Sistema transmissão superior+acessórios, ou Suspensão superior?

rui_araujo

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Boas! Com um orçamento de cerca de 400/500 euros, o que é que optavam por mudar numa Scott Scale 50 (2011)?

Peso: 11.30 kg
Quadro: Scott Scale Alloy 6061 Custom butted superlight tubing D-Forged CNC machined Dropouts Delta SST bridge / Integrated Headtube
Suspensão: Rock Shox Recon Gold TK /Solo Air Alloy Steerer / Air Spring / Pop Loc Lockout Rebound adjustable 100 mm travel
Caixa de Direção: Ritchey OE 1 1/8“ Semi integrated 44/50mm
Desviador Traseiro: Shimano XT / RD-M773 SGS Shadow Type / 30 Speed
Desviador Dianteiro: Shimano SLX / FC-M660-10 / 34.9mm clamp
Manipulos de Mudanças: Shimano SLX / SL-M660-10 Rapidfire Plus 2 way release / with gear indicator
Manipulos de Travão: Shimano BL-M505 Disc
Travões: Shimano BR-M505 Disc 180/F and 160/R mm Rotor
Pedaleiro: Shimano FC-M552 / 2-piece Design 42A x 32A x 24T
Eixo Pedaleiro: Shimano Cartridge / 68mm shell
Guiador: Scott Pilot 18 Team 18mm rise / 640mm
Avanço: Scott Comp / 4 bolt Oversize 31.8mm 1 1/8“ / 6° angle
Pedais: Wellgo C128
Espigão: Scott Comp / 31.6mm
Selim: Scott Racing
Cubo Dianteiro: Scott Comp Disc CL
Cubo Traseiro: Shimano FH-M595 Disc CL
Corrente: Shimano CN-HG74
Cassete: Shimano SLX CS-HG81-10 / 11-36 T
Raios: DT Swiss Champion Black 1.8mm
Aros: DT Swiss 445d 32H
Pneus: Schwalbe Rocket Ron 26 x 2.1 67EPI Kevlar Bead / Performance Serie


A minha ideia é (+/- 400 euros):
- Mudar a pedaleira para uma XT;
- Mudar os pedais para pedais de encaixe;
- Mudar os manípulos para XT;
- Mudar desviador frente para XT;

Ou (+/- 700 euros):
- Mudar a suspensão para uma FOX RACING SHOX 32 F100 RLC FIT;
- Mudar para rock shox da mesma gama de preços;
- Outra suspensão qualquer que me aconselhem da mesma gama de preços :p

---> Reparar que para tornar a comprar da suspensão possível, teria que vender a minha Rockshox Recon gold TK (a bicicleta tem cerca de 1 mes e meio).

Que acham? A que é que dariam prioridade? Tenho em conta apenas a mecânica e o conforto (peso não é de forma alguma o meu principal objectivo).

P.s.: Não faço competição, e é a primeira bicicleta "decente" que tenho (a anterior era uma berg 106, e a anterior a essa era uma daquelas baratinhas do continente :p)


Agradeço desde já pelo vosso tempo!
 

rodinhas chamine

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boas
Sinceramente nao entendo a tua vontade de gastar dinheiro, se nao queres reduzir peso.
O material que tens e bastante razoavel, nao vejo material fraco, a nao ser a pedaleira, se a queres mudar, com SLX ficas muito bem servido, nao vejo muita diferença para xt, a nao ser uns gramas, que com a troca depois de pratos pode ser anulada.
Os pedais esses sim devem entrar ja uns de encaixe, quanto mais rapido começares a gastar o kit de quedas melhor, lol lol lol.
Agora um desabafo, se essa compra tivesse sido feita por mim a bike nunca teria saido da loja com essa transmiçao, ainda nao achei nenhuma vantagem de transmiçoes de 3x10, pelo menos enquanto nao existirem maniplos rotativos para 10v, pois poderia se sempre colocar 10v atras e 2v na frente.
 

rui_araujo

New Member
É assim, eu não percebo grande coisa de bicicletas! Ainda sou um bocado novato na compreensão do que realmente é melhor ou pior numa bicicleta, para um determinado fim.

O meu objetivo ao gastar dinheiro é o de compôr uma bicicleta com material superior ao que já tenho (a nível mecânico), para que possa ter por ex.: mudanças mais suaves e precisas; ter uma suspensão mais sensível e com mais liberdade de ajuste (damping, neste caso); material com maior durabilidade; etc.: basicamente a performance/durabilidade do material são razões suficientes para que alguém queira investir em componentes melhores, sem ser pela questão do peso (pelo menos é esta a minha forma de ver a coisa).

Quanto à pedaleira, estive agora a ver os materiais que compõem a SLX e a XT: realmente a única diferença é que a XT é de carbono! Ainda bem que puseste isso em causa, senão já ia gastar $$$ desnecessariamente :p

Agora em relação ao desviador da frente XT e aos manípulos XT, a qualidade é bem superior pelo que estive a ver em vários foruns estrangeiros: pessoal que já experimentou um e outro >> Mas digam de vossa justiça em caso contrário! :p

Quanto mais opinarem melhor! Assim faço um investimento mais acertado :D

Obrigado!
 
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rodinhas chamine

Active Member
Boas
A pedaleira XT nao tem carbono, estar errado, pelo que eu tenho me apercebido a diferença de peso entre a SLX e a XT tem a ver com o material dos pratos, penso que seja o pequeno e o medio.
Se procuras durabilidade entao as gamas mais baixas duram mais, dou te o exemplo das cassetes, uma cassete SLX dura mais que a XT, ja fiz essa experiencia.
O desviador da frente tudo que seja a partir do deore nao vejo muita diferença.
Visto que tens 10v podes trocar os maniplos por XTR, e desviador traseiro XTR.
Em relaçao a travoes podias procurar uns XTR usados, ha uns tempos o user RTC estava a vender uns, e pelo feedback dado acerca do user RTC ele e uma pessoa corretissima.
 

rui_araujo

New Member
Fonte: www.shimano.com

Pedaleira XT:

steel/carbon composite middle chain ring for great durability

Pedaleira SLX:

Steel/glassfibre composite middle chain ring for great durability


Yep tens razão, é o prato do meio que é composto de carbono, e no SLX é fibra de vidro: de resto são iguais.

A cassete XT durou menos tempo? Isso é curioso, pois são ambas feitas de exatamente o mesmo material (aço e alumínio). Estou a ver que tenho que ter cuidado com esses pormenores.

Os travões não vou tocar neles, estou satisfeito com os que ela tem. E para além disso já tenho uns stoker trail na bicicleta antiga, que são muito bons (para o caso de mudar de ideias, e querer meter os stoker trail na Scott).

Quanto ao desviador traseiro XTR, isso tenho que ponderar melhor, pois é muito caro e o XT que tenho é muito bom. Agora os manípulos, isso sim acho que é grande investimento! Já viste o novo desviador XTR de 2012? Isso sim é que promete!
 
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rodinhas chamine

Active Member
boas
Sim ja vi o novo xtr.
As cassetes que falo sao as de 9v, mas devem de ter alguma diferença pois a xt e mais leve que a SLX.
Em relaçao a meteres maniplos xtr e manteres o desviador xt nao vais ter o mesmo rendimento que teres os 2 da mesma gama.
 
Boas rui_araujo na minha opinião trocar os manípulos é realmente uma mais valia, pois eu troquei os meus manípulos Xt por uns XTR , mantendo os desviadores XT e a diferença é da noite para o dia. Por outro lado para trocar o material da transmissão(cassete, corrente e as pedaleiras) "derrete" primeiro o que tens, e de seguida aconselho corrente e cassete da Sram da serie 9.9, pois esse material de marca shimano a mim não chega a ter metade da duração( nunca experimentei cassete XTR).
Como já tive uma Scott Scale 50 mas de 2007, posso dizer-te que a troca de material que acho mais urgente, seria umas rodas tubless, pois isso sim faz muita diferença no conforto da bicicleta.
Para te ajudar a ter motivo para gastar mais uns euros aparece sempre mais um!!!!!!
 

rui_araujo

New Member
Obrigado pelas vossas respostas! Realmente estou a ver que, a pedaleira SLX e os manípulos XTR são uma boa aposta.

perdigueiro : de que forma é que os pneus tubeless intereferem no conforto da bike? É por ficarem mais "moles"? Se sim, isso não faz com que a bike role menos?

Desculpem lá a minha ignorância, mas só à pouco tempo é que comecei a "entrar a sério" no mundo do BTT.
 
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jemb

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Amigo,
como o rodinhas chamine já disse, começa pelos pedais...aí sim terás uma grande diferença. Depois, o que está aí a destoar é essa pedaleira e travões, mas mesmo que tentes vender, não consegues que te dêem grande coisa por eles.Por isso, o meu conselho é o seguinte: muda os pedais e derrete o equipamento que tens (até é equilibrado). À medida que tens problemas em alguns componentes, melhoras...
De resto, tudo o que tens na bike é mais do que muito bom para não fazer competição ;)
 

edununo

Well-Known Member
Mudar o desviador da frente SLX para XT é deitar dinheiro fora. A diferença é de 1 ou 2g. Aliás custam praticamente o mesmo.
Coloca pedais de encaixe e se queres mesmo melhorar, umas rodas leves e tubeless tipo as Shimano XT. Mais tarde mudas o resto por desgaste.
 

jmpa

Member
Estupidez gastar dinheiro nessa transmissão que é boa não vais notar diferença. Quando a gastares aí sim podes meter a gama acima.
 

rui_araujo

New Member
Bem, parece-me que (para já) os pedais e a pedaleira vou mudar de certeza :p

jmpa :


Uma das minhas intenções ao comprar uma pedaleira SLX, é meter a pedaleira Shimano(que se encontra na scott) na minha bicicleta antiga (berg): eu uso-a como transporte diário e a pedaleira já está tão gasta que a corrente já salta por cima dos pratos (quando pedalo ligeiramente mais de força).

Sim é verdade que a transmissão já é muito boa, mas pelo que vi em vários fóruns estrangeiros (e também pela opinião do perdigueiro), é que passar de manípulos SLX para XTR nota-se uma grande diferença. Agora se realmente o dinheiro compensa ou não, isso é que ainda me põe um bocado em dúvida.


edununo :

Comprar rodas novas? Isso compensa em quê? No peso?
 
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jmpa

Member
Fazes bem se é para aproveitar o material antigo e também concordo, para mudar, sempre para melhor :D
 
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