Shimano XT M8000 - 2016

Jepas

Super Moderador
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O novo grupo Shimano XT (M8000) irá contar com as seguintes configurações de transmissão: 1×11, 2×11 e 3×11

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Os travões serão mais leves e terão pistons mais duráveis. A manete terá um "clamp" mais estreito para ocupar menos espaço no guiador. O curso da manete será mais curto.

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Os desviadores traseiros só estarão disponíveis na versão Shadow+ (com mecanismo "clutch").

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Os novos manípulos permitem descer 2 mudanças com o polegar, como já acontecia com na versão XTR.
A cassete terá uma amplitude de 11-40 ou 11-42.

Mais informações no site bikerumor
 

SeteGu

Active Member
Pedaleira tripla 40/30/22 com cassete 11-42?... wow...

Acho que ninguém irá usar esta combinação. A Sram continua a ser a única com cassete 10-xx.
 

Jocas22

Active Member
proximo passo atras da Shimano, reconhecer que precisam do prato 10 na cassete. Tudo so pra nao mudar a porcaria de um cepo.

tambem nao percebo a combinacao de 2 e 3 pratos com as 11 velocidades, completamente desnecessario, mas já existe bikes com estas configurações a circular no xtr.

O design destas novas pedaleras da Shimano não me agrada de todo.
 

nunokas

Member
Boas.

Concordo contigo Jocas22, tal como o xtr, feio que doi. Mas isso ainda é subjetivo agora a combinação numa dupla 22-42... Bem vindo ao "parado em movimento" :cool:

Cumps
 

RTC

Super Moderador
Tenho andado a evitar as conversões 1x10 e não me apetece estar a investir no 1x11 e ter que alterar o cepo, este XT8000 vai ser a solução.
Resta aguardar pelo preço e data lançamento (deverá ser para Junho).
 

Jocas22

Active Member
RTC, a SRAM tambem já anunciou gamas que vão substituir os actuais x7, x9 com 11 velocidades. O investimento no cepo sao 60 euros em media. Pra mim ainda compensa, aquele prato 10 vai fazer falta.

Nunokas, 22-42 ainda cais pro lado :cool: Tirando alcatrão duvido sequer que consigas usar isso numa subida.
 

mlouro

New Member
PVP em libras, a cassete mesmo sem os típicos descontos online fica mais barata que a conversão 1x10 com cog 40/42 (e deve ficar com melhor funcionamento). É caso para dizer que demorou mas finalmente chegou um 1x11 acessível a uma grande parte dos BTTistas!

Eu que ando com 1x10, cog 40 e prato 30 provavelmente irei fazer o upgrade mais tarde ou mais cedo!

  • Bottom Bracket – £29.99
  • Cassette – £74.99
  • Chain – £27.99
  • Single Chainring – £49.99
  • Cranks without ring – £99.99
  • Double cranks – £149.99
  • Triple cranks – £159.99
  • Disc brakes – £99 per end
  • Front Mech – £29.99
  • Hubs – F – £34.99
  • Hubs – R – from £44.99
  • Rear Mech – £74.99
  • STI levers L – £39.99
  • STI levers R – £44.99
  • Wheels F – £174
  • Wheels R – From £194
 

nunokas

Member
Boas.

Mais importante é que a cassete fica ainda mais barata que a cassete do novo G1 da SRAM. è uma boa solução para quem prescinde do carreto de 10 :)


cumps
 

RTC

Super Moderador
Sim, mas prescindir do carreto de 10 pode não dar jeito a todos. Para quem faça maratonas a nível competitivo por exemplo.
Eu vou experimentar. Compro cassete, desviador e manípulo. Corrente e pedaleira com 1 prato já tenho. Vamos ver é como fica ao nível de linha de corrente.
 

Jocas22

Active Member
mlouro, é impossivel ficar mais barato que a conversao das 10v. È que se meteres 11v tens de trocar desviador e a manete das mudanças
 

TLouro

Member
Continuo a não entender porque as cassetes não evoluem, e em massa, para o carreto de 10 dentes ou até de 9 dentes.

Ok, o cepo tem que ser alterado, mas de resto são só vantagens: mais amplitude, menos peso (não só na cassete como no pedaleiro). Muda-se tanta coisa, muitas vezes sem vantagens óbvias e com muita chatice associada e esta evolução nada...
 

Jocas22

Active Member
segundo a Shimano é porque os saltos das relações têm de respeitar uma medidas que eles lá entenderam, e com o prato de 10 não dá... isto é a cantiga deles. Cá pra mim é porque eles têm rodas e cepos, digo eu.
 

edununo

Well-Known Member
A SRAM na altura do desenvolvimento do XX1 testou cassetes com carreto de 9 dentes e não consideraram ideal.
Chegaram a testar 1x10 com cassete 9-36.

XX1 Cassette: Why a 9 tooth cog failed

Following the development of the derailleur, the next step in the development of XX1 was figuring out an acceptable gear range. Early 10-speed prototypes had a 9-36 tooth range. Testing proved that a 9 tooth cog was too small to be pedalled comfortably. Such a small cog caused a shuddering sensation when pedalled under load. This is due to a phenomenon known as the “polygon effect,” which results from variations in speed as the chain transitions from one cog to the next.

“The smaller you get, the bigger the polygon effect,” said Henrik Braedt, a design engineer who worked on the development of the XX1 cassette. This effect exponentially decreases relative to the number of teeth on a cog. The addition of one tooth, along with carful machining of the tooth profile mitigated the polygon effect.
 

edununo

Well-Known Member
A Shimano em certas coisas é estranha.
Basta ver na estrada. A Campagnolo nas suas rodas oferece a opção de cepo Campy ou HG (Shimano / SRAM). Já a Shimano não oferece cepo para Campy.
 

Insignia

Active Member
Boas, mas talvez se possa colocar a cassete Sram com o resto XT/XTR. Certo?
Seria uma boa opção este grupo, esteticamente bonitos, os travões se ainda melhoraram mais daqui a pouco já não tem concorrência á face da terra.
 

Jocas22

Active Member
o unico senao possivel que veja na cassete sram com 11v shimano talvez seja com as correntes. Tirando isso nao vejo porque não... isto com xt, porque pra ir pra xtr mais vale ir logo pra xx0 ou xx1
 

PenduluM

New Member
Cassete XTR 11-40

Cassete XT 11-42

Shimano logic...

Para o ano lançam a cassete Deore 10-42

Daqui a 3 anos a Alivio 10-56

hahaha
 

edununo

Well-Known Member
A diferença entre ter o carreto de 10 ou 11 na cassete é enorme.

Basta ver que a cassete 10-42 da SRAM tem 420% de amplitude entre extremos.
A 11-40 da Shimano tem 364% e a 11-42 da Shimano tem 382%.

Eu, manco que sou, com X01 consigo ter uma relação leve o suficiente para subir e ao mesmo tempo ter relação suficiente para rolar.
Com XTR 1x11 já não conseguia. Para ter a mesma relação leve, ficava sem relação para rolar. A cassete XT 11-42 melhora mas ainda não o suficiente.

Por isso, e no meu caso, com Shimano teria de ser em 2x11.
 

mlouro

New Member
Jocas, o que queria dizer era que a cassete 11v vai ficar mais barata que uma cassete de 10v + cog.

ednuno, sem duvida que tens mais amplitude, mas eu pelo preço recuso-me a ir para a solução da SRAM.. fiz as contas, e com 200 a 250eur a menos converti em 1x10.. como faço pouca estrada/estradão e não preciso andar a mais de 30km/h em trilho, para mim o 11-40 com prato 30 até tem chegado, mas não vou dizer que não esgota em certas situações.. com 11-42 provavelmente colocaria prato 32 e perco pouco em relação ao que tinha com 2 pratos no setup 2x9 (pratos 22/34, cassete 11/34).
 

ravenxtxt

Member
Boas... Malta.. jA não era sem tempo.. Este grupo xt.. 1x11.. Espero que a fiabilidade se mantenham e a qualidade Também... Mas 1x11 para mim não é fácil devido a zona onde vivo... Tenho que ver a melhor relação ...possível.. Mas ficou me no olho.. Este grupo.. Espero k o preco seja bom...
 
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