Como prometido cá fica, a revisão da minha Suntour XCM V3 2011:
Antes de todos os passos, ligar o fogareiro e colocar carvão
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1º passo: procurar na net o mapa de peças para ir acompanhando a desmontagem, para o caso de surgir duvidas do tipo: esta peça é de onde? qual o sentido da mesma? Se precisarem poderei enviar o mesmo por email.
2º passo: Colocar a dita bicicleta no suporte caseiro (quem tiver, quem não tiver poderá colocar onde costuma fazer a revisão...). Eu não desmontei o avanço pois dava mais jeito trabalhar com a suspensão presa.
3º passo: retirar tudo o que não interessa da suspensão, incluindo travão, roda, conta km.
4º passo: Desapertar as porcas com a respectiva chave de bocas, neste caso chave 10. Ter cuidado para não moer as porcas, pois se a chave não estiver bem encaixada, as porcas moem facilmente.
5º passo: Retirar as bainhas. Neste caso nem tive de fazer muita força, elas deslizaram com bastante facilidade. Quem não conseguir poderá bater com um maço de borracha na parte superior para elas descerem.
6º passo: Retiradas as bainhas, vamos começar por retirar toda a massa velha e areia que fica agarrada ao exterior das pernas da suspensão.
Como podem ver tinha alguma areia já agarrada às pernas, mas água nem vê-la! parece que sou um sortudo, visto haver diversas reclamações desta suspensão com água no interior.
Podemos neste passo aproveitar as mãos cheias de massa e óleo e limpar o interior das bainhas com um pano. (não usei solventes, tive medo que ficasse um pouco dentro, deteriorando a massa que fosse pôr.)
Os retentores estavam novos, mas com alguma sujidade. Aqui utilizei um pano embebido com spray de silicone para renovar o interior dos mesmos
Pousar as bainhas num local seguro.
7º passo: Retirar com bastante cuidado, com uma chave de fendas o bloqueio da suspensão. Aqui o truque é levantar um pouco de um lado, levantar do outro, sempre aos poucos para não ferir a peça.
8º passo: Com a chave própria, ou com uma feita por mim
desenroscar o engenho que faz o bloqueio da esquerda para a direita, senão irão fazer força desnecessária e estragar os dentes (tipo muralha de castelo) que esta peça têm.
9º passo: depois de retirado todo o engenho de bloqueio (atenção à posição deste, convêm para os mais distraídos construírem um esquema!), retirar a mola. Para isso basta empurrar o varão (onde enrosca as porcas que falei à pouco) para cima e a mola irá subir.
10º passo: limpeza da mola. Poderão utilizar um solvente, tipo limpeza de travões, para limpar toda a gordura existente na mesma. De seguida, poderão passar um pano, ou mesmo para limpar a fundo utilizar o solvente para limpar o interior das pernas.
De seguida secar todo o interior da perna e lubrificar a mola (aqui deixo ao critério de cada um, há quem utilize vaselina, massa consistente industrial (amarela). Eu utilizei massa consistente da Decathlon com teflon.
Voltar a colocar a mola lubrificada e o engenho do bloqueio. Podem colocar massa na parte inferior da mola demodo a que não entre àgua para o interior da perna
Voltar a apertar com a chave especial o topo da suspensão.
Colocar a patilha do bloqueio que retiraram com a chave de fendas.
11º passo: feita a perna do lado direito, iremos para a esquerda. O processo é o mesmo, desapertar com a chave especial o topo, desta vez não é o bloqueio, é a pré carga.
Retirada a pré carga a mola subirá e fazer o mesmo trabalho que na outra perna, limpeza da mola e interior da perna, lubrificação, e aperto do topo com a chave especial.
12º passo: Lubrificar o interior das bainhas e pernas da suspensão.
Coloquei uma boa camada de massa nos retentores para evitar entrar água para dentro dos mesmos. Acontece que nas primeiras voltas todo o pó se vai agarrar ás pernas, mas após 50/100km volta tudo ao normal. Apenas é necessário um pouco mais de cuidado extra.
Contudo hoje se calhar não aconselharia, fica ao critério de cada um...
13º passo: Colocar as bainhas nas pernas, apertar as porcas por baixo com o torque aconselhado (neste meu caso foi a olhometro :hmmm
14º passo: Depois de tudo apertado, as pernas ficaram cheias de massa, e teremos de limpar esse excesso todo
15º passo: :zezus: rezar durante dois dias e experimentar se o bloqueio está correctamente montado. Se funcionar, é porque está.
16º passo: :zezus: voltar ás rezas e ver se está tudo ok, dar umas valentes bombadas. Ajustar a pré carga.
17º passo: Voltar a montar travões, conta km, roda e apreciar todo o esforço e dedicação que deram a esta revisão.
18º passo: Lembra-se do fogareiro, neste momento já deve de ter uma boa capa branca, pronto a grelhar o que quiserem
Resumindo, a suspensão ficou mais soft, sem ruídos de fundo. Não tinha ferrugem, apenas uns picos na perna direita. Deve de aguentar mais uns 6 mesitos.
Uma chamada de atenção para os proprietários desta suspensão:
DO NOT USE FOR: Freeride, Downhill e Jump
Querem fazer isto, comprem melhor. Querem fazer um uso recreativo, Podem apostar nisto. Para o meu uso, 5 estrelas, como podem ver a manutenção é bastante simples.
Um abraço