Boas.
Já ando à um tempo para abrir a minha analise à minha companheira de trilhos desde Setembro do ano passado.
É uma Specialized Hardrock Comp de 2005.
Tendo feito já mais de 2000kms com ela, julgo que já posso analiza-la com alguma experiência.
Como disse é uma Hardrock Comp mas com uma particularidade, a pintura do quadro é de uma Hardrock Pro Disc. Acho que a diferença mesmo é só a sigla "Comp" no quadro.
Equipamento:
Quadro: A1 Premium Aluminum, DT/HT 3D box gusset, forged dropouts with reinforced disc mount and eyelets, replaceable forged alloy derailleur hanger, disc only, designed for 100mm travel fork
Forqueta: Marzocchi MZ Comp, 100mm travel, preload adjust, steel steerer, elastomer/coil spring
Avanço: Antes-Specialized Mobius, alloy, 10 degree rise | Agora-BBB BHS-08 ROADFORCE II 60mm
Guiador: Antes-Alloy, 38mm rise, 9 degree sweep | Agora-BBB BHB-05 LITEBAR / LITEBAR OS
Punhos: Antes-Specialized double density Kraton | Agora-Ritchey WCS ERGO
Bar ends: Antes-Não tinha | Agora-BBB BBE-17 LIGHTSTRAIGHT
Travões: Antes-Avid BB5 mechanical disc, 6" rotor | Agora-Avid Juicy 3 2009
Manetes de Travão: Antes-Avid FR-5 | Agora-Avid Juicy 3 2009
Desviador Traseiro: Antes-Shimano Alivio |Agora-Não houve alteração
Desviador Dianteiro: Antes-Shimano Acera, 31.8mm clamp, bottom pull | Agora-Não houve alteração
Manetes Mudanças: Antes-Shimano Deore SL | Agora-Não houve alteração
Cassete: Antes-Shimano HG-50, 8-speed, 11x30t | Agora-SRAM PG-830 8speed 11-32
Corrente: Antes-Shimano IG-53 | Agora-Shimano IG-53 (Nova)
Pedaleira: Antes-Truvativ ISO-Flow, alloy, capless bolts | Agora-Não houve alteração
Pratos: Antes-42t Cr-Mo x 32t heat-treated Cr-Mo x 22t heat-treated Cr-Mo, replaceable | Agora-Não houve alteração
Eixo pedaleiro:Antes-Truvativ, 68x113mm, square taper, sealed cartridge bearing with drive and static side crank stops | Agora-Não houve alteração
Pedais:Antes-Dual sided, composite body, steel cage, toe clip compatible | Agora-Crank Brothers Smarty
Aros-Antes-2x Alex DP-20, Disc, 26"x1.5", double wall, machined side wall, black|Agora-Mavic 317 & Alex DP-20 Disc
Cubo Dianteiro: Antes-Joy-Tech, disc, 36 hole, ground race double sealed loose ball with alloy QR | Agora-Shimano Deore XT
Cubo Traseiro: Antes-Joy-Tech, disc, freehub, 36 hole, ground race double sealed loose ball with alloy QR | Agora-Não houve alteração
Raios: Antes-2.0mm (14g) stainless steel, brass nipples, L267/R267mm front, L266/R264mm rear | Agora-Não houve alteração
Pneu Dianteiro: Antes-Specialized Enduro Sport, 26"x2.2", wire bead | Agora-Geax Saguaro 26"x2.0"
Pneu Traseiro: Antes-Specialized Enduro Sport, 26"x2.2", wire bead | Agora-Specialized The Captain Control 26"x2.00"
Cameras de Ar: Antes-Specialized schraeder valve | Agora-Kenda Ultra Lite Schrader
Selim: Antes-Specialized Body Geometry Sport MTB | Agora-Selle Italia X0 TransAM
Espigão: Antes-Alloy 30.9mmx300/350mm, micro adjust | Agora-Easton EA30 2009
Análise:
Bem, passados estes kms todos de pedras e lama e terra e etc, devo dizer que porta-se muito bem.
Não é uma bicicleta topo de gama, como sabemos mas porta-se bastante bem face às dificuldades.
Quanto ao peso peca pela suspensão e pelas rodas, que futuramente irei alterar, logo que haja t€€mpo.
A suspensão é bastante pesada, funciona mais ou menos, vá.. também não se pode pedir muito, às vezes funciona demais nas subidas, quando menos eu preciso dela.
O quadro, esteticamente, pessoalmente, acho lindo, tem uma cor que me agrada muito, e é muito robusto, face às pancadas que já levou.
A transmissão, como vemos, não é das melhores mas continua afinadinha como um relógio e quase nunca me falha.
Quanto aos travões, agora hidráulicos, respondem muito bem.
Já participei nalguns passeios e maratonas e nunca fiquei pelo caminho devido a falhas na bicicleta.
Esta opinião é pouco técnica porque daquilo que falo, pouco sei.
Este bike foi aquela que me pôs o bichinho outravez do BTT, visto a minha anterior não me puxar muito (Rockrider 3.1 ou qualquer coisa assim).
As próximas alterações passam pela mudança da MZ Comp para uma SR Suntour Epicon RLD e das rodas para umas Fulcrum Red Metal 5.
E agora umas fotos:
Raid Alvalade-Porto Côvo
Aqui nas 24h de Coruche.
Depois de um passeio nocturno.
Já ando à um tempo para abrir a minha analise à minha companheira de trilhos desde Setembro do ano passado.
É uma Specialized Hardrock Comp de 2005.
Tendo feito já mais de 2000kms com ela, julgo que já posso analiza-la com alguma experiência.
Como disse é uma Hardrock Comp mas com uma particularidade, a pintura do quadro é de uma Hardrock Pro Disc. Acho que a diferença mesmo é só a sigla "Comp" no quadro.
Equipamento:
Quadro: A1 Premium Aluminum, DT/HT 3D box gusset, forged dropouts with reinforced disc mount and eyelets, replaceable forged alloy derailleur hanger, disc only, designed for 100mm travel fork
Forqueta: Marzocchi MZ Comp, 100mm travel, preload adjust, steel steerer, elastomer/coil spring
Avanço: Antes-Specialized Mobius, alloy, 10 degree rise | Agora-BBB BHS-08 ROADFORCE II 60mm
Guiador: Antes-Alloy, 38mm rise, 9 degree sweep | Agora-BBB BHB-05 LITEBAR / LITEBAR OS
Punhos: Antes-Specialized double density Kraton | Agora-Ritchey WCS ERGO
Bar ends: Antes-Não tinha | Agora-BBB BBE-17 LIGHTSTRAIGHT
Travões: Antes-Avid BB5 mechanical disc, 6" rotor | Agora-Avid Juicy 3 2009
Manetes de Travão: Antes-Avid FR-5 | Agora-Avid Juicy 3 2009
Desviador Traseiro: Antes-Shimano Alivio |Agora-Não houve alteração
Desviador Dianteiro: Antes-Shimano Acera, 31.8mm clamp, bottom pull | Agora-Não houve alteração
Manetes Mudanças: Antes-Shimano Deore SL | Agora-Não houve alteração
Cassete: Antes-Shimano HG-50, 8-speed, 11x30t | Agora-SRAM PG-830 8speed 11-32
Corrente: Antes-Shimano IG-53 | Agora-Shimano IG-53 (Nova)
Pedaleira: Antes-Truvativ ISO-Flow, alloy, capless bolts | Agora-Não houve alteração
Pratos: Antes-42t Cr-Mo x 32t heat-treated Cr-Mo x 22t heat-treated Cr-Mo, replaceable | Agora-Não houve alteração
Eixo pedaleiro:Antes-Truvativ, 68x113mm, square taper, sealed cartridge bearing with drive and static side crank stops | Agora-Não houve alteração
Pedais:Antes-Dual sided, composite body, steel cage, toe clip compatible | Agora-Crank Brothers Smarty
Aros-Antes-2x Alex DP-20, Disc, 26"x1.5", double wall, machined side wall, black|Agora-Mavic 317 & Alex DP-20 Disc
Cubo Dianteiro: Antes-Joy-Tech, disc, 36 hole, ground race double sealed loose ball with alloy QR | Agora-Shimano Deore XT
Cubo Traseiro: Antes-Joy-Tech, disc, freehub, 36 hole, ground race double sealed loose ball with alloy QR | Agora-Não houve alteração
Raios: Antes-2.0mm (14g) stainless steel, brass nipples, L267/R267mm front, L266/R264mm rear | Agora-Não houve alteração
Pneu Dianteiro: Antes-Specialized Enduro Sport, 26"x2.2", wire bead | Agora-Geax Saguaro 26"x2.0"
Pneu Traseiro: Antes-Specialized Enduro Sport, 26"x2.2", wire bead | Agora-Specialized The Captain Control 26"x2.00"
Cameras de Ar: Antes-Specialized schraeder valve | Agora-Kenda Ultra Lite Schrader
Selim: Antes-Specialized Body Geometry Sport MTB | Agora-Selle Italia X0 TransAM
Espigão: Antes-Alloy 30.9mmx300/350mm, micro adjust | Agora-Easton EA30 2009
Análise:
Bem, passados estes kms todos de pedras e lama e terra e etc, devo dizer que porta-se muito bem.
Não é uma bicicleta topo de gama, como sabemos mas porta-se bastante bem face às dificuldades.
Quanto ao peso peca pela suspensão e pelas rodas, que futuramente irei alterar, logo que haja t€€mpo.
A suspensão é bastante pesada, funciona mais ou menos, vá.. também não se pode pedir muito, às vezes funciona demais nas subidas, quando menos eu preciso dela.
O quadro, esteticamente, pessoalmente, acho lindo, tem uma cor que me agrada muito, e é muito robusto, face às pancadas que já levou.
A transmissão, como vemos, não é das melhores mas continua afinadinha como um relógio e quase nunca me falha.
Quanto aos travões, agora hidráulicos, respondem muito bem.
Já participei nalguns passeios e maratonas e nunca fiquei pelo caminho devido a falhas na bicicleta.
Esta opinião é pouco técnica porque daquilo que falo, pouco sei.
Este bike foi aquela que me pôs o bichinho outravez do BTT, visto a minha anterior não me puxar muito (Rockrider 3.1 ou qualquer coisa assim).
As próximas alterações passam pela mudança da MZ Comp para uma SR Suntour Epicon RLD e das rodas para umas Fulcrum Red Metal 5.
E agora umas fotos:
Raid Alvalade-Porto Côvo
Aqui nas 24h de Coruche.
Depois de um passeio nocturno.