Sistema Brain em qq quadro?

Voltando á questão inicial do tópico, sim, o brain pode ser aplicado noutros quadros, e diz quem já experimentou que se porta bastante bem...
Deixo uma foto para verem que não estou a brincar:
dsc01301b.jpg
 

Raposinha

New Member
Boas

O brain nunca funciona aberto mesmo quando tens o botão azul todo aberto a valvula continua fechada. A sempre restrição a pedalada só que quando a regulção esta mais para o aberto a abertura da valvula é muito mais rapida e quase imperceptivel.

O brain foi desenhado para a epic com o objectivo de simular o mais possivel o comportamento de uma rigida mas com alguma capacidade de absorção, este sistema esta pensado para ser usado todo fechado e é nesta condição que ele é eficiente mesmo em terreno muito irregular ele não abre a minima pancada, podes é naqueles dias que não te apetece levar porrada andares com ele mais aberto, situação onde o RP23 talvez seja melhor.

Acho que o que falta mesmo ao RP23 é um bloqueio manual, seria assim um amortecedor ainda mais universal e completo.

Cumprimentos
 

fitty77

New Member
Raposinha said:
O brain nunca funciona aberto mesmo quando tens o botão azul todo aberto a valvula continua fechada. A sempre restrição a pedalada só que quando a regulção esta mais para o aberto a abertura da valvula é muito mais rapida e quase imperceptivel.

Não me referia a isso. Referia-me ao facto de, num terreno com uma sequência de irregularidades que provoquem a abertura do amortecedor, em continuo, nessa altura, o amortecedor comporta-se como qualquer outro, sempre aberto, correcto? Nessa altura, a pedalada sai prejudicada. Era a isso que me referia.
 

Raposinha

New Member
Numa situação dessas vais provavelmente a descer logo pouco pedalas. Hehehe

Agora mais a serio, sim se a abertura for continua a pedalada sai prejudicada mas tem que ser um terreno mesmo mau.
 

fitty77

New Member
Sim, é a isso que me refiro. Mesmo em algumas subidas com pouca inclinação e a rolar, há situações em que a abertura do amortecedor pode ser motivada por irregularidades. Falo isto pois para mim, tecnicamente é o meu calcanhar de aquiles (melhor dito seria "um dos meus muitos calcanhares de aquiles" :mrgreen: ) e agora que passei para uma rigida, acredita que onde noto falta do amortecedor é mesmo nessas zonas. Mesmo a descer e tudo o resto, para mim, a rigida é tão boa ou melhor que a antiga e não noto a falta do amortecedor, mas nesses terrenos irregulares era onde o RP23 ajudava muito e a diferença de rendimento é expressiva.

Claro que o Brain pode ser ajustado, mas se não abrir, perde-se rendimento, como perco na rigida, e se abrir perde-se rendimento pois comporta-se como um amortecedor normal. É essa a minha reticencia em relação ao brain. Realmente não há nada perfeito... Dizes que o que falta ao Rp23 é a capacidade de bloqueio (eu apenas acrescentava "automático") para situações de terreno mais regular, e para mim seria bom ver o Brain com pró-pedal em tandem, ou seja, se abrisse, era controlado pelo pro-pedal. Mas acho que provavelmente iria dar a um sistema identico por parte das duas marcas.... Enfim, não sei se seria praticável.

Quanto a mim, não me resto outro remédio senão treinar a técnica de pedalada, pois quero ver se me adapto à minha nova HT.
 
Top