Sinto-me indignado

nasp

Member
Pois eu deixei de para para ajudar, fonix, da ultima vez, uns putos a fazer downhill, furaram e eu bom samaritano com era parei e toca de sacra da bolsa do selim uma camara pros meninos que nao conhecia de lado nenhum, qual não é o meu espanto quando o puto me diz que tinha uma camara na mochila, e apenas queria a minha para ficar com a dele com suplente, porque era uma zona de muita pedra. Outra, numa maratona encontrei um colega parado porque tinha furado e nao sabia mudar o pneu e vao dai aqui o anjinho muda o pneu, mas na maratona seguinte fui eu a precisar de ajuda e qual nao foi o meu espanto quando o mesmo gajo que eu ajudei, passou por mim e nada, nem olhou, nem bom dia disse. A partir dai acabou, querem fazer BTT desenrasquem-se, que eu olho por mim, camara, bomba, jogo de chaves, elos rapidos andam sempre comigo, mas sao só pra mim.
 

FJOTA

New Member
Claro que não é estranho. Numa maratona claro que não levo 1 a mais. E acho que a maioria também não leva.

O que é estranho é que a maratona foi numa terrinha pequena em que metade da organização mora lá... só por isso achei má vontade.

JÁ AGORA, EU LEVEI O MEU CAPACETE, foi um companheiro que se esqueceu do dele.

Eu em casa tenho meia dúzia de capacetes, 1 ou 2 daqueles de 5 euros. Tenho-os pois às vezes fazem falta.

Mas enfim, este post é daqueles de mandar postas de pescada :D assim que não me estranha nada os post que por aqui li na diagonal :D

foi exactamente como li este :)
 

danihardrock85

New Member
Acho que o parar para ajudar no BTT é um pouco como o Fair-play no futebol... não se é obrigado a fazer, mas fica sempre bem!!

Felizmente nunca precisei de ajuda, pois nunca furei (ou o slime é mto bom e resulta, ou então sou um sortudo :D) nem me aconteceu nada que levasse a precisar de ajuda... mas espero que qndo precisar me ajudem (ando sempre com uma câmara suplente e chaves, mas qundo furar não sei mudar a camara de ar :S ), pois eu faço sempre o mesmo, mais que não seja, pergunto se precisa!!

Mas partilho da mesma opinião de mtos, faz-me confusão aqueles que tem um bike toda XPTO só para as vistas e não andam nem com uma câmara de ar...

Cumprimentos!!
 

ruim

New Member
Acho que o parar para ajudar no BTT é um pouco como o Fair-play no futebol... não se é obrigado a fazer, mas fica sempre bem!!

Felizmente nunca precisei de ajuda, pois nunca furei (ou o slime é mto bom e resulta, ou então sou um sortudo :D) nem me aconteceu nada que levasse a precisar de ajuda... mas espero que qndo precisar me ajudem (ando sempre com uma câmara suplente e chaves, mas qundo furar não sei mudar a camara de ar :S ), pois eu faço sempre o mesmo, mais que não seja, pergunto se precisa!!

Mas partilho da mesma opinião de mtos, faz-me confusão aqueles que tem um bike toda XPTO só para as vistas e não andam nem com uma câmara de ar...

Cumprimentos!!

bons dias

uma coisa e um passeio informal , outra coisa são as maratonas
ha uns anos em portalegre ,logo na subida a seguir ao jardim do tarro , um companheiro partiu a corrente , ajudei-o dei-lhe um elo de ligação
muito a frente encontrei-o e perguntei-lhe como a corrente se estava a portar , respondeu com má cara
entre este parei diversas vezes para auxiliar pessoal , porque acho que portalegre e para fazer e se depender de mim muitos companheiros o fazem
so que ia pagando caro , pois com as paragens perdi muito tempo e passei o ultimo controle no limiar
em Alte aconteceu-me isso , perdi 2 horas a auxiliar outros e depois não me deixaram passar - disse perdi porque auxiliei quem não merecia nada , mas tambem troxe a reboque um amigo que estava totalmente esgotado , o que o levou a varias quedas e a psicologicamente ( apesar do meu esforço ) quebrar ,
a partir daqui optei por não parar tantas vezes para auxiliar , porque se o começo a fazer logo no inicio tou tramado .
ha uns anos no alvalade porto covo , junto a barragem de campilhas no abastecimento , onde cheguei com a menina a mão
uma simples camara de ar , não consegui retirar a valvula - um pau entrou na roda e partiu a valvula presta ( pipo fino ) com a porca a ajustar ao aro , e o pau ao partir a valvula fez com que a porta ficasse encavalitada , foram mesmo muitois os que pararam para me ajudar, e iam perguntando a quem passava se tinha um alicate , ate que passado algum tempo uma alma caridosa tinha um , mas não se conseguiu retirar a rosca - com isto tudo estive ali quase meia hora e muitos me acompanharam ate a resolução final , que passou por arrancar a camara de ar da valvula , e depois partir a valvula atras da porca introduzindo uma chave alem na valvula e forca-la a partir
para mim o essencial nas ajudas aos outros e simples
quem não faz intenções de ajudar os outros não pode esperar que lhe seja devida ajuda
se vou parar reparo se o " empenado " usa camelback volumoso .....

saudinha da boa
RuiM
 

froids

Active Member
Eu sou da equipa dos "camelos"....

Saio sempre carregado. Sozinho ou acompanhado o meu camelbak Mule anda sempre cheio até ao topo. Todas as ferramentas necessárias para uma qualquer reparação necessária.
Pergunto sempre se é preciso ajuda caso veja alguém apeado e de volta da bike... Se tiver que dar material, dou. Mas não vou pedir nada em troca. Espero que um dia que precise, também o façam comigo...
Já ajudei e já senti o que é ser-se ignorado quando nos vemos a braços com um qualquer problema.
Contudo, continuarei a ser como sou, perguntarei sempre que vir um companheiro em apuros se o mesmo precisa de ajuda, mesmo que seja só preciso um "par de mãos" extra.
Como já alguém disse... As atitudes ficam com quem as tem!

Eu sou apologista e defensor da velha máxima...
Respeita o próximo como gostarias que te respeitassem!

Abraços
:xau:
 

diogoflv

New Member
Ora boas..

Eu nem sou de postar mas pelo que li não vi referido um facto que pode ter sido importante..

Eu no mato sempre que furei ou precisei de alguma coisa passou gente e perguntou ofereceu ajuda bla..bla...bla muito prestáveis como eu..

Agora na ciclovia se não pedires ajuda é mais complicado alguem se oferecer visto aquilo estar sempre apinhado de gente muitos com as binas encostadas o muro outros simplesmente a descansar, ora bem eu moro em Campanhã e faço esse trajecto "n" vezes se fosse a parar por cada pessoa que visse com a bina encostada ao muro tava quinado que não andava (se é me faço entender) agora mal me apercebesse que precisavas de ajuda pararia logo..

Ou seja pode nem ter sido egoísmo ou falta de vontade de ajudar simplesmente é diferente a meu ver claro.
 
:eek:fftopic:
Só um apontamento humorístico! Em 2008, num evento de BTT na Serra do Buçaco, perguntei a dois colegas do pedal parados em reparações, se precisavam de algo! Resposta engraçada de um deles:

- Preciso de uma Ucraniana nua! E JÁ! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Escusado será dizer que não me foi possível satisfazer o pedido deste "Bttista"! :rotfl: :rotfl: :rotfl:
 

tiago81

New Member
sou novato no btt
mas pelo k li aki do autor do post
foi tudo contra o espírito deste desporto" que eu imaginava"
o k eu gosto disto e o espírito e nesse espírito ta incluído a entreajuda
do grito de apoio sincero quando vou a subir k da força , ate a cedência de material para desenrascar.
eu levo sempre algum material comigo "o essencial" não só a pensar em mim . mas tb a pensar nos outros


abc
 

oliana

Active Member
Pois, Tiago. Ainda vais ter de ver muita coisa. Não é regra, mas nos trilhos encontramos muitos cromos que não cumprimentam ninguem, não cumprem regras de passagem, e trazem ás costas mochilas com tudo o que não faz falta para uma volta de 40 km. O que faz falta cabe numa bolsa de 0,5 litro, e o resto nos bolsos da jersey. Não vale a pena mencionar as cenas nos cruzamentos com estes tipos. Até porque normalmente eu ando durante a semana, e estas cenas são ao fim de semana. Parece a cena dos condutores... de fim de semana. Alguns, eu olho para eles e acabo rindo por dentro. São daqueles que ao fim de 2 saídas vão desistindo.
Mas ás vezes tambem erramos. No meu caso foi na preparação da bike para uma maratona. A bomba ficou esquecida em casa pois era habitual ele andar no espigão do selim. E para a maratona ela foi dentro do camelback. Depois da maratona fiz a primeira saída e ela ficou em casa. Estive a 25 km de casa. No entanto não tenho duvidas que acabaria por encontrar nos trilhos por onde ando alguem quem me ajudasse. Tal como eu faria.
Quanto aos outros que saem mal preparados por regra, quer em material quer em consciência, resta-nos esperar que aprendam ou desistam.
 

jmdcfigueiredo

New Member
Boas pessoal.

No PTG desde ano rebentei um pneu e precisava de bomba de ar mas ninguém parou para ma emprestar e tive de esperar que passasse um amigo do grupo com que fui, embora tenha passado muito pessoal com bombas...

O meu muito obrigado a quem passou por uma orbea de patas para o ar numa descida ao km 32!

Com isto não quero dizer que não tenho culpas no cartório, quem vai para o mar avia-se em terra e não me custava nada levar a malfadada bomba!
 
São os sinais do nosso tempo, o egoismo impéra é triste mas é o que eu tambem tenho constatado mtas vezes
mtos bons dias quando nos cruzamos com outros bttistas mos sorrisos,mas na hora H nada nadinha ate fazem de conta que não veem é triste mas é verdade..
 

jmdcfigueiredo

New Member
É a diferença entre a altura em que o btt era elitista e agora que qualquer um anda!

Sou do tempo em que qualquer anda by the way!
 

JoaoBaleiras

New Member
Aconteceu-me uma coisa parecida...

Ia eu na minha voltinha da praxe, 16km só para rolar pernas, e quando de repente puff, pneu de tras em baixo, saio da bike, agarro-me à bomba e pimbas toca de encher o pneu, como era a primeira vez que usava a bomba ainda tive uns 15min de volta daquilo a tentar encher, enquanto isso montes e montes de ciclistas passaram por mim, abrandavam, olhavam e nada, até aqui tudo bem, também só estava aflito para encher o pneu, pensava eu, como tambem na altura ainda não tinha comprado material suplente a única coisa que levava para o desenrasque era só mesmo a bomba, continuando... Pneu cheio, toca de ver se vai abaixo outra vez, pimbas, 5m a frente em baixo.. toca de levar a bike a mão até casa, foram ainda 6km com a bike a mão, e durante estes 6km, passaram por mim, sem abusar centenas de ciclistas, alguns levavam um grande camelback, suspeito levarem material suplente, também não pedi nada, não gosto de ficar a dever nada a ninguém, muito menos pessoas que não conheço, mas o que fico triste é que se eu visse algo, sei que ia lá perguntar pelo menos o que aconteceu e se podia ajudar em algo, mas comigo nada, abrandavam, olhavam sérios para ver que o pneu de tras estava em baixo e siga a banda..

Bem, começou logo "mal", mas se vir alguem enrascado pergunto se quer ajuda, até porque tenho incutido em mim o espirito do TT de jipe, mas também sou daqueles que só me fazem 2 ou 3...
 

NewbieBTT

New Member
Figueiredo está um bocado trocado, porque agora é que o btt é cada vez mais elitista, e as pessoas cada vez ligam mais as marcas e gamas. No meu tempo qualquer porcaria com duas rodas era bike e servia para andar.

Cada vez existe mais pessoas a andar e menos tempo para andar. Eu falo por mim, quando vou andar sozinho levo geralmente o ipod e não ligo para nada a minha volta, por isso é normal não responder a ninguém, vou na minha a pensar na morte da bezerra.

Agora se vir alguém enrascado num sítio remoto costumo parar.

Mas isso nem é o que me chateia mais no BTT, chateia-me mais é a falta de civismo de alguns pseudos ciclistas olímpicos em trilhos e afins, que ainda no outro dia em belas vi um cromo a mandar dois putos ao chão e nem parou só para não esperar por uma aberta. Já não é a primeira, segunda, nem terceira vez que vejo situações destas acontecerem, e quem fala em circuitos abertos, fala também em passeios. Acho este tipo de situações muito mais gravoso do que parar ou não para dar assistência, a questão da assistência é irrelevante porque cada um devia levar o que lhe faz falta e se ficou apiado só se deve culpar a ele próprio, agora os encosto, tangentes e afins.
 
Last edited:

nasp

Member
É pa ,as custa alguma coisa andar em autonomia total. Nao entendo. Depois ficam todos chateados quando ninguem para, pudera, vao pro monte levezinhos e depois ficao a espera dos "camelos".
 

JNR

New Member
Não sou muito de provas ou passeios pagos , mas o ultimo PASSEIO a que fui foi a Salvaterra, ainda em dezembro de 2010, em que o passeio servia para angariar fundos para a fundação armstrong: desde quedas logo no incio pq queriam ultrapassar pela berma e esta acabou, a atalhanços (aqui até dou de barato...o 1º single tinha 2 cm de lama e portanto toda a gente levava à mão, não fosse o pneu sujar-se... ) a não sei quantas razias quando já perto do fim tinha levado com a marreta e sem aviso...e porquê? bom, os tempos estavam cronometados...háha´e já na filinha para picar op ultimo CP, a meta, ainda há um cromo que empurra o meu irmão para ser controlado primeiro. WTF???

Mas é apenas espelho de como se comportam em sociedade, e como não fui eu que os eduquei, apenas os vou tentando educar na hora...
 
Então e quando alguém pára, desenrrasca o outro (por vezes até dando material, (Câmara de ar) e esse outro pôr-se a andar e esquecer-se ao menos de agradecer, Por vezes nem perguntam qual o contacto para poderem ao menos pagar a câmara?
Já fui um dos comtemplados, mas mesmo assim quando vejo alguém empanado ainda paro, não dou é material nenhum!.
 

JNR

New Member
pois, esses também, mas afinal isto não é só borlas????? era ir atrás e pau nos raios, mas...assim ainda era pior que eles.
 
Top