Soluções e considerações para uma relação 1x [1x1;1x8;1x9;1x10;1x11]

FiCaçador

Elos Rápidos
Se queres usar um só prato sem desviador nem guia de corrente, é possível e sem ter o problema de a corrente saltar, mas precisas de ter um desviador traseiro com sistema de embraiagem e um prato específico na frente.
O desviador qualquer Shimano Shadow Plus ou Sram type 2 serve, para os pratos já há umas quantas marcas com pratos específicos para reter a corrente: Wolftooth, Race Face, Absolute Black, SNV, Hope...

Eu tenho um Race Face narrow/wide e o desviador é o XT Shadow+ e já lá vão 4 provas de XCO, mais treinos e maratonas, e nunca me saltou a corrente. Só saltou quando o cepo do cubo resolveu avariar e ficar preso, o que até foi positivo porque senão ficava com corrente, desviador e raios tudo enrolado.
 

fanando

New Member
Boas

Estou a cerca de 1 mês a utilizar 1x10 e posso dizer a mudança para este sistema até agora foi ótima. Estava a utilizar 2x10 com pratos 40/29 e cassete 11/36 e desviador XX. Passei a utilizar 1x10 com cremalheira 34 dentes wolftooth e cassete11/42 (retirei o carreto de 17 dentes e coloquei o SNV de 42 dentes), troquei XX por xtr shadow plus e no desviador tive de trocar o parafuso "B" para outro um pouco mais longo de forma a melhor afinar o desviador.

Com este sistema comparativamente ao 2x10 consegui não perder leveza a subir e apenas perco as mudanças mais pesadas (o que não me incomoda). Ganhei em simplicidade, algumas gramas também e apesar de não usar guia de corrente até hoje ainda nunca m saltou a corrente. Na ultima volta utilizei o sistema shadow plus desligado e mesmo assim correu tudo bem. A cremalheira tem sistema dropstop que até agora funciona na perfeição...

Facam as vossas contas em relação ao gear ratio que não querem perder e percebem logo se este sistema pode encaixar no que procuram...
 
Olá a todos!

Tenho uma pequena dúvida em relação a uma hipotética relação 1x9. Com o uso de um guia de corrente, conforme descrito noutros posts, quando se utilizam as relações mais extremas( mais pesada e mais leve) a corrente não raspa no guia? E se sim, isto não acaba por estragar tanto a corrente como o guia?
 

edununo

Well-Known Member
Se estiver tudo bem montado e afinado não deverá roçar.
Numa transmissão 3x9 no prato do meio dá para correr a k7 toda sem a corrente roçar no desviador.
 

A.Moura

Member
será que um prato a frente 32 e na cassete 42 será uma boa opção alguem que tenha a conversão que diga as mudanças que fez na cassete bem como no pedaleiro e o feedback :)
 

marciorssilva

New Member
Vejam o meu tópico em weight Weenies - Black Lefty Lady aka AbsoluteBlack Lefty, procedi a essa montagem de 1x10 com adaptador de cassete 42T e prato 32T Spiderless à frente ;)
 

j_Fe

Member
Estou prestes a fazer a alteração.
Ora, depois de algumas opiniões e sugestões, vou manter o desviador dianteiro durante o tempo que não comprar um prato específico pois acho que a corrente com o meu prato actual, irá saltar.
Vou ficar com 32 / 11-36.
Fiz este domingo passado os 30km de monsanto e subi tudo com esta relação, incluindo aquela parede de terra batida. Pode em certas alturas puxar um pouco mais pelo cabedal, mas acho que me aguento bem. Quanto a pratos, específicos vi o que o FiCaçador sugeriu, narrow wide, e lança-se para os 50 e tal €.
Mais caro do que pensei.. falaram-me também dos pratos das single speed que também funcionam, e arranjam-se por 25 ou 30€.

É ponderar, por enquanto, vou sacar tudo fora e deixar o desviador montado, com os parafusos apertados centrado no prato.
Quando fizer a alteração, mostro.

Cumps
 

j_Fe

Member
Vi ainda, os spiderless.
Desconhecia de todo, essas coisas.
É viável? Funciona na minha pedaleira xt ? Achei bastante interessante...
 

j_Fe

Member
Acabei de encomendar o da superstars. Foi o mais barato que consegui arranjar dentro destes. Quando chegar, monto e dou um feedback.
FiCaçador, a minha pedaleira xt 2013, não fica esquisita com as "patas" a mostra, sem o prato de fora a tapa-las? Já vi por ai umas tampas... ou uns espaçadores... é melhor isso? ou os parafusos mais curtos apenas?
Os espaçadores que falo são estes: shims
 
Essa alteração de retirar o carreto de 17 e colocar um de 42 está bem pensada... Mas um XX trabalha no máximo com 36d. Não ficam com problemas depois para meter o carreto de 42d?
 

j_Fe

Member
Já tenho tudo, amanhã faço a montagem e a remoção de material em excesso!!
Já tenho o prato, hoje comprei os parafusos mais curtos para apanhar apenas um prato, e lá vou eu!
Amanhã ponho mãos à obra.

Alguma consideração especial ao remover o cabo do desviador do interior do quadro?
Deixar alguma tampa/tampão por causa das aguas, sujidades etc?
 

edununo

Well-Known Member
A água entra e sai mas por precaução coloquei película de protecção de quadros a tapar os buracos.
 

j_Fe

Member
Oups. Esqueci me de colocar aqui neste topico. Coloquei uma no meu. Daqui a pouco ja as coloco aqui. :)
 

j_Fe

Member
Ficou assim :)

984w1x.jpg

2vht09l.jpg

2h6hpux.jpg
 
Top