Shimano XT e SLX 12V 2020

#2
Parece bem agora é esperar para ver como reage o mercado é que a Sram já agarrou muito dele. Há 10/15 anos seria quase exclusivo da Shimano, pelo menos na Europa.

Não tinha noção que os discos tivessem diferenças de peso tão consideráveis entre SLX e XT.
 

Insignia

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#7
Pelo preços que vi na r2bike, manipulo e desviador XT, sai pouco mais caro que GX Eagle,
Estando mais suaves do que a versão de 11v, que quando experimentei achei bastante duro o manipulo, vejo como uma boa opção.
Se fosse agora talvez tivesse optado pelo xt em vez do gx eagle, visto a facilidade com que se destrói o desviador gx eagle. Usando na mesma cassete Sunrace devido ao cepo das minhas rodas.
 

joseruivo

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#8
Mais um ponto para a SRAM.
Não, a Sram quando apareceu com cassetes com carreto de 10 dentes também teve de inventar um sistema novo, porque o "antigo" não permite carretos mais pequenos do que 11.
A Shimano foi também para carreto de 10 dentes, logo inventou também um novo sistema.
A Sunrace surgiu com uma cassete 50-11 de 12 velocidades, e depois a Sram foi pelo mesmo caminho. A Shimano muito provavelmente também lá chegará.
 

m.r.f.

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#9
Não, a Sram quando apareceu com cassetes com carreto de 10 dentes também teve de inventar um sistema novo, porque o "antigo" não permite carretos mais pequenos do que 11.
A Shimano foi também para carreto de 10 dentes, logo inventou também um novo sistema.
A Sunrace surgiu com uma cassete 50-11 de 12 velocidades, e depois a Sram foi pelo mesmo caminho. A Shimano muito provavelmente também lá chegará.
A Sunrace surgiu primeira com 50-11 mas de 11 velocidade é o que ainda tenho na minha.
50-11 de 12 velocidade foi a SRAM a aparecer primeira com o NX.
 

Insignia

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#13
Nos primeiros era a roldana de baixo mas foi resolvida. Nos novos parte na roldana de cima que não aguenta a força e acaba por saltar fora juntamente com o parafuso e o cage.
 

Pedro Barradas

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#15
eu tenho agora uma transmissão GX 12V (menos a cassete que é uma NX), se houver problemas desses, durante 2 anos, não vou abdicar da respectiva garantia....
 

Pedro Barradas

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#18
No Sabado, no 24h, na assistencia mecanica, estava lá um fulano a queixar-se que algumas mudanças, no meio da k7, não entravam/ funcionavam... o mecanico ao afinar, parecia tudo ok.. de repente.... olha lá este cog, abana, terá descravado da aranha!? desmonta tudo. .... surpresa, faltava o espaçador.... deve ter partido... ( cassete GX 10-50) mais um relato de improváveis.
 
Last edited:
#19
Tenho GX de 12v, com cassete Sunrace 11-50 na bike de trail e até agora impecável. Mas estou mortinho para ver para que preço virão os travões SLX de 4 pistões para substituir os SLX 675 que tenho montados nesta bike...
 

davidream

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#20
bOAS!
Parece-me apenas ser a SHIMANO finalmente aceder aquilo que o mercado vinha pedindo (1x com um range +- perfeito/completo, possível com as 12v) em quase toda a linha de produtos. Corrigiram alguns erros de lançamento aquando da gama XTR, e tem uma resposta actualizada para o mercado que lhes possa retomar alguma perca nas vendas em relação á SRAM com toda a gama EAGLE.

A questão do novo cepo/cubo como referiram era obrigatória (na SRAM foi idem) e até bem vinda,se o novo sistema trouxer de "facto" mais qualidade.
Fora isso, para mim ficam alguns "pormenores" de por comparação (fi-lo com a gama xtr 11v que actualmente tenho+ cassete XT) os pesos dos componentes 12v serem maiores :rolleyes: e também os travões XTR/XT e SLX parecerem ser o melhor desta nova geração, e de a gama SLX continuar a ser o melhor Bang for the Buck(como já nos 11v) para a maioria das pessoas.
My 2 cents