Sinto-me indignado

paradawt

Member
Boas tardes,

No passado Domingo aconteceu-me algo que nunca pensei ser possível no mundo ciclístico. Ou serei eu um lunático?

Passo a explicar!

Saí de casa com um familiar e fomos fazer um treino nas calmas para os lados de Gaia. Como no dia anterior ele tinha treinado, optamos por um passeio beira rio/mar.

Saimos de Matosinhos como é normal e seguimos em direcção às praias de Valadares. A ideia seria pedalar até à Aguda e voltar para trás.

No entanto, perto da praia do Atlântico, tive um furo e surpresa minha quando vi que a minha camara de ar não dava para as minhas rodas, pois só permite a utilização de válvulas presto.

Azelhice minha é certo, que devia ter isso em atenção antes de sair de casa. Andava com uma camara de ar que comprei para a bicicleta do meu pai (bike que eu andava).

No entanto, assim como foi um furo, podia ser qualquer outro tipo de avaria na bike. A surpresa maior foi que, passaram dezenas e dezenas de pessoas por mim a pedalar e nem uma parou e perguntou se me podiam ajudar. Isto porque a certa altura disse ao meu familiar para ir para casa, enquanto eu esperava a chegada de um amigo para me levar a bicicleta.

Viram que eu estava encostado a um muro, pneu completamente em baixo. Um kit daqueles tapa furos tinha resolvido a situação. Eu até pagava por aquilo se fosse preciso.

É triste porque por várias situações já passei por pessoal sozinho na estrada com problemas e dignei-me a parar e ver como podia ser útil.

É normal isto acontecer?? Eu pensava que não...
 

pepelento

New Member
Pois, eu cá também não acho normal. Ainda no outro dia ia no jipe com a minha cara metade e passei por 2 companheiros do pedal que iam a pé com o pneu em baixo. Obviamente que perguntei logo se precisavam de ajuda. E ia de carro, quanto mais se fosse de bike...

Mas não pediste ajuda ao pessoal que passava?

Mas a propósito de uma coisa curiosa: ainda no outro dia fui com um amigo meu a uma maratona de btt. Quando estava quase para começar a prova, ele reparou que não tinha levado capacete. Pedi-mos a toda a gente que vimos se tinham um capacete extra, mas pelos vistos ninguém leva um capacete a mais. Engraçado também...

Começo a pensar que por este andar, onde vamos nós parar...
 

HaTrED

Member
Bem-vindo à realidade dos tempos actuais onde a sobranceria, o narcisismo e o desrespeito pelo próximo imperam... infelizmente, e nem o BBT escapa!
 

JNR

New Member
é pá, em relação ao capacete...eu tb não ando com um a mais...

em relação ao furo...já me aconteceu de tudo, desde ignorarem até um pedido de ajuda, até pararm e perguntarem se não quero ajuda, até repertirem várias vezes se não quero msm ajuda (e aqui tava só a dar à bomba), acho que nesta caso o ciclista ficou um pouco irritado pela minha falta de necessidade...
até, numa bomba de gasolina onde parei parei para acerta a pressão e de repente fique sem ar no pneu (??) ao trocar a camara e estando bastante irritante vieram 3 rapazes ajudar e ajudaram!!

ou seja, há de tudo, feliz e infelizmente
 

Mangelovsky

New Member
Dois capacetes para uma maratona, nunca levo nem compreendo por que razão alguém haveria de levar... Numa prova de xc seria normal que lhe emprestassem, porque nem toda a gente corre ao mesmo tempo.

Quanto ao furo, acho que foi azar...
 

sp1

New Member
pois é meus amigos isto é mesmo assim !!! eu sou sincero de mecânica não percebo nada mas uma coisa é certa sempre que vejo alguém enrascado ofereço sempre ajuda posso não resolver o problema mecânico mas ando sempre com o telemóvel e isso ás vezes vale muito mais que uma boa ferramenta !!
 

paradawt

Member
A questão do capacete... é naquela!

A questão do furo, fui completamente ignorado. Pior é o que sentimos quando sabemos que já ajudamos!...

Enfim!
 

CANSADO

New Member
Sabem porque por vezes o pessoal não pára para ajudar? Sobretudo em maratonas. Porque o pessoal tem a mania de não levar material para não pesar, e depois contam com a ajuda dos camelos que levam tudo certinho. No outro dia parei durante uma maratona para ajudar um colega com um furo. Ia emprestar a câmara quando ele diz que tambem não tinha desmontas. Surpresa, nem bomba. Depois o pessoal cansa-se e deixa de perguntar se precisam de ajuda. Paga o justo pelo pecador
 

lpsferreira

New Member
Quem vai para mar avia-se em terra! Eu deixei de parar pelas razões que o amigo CANSADO enumerou, não sou burro de carga de ninguém! Aliás existe quem se gabe de não levar nada e haver sempre uns "burros" que carregam por eles....
Eu não levo camelbak e carrego com duas camaras, bomba que enche todo o tipo de válvulas e bem, desmontas, multitools que inclui descrava correntes, elo rápido, canivete multifunções (inclui alicate), remendos, dinheiro, pilhas AAA (por causa de treinar de noite),todo este material vai num bidon, teoricamente não me falta nada, no dia em que faltar tenho de ficar é chateado comigo e não com os outros!
Quanto ao capacete deve ser para rir...

Já agora pediste ajuda a alguém? E foi-te negada? Parece que também não te esforças-te muito....


Aliás, já cheguei a perguntar se necessitavam de ajuda e nem se dignaram a responder, fui mais de 5min. a praguejar... Paga o justo pelo pecador.
 

doc

Member
Sabem porque por vezes o pessoal não pára para ajudar? Sobretudo em maratonas. Porque o pessoal tem a mania de não levar material para não pesar, e depois contam com a ajuda dos camelos que levam tudo certinho.

Essa é que é a grande verdade.
Tambem já me aconteceu oferecer ajuda a quem tem furos e eles até parecem ter ficado ofendidos (maratona de Alte 2009)
 
Lá está cansado, disseste tudo. O pior é que às vezes também só queremos ajudar e saimos prejudicados. Quantas vezes não troquei câmaras a pessoal e meti das que tinha e nem um obrigado ou mesmo a pagarem sequer. Se formos a 5€ cada câmara meus amigos, não sao narcisismos nem egoismos nem nada do género mas sim bom senso. Não vou estar a dar o que me faz falta sabendo que a maioria desse pessoal não tem o material porque não quer andar com peso às costas.

Homem prevenido vale por 2!

Eu por acaso sempre que passo por alguém com problemas tenho o hábito de perguntar se precisa de ajuda. Felizmente posso-me orgulhar de ter ajudado um bom número de pessoas a chegar a casa, mas abusos também não.

PS: O pepelento, levar capacete suplente já é exagero LOL Também não exagerem!

Cumprimentos,
jOrGe.mRNh
 
Bem, eu já ajudei como fui ajudado.
Ainda este fim de semana a dar uma volta, espatifei-me na estrada, arrebentei um pneu e lá me emprestaram uma câmara.
Por norma costumo andar com uma, mas como nesse dia não levei mochila ficou em casa.
Para a próxima nem que vá á volta do pescoço. :D
 
Olá
Como alguém disse “não sou burro de carga de ninguém! Aliás existe quem se gabe de não levar nada e haver sempre uns “burros” que carregam por eles….
Bem como maior parte das vezes treino sempre sozinho ando sempre bem prevenido e como tornou-se num hábito levo sempre comigo seja para onde for
Sendo assim tento desenrascar o pessoal mas ainda e hoje e o dia que estou a espera de uma câmara
Mas nem tudo e mau uma sertã altura vi um rodinha fininha parei para ajudar a resposta foi por pouco não levei com a bicicleta nas costas
Por isso a de tudo
Aja bom senso
 

tonyV

New Member
Nunca me passou pela cabeça passar e não perguntar se precisam de ajuda...aliás o normal é nem perguntar é parar mesmo. Sempre que tive problemas e não tinha material quem passava oferece sempre (não é emprestado); faço o mesmo e não peço nada em troca. Faz parte do ser e do estar no BTT. Dizer obrigado é o mínimo.
Da última vez que assisti alguém (corrente partida), coloquei um link rápido meu e dei "sermão" (lama por todo lado e a corrente sem lubrificação própria=a corrente nas couves:rolleyes:); tive um bonús no final do passeio, uma refeição à pala e mais um amigo feito.
Mas pelas descrições vou ter de mudar a minha maneira de estar quando andar por terras lusas.
 

paradawt

Member
Pessoal,

Eu não deixo o material em casa. Nem tão pouco ando desprevenido é certo! Além disso, se me dessem algo (a câmara ou o tapa furos) eu pagava na hora. Só queria mesmo ir para casa...

Além disso, posso "gabar-me" de ser uma pessoa bem educada!

É certo que talvez não tenha pedido ajuda pro-activamente, mas também ninguém sequer olhava para mim ou demonstrava vontade de parar. Não ia colocar-me à frente do pessoal...
 

epictimon

Member
Boas,

Há cerca de 2/3 meses atrás no Furadouro vi um camarada com a sua fininha á mão e uns sapatinho de topo a coçarem pelo chão de tanto caminhar e ainda faltava um pouco para ele chegar á loja de bikes que tem na recta de Ovar tudo isto porque a bomba dele não enchia bem o pneu, e depois com a minha também não enchia porque estava trilhada! E eu, "olha-me este, já vai a minha camara á vida!" Não, ele tinha realmente uma camara mas não sabia trocar pois não tinha lá muita experiência! Troca feita, o amigo João não fez o resto da volta sozinho, nem eu! Ganhei um amigalhaço que encontrei curiosamente a semana passada na loja que frequento e que depois da pergunta rotineira se estava tudo bem..."claro que não João, parti a clavicula de bike, vou ao Sr Dr na 3ª (ontem) para ver!" Ei pá....!!! Tomamos um café e tal e não é que ontem o João ligou-me?! Soube bem e isto prova que por vezes se ganha amigos...

Agora maratonas amigos, já muitos me ofereceram ajuda, mas sempre tive tudo á mão e da ultima que paréi para ajudar, que não precisaram, mais á frente deitou - me ao chão porque não quis esperar pela vez dele e quando disse "esquerda" já me estava a encostar!!! Depois desta, paga quase sempre o justo... Mas paradawt, tives-te azar é certo, mas da próxima, procura ervas e fetos e enche bem o pneu com elas! Custa e parece uma ideia tonta, mas a pé não ias...;)
 

JNR

New Member
Sabem porque por vezes o pessoal não pára para ajudar? Sobretudo em maratonas. Porque o pessoal tem a mania de não levar material para não pesar, e depois contam com a ajuda dos camelos que levam tudo certinho. No outro dia parei durante uma maratona para ajudar um colega com um furo. Ia emprestar a câmara quando ele diz que tambem não tinha desmontas. Surpresa, nem bomba. Depois o pessoal cansa-se e deixa de perguntar se precisam de ajuda. Paga o justo pelo pecador

ócapa, concordo, eu tenho, além do meu peso ;) power links, desmontas, camera de ar, multitool, canivete, zip ties, remendos e respectiva cola, a bombita de ar, drop out e ainda falta a embalagem de oleo...e sim, não ganho nada, mas divirto-me e sei que se ficar apeado não é por falta de material meu ou falta de entreajuda.

mas no caso que iniciou o tópico foi numa ecovia ou "calçadão"...e eu quando me negaram ajuada estava no parque de monsanto, em llisboa, a trocar uma camera de ar, no inverno, devem ter pensado, "é pá o gajo tem além do peso dele ;) power links, desmontas, camera de ar, multitool, canivete, zip ties, remendos e respectiva cola, a bombita de ar, drop out e só lhe falta a embalagem de oleo...e por isso não vou parar ou perguntar", é que o gajo tb tá cheio de lama...e isso suja e estraga...sim, eu tava no trilho e o resto passou na estrada alcatroada ao lado...mas enfim, é na boa, vai dando pratica :)
 

MSoares

Member
É normal isto acontecer?? Eu pensava que não...

Sinceramente e infelizmente acho que não é tão anormal como seria desejável já que cada vez há mais gente no mundo do btt e ciclismo de estrada.

Também a mim aconteceu-me há cerca de 2 semanas atrás uma história idêntica. Saí de casa pelas 6 da tarde para dar uma pequena volta de 35 a 40 kms apenas por estrada e ainda nem tinha feito 10 kms e já tinha furado. Encostei numa paragem de autocarros daquelas com banco e abrigo e comecei a trocar a câmara furada. Entretanto ao fim de não mais que 2 minutos passa um individuo por mim numa bicicleta de estrada, mas não parou nem me disse nada. Passados mais perto de 10 minutos passa o mesmo individuo por mim e desta vez já me disse em alto tom: "Ainda tás aí?". Eu apenas lhe disse "Tá quase". Ora digam-me lá o que dá vontade de dizer/fazer a um anormal destes? Eu apenas desejava que ele furasse as duas quando estivesse o mais longe possível de casa de noite e a chover...:mad::mad::mad:
 

amdm

New Member
Também estou do lado dos que pensam que se saiem à rua de bike, tem que se levar o kit minimo essencial para remediar essas esse tipo de situações.
Não me importo de parar e ajudar/ensinar a trocar/remendar a camara de ar a alguem que não saiba desde que tenham material.
Ficar a ajudar quem já sabe também não faço. É uma tarefa muito simples e fáçil, não há necessidade de quebrar o ritmo por causa disso.
Sinceramente, se saiu sem kit está à espera do quê? Que passe a madre teresa de calcutá a pedalar por si?

Quanto à questão do capacete. Eu nunca levei capacete suplente para lado nenhum, mas mesmo que levasse não emprestava a ninguém.
Trata-se de uma questão de higiene acima de tudo.
Existem doenças sérias a nivel epidermico e capilar, eu nunca teria a lata de pedir capacete a alguém.
 
Top