Specialized EPIC Comp 2009

viso00

New Member
Boas,
Só para informar o Epic group, que acabo de trocar a minha FSR XC 2006, que tanto gostei, pela epic 2009 preta.
Este fim de semana vou-lhe dar o primeiro trato, depois coloco por aqui a minha opinião.
Toda a malta me diz que vou notar uma grande diferença.....
Sempre achei a FSR extraordinariamente confortável e está de origem com a TORA (um poquito rija!!LOL) e o Xfusion. Espero não ficar decepcionado com o canhão....
VS
 

bmw05

New Member
bem viso00 acho que vais notar uma grande diferença sim eu ja estive uma stumpjumper de 2008 e posso te dizer que e muito diferente em relaçao a epic do ano passado nao e tao confortavel mas de resto ganha em tudo comporta-s como uma rigida e quando e preciso amortecedor esta la....bem uma grande maquina e muito rapida mesmo nao bombeia :p :p :p :p
e eu venho de uma s-works carbon de 2006 rigida que deixa saudades mesmo pela beleza dela e comportamento mas muito bem subitituida pela epic nao se pode ter as duas :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

mas vais gostar a serio
 

ruialexis

Elos Rápidos
bmw05 said:
bem so posso retirar uma comclusao as binas sao realmente grandes maquinas e so apetece e pedalar como um colega nosso ja disse teriormente :p :p :p :p :p :p :p :p :p

o pessoal ja nem diz nada

Digo sim senhor...tens aí uma bike à maneira e com bom equipamento, o vermelho fica muito bem! :wink:

Bem, depois de quase um mês parado (férias e uma lesão muito estúpida, mesmo muito estúpida :shock:), regressei aos relva...ao campo!
Mas pensei que para começar em grande, nada com uma volta de estrada sempre a puxar para ver como o corpo reagia...

72 Km, média de 28Km/h com alguma altimetria
nstscreenshot3.jpg


No entanto para treinar estrada com mais frequência e cadência, fiz uma heresia à Epic...uns pneus slicks :mrgreen:
Specialized Fatboy 1.125
15082009070.jpg


A jovem ficou com este aspecto:
15082009069.jpg


Agora aquilo que mais me surpreendeu...já à algum tempo que utilizo o brain completamente fechado (0 clicks), penso que a bicicleta fica mais rápida assim e reage melhor, com estes pneus, suspensão bloqueada e muitas vezes a pedalar de pé, a bike não bombeia nada, mas mesmo nada :shock:
Terminei esta volta com a argola de borracha que está no amortecedor, praticamente no sitio inicial!
Penso que isto é muito bom para uma FS. Tenho vários amigos que fazem este percurso com frequência em bikes de estrada e as médias são semelhantes!

Conclusão, após cerca de 2000Km em várias Maratonas com todo o tipo de terrenos (estrada inclusive :mrgreen:) Esta é definitivamente uma das bicicletas mais completas do mercado e que mais gozo pode dar aos seus utilizadores. Em termos de fiabilidade não tenho nada de relevante a apontar, no entanto creio que as rodas de origem são "o elo mais fraco" do conjunto, já tive que mudar as fitas porque começaram a acumular "porcaria" e furavam as câmaras, já parti um raio, já empenei a roda traseira e penso que os cubos não têm um futuro risonho...
Sim, eu sei...umas rodas novas estão pensadas e devem estar a chegar em breve :lol:

Desculpem a seca, mas eu tenho uma Epic! :mrgreen:
Abraço,
RA
 

MrLamb

New Member
Boas pessoal do desporto Rei !!!

Parabéns pela bela montada , sabes dizer-me qual o peso da tua bike ,mas com pneus de montanha.

Obrigado e boas pedaladas.

Carlos Borrego.
 

bmw05

New Member
hoar ai esta uma bela ideia e eu que ando a pensar em comprar uma d estrada a ideia pode mesmo passra por ai comprar umas jantes e aplicar uns belos pneus de estrada que dizes ate ficava bem mais em conta......

achas um bom complemento ao btt....
sem ter que recorrer a uma de estrada ja que a epic toda bloqueada se porta como uma rigida.....
tenho que pensar nisso
 

viso00

New Member
viso00 said:
Boas,
Só para informar o Epic group, que acabo de trocar a minha FSR XC 2006, que tanto gostei, pela epic 2009 preta.
Este fim de semana vou-lhe dar o primeiro trato, depois coloco por aqui a minha opinião.
Toda a malta me diz que vou notar uma grande diferença.....
Sempre achei a FSR extraordinariamente confortável e está de origem com a TORA (um poquito rija!!LOL) e o Xfusion. Espero não ficar decepcionado com o canhão....
VS

Após os 1ºs 50 km, só posso dar-vos uma informação:
Estou maravilhado!
Depois de perto de 3000 km na FSR XC (muito confortável), a EPIC deixou-me completamente surpreendido com a eficácia da tecnologia aplicada.
Funciona mesmo, quem não acreditar, aconselho vivamente uma voltinha para poder constactar a eficácia da bicicleta.
Poderia fazer uma análise exaustiva, mas já foi tudo dito...
Não adianta "atacar" os "homens" da specialized, eles acertaram mesmo.
Abraço
VS
 

ruialexis

Elos Rápidos
MrLamb said:
Boas pessoal do desporto Rei !!!

Parabéns pela bela montada , sabes dizer-me qual o peso da tua bike ,mas com pneus de montanha.

Obrigado e boas pedaladas.

Carlos Borrego.

Carlos,
a minha Epic com todas as alterações que já "postei" aqui, mais o espigão de selim KCNC está a pesar 11,9 Kg.
No entanto volto a reforçar que tenho câmaras de ar com liquido, que pesam 300g cada!

hoar ai esta uma bela ideia e eu que ando a pensar em comprar uma d estrada a ideia pode mesmo passra por ai comprar umas jantes e aplicar uns belos pneus de estrada que dizes ate ficava bem mais em conta......

achas um bom complemento ao btt....
sem ter que recorrer a uma de estrada ja que a epic toda bloqueada se porta como uma rigida.....
tenho que pensar nisso

bmw05,
essa é sem dúvida uma questão pertinente :-K
Tens no Forum vários tópicos sobre esse tema, existe quem defenda que o treino deve ser feito na estrada com a bicicleta de estrada, com a bike de BTT com os pneus de BTT e com a mesma bike de BTT com pneus slicks!

Para mim parece-me mais útil a última opção, por questões ergonómicas em 1º lugar, porque assim é possivel fazer treinos mais longos, com maior distância, com maior cadência e sempre na mesma bicicleta, ou seja permite fazer vários treinos distintos, mas sempre na bicicleta em que vais competir/passear.
Mas admito perfeitamente que as outras opções são igualmente válidas...cada cabeça sua sentença :wink:

boas voltas...de Epic!
RA
 

MrLamb

New Member
Olá Rui !!!

Obrigado pela resposta.Eu estive a ver este excelente tópico na totalidade e li num post colocado por ti que tinhas experimentado a epic de carbono,o que aliás eu também tive esse previlégio .A minha questão é esta , visto que experimentaste a de carbono e acabaste por comprar a de aluminio, notas muitas diferenças entre ambos ? É que eu estou com vontade de comprar o quadro de aluminio ( Pois o de carbono é muito caro para a minha carteira ) ,mas tenho medo que exista uma grande diferença de comportamento em relação ao quadro de carbono e depois apanhar uma grande decepção.

Um abraço.

Carlos Borrego.

P.S. mais uma coisita o teu quadro é tamanho L ?
 

ruialexis

Elos Rápidos
MrLamb said:
Olá Rui !!!
Obrigado pela resposta.Eu estive a ver este excelente tópico na totalidade e li num post colocado por ti que tinhas experimentado a epic de carbono,o que aliás eu também tive esse previlégio .A minha questão é esta , visto que experimentaste a de carbono e acabaste por comprar a de aluminio, notas muitas diferenças entre ambos ? É que eu estou com vontade de comprar o quadro de aluminio ( Pois o de carbono é muito caro para a minha carteira ) ,mas tenho medo que exista uma grande diferença de comportamento em relação ao quadro de carbono e depois apanhar uma grande decepção.
Um abraço.
Carlos Borrego.

P.S. mais uma coisita o teu quadro é tamanho L ?

Carlos,

de facto o meu quadro é um L, tenho 1,82m e por isso ainda testei um M, mas a pedalar de pé os joelhos quase que batiam no guiador e de uma forma geral sentia-me mais confortavel com o tamanho L. Nota que já tive uma Hardrock, uma Stumpjumper FSR e aconteceu sempre o mesmo.

A questão do carbono é sempre discutível, mas no caso da Epic 09 repara que existem 3 quadros disponíveis e distintos entre si (Alumínio M5 completo; triângulo principal em Carbono Fact9m com triângulo traseiro em alumínio M5; modelo S-Works em carbono Fact10m).
Conheço e acompanho com frequência amigos com todos estes modelos e concluo o seguinte:
- O modelo S-Works é um quadro de eleição sem mácula, leve, rígido, eficiente, eficaz...funciona muito bem com a suspensão Future Shock e100 (como sabes não é vendido sem suspensão).
- A Epic em Carbono que testei ( e tu provavelmente também), não era a S-Works, era sim a Epic Expert Carbon. No entanto quando comparei esta Epic com a versão Comp, verifiquei que no quadro a diferença era de apenas 300g.
- A diferença em € da Epic Comp para a Epic Expert Carbon é de 1300€ :shock:, com uma diferença de peso que não chega ás 500g...e para mim uma Fox RL 100 é superior a uma SID Race.
- Resposta directa à tua questão, não notei nenhuma diferença relevante entre a Expert Carbon e a Comp.
- Ou seja, todas estas diferenças e mais algumas convicções que tenho em relação ao Carbono vs Alúminio M5 fizeram-me optar pela Comp!

Boas voltas,
RA

PS: só para baralhar...acho o quadro da Epic Expert Carbon o mais bonito de todos :oops: :mrgreen:
PS2: tens aqui neste tópico o meu amigo Picão que já teve 3 Stumpjumper's HT em carbono e optou por uma Epic em alumínio :-K
 

MrLamb

New Member
Boas Rui !!!

Obrigadissimo pela resposta ,estou esclarecido. A Epic que eu testei foi a Marathon Carbon que vem equipada com a forqueta futere shock e100 ( é o modelo cinzento e branco ). O que eu notei bastante e não sei se algum dos teus amigos já referiu isso ,é a precisão da direcção ,que penso ser do sistema de coluna 1-1/8" para 1-1/5".Em relação a este aspecto com tu testaste a carbon com a sid ,talvez não tenhas notado isto.

Mais uma vez obrigado e um abraço.

Carlos Borrego.
 

Picão

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... Metendo o nariz na conversa...

Carlos a Epic que o Rui experimentou foi a mesma (igual) à que tu experimentas-te, assim como eu...

Em relação á questão da bike de estrada ou da epic para fazer estrada, eu sou da opinião de que cada macaco no seu galho...

Também andei a comprar pneus de estrada para a minha bike (há algum tempo atrás) a fazer estrada com uma bike de btt e digo-vos que não tem nada a ver... A propósito Rui a tua Epic fica horrível com esses pneus feios :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:.

Estrada é estrada e Btt é Btt. Eu treino numa bike de estrada, q geometria do quadro é completamente diferente mas é de facto um complemento muito bom às voltinhas de btt e para quem faz Maratonas mais longas é o ideal para ganhar resistência...

Por outro lado tenho um amigo que talvez conheçam que é o Ricardo Melo (venceu as 2 ultimas edições das 24h Monsanto e Coruche) que só treina na montada de BTT pois diz que o corpo tem que se adaptar e treinar sempre em cima da mesma bike em que se vai competir, faz centenas e centenas de kms em estrada, com pneu de btt, sempre na bike de btt.

Eu até em parte posso concordar com o que ele diz mas por outro lado poupa-se muito mais dinheiro tendo e utilizando as duas bikes pois a de estrada não tem praticamente manutenção, é só fazer kms, além do que é muito mais comodo.

Inté! :shock:
 

Picão

New Member
Voltei!

E a menina mudou um pouco de visual!!! :mrgreen: Travões, Pneus, Aperto de selim...





Ficha Tecnica

Quadro – Specialized Epic Comp (2009) - 2600g (+ ou -)

Suspenção – Rock Shock Reba SL – 1630g

Direcção – Cane Creek 100g (+ ou -)

Manipulos Mudanças – Sram X0 Grift Shift – 195g

Travões (Grupo Completo) - Shimano XTR BL-M975 - 764g

Desviador Frente - Shimano SLX (FD-M660-E) – 170g

Desviador Trás – Sram X0 195g

Pedais – Crack Brothers SL – 266g

Eixo Pedaleiro - Shimano XT FC-M770 – 853g

Cassetes – Sram PG990 – 270g

Corrente – Sram PC991 – 295g

Guiador – Ritchey WCS – 140g

Estensores– Woodman Chupa Carbon 71g

Avanço – Thomson Elite 4x – 166g

Espigão de Selim– Thomson Elite – 209g

Selim – Phenom SL 143 – 195g

Rodas – Mavic Crossmax SLR – 1520g

Pneus – F/ Schwalbe Nobby Nic 675g – T/ Schwalbe Rochet Ron – 600g

Aperto de Espigão de Selim – KCNC Road Pro – 12g

Punhos - Ritchey WCS – 30g

Até Breve :mrgreen:
 

moscatel

New Member
Boa noite a todo
Espero que todos os proprietarios de epics de 2009 estejam tão contentes com o desempenho da bike como eu estou, só posso dizer bem.
Boa a subir, a descer, a direito...é só preciso haver pernas.
Tal como prometido aqui vão as fotos da minha bike (mais vale tarde do que nunca)

img021xk.jpg

img022uq.jpg

img024l.jpg


Abraço a todos
 

bmw05

New Member
bem depois de muito tempo sem ca vir e de uns bons km so se pode dizer bem destas belas maquinas e que maquinas que sao mesmo e a confiança que transmite ao andar e a descer espectaculo mesmo adorei.......

bem mas aconteceu alo que nao estava a espera a suspençao da frente a perder ar sempre que ia andar tinha que colocar mais ar ate que um destes dias saltou a parte de cima preta da suspençao nao sei que se passou bem foi para a fox...e a substituir ficou uma terra logic e que posso dizer fica mesmo um espectaculo na bike da logo outro andar .......

bem mas grandes maquinas mesmo...

gostei muito desse quadro em carbono para mim dos mais bonitos mesmo
 

bass

New Member
Eu sou mais um daqueles que ficaram rendidos com o comportamento desta bike. É daquelas bikes que nos motivam a sair de casa, olho pra ela encostada a parede e parece que ela está a pedir pra lhe saltar em cima :mrgreen: :mrgreen: heheh

Moscatel a minha é irma da tua, para baixares peso e ganhares a subir e a rolar troca o guiador por um recto, para mim esta não é bike de guiadores curvos. Eu meti um KCNC bone pesa 120gr+- e arranja-se por volta dos 50€.

aquele aperto rápido no espigão de selim é que acho desnecessário, ainda por cima é uma medida muito pouco comum (36.9) os que encontrei de parafuso tem uns preços puxadotes, encomendei um carbonTI que enterra logo 40€.
 

Parkpre

New Member
bem fikei maravilhado com este tópico...simplesmente fenomenal parabéns a todos e especialmente ao seu criador!!!

Não sou um expert na matéria mas ja ando nisto há um ano e tal.....comprei este ano uma epic comp 2008 (de origem) em saldos....as de 2009 bem se estavam a rir mas os €€€ doh

ESTOU MARAVILHADO.... QUE BICHO!!!!! :shock: :shock:

é sem duvida uma bike de andamento agressivo...excelente a descer e a subir....super manobrável, mas diga-se que não é kk um k pega nela e faz o que quer...é preciso bracinhos e perninhas, é um touro do BTT.....

em 1500km so tenho tido prazer e mais prazer...posso-me atirar aos calhaus, à lama, à areia...é super estável e não provoca desiquilibrios inesperados....


na mudança de trilhos mostra-se bastante competente e o sistema brain control impec.. :D se bem k já dei cabo de um mas a garantia tratou dele sem kk custo!!!!


a subir é um brinco....pode não subir como uma HT mas é um autentico sofa e em subidas mais tecnicas tenho sentido uma estabilidade lateral muito boa :D

não sei como aconteceu a vocÊs mas eu ja parti 4 raios da minha roda trazeira (dt swiss de origem).... :shock: fiquei parvo com isto....nunca pensei.....e não é do andamento, pois a minha velhinha Parkpre nunca teve nenhum raio partido :D
Outra coisa que noto tb é que o meu desviador trazeiro X9 desafina com facilidade.....alguém tem experiência igual???

bem para terminar não é rpeciso ser especialista para perceber que é um maquinão....graças a ela estou a evoluir no XC e sinto-me cada vez mais confiante!!!

PARABENS AS EPIC!

Abraço, Bruno
Aqui fica a bela da foto:
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