Specialized Enduro Sl Comp de 2008

bnff2510

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Boas, tambem tenho um Enduro Expert SL 2008 e gosto muito dela. Mas gostaria ainda mais se não fosse a E150 que tem dado muitos problemas. Logo na primeira "volta" começou a perder oleo, depois perdia de um dia para o outro todo o ar. Foi para a Specialized Portugal e ao que parece substituiram todo o interior da suspenção. Ficou com um comportamento diferente e as fugas de oleo desapareceram. Entretanto, com mais 150 kms, está a perder outra vez ar..... Vai amanha para a garantia pela 2ª vez....
E realmente uma bike maravilhosa, mas a E150 deixa muito a desejar....

Boas Pedaladas :wink:
 

Ressurras

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bnff2510 said:
Boas, tambem tenho um Enduro Expert SL 2008 e gosto muito dela. Mas gostaria ainda mais se não fosse a E150 que tem dado muitos problemas. Logo na primeira "volta" começou a perder oleo, depois perdia de um dia para o outro todo o ar. Foi para a Specialized Portugal e ao que parece substituiram todo o interior da suspenção. Ficou com um comportamento diferente e as fugas de oleo desapareceram. Entretanto, com mais 150 kms, está a perder outra vez ar..... Vai amanha para a garantia pela 2ª vez....
E realmente uma bike maravilhosa, mas a E150 deixa muito a desejar....

Boas Pedaladas :wink:

O que vale, são os 5 anos de garantia dados pela marca :roll:
 

nc35442a

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É por essas e por outras que vou mandar a minha para o Nuno "Moca" Duarte.... ja conheço muito bem o trabalho dele.... Não tenho nada contra a Tão Natural, mas no que respeita as revisões das E150 ... umas correm melhores que outras.
A unica coisa que me queixei até agora foi arranjar a afinação ideal. Não pode ser comparada com uma Fox talas 36, é um facto, mas tambem não é nada de outro mundo, isto para nao falar das manitou se nao estou em erro as Stance ou Intrinsc deram carradas de problemas e nunca foi falado.
Não percebo a saga das E150, faz-me lembrar um pouco os antigos 33 da Alfa Romeu, ou nunca dao problemas ou entao são um autentico tormento, ou se adora ou se detesta.

Boas pedaladas
 

chopstick

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a minha tá com outro problema. Á medida que vou andando, passado uns bons 20 quilómetos, notando-se mais acentuadamente e mais rapidamente quando se vai por mato, ela vai agarrando, dando a sensação que tem folga, mas não tem, se saírem da bike e a comprimirem com os braços notam que ela "agarra" e não quer fazer o retorno, depois passados mais uns quilómetros isto vai piorando e depois quase nem comprime, fica mesmo quase rígida.
Isto tudo no modo 110mm, no modo 150mm não se nota tanto. Falta de lubrificação não é porque ela desde que veio da garantia ainda tem poucas horas de uso e as pernas têm sempre as riscas de óleo. Quando se chega a casa, deixa-se em repouso e passado uma noite está como nova, não sei porque é que isto acontece, mas é esquisito.

Na próxima saída por mato deixo-a sempre em modo 150mm pa ver como se comporta.
 

nc35442a

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Por acaso é muito raro utilizar o curso nos 110mm, só em situações de subidas mais ingremes.
O problema que tive foi com o cubo, um dos rolamentos ganhou folga, por acaso ou não o esquerdo que sofre mais com o disco e passou-se uma coisa gira. A specialized oferecia de facto o cubo novo... o enrraiamanto era por minha conta. Resolvi o problema comprado um par de rolamentos a "sério" e resolvi o problema, outra coisa muito boa da garantia, que parecia uma telenovela mexicana, foi o facto de numa queda ter descolado parte do espigão do selim.... garantia não cobre estagos realizados em quedas.... tá certo eu tambem nunca vi um espigão colado.

Dai a minha desconfiança na garantia da Tao Natural e nos seus serviços, apesar de o atendimento ser de facto cinco estrelas.... de isso não me queixo.

chopstick said:
a minha tá com outro problema. Á medida que vou andando, passado uns bons 20 quilómetos, notando-se mais acentuadamente e mais rapidamente quando se vai por mato, ela vai agarrando, dando a sensação que tem folga, mas não tem, se saírem da bike e a comprimirem com os braços notam que ela "agarra" e não quer fazer o retorno, depois passados mais uns quilómetros isto vai piorando e depois quase nem comprime, fica mesmo quase rígida.
Isto tudo no modo 110mm, no modo 150mm não se nota tanto. Falta de lubrificação não é porque ela desde que veio da garantia ainda tem poucas horas de uso e as pernas têm sempre as riscas de óleo. Quando se chega a casa, deixa-se em repouso e passado uma noite está como nova, não sei porque é que isto acontece, mas é esquisito.

Na próxima saída por mato deixo-a sempre em modo 150mm pa ver como se comporta.
 

DigitalRider

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Citação de: DigitalRider em Abril 09, 2009, 11:19:48
Entretanto perdi a cabeça e comprei umas rodas novas. Umas Roval Traversée (http://www.specialized.pt/?sc=0219&id=641). O que acham? Vale o investimento (1.000€). Para a semana já as tenho montadas e dou-vos a minha opinião.
DR

Já Montei as rodas novas (perdi 700gr - agora tem 13,4kg):

Posso dizer-vos que são fantásticas. Parece que tenho uma bike nova. De referir que estou a sentir o efeito da redução de peso das rodas novas mas também estou a sentir o valor do Tubeless. Não há dúvida que muda completamente a forma como a bike se comporta. Os limites são diferentes permitindo uma condução mais agressiva a descer, mais tracção a subir e muito mais conforto.
Gostaria de colocar outra questão. No outro post referi que sentia a frente pesada e pouco sensível. A minha bike vem com um avanço de 80mm. Que acham de trocar esse avanço por um de 60mm e puxar o selim mais para trás? Não acham que ganhava uma posição de condução que permite ter uma frente mais leve?
Um abraço,
RC
 

Ressurras

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DigitalRider said:
Gostaria de colocar outra questão. No outro post referi que sentia a frente pesada e pouco sensível. A minha bike vem com um avanço de 80mm. Que acham de trocar esse avanço por um de 60mm e puxar o selim mais para trás? Não acham que ganhava uma posição de condução que permite ter uma frente mais leve?
Um abraço,
RC

Não acho que vás resolver o problema dessa maneira...

Embora o teu peso se vá distribuir na bicicleta de maneira diferente, vais continuar a sentir a frente demasiado pesada, pois tens aí 2.600kg de suspensão.

A meu ver, a única solução é trocares de suspensão :| Ganhas em peso e em sensibilidade, acredita :wink:
 
nc35442a, sou possuidor de uma bike igual as vossas e basicamente as queixas são as mesmas :evil:...
Quando a mandares para o "Nuno Moca Duarte" depois dá aqui o teu feedback no que respeita ao novo comportamento e preço.

Um Abraço
 

stone

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Boas,

Pessoal das Enduro, preciso de ajuda... :evil:

É normal bloquear a suspensão nos 110mm, isto sem estar em cima dela, e a mesma acaba por recuperar tudo. Ou seja, não mantém os 110mm. :?: Aparentemente se estiver em cima dela isso não acontece.

Uma coisa que também noto é que a suspensão"amocha" muito, mas isso pode ter a haver com a pressão não estar bem regulada. Está o "roubar" cerca de 3 a 4 cm com o meu peso... Acho que vai ter que regressar às origens!

Obrigado.

Abraço,
 

nc35442a

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Boas, a suspensão não bloqueia nos 110 mm, mas sim limita o curso a 110 mm, a recuperação podes nào notar que recupere totalmente por causa do sag.

Quanto ao facto de "roubar"3 ou 4 cm de curso inicial isso é a pressão que para mim esta bem regulada, no meu caso rouba tambem cerca de 3 cm

Boas pedaladas

stone said:
Boas,

Pessoal das Enduro, preciso de ajuda... :evil:

É normal bloquear a suspensão nos 110mm, isto sem estar em cima dela, e a mesma acaba por recuperar tudo. Ou seja, não mantém os 110mm. :?: Aparentemente se estiver em cima dela isso não acontece.

Uma coisa que também noto é que a suspensão"amocha" muito, mas isso pode ter a haver com a pressão não estar bem regulada. Está o "roubar" cerca de 3 a 4 cm com o meu peso... Acho que vai ter que regressar às origens!

Obrigado.

Abraço,
 

Ressurras

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nc35442a said:
Boas, a suspensão não bloqueia nos 110 mm, mas sim limita o curso a 110 mm, a recuperação podes nào notar que recupere totalmente por causa do sag.

Quanto ao facto de "roubar"3 ou 4 cm de curso inicial isso é a pressão que para mim esta bem regulada, no meu caso rouba tambem cerca de 3 cm

Boas pedaladas

stone said:
Boas,

Pessoal das Enduro, preciso de ajuda... :evil:

É normal bloquear a suspensão nos 110mm, isto sem estar em cima dela, e a mesma acaba por recuperar tudo. Ou seja, não mantém os 110mm. :?: Aparentemente se estiver em cima dela isso não acontece.

Uma coisa que também noto é que a suspensão"amocha" muito, mas isso pode ter a haver com a pressão não estar bem regulada. Está o "roubar" cerca de 3 a 4 cm com o meu peso... Acho que vai ter que regressar às origens!

Obrigado.

Abraço,

Atenção: A suspensão bloqueia nos 110mm, ou seja, sem estares em cima da bicicleta ela tem de manter os 110mm e não pode passar daí, a não ser que regules no manípulo para passar novamente para os 150mm.

Se isto não acontecer algo está mal... :roll:

Em relação ao SAG, este deve "roubar" entre 37.5mm a 45mm (25% a 30%), dependendo do teu gosto.

Saudações 8)
 

stone

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Boas,

Pude confirmar onde a comprei e efectivamente bloqueia nos 110mm sem ter necessidade de lá estar em cima...

Já tem sentença... Vai para o estaleiro reparar!

Vamos ver como regressa a casa.

Obrigado Pessoal :yeah:
 

Nozes

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Boas!
Epá eu ia a passar,e dei uma olhadela por alto neste tópico (não li tudo) mas fiquei com a impressão que a suspensão da Specialized é um grandessíssimo barrete...tendo em conta que foi desenhada por um engenheiro ex-Fox,o que diabo fizeram esses gajos afinal para ter saído tal sucata?? :shock:
 

Ressurras

New Member
Nozes said:
Boas!
Epá eu ia a passar,e dei uma olhadela por alto neste tópico (não li tudo) mas fiquei com a impressão que a suspensão da Specialized é um grandessíssimo barrete...tendo em conta que foi desenhada por um engenheiro ex-Fox,o que diabo fizeram esses gajos afinal para ter saído tal sucata?? :shock:

Também não é como dizes... As primeiras (2007) deram alguns problemas, que mais tarde foram corrigidos.

Existem aqueles que sempre tiveram problemas com elas, mas também existem aqueles que nunca tiveram qualquer problema.

Agora que existem melhores, disso não há dúvida, mas isso já vai do gosto de cada um :roll:
 

nc35442a

New Member
Sou um dos exemplos sem problemas de maior, vai com um ano de uso, umas quantas descidas na Lousã, e nem se queixa....
Sensibilidade podia ser melhor, mas absorve sem problemas impactos maiores.

Mais problemas me tem dados as rodas que a suspensao... sao as famosas 420sl bons para XC, mas pessimos para uso mais agressivo ainda por cima penso que não há representante DtSwiss ca em Portugal....
 

Raposinha

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Boas

Gostaria de deixar aqui a minha contribuição sobre a bike em análise onde tentarei ser o mais objectivo possível, deixando de lado justificações emocionais relacionadas com a marca e o seu marketing.

O meu caso:

Specialized Enduro SL Comp 2008 tamanho L, peso com setup actual 14,280Kg. Comprada no final de 2007 mais por razões emocionais do que racionais mas enfim, penso que é o que acontece com a maioria de nós. Depois da compra feita tentamos arranjar argumentos que o justifiquem. Queria uma bike polivalente do tipo “ do it all ” que tanto desse para descer como para subir, que fosse relativamente leve, com uma suspensão eficiente e um preço que não me levasse a falência.

Suspensão da frente: Specialized Future Shock E150 SL, avariada no acto da entrega da bicicleta. Cartucho do ar (perna esquerda) perdia metade do ar de um dia para o outro.
Três semanas para me resolverem o problema, mau serviço do revendedor ao qual o importador também não está isento de culpas. Depois de ter estado a espera da bicicleta durante três meses fiquei lixado com esta situação porque uns meses antes estive para comprar o modelo de 2007 mas como tinha conhecimento dos problemas da forqueta resolvi encomendar o modelo de 2008 na esperança que esses problemas me passassem ao lado. Imaginem a minha frustração quando me deparei com a fuga de pressão do cartucho do ar ao fim de três dias de utilização.

Afinação: Compressão e retorno completamente abertos, pré-carga com 80 psi, o que no meu caso da um sag de 30%, (com equipamento peso cerca de 86 kg), válvula de descarga (spike valve) com 50 psi.

Comportamento: Muito insensível aos pequenos ressaltos, a rolar a suspensão vai completamente “congelada” e só acorda com impactos médios ou mais fortes, chega a provocar dormência nas mãos quando rolamos mais depressa, por exemplo a descer do Monge para os Capuchos na Serra de Sintra. Em curva também não ajuda uma vez que em situação de falta de aderência da frente a extensão não actua rápido o suficiente o que leva o conjunto a ir atrás da roda o que não dá confiança nenhuma e pode levar a uma eventual queda (já me aconteceu) principalmente em situação de relevo ao contrario (off camber) mas os pneus também têm influencia nesta situação mas falarei deles noutro post. Eventualmente poderia aumentar a pré-carga para acelerar o retorno mas isso iria tornar a suspensão ainda mais rija o que iria agravar o problema da sensibilidade. Noutro tipo de situação se for necessário levantar a frente para ultrapassar um obstáculo (um pequeno tronco por exemplo), tornasse extremamente difícil de o fazer precisamente por causa desta falta de velocidade da suspensão e no meu caso que uso um tamanho L ainda é pior uma vez que o triangulo da frente é mais comprido do que um M que é o tamanho bitola no desenvolvimento das bicicletas, é quase preciso lutar com o guiador para o conseguir e já tive situações em que quase passei por cima do guiador por causa disto, uma vez que uso pedais Crank Brothers de encaixe, puxo a frente e ela não vêm mas puxo pela traseira ao mesmo tempo é ela vem, resultado, um quase “front flip” hehe. Mas nem tudo é mau, a descer rápido em zonas muito degradas com muita pedra valas e raízes a mistura é um foguetão e perdoa inúmeros erros de pilotagem, más trajectórias, obstáculos que não estavam previstos etc. e quanto pior o terreno melhor ela se comporta tanto a descer como a subir posso dar como exemplo o trilho quê desce do Chimarrão em direcção a A5 em Monsanto onde chego a pedalar de “quinta a fundo”, qualquer dia fico lá colado a um jeep da policia florestal, hehe. Por outro lado está falta de sensibilidade faz com que pedale muito bem e sem bombeio no entanto é preciso referir que subir de pé mesmo com o curso reduzido para 110mm (o que dá muito jeito) é proibido. Está é uma bicicleta que sobe tudo o que for preciso mas mais devagar, subir de pé só para transpor um obstáculo ocasional ou algum topo onde é preciso ter um pouco mais de inércia para vencer. A forqueta é extremamente rígida mas também outra coisa não seria de esperar de uma suspensão com eixo de 25mm bainhas de 35mm e dupla coroa. Não existe nenhuma suspensão de coroa simples seja de que marca for que tenha uma rigidez comparável, até podem ter uma excelente rigidez da coroa até ao eixo, caso da Fox com eixo de 20mm mas é preciso não esquecer que dá coroa para cima, nenhuma suspensão de coroa simples pode competir com uma suspensão de dupla coroa. Quanto as revisões, não tenham medo de tal coisa uma vez que não passam de uma simples limpeza do interior da suspensão e dos retentores e de uma troca de óleo. No meu caso é efectuada de 1000 em 1000 quilómetros. Se verificarem que deixou de aparecer óleo nas bainhas é porque esta na altura da revisão. Uma forma de melhorar o comportamento desta suspensão é virar a bicicleta ao contrário antes de irem pedalar.
Ao fazer esta manobra estamos a lubrificar os bronzes o que ajuda a eliminar a insensibilidade desta forqueta. Penso que a origem deste problema deve estar no tamanho dos bronzes das jarras o que provoca um fenómeno que os anglo-saxónicos denominam de stiction (palavra derivada da aglutinação de Stop com Friction) a Specialized deve ter optado por uns bronzes maiores para evitar o aparecimento precoce de folgas mas só uma pessoa como o Nuno Duarte é que pode confirmar esta teoria. Quando tiver mais t€mpo vou mandar a forqueta para a ND Tuning, é que actualmente o meu t€mpo está a ser gasto num outro projecto com duas rodas (Stumpjumper HT Comp sub-9) mas isto é assunto para outro tópico.


Suspensão traseira: Tipo Horst Link com amortecedor Specialized AFR com spike valve.

Afinação: Compressão toda aberta, retorno com seis clics desde a posição de fechado para dar algum controlo a traseira, pré-carga com 130 psi o que dá um sag de 30%.

Comportamento: Sensível que baste e com uma curva de progressão linear mas tenho a impressão que com o acumular dos quilómetros tem vindo a perder a sensibilidade no entanto é de referir que nunca lhe fiz uma revisão e é natural que esteja com falta de lubrificação de resto zero problemas. Bombeio é uma palavra que não existe nesta bicicleta a não ser como já referi se o pedalar for de pé, sei que para alguns de vocês pode ser difícil de acreditar que uma bike com 150mm de curso não bombeie mas na realidade é mesmo assim e se repararem eu escrevi que a compressão esta toda aberta, porque se eu rodar o botãozinho azul para a direita, então é que ela não se mexe mesmo.
Por outro lado gostaria de referir aqui que não estou a ver onde é que esta a teoria do total suspension integration uma vez que a suspensão traseira tem um comportamento linear e a forqueta tem um comportamento de endurecimento progressivo, portanto jogam em clubes diferentes com comportamentos diferentes, lá se vai o TSI.

Conclusão sobre suspensões: Penso que a Spec foi mais no sentido da eficácia de pedalada do que da eficiência de absorção em velocidades de suspensão lentas. Como a forqueta não tem bloqueio eles tentaram por outro meio aumentar a eficácia de pedalada o que se veio traduzir na tão falada falta de sensibilidade. Contudo acho que numa bicicleta com tanto curso e cuja vocação é claramente para descer a bruta e de qualquer maneira deveria ser ao contrario. Para pedalar a Spec tem outras bikes com argumentos melhores caso da Stump FSR onde o seu peso e cursos mais reduzido são uma mais valia. Quem é que quer pedalar com chaimites de 14 kg? Só malucos como eu que chegam a fazer 100 km num dia com a SL. É preciso no entanto referir que a tendência actual dos construtores de binas vai no sentido da eficácia de pedalada e posso dar um exemplo flagrante como é o caso da Santa Cruz Nomad que tem recebido criticas precisamente por ter perdido a supless de suspensão que tinha o anterior modelo. É exactamente a mesma situação da Spec, para que é que querem uma Nomad que pedale bem quando têm uma LT2 que é bem mais adequada para isso? Isto é tudo uma situação de compromisso e não podemos ter as duas coisas, ou temos sensibilidade de absorção ou temos eficácia de pedalada no entanto os construtores é que sabem da sua vida e até já existem alguns que conseguiram um bom compromisso caso da Lapierre com as suas Zesty.

Bom, este post já vai demasiado longo, a seguir quando puder vou falar do quadro e rodas.

Cumprimentos a todos

Jorge
 

DigitalRider

New Member
Grande Jorge,
O melhor review que já li sobre a Specialized Enduro Sl, com especial detalhe na E150. Revejo-me em todas as tuas palavras. O comportamento desta suspenção na minha bike é tirado a papel quimico do teu post. Obrigado.
Um abraço,
RC
 

chopstick

New Member
obrigado por essa dica de a virar ao contrario. Realmente sinto isso do stiction passado uns quilómetros por mato como referido meu post da pagina anterior.
 

Nozes

Active Member
Só uma notazinha: O tal "stiction" provém da aglutinação de "stactic" e "friction",ao contrário do que foi em cima referido.
De resto,a minha opinião mantém-se,a meu ver,a Specialized,ao tentar fazer uma suspensão muito rígida e capaz de aguentar grandes impactos acabou por pôr no mercado um produto fraco em fiabilidade e funcionamento.
 
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