Shimano XT M8000 - 2016

R.Mota

New Member
Com a saida do desviador frontal, do shifter esquerdo e a troca do direito por um XT 11v perdi 400g no peso da Bike, acho que o aumento de 74g na cassete 11-42 fica bem compensado
 

klaser

Well-Known Member
Realmente é tentador,tanto a nível de peso que se ganha,como em termos de simplicidade,passar para um prato....mas sinceramente,a não ser XCO mesmo em circuito,se não metermos pelo menos um prato de 34 a velocidade de ponta fica muito limitada e, 34 com 42 acaba por já ficar um pouco pesado...Enfim, acho que cada um deve ponderar muito bem pq tirar peso e tornar a bike menos versátil em termos de desmultiplicação, pois pode não ser um bom negócio
 

R.Mota

New Member
Cassete e corrente deore, pedaleiro XT 3x10 e shifters slx e desviador frontal deore (fraquinho mas aguentou 2 anos e meio e 7500km com zero problemas ;-) )
 

klaser

Well-Known Member
Hoje aconteceu-me algo insólito...a dada altura da volta senti que a mola do desviador da frente não tinha força....ou estava presa....andei mais um bocado,senti saltar um pedaço plástico de algo que se partira....guardei no bolso e andei o resto da volta na pedaleira pequena,estilo 1X11
Depois fui verificar o q se passou,trata-se de um casquilho que apoia a mola do desviador que se partiu ao meio,pior que isso não vai haver reposição,vou ter de meter um desviador completo novo (penso eu) por causa de uma pecita ridícula....o pior que aquilo não inspira confiança,nada me garante que não vai partir de novo,pois aquilo "leva" um bocado com a força que a mola faz....Fica o alerta para que tem o desviador "D" type FD-M8020
Depois meto fotos...
 

klaser

Well-Known Member
Fotos:
desv2.jpg

desv1.jpg
 
Boas, estava a navegar no site da oneup e vi isto: cepo para converter cassete shimano 11v de 11-40/42 para 10-40/42 e um pinhão de 10t para essa adaptação!!
Mas, creio que ainda só fazem para dt swiss (falam lá também de ser possível com a hope e stan`s).
 

Motar

New Member
Viva, tenho uma Specialized Camber 29er de 2012, veio equipada com 3x9, pretendia colocar-lhe o grupo completo XT 1x11, será que a minha roda (cubo) vai suportar esta cassete?
 

Motar

New Member
Mas esta cassete de 11v não é mais larga?
O prato de 11v dá para fixar na minha pedaleira atual de 3v?
Colocando 32\42 ficará mais pesado que os atuais 22\36?
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
Não sei ao certo a diferença de largura total entre uma cassete de 9, 10 ou 11v mas dão no mesmo cepo.
Tens de ver qual é a furação (bcd) da pedaleira que tens e arranjar um prato narrow wide com furação igual. Provavelmente será 104. Colocas o prato no local do prato do meio.
32/42 é bastante mais pesado que 22/36.
 

jpfuturo

New Member
Estou em vias de trocar os meus Magura MT2 por uns Shimano XT M8000. Para já o vendedor só me arranja 1 disco de 180mm ice tech e um de 160mm "normal" SLX. A minha dúvida é se há problema em andar uns tempos com um ice tech e um disco não-ice tech?!

Estes travões já vêm sangrados, pronto a montar?

Edit: Só mais uma, os ice tech valem a diferença? :)
 

camponubla

Well-Known Member
Eu tenho a frente 160 xt ice-tech e atrás 160 shimano "normal", com travões xt m8000. Só troquei o da frente para ice-tech pq passei de 180 para 160 e aproveitei para por o ice-tech. O da trás trocarei só quando ficar gasto.

Na altura mandei instalar na loja já que tinham que ser cortados a medida, por isso, acredito que se os compras sem ser na medida certa para a tua bike (nalgumas lojas online da) ao cortar terás de sangrar.

É só uma opinião, mas acho que 160 mm chega e sobra e mais com discos ice-tech e pinças xt m8000, se depois pões calços daqueles "com refrigeração" ainda melhor. E pondo 160 poupas peso no disco e no adaptador ;-)
 

SeteGu

Active Member
Eu tenho discos XT Ice tech mas não sei se são melhores que os discos xt normais porque nunca tive nenhuns.

Eu pessoalmente arrependi-me de não ter colocado logo com 180mm à frente (tinha a HT na altura). Tenho travões SLX e não achando o poder de travagem mau acho que não se perdia nada em ter mais algum.
E falo com roda 26... com 27,5/29 ainda pior. Agora se os XT M8000 travam melhor também não sei.

Mas isto é consoante o gosto de cada um. Há até quem use discos de 140mm.
 

camponubla

Well-Known Member
Eu tinha 180 a frente (e com shimano deore) e passei para 160 com xt m8000, e não notei pior travagem, pelo contrário melhorou (vou com 27,5 HT e peso uns 62 kg)
 
Malta.
O meu travão Shimano M785 traseiro rebentou a bomba do vácuo, única opção, manete nova.
O problema é que só estou com facilidade em encontrar a nova M8000 e tenho Shifters I-spec B, resumindo, alguém sabe se existe algum adaptador para colocar este I-spec na manete nova?
 

camponubla

Well-Known Member
Andei uns tempos a procura disso mas não encontrei. Mas no outro dia no foro espanhol (foromtb.com) vi alguém que publicou um link duma loja online onde vendiam adaptadores desses.....vou ver se o encontro.
 
Isso é apenas para shifters M8000, não servem nos meus shifters.
Única opção seria a braçadeira da kcnc, mas pelo que li também só serve no I-spec A ou apenas nos shifters XTR
 
Top