Single speed de estrada (fixed gear) - noobice

lmnop

New Member
Olá este é o meu primeiro post, nem sequer sei se está no sítio correcto mas se não estiver agradecia que mudassem. Ora tenho esta bicicleta, que ainda não me decidi se deveria estar num museu ou no lixo, que gostava de a arranjar transformá-la numa single speed de estrada mas do tipo fixed gear (pedala-se para trás e a roda anda para trás). O único problema é que nem percebo de restauros nem de mecânica de bicicletas :oops:, mas gosto de desafios e queria um pouco da vossa ajuda. Aqui está a relíquia:



A bicicleta tem um autocolante que diz Reynolds 521 butted que, após uma breve pesquisa, parece ser referente ao quadro mas fiquei sem saber se era bom ou mau. Entretanto já a tive a desmontar e começam a surgir os primeiros problemas:


1 - Não consigo tirar a corrente. :oops: Fartei-me de procurar aquele elo que as correntes costumam ter mas quase de certeza que não tem!


2 - A única forma de tirar os pedais é com uma chave sextavada tubular?


3 - Não consigo tirar o raio do garfo :oops:

Por agora é só, tentar desmontar tudo para lixar e pintar. Depois é gastar algum dinheiro principalmente na transmissão, rodas e talvez no guiador, não sei se aquele é recuperável...
 

350plus

New Member
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Bem... tou a ver que tens aí muito trabalho e poucos conhecimentos mecânicos. Mas isso resolve-se.  :wink:

Para os pedais vais precisar da tal chave. Normalmente há uns kits de peças com roquetes que trazem isso.

Para a corrente precisas de outra ferramenta, uma chave de correntes. Isso do elo rápido é coisa de bikes modernas.

Para a forqueta dá uma vista de olhos neste tópico:

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,40115.0.html

Aparecem aí problemas muito semelhantes aos teus.
 

Tchivalo

New Member
Bem antes de mais :wlcm: a ideia é fantástica! entretanto vou fazer o mesmo, é só acabar a outra meia dúzia de SS :twisted:
Para teres mais ideias vai a: http://www.fixedgeargallery.com/ estão lá coisas brutais, Reynolds :shock: acredita que é bom de certeza 8)
Tenta descobrir a marca... :wink:
 

lmnop

New Member
350plus obrigado pelo link, hoje vou tentar dar uma (ou mais lol) martelada para ver se a forqueta sai.

Tchivalo já conhecia esse site, já andei a pesquisar sobre isto para avaliar a viabilidade do projecto (a questão mais importante era se os droupouts eram horizontais ou não, nesta são :D). Mas estão aí fixed gears muito bonitas. Quanto à marca acho que é Danubio Cycles, pelo menos tem uma chapa presa a rebites que diz isso...
 

lmnop

New Member
Bem que meti WD40 e martelei mas o garfo não sai nem por nada e como tenho imenso medo de estragar acho que a vou levar a alguém que perceba do assunto e também me possa avaliar o estado do quadro... O que acham? Alguma recomendação na zona de Lisboa e linha de Sintra?
 

ET

New Member
Não será melhor dar-lhe umas marteladas? Resulta sempre.

:) :) :)

ET - que não percebe nada de mecânica! :)
 

tkul

Utilizador Banido
Já tiras-te tudo da caixa de direcção? Na foto ainda tens o aperto inferior.

Bem... vou supor que já tens tudo desapertado (avanço incluído!).

Tiras a roda
Pegas num tubo de aço (canalização... ou que tiveres à mão)
Meter no tubo do garfo ou forqueta (por baixo) e sem apoiar o volante, dás umas valentes marteladas para sacar fora o avanço.
Por ser um avanço normal e antigo, é normal que tenha calcinado ou algo do género.

Se com isto não fores lá... uhmm depois vemos!
 

lmnop

New Member
Bingo! Já saiu, obrigado pela dica tkul! Agora vou levá-la a uma oficina para ver se me sacam a corrente e o eixo pedaleiro que não ferramentas para isso, nem conheço ninguém que as tenha. Alguma recomendação para a zona de Lisboa ou Amadora e arredores?
 

mindo

New Member
Boas lmnop

lmnop said:
...A bicicleta tem um autocolante que diz Reynolds 521 butted que, após uma breve pesquisa, parece ser referente ao quadro mas fiquei sem saber se era bom ou mau. ...

A bike que eu restaurei (http://www.forumbtt.net/index.php/topic,17364) era exactamente igual a essa, da mesma cor com o autocolante a dizer Reynolds 521, agora está branca.

Pelo que pesquizei, na altura eram dos melhores, mais leves e resistentes quadros fabricados, quando o lixei todo, podes ver nas fotos, o quadro tinha umas soldaduras amarelas, que quase nem se notam, fiquei surpreendido, acho que a reynolds agora só fabrica componentes.

Força no restauro/alteração.

Até breve...
 

ze_zaskar

New Member
Boas
O "Reynolds" refere-se ao fabricante dos tubos usados na construçao do quadro. Ainda hoje muitos quadros de topo em aço usam tubos dessa marca, como as Niner por exemplo. Quanto as soldaduras amarelas, isso é um processo de união de tubos chamado fillet brazing (em portugues acho que se diz "brazado" ou assim). Neste metodo é usado um metal com um ponto de fusao mais baixo do que o aço, sendo que este infiltra na uniao. É quase como colar os tubos com metal. Hoje em dia esse tipo de uniao é um produto de luxo entre os construtores de quadros. Quem vos pode falar mais sobre isto é o 350Plus.
raw%20fillet%20seatcluster%20400.jpg

:wink:

Edit: fiquem ja agora com uma imagem de um excelente exemplo de fillet brazing.
 

lmnop

New Member

mindo

New Member
ze_zaskar said:
Boas
O "Reynolds" refere-se ao fabricante dos tubos usados na construçao do quadro. Ainda hoje muitos quadros de topo em aço usam tubos dessa marca, como as Niner por exemplo. Quanto as soldaduras amarelas, isso é um processo de união de tubos chamado fillet brazing (em portugues acho que se diz "brazado" ou assim). Neste metodo é usado um metal com um ponto de fusao mais baixo do que o aço, sendo que este infiltra na uniao. É quase como colar os tubos com metal. Hoje em dia esse tipo de uniao é um produto de luxo entre os construtores de quadros. Quem vos pode falar mais sobre isto é o 350Plus.
...

Boas, excelente informação, desconhecia tal tecnologia de ligar os tubos, obrigado ze_zaskar.

Até breve...
 
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