Spark suspensão 100 para 120 mm

CAJO

New Member
Boas tenho uma Spark 20 com cerca de 8 meses, desde o inicio que acho a posição de condução bastante agressiva até demais para alguém que quer rapidez mas com algum conforto e que não vai ganhar maratona nenhuma.

Com algumas alterações de avanço ficou melhor, mas com a suspensão que traz Fox RL 100 obriga a ir sempre numa posição bastante agressiva.

As Sparks de 2009 vêm com suspensão de 120mm o que me levou a experimentar um Fox RL 120 mm de um colega emprestada e gostei mais da nova posição porque acho que não prejudica a subir e permite mais estabilidade a descer com também podemos ir numa posição mais relaxada e não carregar tanto para a frente sobre os ombros e costas.

Em relação ao tamanho do quadro é o correcto para mim, mas acho que esta é uma alteração a fazer uma vez que se me sentir mais confortável nas maratonas longas também consigo aumentar a velocidade média e curtir mais.

Os Homens da Scott confirmaram que a geometria dos quadros suporta esta alteração e que os quadros de 2008 e 2009 são iguais em geometria.


Gostava de ouvir algumas opiniões sobre este assunto.
 
L

luizamaral

Guest
Boas

Na minha opiniao compraste a bike errada, exprimenta uma scott genius.

Abraço

Luiz Amaral
 

Amukinado

New Member
Eu gosto da ideia de montares uma suspensão de 120 mm. Vais tirar muito mais proveito dos 110 mm de curso traseiro. Eu pessoalmente até prefiro a Spark com 120 mm à frente, tal como a Santacruz Superlight e outros quadros de XC que têm potencial para XC Trail.
 

tkul

Utilizador Banido
2009:

geometry%2020.gif


2008:

http://img9.imageshack.us/my.php?image=geometriaspark2008.jpg
geometriaspark2008.th.jpg



distância coroa eixo é:
F100 é 470.9 mm
F120 é 490.9 mm

e colocando uma forquilha F120 numa scott spark de 2008 fica com a mesma geometria?

stupid-trick-cube.jpg


A direcção deverá ficar com mais lançamento... diria 69º, o de selim tb...com menos 0,5º e o BB sobe em termos de altura!
 

Nozes

Active Member
A direcção da minha Kona Four tem de origem 69º,e não sinto a necessidade de um angulo mais fechado.
Ao montar uma suspensão de 120mm na Spark,e para o uso que se pretende neste caso,só se tem a ganhar:Estabilidade,conforto,polivalência.
Já tive a oportunidade de dar uma voltinha muito rápida numa Spark,e realmente a geometria é típica XC competição,que foi para isso que ela foi desenhada.O que nos leva a um problema que não é de agora,é até muito antigo no btt:O pessoal que quer uma bike "como a dos prós",bikes de competição,com geometrias e componentes tudo menos confortáveis,e depois fica chateado com o que comprou...quantos amigos têem vocês que andam todos "marrecos" só porque queriam uma Epic,uma Scale,etc?
A Scott Spark ainda assim,é mais polivalente,por fazer um curso traseiro generoso.Na minha modesta opinião,uma suspensão de 120mm (atenção á regulação do sag!)e um guiador sobrelevado podem transformar uma Spark numa bike muito mais confortável e polivalente,sem a fazer perder rendimento nem aumentar excessivamente o peso!
 

tkul

Utilizador Banido
Epá... é como este aqui:




"Epá que xena... não tenho espaxo para levar os capaxetex!" :roll:

A Scott penso que tem uma boa gama (embora não comprasse algum modelo...).
As Sparks estão num outro lado da balança... mais XC/Maratona como já foi dito.

Eu em 94 tinha uma igualzinha a esta! Racing....XC... hoje fico maluco como é que eu fazia DH neste giringuelho!



Depois passados uns anos e farto da dore de costas provocado pelo volante titec 115 e um DEAN 135x0º passei para esta configuração de cockpit!
Se não estou em erro: Sintesi 70x35º e volante Scott com 50mm de sobre-elevação! :mrgreen:
Controlo
Conforto
Subia da mesma forma que antes... mas é menos eficiente! >>>>>> who cares... I`m not racing!

latdrivtrain.jpg


PS- eu só queria era alertar para o BS de quem he disse que iria ficar com a mesmas cotas na geometria!
 

Nelson99

New Member
Olá eu tive uma spark 20 de 2008 durante um ano com uma fox 120 rlc. E simplsmente sentia que a bike estava descompensada. Desculpa mas não acredito que te digam que a geometria é igual. A bike e o quadro mudaram e daí agora virem com 120mm. Como ja disseram em cima a bike anda bem com 100mm vais fazer asneira se trocares. Eu sei porque eu fiz e agora que ja tenho 100mm posso-te garantir isso.
Cumps
 

Albertoliveira

New Member
Primeiro- Spark para maratonas ?????... esquece.. Spark é XC/racing e ponto final.
Segundo- mais 2 cm na frente não te vai impedir de teres a tal posição agressiva... avanço mais alto, anilhas no tubo da suspenção, guiador sobre elevado vais subir bem mais cm do que a suspenção de 100 para 120.
Terceiro- a de 2008 não tem as mesmas medidas das de 2009, mas tambem nada te impede de colocares 120 nessa bike... se falasses de 150 isso não ... agora mais 2 cm não é nada de impeditivo... se gostas força nisso... tambem nao vais mandar drops para flat para teres problemas na testa. Força...
 

konsalik

New Member
Eu tenho uma spark 30 de 2008 montada por mim, e tenho uma Fox talas á frente. Mudo muitas vezes de 100mm para 120mm e a bicicleta fica inegavelmente diferente em ambos os modos e logo mais polivalente na generalidade, apesar de virem ai uns teoricos dizer que é ridiculo ter uma talas numa spark...Adiante! :wink:
-A spark sem duvida que foi feita para XC racing, mas não se pode por um ponto final no assunto! Eu tenho uma spark e faço de tudo c ela, desço com muitos amigos q andam com bikes de enduro e raramente andam á minha frente... :roll
-Eu venho de uma rigida (Trek 8900),e so troquei de quadro para ganhar um pouco de conforto, mas no final de contas , ganhei a descer a subir e no conforto! :D :wink:
 

BeAsT

New Member
Com 120mm penso que vais prejudicar a geometria do quadro se quiseres fazer um xc mais puxado...Agora se ligas mais ao conforto a descer á bruta opta por 120mm, mas desde já te digo que n é um quadro muito normal de se ver com 120mm...Pessoalmente optava por uma SID ou Fox F32 100mm RLC. :D
 

konsalik

New Member
Não é muito normal ver uma spark com 120mm? :roll:? :shock: As de 2009 vêm quase todas com 120mm á frente... :roll:
 
Top