Specialized Epic 2007 Noir, sub 10Kg e sub 3000€

XMAN ainda usas a relação 24/38 com cassete 11/32??? Que dizes disso?? Sei que gostas de rotação e mudanças leves mas não está um pouco curta em algumas situações?? Pergunto isto porque vou experimentar na minha a mesma relação. Já tenho os pratos, e como foi um achado( uns BlackSpire) e só havia neste numero de dentes, vou experimentar e depois logo se vê...
 

xman

Member
Boas,

Sim continuo com esta relação e acho boa. Se tivesse um pouco mais de pernas (ou menos um quilo de bicicleta) penso que seria um pouco curta, pois a partir dos 39Km\h vou a pedalar tipo o desenho animado, quase não se vê as pernas :) , mas como só me acontece em estrada, não me preocupa.

No mato se vou perto dessas velocidades, já não vou a pedalar, vou apenas a curtir :)

Com esta relação, para mim tem a vantagem de puder continuar a usar a cassete 11-32, pois mais que 24 obrigava a ter uma cassete 11-34 (ou 12-36) e para manter a 24 à frente e ter algo maior que a 38 fazia ter uma diferença muito grande o que obrigava a cruzar muito a corrente.

No entanto estou a piscar o olho a um prato de 39 dentes em Ti com furação de 102mm do Mattias, que ele tem em stock, pois esta adaptação do prato de 104mm para 102mm, está a obrigar-me a desmontar e lubrificar o prato de 38, para retirar os ruídos, mais vezes que eu queria. :(

Cumps.
X.
 
Pois...Eu só acho é que vai haver situações em que o 24 vai ser pouco e o 38 vai ser muito, e depois essa do esgotar mais rápido, mas vai se notar mais é em estrada, mas vamos ver como vai correr...

Esse prato de 39 sempre é mais um dente, não é grande diferença mas sempre resolves esses ruìdos...
 

xman

Member
Boas,

Não o prato não tem as pistas, nem o normal "prego" que ajuda a corrente a subir e isso foi o que me fez comprar os TA em vez do de titânio do Mattias.
Os TA funcionam que é uma maravilha, a maior parte das vezes que subo duma pedaleira para a outra nem se sente!

Na altura entrei em contacto com o Mattias e levantei essa mesma questão e a resposta foi que se o desviador estivesse bem afinado funcionava, mas nunca tão bem como uns originais (com as pistas e afins).

Cumps.
X.
 

xman

Member
Boas,

Ou melhor dizendo, más! :(

Uma imagem vale mil palavras...e eu agora não consigo ter muitas.

05122011129.jpg


À uns tempos comecei a ter uns ruídos na zona do espigão de selim/aperto que pensava que eram sujidade, limpei várias vezes mas o ranger continuava. Já andava com suspeitas, mas hoje confirmei. Tenho o quadro partido (reparar nas linhas que descem do corte do aperto em direcção à soldadura).

Vou me retirar e "lamber as feridas"! Snif!Snif!

Cumps.
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Nozes

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Ora bolas pá!

É uma m€rD@ quando o material não se aguenta à bomboca!

Soluções à vista,talvez um reforço naquela zona? Quem souber soldar alumínio como deve ser é capaz de resolver isso sem grandes problemas...digo eu.
 

MarcoB

New Member
xman,

És o 1º dono da bicicleta e tens o papel da compra/garantia?

Se sim, o melhor que tens a fazer é ir ao representante onde efetuaste a compra e verificar o que se passa.

Eu tinha um quadro Epic S-Works (Carbon) de 2006 (1º modelo de carbono) e à cerca de 2 meses encontrei uma fissura no tubo horizontal que liga o tubo do espigão ao tubo de direção.

Levei a "menina" á loja onde tinha efectuado a compra em 2005 e em 5 dias tinha um quadro novo na mesma loja para montagem (e foi durante o festibike o que torna tudo mais lento).

De salientar ainda que o quadro que me enviaram foi um Epic Sworks de 2011/12 (preto/vermelho), por isso só posso estar satisfeito com a garantia "vitalicia", pois passados 6 anos da compra efetuaram a troca sem contratempos, rapido e com um modelo novo.
 

xman

Member
Boas,

MarcoB, eu não posso pedir para activar a garantia por duas razões:
-Não sou o 1º dono, mas o 1º dono até se disponibilizou para ser ele activar a garantia, caso algo como isto acontecesse,
-Eu mandei lacar a bicicleta e isso invalida, logo, a garantia.

Foi um risco que eu corri, mas de plena consciência que se isto acontecesse, ficava sem quadro.

Seja como for obrigado pelo alerta/informação.

Cumps.
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RTC

Super Moderador
Com a lacagem tapaste o o nº de série?

Pergunto-te isso porque quando pintei a minha Gary Fisher (através do ATX) falei com a Bicimax a expôr a situação.
Eles pediram autorização à casa mãe nos States e tenho a garantia se um dia partir o quadro de uma forma a que seja dada garantia, que a pintura não se torne um entrave.
Apenas tive que garantir que o nº de série não fosse pintado.
 

essence_s

New Member
Isso é uma bela de uma banhada então,a garantia vitalicia que se esfuma ?
O que é que a lacagem faz que uma pintura normal n faz?
 

xman

Member
Boas,

O nº de série não está tapado, mas a política da Specialized, no caso de se remover a pintura original, perdesse a garantia.
Eu por um lado compreendo, pois eles não podem garantir a integridade de um quadro em que não sabem como é que foi retirada a pintura.

Mais uma vez digo que não me estou a queixar da Specialized, eu sabia que o que eu ia fazer ia invalidar a garantia.

Estou é triste por ter "perdido" uma companheira de longas e boas horas de pedalada e um projecto que em que investi (nunca foi perdido) algum tempo e dinheiro.

Cumps.
X.
 

essence_s

New Member
Já que tens a certeza que n tens garantia, porque n tentar reparar o quadro?
Entra em contacto com o Valdemiro, que faz bons trabalhos e logo ves o que ele tem para te dizer.
 

Giantfreerider

New Member
É mesmo isso! Tenta mandar repará-lo...no sítio que é não deve ser difícil. ;)
Não desanimes que essa EPIC ainda te vai dar muitas mais alegrias!;)
Força ai!

P.S. Isso não terá sido resultado do espigão de selim ter pouco tubo dentro do quadro?
 
Last edited:

tinric

Super Moderador
xman, estás a brincar!? vais desistir desse quadro "só" por causa disso?! :) opah manda isso aqui para o caixote do lixo da minha casa que eu digo-te como é :)

ainda no outro dia parti um "suporte" de um raio do cubo da minha roda da frente ... já me andavam alguns a dizer que era para esquecer...

Fui aqui a 2 km de casa a um senhor que trabalha com aluminios e solda a TIG ficou como ou melhor que novo... isso leva ai uma "risco" de solda para cada lado e ficas com isso como novo...

Nem que fosse de carbono... quanto mais de aluminio... tudo tem reparação... "nós" portugueses é que estamos mal habituados e é logo, estragou mete novo...

De qualquer forma se não quiseres o quadro eu fico com ele para não ficares para ai a olhar para ele :) eheheh

Fora de brincadeira, se fores de perto da zona centro posso-te dar o contacto... vais lá falar com o homem, ou mandas isso... em 2 ou 3 dias tens isso resolvido (vê aqui: http://www.forumbtt.net/showthread.php?23965-StumpJumper-HT-ALU-M4-Sub10/page41 )
resposta #404 o resultado da reparação, numas antes o sucedido...

Quanto à garantia das specs já se sabe, primeiro dono e nada de mexer na pintura.. todos sabemos isso quando as compramos...
 

pimentoski

New Member
isso soldado fica novo, ainda por cima ai... mas também faço a mesma pergunta que o Giantfreerider, isso não foi por andar pouco tubo dentro do quadro?
 

xman

Member
Boas,

Obrigado a todos pelas palavras de animo.

Entretanto falei com um colega e ele levou o quadro à loja onde ele costuma ir e ele disse-me que tem arranjo!!! Yes!!!
Em principio para a semana, está arranjado!!! Não quero estar com grandes expectativas...mas pior (em principio) não fica.

Relativamente ao porque ter partido, penso que deve ter sido devido ao espigão de selim não ser muito comprido. No entanto estava no limite indicado pela Thomson e eu não sou muito pesado nem muito agressivo, o material por vezes fica cansado! :)
Se o quadro ficar OK, vou ter que trocar o espigão. Vai ter que ser um de 400mm e talvez sem ser setback.
Sugestões?!

Cumps.
X.
 

xman

Member
Boas,

O aperto estava com o parafuso para a frente.
É assim que deve estar, certo?

O quadro partiu bem abaixo do aperto.

Cumps.
X.
 

Kamoes

Active Member
Exacto, o parafuso deve acompanhar a ranhura do quadro.
Deve ser só esforço do material e torção do espigão por estar no limite. Estranho, porque os Thomson são bem rígidos.

Talvez seja só fadiga ...

E o que importa? Desde que fique reparado e volte a andar, tá bom !
Depois fico à espera de notícias ;)
 
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