dos Juicy 5? :p ).

Cumprimentos caro colega "rockhopperiano".
 
#11
Realmente 600€ mais valia teres comprado uma nova sempre tinhas a garantia vitalicia do quadro... assim tens uma bike com 3 anos e sem garantia.... mas desde que te sintas feliz em cima dela é o que conta ;)
 
#13
Caros amigos, um quadro do qual eu gosto muito!
Muito boa geometria, o meu fez nas minhas mãos mais de 3500Km, muitos deles nas mais duras condições!
Infelizmente tive que reduzir o peso do quadro e adquiri outro mais leve, mas já está para ser montado com novos componentes.
Fica aqui o peso confirmado do maravilhoso e bonito quadro!

 
#14
Bem apesar do seu peso tenho um e so me tem dado alegrias :mrgreen:

estava na ideia que o peso estava na ordem dos 2kg mas é mais levezinho ainda bem....


Obrigado firmaster pelo esclarecimento :yeah: