Specialized Hardrock Comp 2005

#1
Boas.
Já ando à um tempo para abrir a minha analise à minha companheira de trilhos desde Setembro do ano passado.
É uma Specialized Hardrock Comp de 2005.
Tendo feito já mais de 2000kms com ela, julgo que já posso analiza-la com alguma experiência.



Como disse é uma Hardrock Comp mas com uma particularidade, a pintura do quadro é de uma Hardrock Pro Disc. Acho que a diferença mesmo é só a sigla "Comp" no quadro.

Equipamento:
Quadro: A1 Premium Aluminum, DT/HT 3D box gusset, forged dropouts with reinforced disc mount and eyelets, replaceable forged alloy derailleur hanger, disc only, designed for 100mm travel fork
Forqueta: Marzocchi MZ Comp, 100mm travel, preload adjust, steel steerer, elastomer/coil spring
Avanço: Antes-Specialized Mobius, alloy, 10 degree rise | Agora-BBB BHS-08 ROADFORCE II 60mm
Guiador: Antes-Alloy, 38mm rise, 9 degree sweep | Agora-BBB BHB-05 LITEBAR / LITEBAR OS
Punhos: Antes-Specialized double density Kraton | Agora-Ritchey WCS ERGO
Bar ends: Antes-Não tinha | Agora-BBB BBE-17 LIGHTSTRAIGHT
Travões: Antes-Avid BB5 mechanical disc, 6" rotor | Agora-Avid Juicy 3 2009
Manetes de Travão: Antes-Avid FR-5 | Agora-Avid Juicy 3 2009
Desviador Traseiro: Antes-Shimano Alivio |Agora-Não houve alteração
Desviador Dianteiro: Antes-Shimano Acera, 31.8mm clamp, bottom pull | Agora-Não houve alteração
Manetes Mudanças: Antes-Shimano Deore SL | Agora-Não houve alteração
Cassete: Antes-Shimano HG-50, 8-speed, 11x30t | Agora-SRAM PG-830 8speed 11-32
Corrente: Antes-Shimano IG-53 | Agora-Shimano IG-53 (Nova)
Pedaleira: Antes-Truvativ ISO-Flow, alloy, capless bolts | Agora-Não houve alteração
Pratos: Antes-42t Cr-Mo x 32t heat-treated Cr-Mo x 22t heat-treated Cr-Mo, replaceable | Agora-Não houve alteração
Eixo pedaleiro:Antes-Truvativ, 68x113mm, square taper, sealed cartridge bearing with drive and static side crank stops | Agora-Não houve alteração
Pedais:Antes-Dual sided, composite body, steel cage, toe clip compatible | Agora-Crank Brothers Smarty
Aros-Antes-2x Alex DP-20, Disc, 26"x1.5", double wall, machined side wall, black|Agora-Mavic 317 & Alex DP-20 Disc
Cubo Dianteiro: Antes-Joy-Tech, disc, 36 hole, ground race double sealed loose ball with alloy QR | Agora-Shimano Deore XT
Cubo Traseiro: Antes-Joy-Tech, disc, freehub, 36 hole, ground race double sealed loose ball with alloy QR | Agora-Não houve alteração
Raios: Antes-2.0mm (14g) stainless steel, brass nipples, L267/R267mm front, L266/R264mm rear | Agora-Não houve alteração
Pneu Dianteiro: Antes-Specialized Enduro Sport, 26"x2.2", wire bead | Agora-Geax Saguaro 26"x2.0"
Pneu Traseiro: Antes-Specialized Enduro Sport, 26"x2.2", wire bead | Agora-Specialized The Captain Control 26"x2.00"
Cameras de Ar: Antes-Specialized schraeder valve | Agora-Kenda Ultra Lite Schrader
Selim: Antes-Specialized Body Geometry Sport MTB | Agora-Selle Italia X0 TransAM
Espigão: Antes-Alloy 30.9mmx300/350mm, micro adjust | Agora-Easton EA30 2009

Análise:

Bem, passados estes kms todos de pedras e lama e terra e etc, devo dizer que porta-se muito bem.
Não é uma bicicleta topo de gama, como sabemos mas porta-se bastante bem face às dificuldades.
Quanto ao peso peca pela suspensão e pelas rodas, que futuramente irei alterar, logo que haja t€€mpo.
A suspensão é bastante pesada, funciona mais ou menos, vá.. também não se pode pedir muito, às vezes funciona demais nas subidas, quando menos eu preciso dela.
O quadro, esteticamente, pessoalmente, acho lindo, tem uma cor que me agrada muito, e é muito robusto, face às pancadas que já levou.
A transmissão, como vemos, não é das melhores mas continua afinadinha como um relógio e quase nunca me falha.
Quanto aos travões, agora hidráulicos, respondem muito bem.
Já participei nalguns passeios e maratonas e nunca fiquei pelo caminho devido a falhas na bicicleta.



Esta opinião é pouco técnica porque daquilo que falo, pouco sei.
Este bike foi aquela que me pôs o bichinho outravez do BTT, visto a minha anterior não me puxar muito (Rockrider 3.1 ou qualquer coisa assim).

As próximas alterações passam pela mudança da MZ Comp para uma SR Suntour Epicon RLD e das rodas para umas Fulcrum Red Metal 5.

E agora umas fotos:


Raid Alvalade-Porto Côvo


Aqui nas 24h de Coruche.


Depois de um passeio nocturno.
 
#3
Vais ver que depois dessas alterações a maquina vai parecer outra. Tenho colegas com a Epicon e estão bastante satisfeitos. Esperamos fotos depois :)
 
#4
As rodas vão ser montadas ainda esta semana.
Quanto à suspensão ficou pendente porque a loja onde ia comprá-la, ficou sem stock e também já não há na Alemanha.
Como vai sair a nova versão de 2011 em Setembro, vou aguardar por esta.
Abraços e boas pedaladas.
 
#6
Bem, agora sei qual o peso dela antes das fulcrum. Tinha 13,5 Kgs.
Só com as rodas poupei quase 500g.

Agora falta a suspensão.

Esta semana já vou dar uma volta ao final da tarde para ver como as Fulcrum se portam nesta carcaça velha e pesada. ;)

Quanto ao tubeless, não optei por isso.
Comprei 2 camaras de ar Kenda Super Lite com valvula Presta, visto que as camaras de ar que tinha eram Schrader e as Fulcrum, pelo que li algures, só aceitam Presta.

Boas pedaladas.
 
#7
A minha pesava isso sem os pedais,já a modifiquei agora está nos 12kg,quando mudar a tora posso ganhar mais umas gramas.Só que de momento estabilizei porque penso em comprar uma Pogress de suspensão total de 11kg400.
 
#8
A minha pesa isso com pedais. Só lhe tirei as coisas "agarradas" como a bomba, a bolsa, conta-kms.
Por falar em pedais, estes estão em fim de vida.
Estão com uma folga enorme devido ao meu uso abusivo, é de notar que são uns Crank Bros Smarty. Aquilo tinha uma peça que devo ter pedido numa das minhas quedas, tanto num como no outro pedal e ficou com uma bela folga.
Vou ter que investir noutros pedais um bocado mais resistentes, talvez um Crank Brothers Candy X.
Boas pedaladas.
 
#9
Bem, após o teste de hoje posso dizer que aquilo é que são rodas.
Não fui meiguinho com elas. Foi um treino totalmente normal.
Desde calhaus e raizes e etc.
Portaram-se muito bem.
Estou contente com o desempenho, rolam muito bem.
Agora é aguardar até Setembro pela Epicon.
 
#11
Vamos lá actualizar isto.
Não tenho é fotos.
Depois das rodas e selim, já pus uns EsiGrip brancos. Espectaculares. Grande aderência com luvas sem luvas, é como quiserem.
E agora outra novidade.
Recebi hoje a Epicon RLD branca que já ando a namorar à algum tempo, não veio mais cedo pq a guita não abunda.
Agora só falta montar e testar.
Este fim-de-semana mais uma maratona e o adeus à rija e pesada mas resistente MX Comp.

Depois deste upgrade só falta transmissão.
Mas é com calma..
 
#12
Grande máquina. Foi a minha primeira bike de btt a sério. É tão boa que o meu irmão ainda a tem!

Fizeste um belo upgrade, eu nunca gostei da suspensão MX comp. Dáva-me literalmente cabo dos braços e tornava a bike dificil de controlar nas descidas rápidas com regos e calhaus.
 
#14
Tenho um cavalinho igual ao teu. Só mexi nas rodas, tenho uma Mavic Crossland e uma caixa de dirrecção BBB que a de origem era ranhosa como sei lá. Ah, e não tenho travão de disco (próx investimento).

Relativamente ao avanço e guiador, a tua posição de condução ficou mais alta?
 
#15
Gostava de te responder mas o antigo dono é que mudou o guiador e o avanço, por isso, sempre a conheci assim.
Posso-te dizer que tem uma boa posição. Só tenho um problema nas subidas, algumas vezes tenho que me inclinar para a frente senão a frente levanta.
Agora com a mudança da suspenção, tirei-lhe uma anilha para ver se atenua essa situação.
Quanto ao guiador, talvez seja mudado, recebi uma proposta de venda para um specialized xc riser. Ainda estou na dúvida se compro ou não.
Quanto à suspensão, já está montada, falta a volta de inauguração, mas pelo que já vi, acho que foi uma boa aquisição.
Depois ponho fotos.
Abraços e boas pedaladas.
 
#18
Boas

A bike esta mesmo com uma bela evoluçao! parabens.

A bike nao é minha mas vou dizer na mesma.

Eu mudava essa grade de agua por uma Rib Cage Pro ou MTB branca da Specialized e tambem punha um guaidor recto.

Em relaçao a essa Suntour ficou mesmo bem ai.

Boas pedaladas
 
#19
guerras,
Obrigado pela resposta.
Isso depois não fica baixo demais!?
Abraço.

telmo gomes 23,
Comprei esta grade porque tem um elástico que me prende bem o bidon.
Infelizmente não havia branca.
Essa que falas, consegue "apertar" o bidon?
Sim, um guiador recto parece-me essencial, visto ser uma bike de maratonas.
Abraço.