Soluções e considerações para uma relação 1x [1x1;1x8;1x9;1x10;1x11]

tinric

Super Moderador
Boas pessoal, ando a pensar em colocar 1x10 na minha remedy 8...
Durante as minhas pesquisas dei com esta cassete da Sunrace: http://www.thebikevillage.com/pinon...-dientes-de-10-velocidades-4710944248234.html
Já alguém experimentou?


Ao que investiguei, se bem compreendi, a mais barata e pesada tem o 42 de aço e a outra de alu... 50 gr mais... mas muito bom preço por umas cassete com um range tão grande...

Se calhar a próxima para a HT vai ser mesmo uma dessas.. pelo preço de uma XT normal compra-se esta... e expander já é lucro... dá para comprar 2 cassetes destas com o preço de uma XT mais um expander.

Se não derem barraca, quer-me parecer que vão manter muito boa gente em 1x10 e muito bem servida.
 
RTC essa é a versão "topo de gama" (MX3), e cinzento só ainda vi na relação 11-40. Para 11-42 só mesmo em preto, coisa que não me agrada porque o deve acontecer como com a Sram X1, com o uso perde a cor e fica às manchas cinzentas.
Vou também optar pela que o teu amigo tem (MS3) fica mais em conta
RFNeves eu vou experimentar um prato oval de 32T da Absoluteblack, também porque já ouvi/li coisas muito boas sobre eles

Já agora, corrente de 10 ou 11?
 

camponubla

Well-Known Member
Boas,

Levo 2x10 24-38 slx a frente e 11-36 com desviador shimano xtr shadow+ caixa comprida atrás. E umas das possibilidades quando tiver que trocar a transmissão por desgaste é passar a 1x10 ou 1x11.

Sendo que o Eagle fica de fora, por preço principalmente. Uma das opções seria:

Manter os cranks slx e por prato 32T 104 de bcd
k7 9-42 (10v) -> tinha que trocar o cepo para um XD
a partida poderia manter o mando e desviador traseiro, certo?

Com esta opção fico até com mais ponta que o actual 2x10v, mas fica mais pesado nas "subidas"....ficaria um pouco mais pesada que o equivalente ao prato 24 e carreto 32 do 2x10.

Outra possibilidade, que encarece a troca é:
Manter os cranks slx e por prato 32T 104 de bcd
k7 9-44 (11v) -> tinha que trocar o cepo para um XD
ao passar a 11v tinha que trocar o mando e o desviador

Neste caso fico já com uma configuração menos pesada...se calhar o equivalente ao 24t a frente e carreto 34 atrás do 2x10v. Mas é mais cara.

Em relação aos k7 com carreto de 9T alguém já usa? O tal 9T já ouvi dizer que acumula mais lama, etc, já que não tem espaço para o evacuar....
 

nunokas

Member
O efeito "polígono" vai sempre ser sentido, não há como escapar.
Ele pode é ser ligeiramente mitigado com uma maquinação especifica nos dentes, coisa que a e-thirteen conseguiu um pouco.

O problema é que mesmo num carreto de 9t em aço essa maquinação vai-lhe encurtar a vida um pouco mais depressa.


cumps
 

SeteGu

Active Member
camponubla eu nunca experimentei, por isso,opiniões só posso indicar a da SRAM que está no link que mostrei (tópico 4).

EDIT: Queria dizer post 4.
 
Last edited:

camponubla

Well-Known Member
Em relação a adaptação de 2x10 para 1x10 ou 1x11, como a ideia seria manter os cranks slx e por o prato 32T 104 bcd no lugar "que ocupa" o actual 38, isto não faria com que a corrente quando está nos carretos maiores (28T, 35T e 42T) fique muito "cruzada"?
 

pamoreira

Member
É questão de medires a linha de corrente e veres que valor tens - isso dá-te um ponto de partida. Dependendo dos cranks e bb podes sempre jogar um bocado com espaçadores, pratos com offset, etc.
 

camponubla

Well-Known Member
É questão de medires a linha de corrente e veres que valor tens - isso dá-te um ponto de partida. Dependendo dos cranks e bb podes sempre jogar um bocado com espaçadores, pratos com offset, etc.

Obrigado,

Digo isso, por que se com o actual 38 e carreto 36 já parece que cruze, com um prato de 32 na mesma posição do actual 38....e com carreto de 42 ou 44, ainda cruzará mais.

A linha de corrente salvo erro é de 48.8, mas terei de confirmar.

Em relação aos espaçadores do BB, agora levo um de 2,5 mm no lado dos pratos......quer dizer que se calhar se for o caso, poderia por um espaçador mais estreito (1 mm ou o que for) o no límite passar este espaçador para o outro lado do BB, certo?
 

pamoreira

Member
Em 1x11 (ou mesmo 1x10), a corrente vai sempre cruzar um pedaço nos extremos - é uma questão de geometria quando se tem um ponto fixo na frente e a amplitude de uma cassete na traseira.

48.8 parece-me bem, o XX1 de origem vem salvo erro com 49mm e a recomendação é entre 48-50mm. A ideia é ter toda a cassete utilizável sem grandes problemas, não de evitar o cruzamento - se cruzar pouco num extremo vai cruzar muito no outro.

Quanto aos espaçadores, se tens 2.5mm no lado dos pratos ainda tens um bocado de margem se precisares de baixar um bocado a linha de corrente.
 

camponubla

Well-Known Member
Em relação as marcas tipo etrhiteen, leonardi, etc que usam parte dos carretos das k7 (9-42 e por aí fora) em alumínio, estes carretos em alumínio não têm um desgaste mais muito mais prematuro que se forem em aço?
 

nunokas

Member
Sim. Carretos em alumínio são sempre mais susceptíveis a desgaste mas a vantagem dessas cassetes é que os podes substituir sem comprar o bloco todo.

Agora... Se desgastares rapidamente esses carretos maiores é sinal que andas com um prato maior do que as pernas aguentam... ;)


Cumps
 
Uma outra opção que desconheço se será viável ou não
Mas ter um carreto 44 acho muito interessante, e um 10 tambem
Tem de ter cepo da mesma marca compativel com cassete

No meu caso fui ao mais barato aproveite k7 que tinha de 10v e ficou 11-42 mas nas 10v

Hope Cassette 11-speed incl. Hope Freehub

10-40: 10, 12, 14, 16, 18, 21, 24, 28, 32, 36, 40
10-44: 10, 12, 14, 16, 18, 21, 24, 28, 32, 38, 44
approx. 273 gram (cassette only, 10-40T, manufacturer information)

 

camponubla

Well-Known Member
Falo por mim, mas para passar a prato único (para já) só com carreto de 9T. A partida iria para 32T e 11v 9-44. Se calhar tendo mais um prato de 30T na "gaveta" para percursos mais puxados.
 

klaser

Well-Known Member
Já pedalaste com um carreto de 9V ? Eu não mas deve ser horrível,a corrente fica muito "curvada" e a perda de energia e a sensação de "fluidez" deve ser uma caca também.... não é a toa que a SRAM desistiu deste carreto,embora fosse possível no seu sistema....uma coisa é a matemática das relações,outra é a prática...
 

pamoreira

Member
Também sou um bocado céptico em relação ao carreto de 9... temos que esperar que o nunokas dê o feedback dele :) Em termos de relações a cassete da Hope parece-me interessante também, pode ser que eles façam uma versão XD.
 
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