Specialized Hardrock Sport 11 - Análise

Bom dia pessoal.

Ao fim de um ano montado em cima da minha bicicleta decidi criar este tópico para mostrar o que tenho, pedir opiniões e acima de tudo partilhar a minha experiência.

Sou proprietário de uma HardRock Sport de 2011 laranja (deve de ser a única nos passeios, portanto sabem logo que sou eu:D.)
http://www.specialized.com/pt/pt/bikes/archive/2011/hardrock/hrinthardrocksport

Uma bicicleta de baixa gama, comprada a um óptimo preço.
Escolhi este modelo devido ás reviews que li (denominada "tanque de guerra"), e devido principiante ao uso que lhe iria dar (pequenos passeios e alguns trajectos de estrada).

Até agora estou bastante satisfeito com ela, para o uso que dou tem superado todas as expectativas.

Quando tiver um tempinho extra logo, vou contar o que já mudei, o que penso mudar, e as peripécias que já tive com ela.

 
Irei agora dar a conhecer um pouco mais a bicicleta.

Entre as principais características, a que vêm em primeiro lugar a negativo, o peso. A bicicleta é pesada, sem duvida. Rodas pesadas, suspensão pesada, quase tudo pesado de mais...

Em relação à suspensão, vêm equipada com uma Suntour XCM, 80mm de curso, pesada como tudo a subir, mas de fácil manutenção. É uma suspensão que serve para iniciar. O bloqueio é bastante fraco, anda todo de roda e têm folga, mas é coisa que não me preocupo, pois é muito raro bloquear...

Falando nas rodas, maquinadas para v-brake têm uns cubos fraquinhos, mas que nunca me deram problemas. Lubrificando e dando um ajuste de vez em quando ficam a trabalhar como novos. Vêm equipadas com uns pneus Specialized Fast Track 2.0. Aqui um ponto forte, estou pasmado com a qualidade rolante destes pneus! Claro que nem tudo é bom, em lama é para esquecer... Com 1500KM estão a meio uso...

O quadro, nunca o pesei, não deve de ser muito leve, mas é confortável. a pintura podia ser um pouco mais resistente, pois ao mínimo toque, fica logo marcado.

Transmissão, 3x8 velocidades, com cassete SRAM 820, corrente KMC X8 e pedaleira suntour. A cassete não valia muito, baixa gama, com um comportamento estranho. De muito pesado passava para muito leve, não tinha uma dentição linear. Resistiu 1300km, não sei se é pouco ou muito. Quanto à pedaleira, nada a acrescentar. Os manípulos Acera não são péssimos de todo, bem lubrificados trabalham bem e nunca me falharam, apenas as borrachas dos dedos se estão a deteriorar Desviadores, com um Altus á frente, falha como tudo, desafina, têm um mau trabalhar. Alivio atrás, nenhuma queixa, nunca me deixou ficar mal, apenas deixa a corrente balançar muito... A mola é bastante fraca, mas no geral até estou contente.
Quanto a ter 8 velocidades, até agora não me desapontou. Vou a todos os lados, subo tudo, desço tudo. Posso fazer um esforço maior, mas tenho muita barriga para perder :D.

Em relação aos V-brake, são de raça Shimano, e combinado com umas pastilhas BBB triplo composto fazem milagres! Nunca senti necessidade de disco, e quando digo nunca, é mesmo nunca! Já passei em muita lama (quem foi ao passeio de Alvarinhos 2013 sabe o que estou a falar), e sempre tive um bom poder de travagem! Claro que com disco era completamente diferente, mas esta é a verdade, para o meu uso, meus amigos está excelente...

O selim Specialized XC BG é confortável QB,, mas ao fim de 40/50 km começam as dores no rabo, mas nada que não se aguente.

Resumindo, uma bicicleta de entrada de gama, com algumas coisas a ir mudando com o tempo e €, mas que vai dando para dar umas voltitas pela região.
Ao preço de tabela é uma bicicleta cara para os componentes que traz, mas na altura olhei e gostei, em promoção, e o resto já sabem como é...
 
Upgrades:

Como tudo na vida, tudo merece reforma, então dei reforma aos pedais de plataforma que vinham de origem, dando lugar aos Shimano 520 actuais. Com a plataforma não sentia segurança a descer, os pés escorregavam com lama e água, tendo caído e levado com os pedais nas canelas por diversas vezes. Chateiei-me e comprei pedais + sapatos specialized. A melhor compra até agora, mais segurança, mais conforto, mais força, mais quedas, mais de tudo! Até agora estou super contente e satisfeito!

Á pouco tempo, já com a corrente com muita folga troquei a corrente, saiu KMC x8 e entrou SRAM PC830. Quanto a cassete saiu a PG820 e entrou para o lugar uma HG40 Shimano. Até agora foi uma óptima compra, melhorou bastante a troca de mudanças, sem estalos nem prisões.

Recentemente troquei cabos e bichas Jagwire por Shimano. Foi do dia para a noite, estou também bastante contente com a compra. Mudei a cor de branco para preto, já estava cansado de estar sempre a limpar as bichas e fartei-me um pouco do branco.

De resto está tudo mais ou menos como veio, apenas baixei um pouco o guiador (coloquei uma anilha acima) e pouco mais... Agora espero por recomendações vossas:p
 

fabio viana

Well-Known Member
boas, pelo que vi estas a fazer upgrades só no que sentes necessidade.
uma das coisas que podias melhorar era a suspensão, que podias optar por uma suntour epicon
 
Obrigado pela dica Fábio.

Já tinha pensado nisso mesmo, mas ainda não senti necessidade, apesar de tirar 1 kg à bike!
Por incrível que pareça, nunca bati no fundo com a minha! Ou desvio-me sempre de tudo o que apareça, ou a mola deve de ser de carro! Mas claro, os braço sofrem muito mesmo...
Agora a questão é esta, será que há EPICON para v-brake?

V-brake pode estar a cair em desuso, principalmente por preconceito/moda, mas para mim, não há nada melhor que a manutenção de V-brake. Rápida, fácil e de baixo custo. Estes são os pontos que me levam a utilizar V-brake.

Em relação a coisas mínimas que possa fazer, há alguma coisa que vos venha à cabeça?
 
Uma ajuda pessoal.

Com 1400km o meu pneu traseiro Spec Fast Track LK está quase nas lonas.
Consideram um desgaste normal?
Gostei deste pneu, bastante rápido mas agora já sinto pouco seguro.

Estava a pensar colocar o da frente para trás e arranjar um novo para a frente. Posso trocar?
O que aconselham novo?
 
Boa noite.
Respondendo ao Ricardo Martins, com 1400km, os Fast Track LK tiveram o desgaste que tiveram, e o melhor é trocar e esquecer.

Em relação à 2ª pergunta, não troquei o pneu da frente para trás, preferi guardar para um futuro passeio de estrada.

Em relação à ultima pergunta, que pneus novos me aconselham? Aconselho os meus novos GEAX SAGUARO 2.0.
E querem saber o que aconselho mais? A loucura que fiz com o meu mecânico de eleição (ao qual agradeço uma vez mais!):
Pneus aramid tubeless! Parece que ganhei uma nova suspensão! as pequenas pedras que a minha suspensão não "amaciava" são agora esquecidas com o tubeless.
Ganhei bastante conforto, e principalmente bastante mais tracção.

Foi feito pelo sistema da Power tape com selante GEAX, e até agora 5 estrelas. Pouco vazam, ficaram selados à primeira!

Entretanto fiz a revisão à suspensão, e claro,tirei fotos a todos os passos para ajudar todos os colegas que estão com duvidas. Amanha posto porque por hoje já chega de tecnologias :cool:
 
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essence_s

New Member
Está bué de colorida, eh,eh!
Acho que esses pneus com faixa de cor ficam melhor em quadros e bikes escuras para lhes dar alguma vida, agora nessa ...o que interessa é que isso está tubless e a bombar!!
 
Para monotonia já chega as horas de trabalho que passo em frente ao PC.
Agora mais a sério, por mais 8 euros tinha uns pneus iguais mas todos pretos, e achei que não valia a pena... E foi uma ajuda para o vedante.
Fica diferente e assim, toda a gente olha espantada com esta beleza quando passo.:cool:
 
Como prometido cá fica, a revisão da minha Suntour XCM V3 2011:

Antes de todos os passos, ligar o fogareiro e colocar carvão :D.

1º passo: procurar na net o mapa de peças para ir acompanhando a desmontagem, para o caso de surgir duvidas do tipo: esta peça é de onde? qual o sentido da mesma? Se precisarem poderei enviar o mesmo por email.

2º passo: Colocar a dita bicicleta no suporte caseiro (quem tiver, quem não tiver poderá colocar onde costuma fazer a revisão...). Eu não desmontei o avanço pois dava mais jeito trabalhar com a suspensão presa.

3º passo: retirar tudo o que não interessa da suspensão, incluindo travão, roda, conta km.





4º passo: Desapertar as porcas com a respectiva chave de bocas, neste caso chave 10. Ter cuidado para não moer as porcas, pois se a chave não estiver bem encaixada, as porcas moem facilmente.



5º passo: Retirar as bainhas. Neste caso nem tive de fazer muita força, elas deslizaram com bastante facilidade. Quem não conseguir poderá bater com um maço de borracha na parte superior para elas descerem.





6º passo: Retiradas as bainhas, vamos começar por retirar toda a massa velha e areia que fica agarrada ao exterior das pernas da suspensão.










Como podem ver tinha alguma areia já agarrada às pernas, mas água nem vê-la! parece que sou um sortudo, visto haver diversas reclamações desta suspensão com água no interior.

Podemos neste passo aproveitar as mãos cheias de massa e óleo e limpar o interior das bainhas com um pano. (não usei solventes, tive medo que ficasse um pouco dentro, deteriorando a massa que fosse pôr.)



Os retentores estavam novos, mas com alguma sujidade. Aqui utilizei um pano embebido com spray de silicone para renovar o interior dos mesmos



Pousar as bainhas num local seguro.

7º passo: Retirar com bastante cuidado, com uma chave de fendas o bloqueio da suspensão. Aqui o truque é levantar um pouco de um lado, levantar do outro, sempre aos poucos para não ferir a peça.



8º passo: Com a chave própria, ou com uma feita por mim ;) desenroscar o engenho que faz o bloqueio da esquerda para a direita, senão irão fazer força desnecessária e estragar os dentes (tipo muralha de castelo) que esta peça têm.





9º passo: depois de retirado todo o engenho de bloqueio (atenção à posição deste, convêm para os mais distraídos construírem um esquema!), retirar a mola. Para isso basta empurrar o varão (onde enrosca as porcas que falei à pouco) para cima e a mola irá subir.



10º passo: limpeza da mola. Poderão utilizar um solvente, tipo limpeza de travões, para limpar toda a gordura existente na mesma. De seguida, poderão passar um pano, ou mesmo para limpar a fundo utilizar o solvente para limpar o interior das pernas.



De seguida secar todo o interior da perna e lubrificar a mola (aqui deixo ao critério de cada um, há quem utilize vaselina, massa consistente industrial (amarela). Eu utilizei massa consistente da Decathlon com teflon.

Voltar a colocar a mola lubrificada e o engenho do bloqueio. Podem colocar massa na parte inferior da mola demodo a que não entre àgua para o interior da perna



Voltar a apertar com a chave especial o topo da suspensão.
Colocar a patilha do bloqueio que retiraram com a chave de fendas.



11º passo: feita a perna do lado direito, iremos para a esquerda. O processo é o mesmo, desapertar com a chave especial o topo, desta vez não é o bloqueio, é a pré carga.



Retirada a pré carga a mola subirá e fazer o mesmo trabalho que na outra perna, limpeza da mola e interior da perna, lubrificação, e aperto do topo com a chave especial.

12º passo: Lubrificar o interior das bainhas e pernas da suspensão.









Coloquei uma boa camada de massa nos retentores para evitar entrar água para dentro dos mesmos. Acontece que nas primeiras voltas todo o pó se vai agarrar ás pernas, mas após 50/100km volta tudo ao normal. Apenas é necessário um pouco mais de cuidado extra.
Contudo hoje se calhar não aconselharia, fica ao critério de cada um...

13º passo: Colocar as bainhas nas pernas, apertar as porcas por baixo com o torque aconselhado (neste meu caso foi a olhometro :hmmm:)



14º passo: Depois de tudo apertado, as pernas ficaram cheias de massa, e teremos de limpar esse excesso todo



15º passo: :zezus: rezar durante dois dias e experimentar se o bloqueio está correctamente montado. Se funcionar, é porque está.

16º passo: :zezus: voltar ás rezas e ver se está tudo ok, dar umas valentes bombadas. Ajustar a pré carga.

17º passo: Voltar a montar travões, conta km, roda e apreciar todo o esforço e dedicação que deram a esta revisão.



18º passo: Lembra-se do fogareiro, neste momento já deve de ter uma boa capa branca, pronto a grelhar o que quiserem:D:D:D



Resumindo, a suspensão ficou mais soft, sem ruídos de fundo. Não tinha ferrugem, apenas uns picos na perna direita. Deve de aguentar mais uns 6 mesitos.


Uma chamada de atenção para os proprietários desta suspensão:



DO NOT USE FOR: Freeride, Downhill e Jump
Querem fazer isto, comprem melhor. Querem fazer um uso recreativo, Podem apostar nisto. Para o meu uso, 5 estrelas, como podem ver a manutenção é bastante simples.

Um abraço
 
Bem, já lá vão algumas voltas com tubeless, e é só maravilhas.
Pneus mais rolantes, maior aderência, menos pressão, de 40/45PSI passei para 30PSI.
Vazam um pouco numa semana, cerca de 5PSI, mas nada que não se encha novamente :D

Recomendo!
 

tinric

Super Moderador
Só agora vi este tópico.

Parabéns pela partilha e dedicação (tirar fotos a cada passo dum processo destes para partilhar aqui com a malta e mais tarde recordar, é bem)

Abraço e obrigado.

... e boas voltas.
 
Pessoal, após 2000km já feitos, equaciono trocar a minha laranjinha pela rockrider 8.3.

Acham que fico a ganhar? Será uma daquelas trocas do dia para a noite? Já tive a oportunidade de andar um pouco com ela, e fiquei bastante entusiasmado.

Esta suspensão, já noto que seja bastante fraca para mim, para o que faço, ou seja, tinha de a trocar.
Os V-brakes, apesar de ser fã, já noto falta de rendimento para o meu andamento, troca.
As rodas idem idem, são fraquitas para a serra, empenam muito, para além dos cubos nem serem isolados...
A transmissão, de 8 velocidades, nunca me deixou ficar mal, não acho que seja curta, com 11-32 faço quase tudo, mas o material, apenas se arranja baixa gama, como tal, as passagens não são as melhores.

Com isto tudo não digo que seja uma má bicicleta, pois não cuspo onde comi, apenas sinto necessidade de um grande upgrade, pois sinto que já estou a abusar do material...

O que acham pessoal?
Quadro: 1.450kg 6061 + Caixa cónica + Pressfit
Suspensão Manitou Marvel pro 100mm 1589gr
Transmissão: Sram x7 direct mount frente / Sram x9 type 2 tráz 10v
Cassete 1030/50 Sram + Corrente 1031 Sram
Travões elixir 3
Rodas: Mavic Crossride
e o resto é o normal... Guiador aluminio Rockrider, avanço rockrider,
Total 11.5kg

http://www.btwin.com/en/cross-country-mtb/14051-rockrider-83.html

Como sempre será para utilizar na serra de Sintra e arribas da zona, muita pedra pequena e areia ás carradas... :)

PS: não será o fim da laranjinha, ela será oferecida á minha companheira de vida :p
 
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