Boas,
Devido a ter rachado o meu quadro (Specialized Epic aluminio de 2007, roda 26”) estive sem bicicleta algum tempo, felizmente tive algumas ofertas de bicicletas e quadros para usar enquanto tinha o meu quadro a arranjar, acabei por aceitar a oferta do António da Binaclinica.
Emprestou-me durante 3 dias uma bicicleta muito diferente do que estava habituado e que tinha muita curiosidade de experimentar, uma maquina de Aço, totalmente rígida e com a roda do tamanho da moda, uma 29”.
Deixo aqui as impressões que consegui tirar das voltas que dei e alguma informação da mesma.
A bicicleta sem pedais pesa 10,9Kg.
Quadro – Sobre Dad em Aço tamanho M - http://www.sobre-bikes.com/cadre-dad.html
Forqueta – Sobre Sagzero 29” em Aço - http://www.sobre-bikes.com/fourche-sagzero.html
Rodas – ZTR crest com cubos Novatec convertidas em Tubeless
Pneus – Maxxis Crossmark, convertidos em Tubeless com No Tubes
Travões – SLX com discos Ashima 160mm à frente e 140mm atrás
Transmissão – SRAM com uma mistura de X7, X9 e 3x9 com cassete 11-34, com pedaleira Shimano XT.
A primeira sensação ao tirar do suporte do carro e levar à mão para a garagem foi de uma leveza a rolar, a bicicleta parecia muito mais leve que é na realidade.
Após ter montado os pedais e ajustado a altura do selim, e na 1ª volta ainda na garagem, deu-me uma sensação de mais estabilidade que a 26" e de estar sentado num sofá por estar numa posição muito confortável.
Por onde andei:
Estradões com subidas longas (Inicio dos Caminhos de Fátima em Lisboa e subida ás Eólicas por trás do MARL), 30Km.
Estrada/alcatrão (Ciclovia) 23Km.
Estrada/alcatrão e trilhos técnicos com muita lama e água (Ciclovia até Monsanto e Singles de Monsanto) 46Km.
As minhas impressões após estes 99km, são as seguintes,
Gostei:
O aço e a roda 29”, mesmo sem suspensão á frente, tornam o rolar em estradões muito, mas mesmo muito, suave.
Passa muito bem por poças de lama/água, não perdendo quase nenhuma velocidade.
Posição de condução relaxada.
O pedalar é muito continuo.
Sobe bem, pensei que ia custar muito mais a subir do que com a 26", mas não foi isso que aconteceu.
Montagem bem conseguida jogando com o Branco e o Preto ficou sóbria (sobre em francês).
Não gostei:
Custa mais a manter a velocidade do que com a minha 26”, mas também pesa mais 1,3Kg.
É mais difícil de utilizar em trilhos mais sinuosos que a minha 26”, mas penso que a maior causa disto é devido ao facto do guiador ser bem grande (600 e tal milimetros). Cheguei a ficar parado num trilho pois o guiador simplesmente não passava entre os arbustos.
Numa descida mais inclinada e técnica, que costumo fazer, devido à frente bem alta, assustei-me e acabei por sair de cima da bicicleta. (não tive unhas )
Transmissão, rodas, pneus e travões cumpriram o seu dever e não deram qualquer tipo de problema.
Com a sensação de passa-por-cima-de-tudo da roda 29” acabei por passar por cima de vários obstáculos que geralmente tento evitar com a 26”. No entanto e após ter voltado à 26” voltei ao mesmo trilhos e acabei por fazer com a mesma facilidade.
O mais engraçado foi o facto de com a Epic geralmente o pessoal que encontro nos trilhos nem liga, com esta, o pessoal olhava e metia conversa. É muito sociável.
Conclusão:
Uma montagem engraçada e diferente do que se costuma ver, para quem quer uma bicicleta que proporciona uma condução descontraída, devido ao aço e à roda 29” e à posição de condução bem relaxada.
Com a pressão correcta no pneu da frente consegue-se esquecer o facto da suspensão não estar lá.
Se for montada uma suspensão fica-se com uma boa maquina para fazer umas maratonas/passeios confortavelmente.
Também deve ser engraçado fazer uma montagem disto em Single Speed e ai fica-se com uma bicicleta super fiável.
Trocava a minha 26” por esta, não trocava pois gosto muito da minha bicicleta e gosto principalmente da agilidade que tem, mas é claro que estou a comparar alhos-com-bugalhos. No entanto não me importava nada de a ter como 2ª bicicleta para as voltas mais relax.
Cumps.
X.
Devido a ter rachado o meu quadro (Specialized Epic aluminio de 2007, roda 26”) estive sem bicicleta algum tempo, felizmente tive algumas ofertas de bicicletas e quadros para usar enquanto tinha o meu quadro a arranjar, acabei por aceitar a oferta do António da Binaclinica.
Emprestou-me durante 3 dias uma bicicleta muito diferente do que estava habituado e que tinha muita curiosidade de experimentar, uma maquina de Aço, totalmente rígida e com a roda do tamanho da moda, uma 29”.
Deixo aqui as impressões que consegui tirar das voltas que dei e alguma informação da mesma.
A bicicleta sem pedais pesa 10,9Kg.
Quadro – Sobre Dad em Aço tamanho M - http://www.sobre-bikes.com/cadre-dad.html
Forqueta – Sobre Sagzero 29” em Aço - http://www.sobre-bikes.com/fourche-sagzero.html
Rodas – ZTR crest com cubos Novatec convertidas em Tubeless
Pneus – Maxxis Crossmark, convertidos em Tubeless com No Tubes
Travões – SLX com discos Ashima 160mm à frente e 140mm atrás
Transmissão – SRAM com uma mistura de X7, X9 e 3x9 com cassete 11-34, com pedaleira Shimano XT.
A primeira sensação ao tirar do suporte do carro e levar à mão para a garagem foi de uma leveza a rolar, a bicicleta parecia muito mais leve que é na realidade.
Após ter montado os pedais e ajustado a altura do selim, e na 1ª volta ainda na garagem, deu-me uma sensação de mais estabilidade que a 26" e de estar sentado num sofá por estar numa posição muito confortável.
Por onde andei:
Estradões com subidas longas (Inicio dos Caminhos de Fátima em Lisboa e subida ás Eólicas por trás do MARL), 30Km.
Estrada/alcatrão (Ciclovia) 23Km.
Estrada/alcatrão e trilhos técnicos com muita lama e água (Ciclovia até Monsanto e Singles de Monsanto) 46Km.
As minhas impressões após estes 99km, são as seguintes,
Gostei:
O aço e a roda 29”, mesmo sem suspensão á frente, tornam o rolar em estradões muito, mas mesmo muito, suave.
Passa muito bem por poças de lama/água, não perdendo quase nenhuma velocidade.
Posição de condução relaxada.
O pedalar é muito continuo.
Sobe bem, pensei que ia custar muito mais a subir do que com a 26", mas não foi isso que aconteceu.
Montagem bem conseguida jogando com o Branco e o Preto ficou sóbria (sobre em francês).
Não gostei:
Custa mais a manter a velocidade do que com a minha 26”, mas também pesa mais 1,3Kg.
É mais difícil de utilizar em trilhos mais sinuosos que a minha 26”, mas penso que a maior causa disto é devido ao facto do guiador ser bem grande (600 e tal milimetros). Cheguei a ficar parado num trilho pois o guiador simplesmente não passava entre os arbustos.
Numa descida mais inclinada e técnica, que costumo fazer, devido à frente bem alta, assustei-me e acabei por sair de cima da bicicleta. (não tive unhas )
Transmissão, rodas, pneus e travões cumpriram o seu dever e não deram qualquer tipo de problema.
Com a sensação de passa-por-cima-de-tudo da roda 29” acabei por passar por cima de vários obstáculos que geralmente tento evitar com a 26”. No entanto e após ter voltado à 26” voltei ao mesmo trilhos e acabei por fazer com a mesma facilidade.
O mais engraçado foi o facto de com a Epic geralmente o pessoal que encontro nos trilhos nem liga, com esta, o pessoal olhava e metia conversa. É muito sociável.
Conclusão:
Uma montagem engraçada e diferente do que se costuma ver, para quem quer uma bicicleta que proporciona uma condução descontraída, devido ao aço e à roda 29” e à posição de condução bem relaxada.
Com a pressão correcta no pneu da frente consegue-se esquecer o facto da suspensão não estar lá.
Se for montada uma suspensão fica-se com uma boa maquina para fazer umas maratonas/passeios confortavelmente.
Também deve ser engraçado fazer uma montagem disto em Single Speed e ai fica-se com uma bicicleta super fiável.
Trocava a minha 26” por esta, não trocava pois gosto muito da minha bicicleta e gosto principalmente da agilidade que tem, mas é claro que estou a comparar alhos-com-bugalhos. No entanto não me importava nada de a ter como 2ª bicicleta para as voltas mais relax.
Cumps.
X.