Sinto-me indignado

RMMTB

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Por acaso é pena ver este tipo de coisas a acontecer. Nas motas passa-se o mesmo. :( Agora até está fora da mota, para limpar, mas costumo ter o kit de ferramentas da Yamaha debaixo do banco. Quando vejo alguém apeado, a menos que esteja com tempo muito contado (é comum :p), paro sempre para ajudar. Ainda há tempos, a vir para casa, passei por um tipo que ficou sem gasolina. Fui ao fogueteiro e voltei a almada, para lhe ir buscar uns litros, não foi por 20min que morri. Também um dia à noite, saí do trabalho perto das 2h e fui meter gasosa no Jumbo de Almada. Estava lá um casal com um Seat dos novos, que não sabiam desmontar a roda (aquilo tem umas tampinhas manhosas). Lá encostei, tirei-lhe a tampinha e segui.
No sábado fui eu que fiquei apeado, fiquei duas horas em Belas e só depois de eu já estar quase em hipotermia é que lá apareceram dois voluntários. Infelizmente, hoje em dia já ninguém anda com cabos no carro.

No que me toca, no ciclismo, não tenciono ser diferente. Só ainda não sei o que é que devo levar comigo, pois nesse campo a minha experiência resume-se a furos. Quando era miúdo andava sempre com remendos e cola no bolso, depois para encontrar o furo era à base de cuspo. :D Em 5min já estava novamente a rolar. Li que muita malta aqui leva câmara de ar, mas imagino que isso seja uma trabalheira para trocar.

Já agora, uma dica, em relação ao lubrificante, o WD40 anda sempre comigo. Tenho uma lata grande no carro, outra na garagem, uma pequena na mota e hei de ter outra pequena na bicicleta. Não deve ser certamente o melhor lubrificante, mas serve e é muito mais útil que um lubrificante, nomeadamente para limpar certas partes ou para soltar uns parafusos que estejam presos.
Indo ao seguinte link, podem ver a lista das utilizações possíveis: http://www.wd40.com/uses-tips/

Sobre multi-ferramentas, uma muito famosa por ser barata e de excelente qualidade, é a Drapper Expert:
http://www.amazon.co.uk/Draper-Expe...TF8&coliid=I27NQF2Q9YRHK1&colid=3PHY6YDVWDSVG
 

jmdcfigueiredo

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RMMTB as bicicletas se pudessem fugiam do WD40 como o diabo da cruz!!!!

Há aí monte de tópicos a falar sobre isso mas o WD40 não é lubrificante e sendo à base de petróleo dá cabo de montes de coisas na bicicleta!
 

RMMTB

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O WD40 também é lubrificante, embora seja demasiado "fino" para ser usado por sistema nas correntes. Conheço casos também em que o uso excessivo provocou danos nos o-rings das correntes. Mas ao tanto quanto sei, não há mais nenhum problema.
 

RMMTB

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Deves estar a falar das correntes de mota, pois as de bike não têm o-rings.
Yap, estou a falar de correntes de motas. Mas se as das bicicletas não têm o-rings, é menos uma coisa para fazer mal. Assim sendo, a que é que o WD40 faz mal nas bicicletas? Pergunto pois sempre vi aquilo a ser usado em karts, motas e bicicletas à fartazana. Nas motas conhecia esse problema dos o-rings, que é um dos motivos para não se usar como lubrificante, mas ainda assim pode-se usar se for preciso desenrascar.
 

NewbieBTT

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Epa metem de uma vez por todas na cabeça que o WD-40 não é lubrificante nenhum, nem fino, nem grosso nem as bolinhas. Não serve minimamente para lubrificar quer seja o que for.
 
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RMMTB

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Então é o quê?

Não quero parecer arrogante, nem pretensioso, mas o WD40 é mundialmente conhecido como tendo propriedades lubrificantes, não fosse uma boa parte da sua constituição óleo mineral. Aceito perfeitamente que me digam que faça mal à bicicleta e acredito, pois certamente vocês terão mais experiência com isso do que eu, mas daí a dizer que o WD40 não é lubrificante e não serve para lubrificar nada vai um grande passo. Não foi à toa que se tornou um dos produtos mais utilizados da história, inclusivamente para manutenção aeronáutica e a 3ª ou 4ª mais difundida a nível mundial. Desde os tempos em que estudava mecânica que o WD40 sempre esteve presente e com utilizações possíveis infindáveis, quer em carros, quer em motas, inclusivamente como lubrificante para pequenas partes.

A minha sugestão do WD40 neste tópico, veio só no sentido de ser um produto que numa situação de emergência, substitui dois ou três (lubrificante, desengordurante e penetrante) e assim em vez de se andar com meia dúzia de latas, anda-se com uma. Obviamente que chegando a casa, convém limpar e aplicar os produtos correctos. Conhecem alguma alternativa?
 
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NewbieBTT

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RMMTB, desculpa mas isso é conversa de marketing.

Pega numas gotas de óleo e coloca wd-40 e vê o que faz ao óleo. E depois diz-me se ainda achas que é um óleo fino. O wd-40 tem imensa utilidade e numa parte da minha área já o vi a ser colocado a dose industrial, mas acredita que não é como lubrificante e quem o usa como lubrificante é porque viu os outros fazerem e não sabe para o que serve. O wd-40 tem óleo mineral na sua constituição mas é uma percentagem pequena.
 
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RMMTB

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Segundo http://www.wd40.pt/index.jsp?fid=1004000&cid=1007000&sid=1001&pid=2066 é sem stress, mas atenção aos plásticos/borrachas e naõ deixar muito tempo na tinta. no carbono é que não me parece nada boa ideia...
No carbono não é boa ideia, deve estragar a resina. Vê o fim do meu post. :)

RMMTB, desculpa mas isso é conversa de marketing.

Pega numas gotas de óleo e coloca wd-40 e vê o que faz ao óleo. E depois diz-me se ainda achas que é um óleo fino. O wd-40 tem imensa utilidade e numa parte da minha área já o vi a ser colocado a dose industrial, mas acredita que não é como lubrificante e quem o usa como lubrificante é porque viu os outros fazerem e não sabe para o que serve. O wd-40 tem óleo mineral na sua constituição mas é uma percentagem pequena.
Até parece que eu tenho alguma comissão. E podia estar a ler do site deles, mas nem uma nem outra. Digo isto de experiência e por já ter visto várias vezes a sua utilidade, em diversas aplicações, inclusive lubrificação, nas mãos de pessoas que sabem perfeitamente o que fazem. Aliás, já vi exemplos em manutenção aeronáutica e lá está, só se levantaram problemas pela tal questão de aquilo ser um penetrante.
Não sei qual é a tua área, mas como te disse, há várias onde se usa como lubrificante. Obviamente que não serve para aplicações com grandes esforços, aí só mesmo como desenrasque, mas para aplicações ligeiras serve perfeitamente. A título de exemplo, tens os mecanismos das fechaduras, pedais, etc.

Sobre a questão do óleo, o WD40 é em boa parte derivado de petróleo, dissolve outros derivados de petróleo. A vaselina também faz isso, por exemplo. Isto inclui plásticos, borrachas, epoxy (a tal história do carbono) e alguns óleos, como tu referiste, mas atenção que nem todos os óleos são afectados. Há vários tipos de óleos e o um produto dissolver certos tipos de óleo, não significa que não seja ele também um óleo.
Sobre a percentagem de óleo, tenho ideia de que anda entre 15 a 25%, o que já é mais do que significativo e suficiente para ser usado como lubrificante.

De qualquer forma, se vocês dizem que não pode ser usado nas bicicletas, eu acredito e tudo isto pouco interessa. Vou mas é pedalar... :)
 
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