Singularidades Titânicas

sheikman

New Member
Por vezes percorremos longas distâncias para encontrar terreno propício a empenos cenicamente agradáveis... Nunca me apercebi que, baseado em Cinfães, se pudesse alcançar tão 'facilmente' esse objectivo... Está aqui, e tão perto da base, um excelente postal de BTT!
Se bem que seja mais adepto da descoberta, gostava de ter acesso a esses 'míseros' Kbytes de percurso!
 

SURFAS

New Member
E X C E L E N T E !!!!

Primeiro de tudo um obrigado, ler algo a meio da semana dá um descanso à alma para o resto da semana e começar a pensar num fim de semana, que finalmente terá sol.
Depois mais um excelente relato com umas fotografias divinas.

Muito obrigado Major.
 

old_fox

Member
Grande fuga à lavoura... parabéns pela crónica e pelos locais! :yeah:

Amanhã haverá certamente mais candidatos a fugir para os trilhos e a deixar a lavoura para trás... ;)
 
D

danielkezia

Guest
Muito bom o relato e as fotos...Mais uma vez fica provado que é melhor estar sozinho do que mal acompanhado...
Quanto á bela ideia das pontes, seria engraçado...estao em sitios mais baixos que os talefes!!
 

jorgegt

New Member
Tambem gostava de fugir de vez em quando da "lavoura" pra dar uma "voltinha" assim:-D.......................
Muitos parabens ao Lobo solitário pela partilha de uma parte de Portugal que nem toda a gente tem hipoteses de explorar/visitar e mostrar de como Portugal tem coisas mais belas como estas paisagens do que estádios de futebol ou shoppings;-)
 

Sérgio Favaios

New Member
Palavras para quê...?

Um dos únicos senãos ao pedalar sozinho é ver cães de cauda erecta...no entanto, aproveita-se bastante a vertente cultural da coisa.

Parabéns pelo relato e pela partilha.

 

bartes

Member
Boas!

...mais um excelente relato da belíssima Serra que mais próximo tenho do meu "quintal"

É sempre bem frequentada, por "lobos" parabéns!

2meco.jpg


A Serra de Montemuro, de constituição essencialmente granítica, tem uma extensão de 40 km e o seu ponto mais elevado situa-se a 1382 m(Talegre).
Dali se usufrui uma vasta paisagem de grande beleza, avistando-se as Serras de S. Macário, Caramulo, Estrela, as cristas de Leomil, da Sra. da Lapa e do Pisco.

Vale a pena lá subir...

DSCF2307.JPG


Abraço

bartes-13-
 

Oscarfilipegmbh

New Member
Sim senhor

Muito bom esse treino escondido. Mas vendo bem acho que era silencio a mais faltava lá eu :D

E quantos aos telefes penso que só vale a pena ir a sua conquista quando temos alguem que pede passeio para pessoas em baixo de forma :eek:

Um abraço
 
Last edited:
Sempre a surpreender com as crónicas "épicas"...neste momento o tópico podia chamar-se "singularidades graniticas" dado os inumeros exemplares apresentados nestas magnificas fotos. Parabéns!

Obrigado pela partilha.

Já agora:

"Lobo-Ibérico no Montemuro
Existem actualmente cerca de 2000 lobos em liberdade na Península Ibérica, sendo que 300 se movimentam nas serras portuguesas.
Entre o Montemuro e a serra da Arada vagueiam três alcateias. Em Cinfães existe um grupo instável em que não foi detectada reprodução.
Pelo Grupo Lobo está a ser desenvolvido um Plano de Monitorização do Lobo nas serras da Arada, Freita, Montemuro e Leomil.
Com o patrocínio da Eólica da Cabreira, SA, da EDF e devido à persistência e empenho do Sr. Eng. Carlos Pimenta constituiu-se a Associação para a Conservação do Habitat do Lobo-Ibérico nas Serras da Arada, Freita e Montemuro."

Cumprimentos.
 

Myrage

New Member
Cá para mim é ela que te vai montar.... ai vai, vai.
Deves de pensar que o Kitt de pernas está incluido :)

MY
 

lobo solitario

New Member
img3144p.jpg


A beira alta sempre me seduziu. Rolando pela IP5, agora substituída pela mais rolante A25, o olhar era-me roubado do asfalto para aquelas superfícies graníticas, ondulantes, depois de passar Viseu e até chegar próximo da Guarda. Num serão de passeio nas cartas do IGEOE, tentei entender como acompanhar o rio Paiva mas percebi que é praticamente impossível fazê-lo em duas rodas. No entanto, de tanto seguir o trajecto do rio fui dar à sua nascente. Duas serras me cativaram: Lapa e Leomil. Ficavam nessa zona que me atraía há muito. Aquilino chamava-lhes Terras do Demo. Com ponto de partida em Aguiar da Beira, rabisquei um trajecto nessas cartas e guardei para um dia o explorar. Assim aconteceu este Sábado.
O bom tempo chegou e, por muito cansado que estivesse da semana de trabalho, não cedi à tentação do leito morno e arranquei cedo. Sempre é hora e meia para lá chegar. De tanto entusiasmo, dei conta, ao chegar, que nem carteira, nem documentos, nem dinheiro, nem chaves levava. Esperei não ter encontros imediatos com agentes da autoridade e que o gasóleo chegasse para o regresso.

Depois de uma inspecção sumária à vila, arranquei em direcção aos pinhais que tentam crescer entre toda a pedra que é exposta no planalto beirão.

img3078g.jpg


Os trilhos eram largos, de bom piso, e sem grandes desníveis. Pensei que seria um bom trajecto para guardar na gaveta para quando, com noventa anos, não aguentar acumulados acentuados e pisos que sacodem os ossos. Interiormente, agradeci não estarem comigo companheiros a queixarem-se de fazerem 150 Km para andar em estradões...

img3081a.jpg


Começava a encontrar vestígios da actividade humana do passado. Desta vez aconselhavam-me a pôr-me na alheta para não ser intoxicado por metais pesados.

img3080g.jpg


Nos primeiros quilómetros portei-me bem e segui à risca o risco que tinha traçado apesar de, por vezes, ter tido a tentação de improvisar. O trilho levou-me à origem do Vouga:

img3082v.jpg


Devo confessar que não fiquei impressionado. Achei tudo muito arbitrário. Porquê aquele charco e não outro, ao lado?

img3083r.jpg


Avancei em direcção ao povoado próximo, Senhora da Lapa.

img3086e.jpg


img3087e.jpg


Granito e muros são coisas que abundam por aqui.

img3089o.jpg


A Senhora da Lapa é daquelas povoações que teve origem, como podem ler na tabuleta, em pastorinhas alucinadas.

img3093g.jpg


A aldeia é, toda ela, dedicada à religiosidade. Imaginei hordas de fiéis, toneladas de tachos de arroz de frango e montanhas de garrafões num qualquer dia de festa. Neste Sábado o lugar estava sossegado, com devotas, nos seus hábitos cinzentos, a caminharem convictamente de uma casa para outra.

img3090e.jpg


img3092x.jpg


img3091s.jpg


img3094k.jpg


img3096.jpg


Subi em direcção ao alto. Chamarem serra da Lapa a este montículo saliente no planalto parece-me exagerado. Lá em cima abundam cruzes, Cristos, abrigos para cruzes e, até, uma cruz a perder a tusa.

img3100f.jpg


Espantado, confirmo o sucesso da Carmo nestas regiões remotas. Será ela prima de algum secretário de Estado?

img3099.jpg


-"É meu, é meu"- pareceu-me ouvir. Juro que não lhe toquei. Muito menos encostei a bicicleta e carreguei no botão da máquina fotográfica.

img3101y.jpg



Apontei à serra de Leomil. Tinha mais esperanças neste maciço. Em caminho, passo por mais um rio na sua infância. Era o Paiva, o causador desta coisa toda.

img3102pi.jpg


Subi, então, à serra, ouvindo as palavras do Miguel Torga: "Vê-se primeiro um mar de pedras. Vagas e vagas sideradas, hirtas e hostis, contidas na sua força desmedida pela mão inexorável dum Deus criador e dominador. Tudo parado e mudo. Apenas se move e se faz ouvir o coração no peito, inquieto, a anunciar o começo duma grande hora." Eu sei que ele se referia a Trás-os-Montes mas ele próprio se negava a aceitar a fronteira administrativa do Douro e reclamava, para essa zona, a margem Sul do rio, "toda a vertente do Doiro até aos contrafortes do Montemuro, carne administrativamente enxertada num corpo alheio, que através do Côa, do Távora, do Torto, do Varosa e do Balsemão desagua na grande veia cava materna as lágrimas do exílio".

img3111mr.jpg


img3104x.jpg


img3107s.jpg


img3109l.jpg


img3119k.jpg


Ao avançar serra acima vejo indicações de vestígios arqueológicos que me fazem constantemente mudar de rumo e me fazem gastar longos minutos na sua procura. Louvo a câmara de Moimenta que tão numerosas e preciosas indicações colocou no concelho. Pena que algumas estejam destruídas.

img3106v.jpg


img3121v.jpg


img3120.jpg


Nesta fortificação pré-histórica encontrei algumas relíquias, como esta carica da idade do bronze:
img3116k.jpg


Abundava o lixo pré-histórico de algum neandertal mentecapto.

img3118r.jpg


Retomei o caminho traçado para ser, pouco depois, novamente desviado. Uma estátua-menir (da Serra da Nave), com uma figura desenhada, abençoava-me ao lado do caminho.

img3123b.jpg


A tabuleta explicava aos mais ceguinhos:

meniresttua.jpg


Nesta zona chamam orcas às antas. Talvez derivando de arcas? Não interessa. A minha imaginação derivou para o estádio dos dragões: "Vou ao estádio das Orcas ver os Dragões..."-pensei. Imagens épicas de um filme com criaturas incríveis entretiveram-me enquanto avançava.

img3125h.jpg


img3126.jpg


img3127x.jpg


img3128q.jpg


img3131f.jpg
 

lobo solitario

New Member
Depois de tanto impromptu à procura de megalitismo, voltei ao traçado original apenas para entrar num caminho privado que me convenceu a voltar para trás com um portão rico em arame farpado. Acabei por fazer um clássico: atirar-me pelo primeiro caminho que encontrei e que acabou por se tornar num corta-fogo vertical, de piso desfeito e com todo o tipo, formato e tamanho de pedra. Fi-lo grande parte a segurar a máquina a meu lado até me encontrar mais seguro junto a uma represa. Um caminho levou-me até ao povoado de Leomil. É claro que, de longe, via descidas bem mais inteligentes!

img3133p.jpg


Os muros altos não me impediram de coscuvilhar a actividade que tinha lugar nos quintais. Imaginei que era altura de pôr batatas à terra...

img3137yg.jpg


img3138o.jpg


Gostei de Leomil. Arejada.

img3139b.jpg


Placas por todo o lado a indicar solares. Parece que vêm todos daqui: os Balsemãos, os Sarmentos, os Paiva Gomes, os Coutinhos... Junto ao Pelourinho atestei a água.

img3141bp.jpg


Estava a minutos de Moimenta da Beira, ponto de retorno da passeata. De Moimenta desci à barragem de Vilar, indo cumprimentar o meu terceiro rio da zona: o Távora. Conheci-o aprisionado pelo cimento. Só mais tarde o veria ainda a fluir livremente, mais a montante.

img3146j.jpg



Esta terra é terra de vinho, azeite e maçã.

img3149e.jpg


img3155r.jpg


Continuei sempre em asfalto, passando por Fonte Arcada onde uma interessante torre (torre-atalaia quinhentista) se projecta contra o plano de água, no fundo.

img3152l.jpg


Só na aldeia de Quinta da Laje entrei novamente em trilhos, subindo o vale da ribeira de Ferreirim.

img3158t.jpg


Cheguei (sem saber) muito próxima da Beselga (cumprimentos aí a esse pessoal!) mas virei para Sul na aldeia próxima de Freixo. Subi, então, à serra de Pereiro onde os trilhos que tinha desenhado não tiveram correspondência com a realidade fazendo-me entrar em vários caminhos sem saída antes que atinasse com a descida até à estrada. O corpo já se ressentia. Optei, por isso, por um regresso asfaltado. Mesmo assim foram 112 Km com quase 2000m de acumulado. Pensei na ideia que tinha tido no início: um passeio sem grande acumulado, com pouca trepidação, para os meus noventas... só se fosse para dar o "coup de grace".

trajectoterrasdodemo.jpg


PS: Voltarei. Há que limar arestas, reduzir asfalto, fazer o trajecto fluir antes que possa compartilhar a volta com a comunidade. Pode ser que haja feedback e conselhos dos experts da zona.
 
Last edited:

pin7as

New Member
curiosamente de Miguel Torga também são estes versos:

"
Chamar-te génio é justo, mas é pouco.

Chamar-te herói, é dar-te um só poder.

Poeta dum império que era louco,

Foste louco a cantar e louco a combater.



Sirva, pois, de poema este respeito

Que te devo e professo,

Única nau de sonho insatisfeito

Que não teve regresso!"
 

Kamoes

Active Member
Amigo lobo!

Obrigado!

É um luxo, poder ler estes relatos de voltas!
Tão bem escritos, fotografados, marcados...

Obrigado, pela maneira como escreves, e pela maneira como mostras este Portugal que eu não conheço!

Um abraço ;)
Marco Camões.
 
Top