SID RACE Tunned by Nuno "Moca" Duarte

Gun_Hugo_Dale

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uma SID Race por ex. de 2010, como a minha, de origem vem a rondar as 1460g certo ??

Se estiver correcto, na minha SID tirei lhe o bloqueio e sairam 70g, logo ficou com 1390g

Marco, por 300€ vendes a tua SID e compras uma mais leve (por este preço mencionado) hás de me dizer onde...eheheh
 
A questão aqui não é só tirar peso...Este kit tem essa vantagem, mas também por modificar o funcionamento da suspensão, e a meu ver para melhor....Depois de ter montado esta tarde a susp tive de ir fazer uma subida e uma descida só para ver qual era a reacção...Talvez tenha um pouco de pressão a mais, mas o seu funcionamento é muito linear só endurecendo mesmo no final do curso, e o bloqueio que não é a 100%, "bombeia" sempre um bocadinho até a valvula abrir com as "pancadas" , funciona muito suave, não se nota o "fechado" para o "aberto" como nas Fox....Mas foi só uma voltinha...E gostei...Quanto ao resto que por aqui se escreve são opiniões...Nem todas as pessoas podem gostar do mesmo, mas venderem uma e comprarem melhor pelo mesmo preço é realmente a ter em conta...Ou não sabem o que dizem...

Boas pedaladas...

 

Kamoes

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Metem-me palavras na boca e é o que dá.

Eu não disse que só usava os 300€, porque para isso não precisava de vender a minha SID. Acho que é uma suspensão razoável o suficiente para a manter em casa.

Obviamente que vendia a minha suspensão e com esse dinheiro (juntando os 300€ do kit do Moca) comprava uma suspensão mais leve e melhor.

Anyway, não tenho de me explicar. Fecha os olhos quem quer, entende quem pode.
 

agirão

New Member
Tive o privilégio de testar a versão protótipo deste feliz trabalho (muito) do Nuno. Fiz as 24 Horas de Monsanto, em 2010, e fiquei com uma excelente impressão do projecto!

Neste momento ando, na Rocky Mountain, com o modelo que o Cláudio mostra nas fotos e posso afirmar:" Após conhecer muitas suspensões, de várias marcas (pelo menos das mais conhecidas...), nenhuma se assemelha ao funcionamento da SID com este Tunning by Moca!" As torções e o bombear assimétrico que se podiam notar, desapareceram, a sensação de leitura de terreno é perfeita, pedalar em pé não é problema e a progressividade é notória!

Após muitos (mesmo muitos...) quilómetros a testar este projecto (felizmente já certeza!), não me vejo a desligar-me dele!

E, já me ia esquecendo...com o dinheiro gasto numa SID e na cartridge do Nuno, fica-se com uma suspensão a trabalhar na perfeição, com um peso exemplar, pelo preço de muitas outras que Deus me valha e...os espaços e custos de manutenção neste projecto são menos onerosos e mais espaçados! Logo, fica mais barato! Aqui, faz-se uma manutenção, enquanto em algumas se fazem duas, ou três! É só fazer contas!
Falo por experiência própria!
 
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FiCaçador

Elos Rápidos
Ainda assim 300€ por um bocado de aluminio maquinado e ainda ficar com uma cartdrige a mais que foi paga quando se comprou a suspensão e depois passa a inútil... não é para quem quer.
Mas compreendo o preço, por ser um producto que deve ter uma produção muito reduzida, e claro pelo trabalho que deu, mais pelo projectar do que pelo produzir.
Um dia ainda invento um sistema semelhante para a minha R7 MRD.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

Tanto quanto entendi, quem já experimentou este "tunning" acha este valor bem gasto.

Tanto quanto entendi, este "tunning" altera o funcionamento da suspensão para melhor, aumenta o rendimento e até lhe tira uns gramas.

Não consigo perceber qual é o problema disto. Existe por aqui muita gente que prefere gastar 300,00 € num qualquer componente para retirar uns meros 100g quando não tem qualquer tipo de "ganho" a nível de performance, e algumas vezes à custa de um bom funcionamento e reduzida fiabilidade.

Se a SRAM disponibilizasse esta suspensão já com o "tunning" por 1.500€, muitos dos cépticos iriam a correr comprar, mas como este "tunning" é feito por um gajo Português já não presta ou tem um valor excessivo.

Tanto quanto entendi, este "tunning" reforça os pontos fortes da suspensão e melhora os ponto fracos, isto sim, é o significado de "tunning" (e não o habitual, aquele que se vê por estas estradas fora, isto é: carros com "tupperware's" e afins, escapes a fazer barulho, spoiler’s mal desenhados/instalados, ...).

Um abraço

NY
 

agirão

New Member
É isso, ny12hh!

Força, FiCaçador! Portugal precisa de pessoas interventivas e com ideias!

Um abraço a ambos!

Nas 24 Horas de Monsanto vou pedalar durante um par de horas com outra bike e vou deixar a bela Rocky com este tunning para testarem o melhor de dois mundos, a dupla Canadá/Portugal (Rocky Vertex Carbon/SID Tunned by Moca)!
 
Gun_Hugo_Dale acho que estás enganado...Quando pesei a minha, pesei tb uma Race toda de origem que acusou 1472gr, sem o bloqueio remoto que pesa á volta de 75gr...Logo a Race ou Team com bloqueio pesam por volta das 1547gr....Com o kit baixa o peso e mantém um bloqueio completamente diferente, além de dar outras progressões que já aqui foram descritas por quem já usa este sistema á algum tempo.




Quanto aos preços, já se sabe que estas preparações são para ser "caseiras" e não têm o nivel de vendas se for a própria marca a lançar a nivel mundial, o que mesmo se fosse queria ver quanto é que pediam, por isso é claro que o custo de desenvolvimento/produção/garantia possa ser um pouco elevado...Mas quanto custa preparar as suspensões para motos por exe.???Também existem grandes marcas a fabricar suspensões e os pilotos mesmo assim mandam preparar á maneira deles...Os engenheiros da Ohlins tb são tótós??? O tunnig não são só "alarons matias", são tb preparações que visam melhorar o"material" que temos para ter melhores performances...Acho que 700€ por esta Sid Team kitada nova não é muito...Quanto custa uma nova no mercado tuga?? E a comparar com as Fox nem se fala...

Se fica uma cagada tipo Sid brain??? Não tem nada a ver...Eu tenho um brain na roda traseira, e já andei com terralogic na frente e para esta Sid é diferênça da noite para o dia...O bloqueio naõ "fecha" totalmente permitindo um bombear ligeiro e é muito suave "abrir" que não se nota quando está bloqueado ou não...Claro de dá para afinar mais bloqueado ou não...
 
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ny12xx

Super Moderador
A questão aqui não é só tirar peso...Este kit tem essa vantagem, mas também por modificar o funcionamento da suspensão, e a meu ver para melhor....
Aqui está companheiros

Acho que estas palavras estão em consonância com o "espírito" deste tópico.

Um abraço

NY
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Eu só acho caro, por ser apenas uns pedaços de aluminio maquinado, mas claro são os custos reais que já expliquei atrás e também outros já explicaram.
E muito certamente não há nada contra em ser um Português, se fosse uma grande marca estrangeira a produzir disto em Taiwan a exportar aos contentores e pedissem o mesmo valor, aí sim algo estava muito estranho!
E eu estou pr'aqui a dizer que é um valor elevado e não sei quê, mas em Santarém no Festival bike bem que perguntei ao "Moca" se não havia planos para uma versão para a R7 MRD... infelizmente não. O que é compreensível porque não à muitas em Portugal, nem seria compatível entre as MRD e as outras.

agirão, um abraço também para si!
 

edthelizzard

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Só para dizer que sou, a partir de hoje, mais um adquirente de um sistema OVR do Nuno Duarte.
Montado na minha Reba RL 29" que passou de 1541g para 1399g com a alteração do cartucho de amortecimento para o sistema OVR e o curso de 80mm para 100mm.
Ainda não testei porque a montagem na bike já acabou tarde... É amanhã.
Para já registo a diminuição do peso, e a regulação com muito menos pressão de ar na câmara positiva: 75psi em vez dos 90/100psi que usava.
E o inventor da coisa é um tipo 5*.
 
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edthelizzard

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Boa tarde,
Novidades neste momento são poucas, devido a questões de saúde (cirurgia) estou parado durante uns meses. Mais uns dias e já devo poder voltar aos rolos, mas para pegar no tractor de novo só daqui a uns 3 meses... Ou quando o doutor deixar.
Novidades da minha Reba/SID, algumas. Antes de parar tive bastantes oportunidades para enlamear o tractor e "testar" a suspensão.
O que me tem surpreendido mais é chegar ao fim das voltas, olhar para o o-ring que indica o curso, ver aquilo encostado ao cimo da baínha e não me conseguir lembrar de onde foi que passei para usar tanto curso da suspensão.
Vou tentar explicar de outra forma - por vezes vou a andar e vou com a sensação de que a frente vai com um trabalhar um pouco "seco", quase como se fosse bloqueada, mas quando olho, o o-ring já está a 80-90% do curso e eu nem me dei conta de passar por nada que batesse tanto assim. O que para mim quer dizer que a suspensão está a trabalhar como eu quero... que é não notar que lá está... eu é que estou a passar por sítios que usam muito curso de suspensão e passo por cima das irregularidades do terreno sem notar assim muito que elas lá estejam.
Continuo a testar diferentes pressões nas câmaras (DualAir), mas já vou tendo uma ideia mais clara de quais são as pressões mais adequadas para mim.
A subir "fora do selim" nota-se um pouco a bombear, mas isso é porque eu nunca uso o bloqueio e além disso é coisa que consigo contornar alterando um pouco a técnica de pedalada sem perder rendimento.
Fora isso, notava uma ligeira folga nas bainhas e voltei à oficina com ela onde me disseram que é folga nuns casquilhos internos mas é uma situação normal e não é altura ainda para me preocupar a trocar isso. Aproveitei e pedi para ser trocada a decoração para os autocolantes "SID ND Tuned", que tinha ficado inicialmente por fazer porque eu tinha alguma urgência em testar o brinquedo... putos e brinquedos, sempre a mesma coisa.
Entretanto e antes de ter de fazer esta pausa ainda tive tempo de lhe dar uns apertos de 100kms pela Sicó e redondezas, para confirmar que estava tudo a funcionar como deve. E está.
E é isto. Um dia quando perceber como é que se faz isso ponho aqui umas fotos do tractor com a suspensão "nova".
 

Nep

New Member
Boas pessoal,

Tive a ler este tópico assim por alto... e elucidem-me lá de questão. A evolução/upgrade apenas pode ser feita Rebas para SID's ou é possivel evoluir uma XC32 solo air também? Já alguém experimentou algo do género? É que baixar o peso nesta amiga não era nada má ideia. xD
 
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