Soluções e considerações para uma relação 1x [1x1;1x8;1x9;1x10;1x11]

DarknightOM

New Member
hoje, depois de uma volta maior , e por uns singletracks gostei bastante.
não precisei andar a mexer nos pratos da frente ( tambem não podia lol), mas no mesmo sitio que passei muitas vezes esgotava o 32 e tinha que meter o 42 , jogando depois com a cassete atras.

com o 34 usei mais as ultimas mudanças da cassete e fiz (pelo menos deu-me ideia disso) de melhor forma.
No entanto em estrada ao vir para casa com um colega meu com 3x10 , já "penei" para o acompanhar ali nos 40km/h...
È preciso muita rotação.
Subidas as que apanhei fiz bem, com o 36 atras, portanto com o 42 melhor as faço.
Ver se este fim de semana vou subir algumas "paredes" para testar a relação.

só há uma coisa que para já me atrapalha ...
muitas vezes vinha com o prato do meio e chegava a uma subida e de seguida metia o prato mais pequeno á frente, mantendo a mesma mudança na cassete.
Agora é preciso andar a tirar mais mudanças...mesmo que seja de 3 em 3 ...mas acho que é uma questão de abito.
 

miguelcarromeu

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hrod said:
Mas já ouvi por aí que neste tipo de conversões, com 42 na cassete, as mudanças deixam de entrar da mesma forma que antes, ou seja nas mudanças mais pesadas (carretos mais pequenos da cassete) devido à afinação que o desviador traseiro têm de levar para poder atingir o carreto de 42 faz com que se perca eficácia nas passagens nos carretos mais pequenos. Podem me informar se isto é verdade ou não?

Os casos que conheço pessoalmente queixam-se do mesmo: há sempre algumas mudanças que perdem o "click".
 

balkaum

Member
No entanto em estrada ao vir para casa com um colega meu com 3x10 , já "penei" para o acompanhar ali nos 40km/h...
È preciso muita rotação.

Eu simplesmente o melhor que faço em plano são uns picos a 35kms/h, mas regra geral mantenho um máximo de 30/32, descendo deixo simplesmente de dar ao pedal.

Estou com 32 e 11/34 em 27.5
 

magrof

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Eu estou com 32 11-42 em 29. Consigo fazer 38/39 em plano, mas a 100rpm...
A passagem das mundanças é menos responsiva, ficam mais lentas.
É mais dificil acompanhar a malta com 2x10 e 3x10, mas só se torna visivel no alcatrão, ou algum estradão lisinho, isto para pernas parecidas" :)
Sim, esgota algumas vezes em alcatrão ou estradões, a descer... em plano não sou capaz...
É preciso andar com mais cadência para andar à mesma velocidade que andava com 38/24.
Perdes a relação mais baixa...nem é muito grave, mas ... a gestão do esforço é diferente, porque não se trata só de perder a mais leve, perdes todos o "range" de andar com 24 e k7 11-36 que permite gerir melhor a coisa, também se aplica ao 38.
Por vezes é preciso passar 3/4 mudanças de uma vez. E aquela passagem do 15 para o 19, é uma $%&$%&/%, também estou a aguardar o 16.
As vantagem, são perda de peso na bike, só te concentras num trigger, simplicidade de funcionamento em situações adversas, menos peças para fazer manutenção.
 

DarknightOM

New Member
para quem faz muita estrada ou grandes maratonas..penso que 2x10 seja o ideal.
para quem faz mais trilhos ou nao quer abusar tanto em estrada 1x10 é interessante.

eu por acaso faço algumas maratonas , onde temos varios Kms de estradões, mas normalmente em terra batida e ai penso que o 34-11 seja suficiente

eu vou meter o 16 , pois agora ja veem incluindo com a compra do 42T
 

FiCaçador

Elos Rápidos
A grande conclusão a que depressa cheguei e mantenho após uns meses a andar com o 1x10 adaptado é muito simples:
O XX1, X01 e X1 da Sram são a melhor opção que há para o BTT, ponto final! Isto sem sequer experimentar qualquer um destes grupos, mas a conclusão é lógica.
Seja XCO, maratonas ou até ultra-resistências, desde que haja treino e o prato seja bem escolhido, ignorando completamente o que é que os "prós" usam, a simplicidade e funcionalidade de um grupo pensado apenas para um só prato tem sempre vantagem.

Para competir em provas de curta duração ou para quem não se importa de compensar com diferentes cadências, usar 1x10 com a cassete normal 11-36 é também uma excelente opção, é assim que ando no XCO.

O 42T adaptado na cassete desenrasca, mas não é nenhum XX1 nem nada que se pareça, nem tem o mesmo alcance nem as mudanças entram com a mesma rapidez que entram com a cassete normal.
Desviador à frente, manípulo à esquerda e outro prato também já não me vejo a querer lá voltar, seja mecânico ou mesmo electrónico, complicações desnecessárias não me apelam.
 

magrof

New Member
Concordo em absoluto com o FiCaçador, na solução 1x10 que tenho, a única coisa que realmente me irrita é o salto do 15 para o 19. grrrrrrr
Tenho um 16t da shimano encomendando desde maio...
Mesmo assim haverá sempre um salto de 23%.
Alguém sabe onde comprar um 16? Para shimano ou sram, estou para mudar de k7, portanto tanto faz...
Se tivesse euros para um X qualquer coisa seria com um pratinho de 30, que chegava muito bem... os pros são putos novos e não fazem mais nada na vida.
 

DarknightOM

New Member
Depois de ter esperada mais de 2 semanas pelo 42t , ja chegou :p

e hoje fui testar a ver o resultado.

realmente afinar isto é complicado e mesmo assim não sei se estará muito bem afinado.
ou descem bem...ou sobem bem..as duas coisas é dificil
por vezes há ali um encalho que nao deixa subir/descer da 19t para a 16t ou da 13t para a 16t.
mas pode ser da cassete estar gasta.

de resto a diferença entre ter o 16t no lugar do 17 e 15 é boa, mas mesmo assim a diferença do 16 para 13 ainda se nota..coisa que no 15 para 13 ou de 19 par 17 nao se notava tanto.
mas é uma questão de abitu e de rotação.

uma foto dela..ja com algum pó em cima

b216.jpg


meti a minha cassete Deore, mas assim que está chegue ao fim dos dias meto uma XT.
(entretanto acho que está a chegar outro kit de 42T , devido a problemas de envio e prazos de entrega :p)
 

edununo

Well-Known Member
Eu uso X01 à coisa de 6 ou 7 meses e não podia estar mais contente.
Desviador à frente é mesmo para não voltar. Estou a completar os primeiros 2000 kms sem problemas, sem a corrente ter saltado fora etc.
Já fiz voltas curtas, longas, incluindo uma ida à Santiago de Compostela e raramente senti falta de uma velocidade mais leve ou mais pesada.
Vejo com agrado a chegada do grupo X1 porque assim já terei uma opção mais barata para a cassete.
Em relação à cassete 10-42, os escalonamento é impecável. Basicamente é uma cassete 11-36 de 10v à qual juntaram um carreto de 42 dentes e trocaram o de 11 por um de 10. Isso faz com que não existam saltos grandes entre carretos e a passagem entre os mesmos é super eficaz e rápida.
A acção do desviador traseiro prima pelo silêncio. Não há cá corrente a saltar.

Recomendo.
 

diaz

Member
Recentemente fiz a conversão de 3x9 para 1x9, possível de consultar no meu tópico de análise à Cube Acid .

Pessoalmente sou adepto deste tipo de transmissões e já olhava com bons olhos para transmissões 1x8, 1x9 antes da SRAM ter lançado o sistema "revolucionário". Quando comprei a minha bicicleta mais a sério e retirei o prato pequeno e fiquei apenas com o de 22 e 42 T foi acusado de maluquice pelos meus colegas, que mais tarde ao retirar o de 42T para testar o sistema na altura 1x8 quase de besta me chamaram. (4/5 anos atrás)
Hoje já não devem andar de bicicleta mas tenho a certeza que se conhecerem o sistema é para eles sem dúvida a melhor alteração alguma vez feita nas bicicletas.

Acho que os sistemas de transmissão com um único prato estão equiparados ao paradigma do tamanho de roda. Há quem mude porque é a novidade, há quem mude porque efetivamente vai tirar vantagem do sistema e há quem permaneça como está porque em suma o que interessa é andar de bicicleta.

Pessoalmente acho a estética de um único prato brutal e a nível de funcionamento é a simplicidade aliada à eficácia.

Deixo fotos da minha conversão para 1X9 com cassete 11-32T Shimano XT e prato igualmente XT de 32 T.

WP_001537.jpg
 

edununo

Well-Known Member
No meu caso ficar com um único prato (32T) e ter cassete 11-32 era impraticável. A minha forma fisica e acima de tudo o tipo de voltas que faço não permitem que com uma relação 1:1 consiga superar as subidas mais ingremes.
 

diaz

Member
É o sistema que se deve adequar ao atleta e não o contrário.

Para o tipo de voltas que faço e atendendo ao tipo de terreno em que costumo rolar a minha configuração chega perfeitamente, como relatei no meu tópico de análise esta configuração apenas fica curta a rolar em asfalto.

Claro que se tivesse disponibilidade optava por um sistema pensado de raíz para o efeito como aliás é o caso dos grupos da SRAM e caso me visse obrigado a rolar em piso mais adversos a nível de inclinação teria uma relação na cassete mais vantajosa para subir.
 

edununo

Well-Known Member
Desconhecia. Resta saber o preço da cassete......
Além disso vai obrigar à troca do cepo. O facto do XX1 obrigar a utilização de um cepo específico não é por ter 11 velocidades mas sim por ter um carreto de 10 dentes na cassete.
Este sistema com carreto de 9 dentes vai obrigar certamente a uma troca de cepo.

Se a cassete for barata e se as rodas que o pessoal tiver derem para usar um novo cepo, então talvez valha a pena.
 

afonso

New Member
Desculpem fui interrompido quando estava a editar o post..:(
Leonardi Racing


942 : pignons 9 à 24 en acier inoxydable, 29 à 42 en alu - 235g-
319€





938 : pignons 9 à 27 en acier inoxydable, 32 et 38 en alu - 215g- 299€

 

Medroso#78

Active Member
Boas,

O sistema parece-me funcionar bem (tenho diversos amigos no meu grupo que os têm x01 xx1), 300€ por uma k7, que todos sabemos que é uma peça de ENORME desgaste, antes de arrancar para o investimento tem que se pensar 2, 3 ou até mesmo 4 x antes!!!! :D

....vamos aguardar para que passem a custar metade do valor atual (não tarda online aparecerão), digoo-o pq o mesmo aconteceu com as k7 XX (é o que uso na 29er).
 
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