Sinto-me indignado

José Martins

Administrator
Por norma, antes de sair e em especial para practicar BTT, confirmo o material que levo na mochila, pois a responsabilidade e acima de tudo, o interesse, é meu.
Agora sair sem fazer essa verificação, a coisa correr mal e depois ainda culpabilizar o outros por serem maus colegas, é no minimo esquisito.

Se ajudo os outros? posso dizer que antigamente ajudava qualquer um.
Mas depois de ver aqueles artistas que se julgam demasiado "prós" para andarem com o peso do material na mochila, passei a entender a coisa de modo diferente.
Continuo a ajudar e mesmo que não ma peçam, tenho o hábito de perguntar se é necessário, mas nos casos em que pareça haver necessidade. Básicamente, casos como os referidos pelo The Traveller.
Mas se encontrar um dos habitués que andam sempre a cravar ajuda, só para não carregarem um peso extra, com toda a certeza que não páro e não cedo material, que me pode vir a fazer falta depois.
Lembro-me de um ditado popular que diz que quem vai para o mar, avia-se em terra.
 

Giro

New Member
Para alguns este tópico já não é uma grande novidade, normalmente levo o meu material de reserva (camara de ar, bomba, tapa-furos, desmontas..blá..blá), e como raramente ando sozinho sei que o meu colega leva sempre algum outro material que nos permite desenrascar, no entanto o que acontece agora, e "indigna" alguns membros, já assisti eu há alguns anos com o pessoal das motas, que bastava estar uma mota na berma ou o capacete no chão que paravam logo para prestar ajuda ... agora ... pois sim nem se estivermos prostados no chão o pessoal pára.
Quanto há assistência, sempre que vejo alguem com um furo ou enrascado pergunto se precisa de ajuda, apesar de não ser um expert em mecanica, mas nem que seja para segurar a lanterna, ( quem faz nocturnos sabe do que falo); por exemplo ainda no ultimo Raide das Marés nocturno, um companheiro estava enrascado com a corrente perto da linha de comboio e toda a gente passou e aquilo era escuro como "ó caraças" ... a minha "ajuda tecnica" foi de apontar as minha luzes ... os amigos dele, talvez por ser escuro nem devem ter reparado nele.
Quanto a capacetes suplentes ..humm não me parece q alguem ande com um de reserva ... alias conheço muitos que têm apenas 1.
Ehehhe, eu estava lá, o rapaz depois disso acabou a prova sem corrente:D
 

ruim

New Member
Quem vai para mar avia-se em terra! Eu deixei de parar pelas razões que o amigo CANSADO enumerou, não sou burro de carga de ninguém! Aliás existe quem se gabe de não levar nada e haver sempre uns "burros" que carregam por eles....
Eu não levo camelbak e carrego com duas camaras, bomba que enche todo o tipo de válvulas e bem, desmontas, multitools que inclui descrava correntes, elo rápido, canivete multifunções (inclui alicate), remendos, dinheiro, pilhas AAA (por causa de treinar de noite),todo este material vai num bidon, teoricamente não me falta nada, no dia em que faltar tenho de ficar é chateado comigo e não com os outros!
Quanto ao capacete deve ser para rir...

Já agora pediste ajuda a alguém? E foi-te negada? Parece que também não te esforças-te muito....


Aliás, já cheguei a perguntar se necessitavam de ajuda e nem se dignaram a responder, fui mais de 5min. a praguejar... Paga o justo pelo pecador.

boas

desculpa pegar no teu post , para mandar a minha sentença
tens razão quando ha muito menino que com a febre do peso , não levam nada , nem agua em quantidade , e depois acham que todos tem obrigação de os ajudar , mas eles não teem obrigação de ajudar ninguem porque não levam nada , porque estão a treinar para competição , porque estão em competição - e claro que nem toda a gente e assim .
como alguns conhecem eu ando com varios kg no camelback , alias o Hugo " espigão " baptizou-o de malinha do sport bily .
lembro-me de varios episodios desagradaveis , mas tambem de muitos agradaveis e e desse que vou falar ... ha uns anos no alvalade-porto covo , encontrei um companheiro apeado e perguntei-lhe se precisava de ajuda , e precisava mesmo e a situação era complicada , pois foi o aperto rapido da roda ( penso que era da frente ) que se partiu , depois de analisar-mos a situação cedi-lhe uma porca para o aperto , o senhor ficou espantado de eu trazer apertos rapidos no camelback , mas olhou para o dorsal e diisse-me : no final vou ter contigo , mas acaba-mos por não nos encontrar eu fui para alvalade e ele ficou em porto covo , mas 2 dias depois recebo um telefonema desse companheiro , que " fartou-se de chagar " a cabeça a organização para lhe facultarem o meu contacto para agradecer e queria combinar comigo vir a Setubal oferecer-me uns oleos para a bike .
outro caso uma amigo meu nesse mesmo ano em portalegre ( 2 semanas antes ) tb partiu um aperto rapido , e alguem que tinha uma scott de carbono que se partiu ao meio cedeu-lhe o aperto
por culpa minha apontei o nº de telemovel do recente amigo , mas sofri um pequeno acidente com o telemovel e não o pude contactar , o curioso aqui e que eu tinha colocado 3 apertos dentro do camelback , e antes de ir para a linha de partida alguem me pediu ajuda e para retirar as abraçadeiras do camelback , retirei os apertos que ficaram em cima do carro ,
outra cena curiosa , foi num dos passeios do Hugo espigão , um amigo dele estava sem travões , e as abraçadeiras que não usei para fixar o dorsal serviram para lhe por o V-brake operacional , e no final o companheiro so falava nisso ...
outra em Portalegre , apanhei um companheiro com um pivot duma suspensão total perdido , desfiz o meu " saca-elos " e retirei o pivot , que lhe servia quase perfeitamente
os desagradaveis são aqueles ate frequentes , dos chico-espertos : " olha da-me ai um elo de ligação " , olha da-me ai ..... como se fosse obrigação

como tenho dito a alguns companheiros , em vez das correntes de emails , fazer correntes de " boas acções " um destes dias quando necessitar posso ser recompensado ....
saudinha da boa
RuiM
 

paradawt

Member
ruim,

São histórias engraçadas ;)

Principalmente o homem que pediu o contacto à organização. Com as políticas de confidencialidade de dados, ele provavelmente teve mesmo que melgar muito a cabeça ao pessoal da organização.

Abraço!
 

JNR

New Member
boas pessoal

acho que vem a proposito... vou participar este mês pela primeira vez num passeio de 30 km... como à partida vou alone (sem grupo), que me aconselham a levar na mochila?

Abraço

Drop out, ainda mais agora com este tempo, na minha opinião imprescindivel! elos rápidos para a corrente e umas "zip ties", abraçadeiras plasticas, dá para tudo! e, dependendo do passeio, uma embalagem (da pequenas) de oleo tb dá jeito, não se tem só furos quando saimos para a nossa voltinha...isto para além do já indicado...eu acho que no camelobaque tb tenho uma chave de raios e um canivete...com esta conversa toda já perceberam pq muitos xicos espertos andam sem nada e depois..."olha tens aí...". Com isto não quer dizer que não páro para ajudar, pq azares todos temos...e além disso nem é precison material mas sim e simplesmente uma ajudinha...os meus anytigos pneus até com desmonstas eram dificeis de tirar e pôr, e sim, tinham os talões em kevlar...fariam se fosse de arame.
 
Até agora tenho parado diversas vezes em eventos, para ajudar outros participantes (por vezes fazendo paragens múltiplas e chegando até uma hora mais tarde), mas também confesso que por vezes tenho vontade de repensar essa minha atitude! Muito pessoal vai lá para competir a todo o custo, mesmo que lhes seja impossível ficar nos 50 primeiros, sendo uma das principais atitudes tomadas a de reduzir todo o peso possível, não levando NADA DE NADA (nem mesmo um telemóvel)!

Alguns levam as suas bicicletas leves de 9-10 kg e mais nada! Se algo correr mal, cravam-se as já citadas "mulas de carga" com bicicletas de 15 kg, mais 2kg de material! Se correr bem, "nós somos os maiores e eles uns fracos inferiores"! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Normalmente, o material que costumo levar sempre numa mochila, em eventos de BTT, é:
- Telemóvel!
- 2 câmaras suplentes, bomba e 3 desmontadores!
- 2 chaves sextavadas, de 5 e 6 mm! Têm sido um material com muita utilidade!
- 1 Canivete!

Apesar de ver pessoas com correntes partidas, não levo elos de ligação e material para reparar a corrente! Pessoalmente, na minha vida velocipédica e muitos milhares de km percorridos, só rebentei uma corrente uma vez, numa bicicleta de estrada, em princípios da década de 90! Ou tenho tido muita sorte, ou é do meu estilo de pedalar, ou então há pessoal a utilizar material de fraca resistência e qualidade (só por ser leve)! :confused: :confused: :confused: :confused:
 

hesitate

Member
Boas.

Vamos lá ver uma coisa, nimguém é obrigado a ajudar nimguem, é tudo uma questão de consciência e educação, e entrar por aí dá pano para mangas, e não me parece que este sítio seja o mais indicado para isso.
Infelizmente nem toda a gente tem educação e formação intelectual para ajudar os outros, por isso nimguem se pode, ou deve por à espera dos outros, porque dessa forma o mais certo é morrerem na praia.
 

cris_bugio

New Member
Drop out, ainda mais agora com este tempo, na minha opinião imprescindivel! elos rápidos para a corrente e umas "zip ties", abraçadeiras plasticas, dá para tudo! e, dependendo do passeio, uma embalagem (da pequenas) de oleo tb dá jeito, não se tem só furos quando saimos para a nossa voltinha...isto para além do já indicado...eu acho que no camelobaque tb tenho uma chave de raios e um canivete...com esta conversa toda já perceberam pq muitos xicos espertos andam sem nada e depois..."olha tens aí...". Com isto não quer dizer que não páro para ajudar, pq azares todos temos...e além disso nem é precison material mas sim e simplesmente uma ajudinha...os meus anytigos pneus até com desmonstas eram dificeis de tirar e pôr, e sim, tinham os talões em kevlar...fariam se fosse de arame.

O drop-out é essencial. Se o desviador for do tipo "Shadow" até fico na dúvida, mas como já parti um... já arranjei o extra para levar.
Elo de ligação não pesa e não faz volume, e desenrasca uma corrente partida. Se a corrente for já velha, dois não é mal pensado. :D
Uma embalagem pequena com óleo (até pode ser daquelas das pingas para os olhos com óleo lá dentro)
Ferramenta multi-usos
Camara extra e/ou spray/espuma anti-furo
Bomba
Telemóvel

Quanto ao assunto do tópico, fico um pouco reticente. Não me levem a mal, mas nunca pedi ajuda a ninguém, embora já a tenha oferecido. Chamem-me orgulhoso, mas não sou pessoa de pedir nada, a não ser que vá afectar alguém para além de mim.

Na minha primeira maratona fiz 5km de lama e voltei para trás sem uma das roldanas do desviador traseiro. É óbvio que voltei a pé, com a bike à mão. Até me cruzei com algumas pessoas... se calhar ainda uns 20 ciclistas. Destes, uns 4 perguntaram se precisava de ajuda. Quando falei em desviador partido (na altura pensei que tinha partido) ninguém pôde ajudar e nem sequer precisaram de parar... É óbvio que ninguém normal anda com roldanas e parafusos extra...

Agora, se for fazer passeios longos ou uma travessia, levo de tudo um pouco... mas na altura tinha pouco calo.

Acho caricato queixar-se de falta de ajuda... ainda para mais num passeio informal. Então e o companheiro de passeio? Já fiz quase metade de uma meia maratona às mijinhas porque o meu colega estava nas lonas, a queixar-se de cãimbras nas pernas... e não foi por isso que o deixei sozinho.
Na minha opinião um furo não é uma situação grave, e nem causa para lamentos de maior. Também já fiquei parado a tentar ajudar um desconhecido numa maratona que estava com espasmos, de cãimbras que tinha pelo corpo todo, sem poder fazer nada... excepto alertar a primeira equipa de bombeiros mais à frente.

Claro que era mais agradável se lhe aparecesse uma câmara de ar de repente nessa situação, mas não é um caso de vida ou morte. No dia em que eu não conseguir fazer a pé o que fiz de bicicleta até ao momento, de modo a voltar para casa deixo de andar de bike!
 

marrokan

Member
boas, eu felizmente ainda ñ precisei de ajuda, os problemas que tive foi só furos que resolvo bem. ando sempre com remendos,desmontas,bombas,farramentas,abraçadeiras,etc... mas se vir um companheiro de pedal com dificuldades, pergunto se precisa de ajuda.
se tiver algum problema mais grave que não consiga resolver, se passar algum por mim, pergunto se ele sabe e se me pode explicar como o resolver.
uma vez no verão sozinho, estiquei um bocado bom a volta, conclusão a água acabou, andei aí uns 3 ou 4 km, até encontrar uma casa, a senhora estava assentada a sombra a fazer malha, eu pedi se ela me podia dar um bocado de água, prontamente a senhora foi buscar um garrafão 5lt com água fresca, ainda me deu na cabeça para não andar com aquele calor, aceitei agradeci e disse que já ía para casa.
isso depende ´dá vontade de ajudar.
 

ruim

New Member
boas

uns pedaços de camara de ar , com 5cm ate 10 cm , dão jeito para o caso dum rasgão ou buraco do pneu
umas luvas de " cirugião tambem não pesam muito
costumo tambem levar parafusos dos cleats ,
1 alicate multifunções
4 parafuso para os travões de disco , e 4 parafusos para o disco
2 apertos rapidos
de verão levo uma garrafa de " Aquarios " congelada

saudinha da boa
RuiM
 

KLUCA

New Member
eu não li o tópico mas tenho de fazer a pergunta,

então não é muito mais estranho tu teres falta de uma coisa e nem te dares ao trabalho de perguntar a quem passa se te pode ajudar????

iniciativa méó

nunca ouviste dizer que tem boca vai a roma? :)
 
Last edited:

abelha2

Active Member
Felizmente nas zonas por onde ando, este tópico não espelha a realidade, pois sempre que precisei fui ajudado, e sempre que vi alguem apeado parei para ajudar. Inclusivé ja "reboquei" um colega até casa, pois ele partiu o desviador, assim como fui rebocado por ele, quando tive um problema no pedaleiro.

Das primeiras vezes que andei de bicicleta no monte, não tinha qualquer experiencia, e apenas levei a bike uma camara (sem bomba). Não tinha desmontas, e uns pneus do mais barato que havia, tal como a bike, e como eram de arame não os consegui tirar. Com ajuda de alguem mais veterano que por mim passou, substituí a cammara, e como a bomba do companheiro, não encaixava na minha valvula ele prontamente me ofereceu a dele. Eu insisti para me dizer quando e onde, pois queria devolver-lhe a camara de ar. Ao que ele me respondeu que nao queria, e que para ele bastava que se eu visse alguem na mesma situação em que eu estava, fize-se o mesmo!

Assim tenho feito, pois certamente por mais tralha que leve atras, nao tenho uma oficina as costas,e tambem posso precisar de ajuda. Se ao ver alguem no monte, pergunto se precisa de ajuda? sempre, embora não ajude com a mesma vontade, uma pessoa que se note principiante, ou que secalhar, pela bicicleta que monta, não tem possibilidade de comprar todo o material (há mais gente assim do que pensam), do que um "maluquinho do peso, que apenas não quer andar carregado".
Já as provas, a situação é diferente, pois geralmente as pessoas sabem para o que vão, e geralmente nunca vão sozinhas. Embora se vir alguem aflito, ofereço ajuda, até porque o meu objetivo, é apenas chegar ao fim.
Quanto á devolução do material, se a pessoa o devolver, fico satisfeito, mas não é por 3€ de uma camera de ar, que vou ficar mais pobre.

Talvez por viver numa aldeia não note essa falta de inter ajuda que caracteriza as cidades. E pessoalmente, sempre que passo por alguem cumprimento, e fico satisfeito quando fazem o mesmo, nem que seja numa subida o habitual "pó outro lado custa menos".

É para mim uma das coisas que mais gosto no BTT, o espirito de inter-ajuda, o relaxar, o por a conversa em dia, com os amigos. Pessoalmente, quando alguem está em baixo de forma, espero por ele, e tento que seja ele a impor o ritmo, para nunca ficar para trás,e vice-versa!
Mas já estou a divagar...espero que tenham percebido o meu ponto de vista! Não estou a afirmar que os diferentes pontos de vista estão errados, mas desde que me anularam um teste, para o qual estudei bastante, porque houve alguem que roubou um inunciado, discordo completamente do "paga o justo pelo pecador"
 

JNR

New Member
além de tudo o mais tb levo uma multifuncões com desencravador de corrente (nunca o usei e se precisar vai ser giro, vai, vai, mas já vi muito videos :)).

RuiM, o saco do SporTBilly não levava tantas coisas :)

Boas voltas
 

FSilva

New Member
Pois eu cá quando saio de bike, seja de Estrada ou BTT vou sempre em autonomia, isto é, levo sempre o material que acho necessário para fazer a volta. Não digo que azares não anconteçam e nessas ocasiões é claro que vou apreciar a ajuda dos outros.
Quando vou em grupo para a serra e algum dos companheiros tem algum azar ou vários e não tem o material necessário, é claro que dou a assistência que puder e souber. Assim como se me cruzar com um estranho e este estiver em apuros também o faço, dentro das minhas possibilidades.
Agora quando falamos em maratonas, a história muda de figura... Meus caros, todos sabem ao que vão e todos têm o contacto da organização para qualquer SOS, que inclui ficar apeado, sem remendos, camara de ar, desmontas, elo rápido, etc... Logo, deve ser usado nestas ocasiões ou se rasgarem um pneu estão à espera que alguém traga um a mais para emprestar?? Não, liga-se para a organização e espera-se (claro) que venham ajudar.
Quando vou para uma maratona, vou para dar o meu melhor e isso não inclui parar para dar assistência a quem não quer ir carregado. É claro que se um companheiro cair e se magoar a conversa muda de figura.
Nas maratonas reforço sempre o material do camelback, porque não fazem o mesmo?
Há algum tempo atrás, vinha eu do trabalho de bike e passei por um estranho na ciclovia que me pediu ajuda, pois material nem vê-lo e precisava de uma chave para dar um toque no travão. Ajudei-o e segui viagem, não me caiu um braço mas não deixei de pensar que se eu levo alguns kilos às costas para não ficar a pé, quem não o faz será que não é isso que merece??
Noutra ocasião, num passeio de grupo, um dos camaradas furou. A camara e ferramentas foram cedidas pelos outros porque ele nada trazia, disponibilizei-me para emprestar-lhe a camara. Ainda estou à espera que ma devolva, não é pelo dinheiro, pois era da Decathlon mas pela pouca vontade de a devolver. Cheguei até algumas semanas depois falar com ele e a resposta "não foi a mim que emprestaste" esclareceu tudo.
Em resposta ao camarada que queria um capacete emprestado, nunca levo capacetes a mais, até porque só tenho um e não conheço ninguém que leve mais de um para as maratonas.

Esta é a minha opinião

Boas pedaladas e poucos azares...
 
Last edited:
Telefonar para o contacto SOS das organizações de eventos? Com quê?

Como disse anteriormente, o problema é que alguns praticantes nem sequer levam telemóvel, para irem mais leves umas gramas! :confused: :confused: :confused:

Mas este tópico nem é nada de mais! Por vezes em tópicos de Rescaldo de Eventos, é que aparecem alguns participantes furiosos, que não levaram nada e tiveram azar; e vingam-se com vocabulário depreciativo e insultuoso forte, dirigido às organizações e aos outros participantes!
 
Last edited:

RiCaRdU1

New Member
Ora boas paradawt
Como dizia o meu pai e colega das voltinhas quem vai para o mar avia-se em terra e nunca contar com o ovo nu cu da galinha(desculpem a expressão),eu levo sempre desmontadores,2 câmaras de ar,uma bomba e um conjunto de chaves e um frasquinho com óleo,mesmo assim uma vez parei para ajudar e foi logo as duas câmaras de ar que tinha e nem obrigado me disseram,mas felizmente nunca pedi ajuda para nada sempre me tenho conseguido desenrascar sozinho,isto é só mais uma prova que tipo de pessoal que existe neste mundo do ciclismo.
Nunca abales de casa sem câmaras de ar,bomba e desmontadores,um conselho de um rapazinho mas que já tem uns quantos quilómetros disto
 

FJOTA

New Member
Pois, eu cá também não acho normal. Ainda no outro dia ia no jipe com a minha cara metade e passei por 2 companheiros do pedal que iam a pé com o pneu em baixo. Obviamente que perguntei logo se precisavam de ajuda. E ia de carro, quanto mais se fosse de bike...

Mas não pediste ajuda ao pessoal que passava?

Mas a propósito de uma coisa curiosa: ainda no outro dia fui com um amigo meu a uma maratona de btt. Quando estava quase para começar a prova, ele reparou que não tinha levado capacete. Pedi-mos a toda a gente que vimos se tinham um capacete extra, mas pelos vistos ninguém leva um capacete a mais. Engraçado também...

Começo a pensar que por este andar, onde vamos nós parar...

Mas... será estranho que numa maratona alguem não tenha um capacete a mais?
 

pepelento

New Member
Claro que não é estranho. Numa maratona claro que não levo 1 a mais. E acho que a maioria também não leva.

O que é estranho é que a maratona foi numa terrinha pequena em que metade da organização mora lá... só por isso achei má vontade.

JÁ AGORA, EU LEVEI O MEU CAPACETE, foi um companheiro que se esqueceu do dele.

Eu em casa tenho meia dúzia de capacetes, 1 ou 2 daqueles de 5 euros. Tenho-os pois às vezes fazem falta.

Mas enfim, este post é daqueles de mandar postas de pescada :D assim que não me estranha nada os post que por aqui li na diagonal :D
 

FSilva

New Member
Num forum como este em que passam milhares de pessoas, é normal haver opiniões diferentes.
Se não as queremos ouvir, temos bom remédio...

Boas pedaladas
 
Top