SHIMANO XTR 2011 - cassete 10 vel. e pedaleira com dois pratos

klaser

Well-Known Member
Bom,quem queria experimentar um setup de 10V a preços não proibitivos,parece que a shimano vai proporcionar isso...
 

ivan luis

New Member
Mas o ao invés de 22 nos presentes de 9 v, terá 24
O prato grande que é de 44 passará para 42
De salientar também que o prato do meio mantém-se com a habitual dentição: 32 dentes.

Confesso que para já estou desiludido com as "novidades" da Shimano :roll:

Algumas imagens do "novo" XT:
(Ainda me pus a contar os carretos para confirmar que era uma novidade :D)
shimano2011xt10speeddyn.jpg

shimano2011xt10speeddyn.jpg

shimano2011xt10speeddyn.jpg

shimano2011xt10speeddynu.jpg

shimano2011xt10speeddyn.jpg

shimano2011xt10speeddyn.jpg

shimano2011xt10speeddyn.jpg

shimano2011xt10speeddyn.jpg

shimano2011xt10speeddyn.jpg


No entanto, não deixa de ser uma opção válida para o bttísta comum, mostrando que não se esqueceram deles 8)
 

BigFoot

New Member
olhando derrepente.. eu até desconfiava da novidade, não será o desviador identico (igual) e o maniplo sim ser diferente? Isso iria facilitar a implataçao, bastava a compra da corrente cassete e maniplo
 

M.Mira

New Member
Boas,
Tb concordo que este tipo de novidades nunca pode ser tratado como inovaçao, tanto a SRAM como a SHIMANO demonstraram uma grande falta de creatividade inovativa em relaçao ás novas transmissoes apresentadas (2X10 ou 3X10), o que ganhamos com isto?!!Penso que quase nada... No 2X10 podemos ganhar 20 ou 30 g no peso, mas perdemos varias relaçoes de cx, e no 3X10 ganha-se 3 desmultiplicaçoes novas q a meu ver ja sao inuteis. Pens que nao é sensato chamarem a isto INOVAÇAO.. Eu chamo MARKETING, ou seja, é a necessidade das grandes marcas de renovarem o material para poderem publicitar e chamar a atençao dos clientes de maneira a incentivar ao consumo. Por é de isto que se trata na realidade, é uma manobra de publicidade e nao de inovaçao, pois desta maneira vao vendento material novo e obrigando os consumidores a investir.
Esta meus amigos,..é a minha opiniao.
 

Fevereiro

New Member
Garantido está que o meu setup 3x9 xt vai continuar por muuito tempo...
Considero estas ultimas novidades verdadeiros engana tolos. Sem ofensa..
 

nhunho

New Member
A grande inovação técnica da configuração 2x10 reside no facto de se conseguir um pedaleiro com um q-factor ( medida horizontal da distância entre pedais ) menor. Conseguindo assim uma maior rigidez e eficiência na pedalada, evitando o sintoma de pedalar de "perna aberta". E o facto de pudermos usar todas as mudanças sem o problema de torsão desmedida da corrente, evitando as pseudo-mudanças da configuração 3x9.
O 3x10 surge naturalmente pois as cassetes passarão a ser de 10 mudanças, e nem toda a gente tem pernas para se aguentar com apenas 20 velocidades.
Se é bonito ou feio é outra questão, e como sempre ouvi dizer que gostos não se discutem, fico pela analise técnica.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
o facto de ter menos um prato não leva a que o q-factor seja mais reduzido, pois o prato mais pequeno de um sistema de 2 pratos é maior que o prato mais pequeno de um sistema de 3 pratos, assim como o segundo prato de cada sistema, logo como o prato é maior o espaço que se poupa com menos um prato vai ser utilizado para afastar os pratos do centro de modo a não bater na escora. Se o objectivo fosse reduzir o q-factor há muito mais em que trabalhar do que tirar um prato.

O meu sistema 3x9 tem 27 mudanças virtuáis, valor esse que não me interessa muito nem pouco, pois bem sei que só uso 15 relações, e sei-as bem e de cor.

Mas não hesitem em comprar a novidade, depois podem dizer que têm mais uma que os outros. E viva o marketing!
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Isso é treta! Eu uso neste momento 3x9 com uma corrente de 10 velocidades de estrada, uma KMC X10 SL. Não fica atrás da corrente XTR que tinha antes.
 

jmv

Member
FiCaçador tu não percebeste. As novas correntes de 10V dos grupos de montanha não irão ser compatíveis com os grupos de 10V de estrada.
 

Fevereiro

New Member
Duvido que essa incompatibilidade aconteça, uma vez que a shimano mal se deu ao trabalho de evoluir na estética quanto mais na mecânica.
Cá para mim as cassetes e correntes serão copia das de estrada, com mais dentes obviamente.
 

jmv

Member
Sim, só na shimano é que há incompatibilidade de correntes. Correndo o risco de estar a interpretar mal, mas pelo que entendi as novas correntes de 10v (shimano) funcionam só numa posição ou direcção. Como falta pouco tempo para elas saírem, brevemente iremos ter todas as dúvidas esclarecidas.
 
Last edited:

Silvas

New Member
Sim, ao que parece as correntes vão ter uma direcção única de funcionamento mas aí a incompatibilidade vai estar na corrente e só se não for respeitado essa direcção de funcionamento.
Não vejo porque não se poderá usar outras correntes em transmissões shimano e até mesmo utilizar estas mesmas correntes em transmissões que não sejam shimano, desde que se respeite o sentido da corrente.
O único objectivo, julgo eu, é optimizar o desempenho da corrente nas passagens das mudanças.
 

QUERO DESCER

New Member
Boas tardes.

Pelo que me sondou o novo xtr ja foi apresentado no importador nacional.

Para quando novidades? Estou curioso.

Mandem isso ca para fora.
 
Top