Shimano anuncia novo grupo Alivio para 2006

#1
Alivio: Robust MTB components in a stylish design
05/10/2005
Nunspeet, The Netherlands


New Alivio offers stylish recreational mountain bike components that will withstand tough riding conditions. These medium range components will upgrade the look and feel of any mountain bike and you don’t have to be afraid to ride it through a muddy singletrack. Get out and enjoy the fun, that’s what these components have been developed for!

The new group will be available in a silver and a black color version to offer maximum choice to the consumer. Also in the other components a wide range of specifications is available to meet market requests.

The crankset for example will be available in two models: with and without chaincase compatibility and in two color versions: black and silver. The chainring combination is 42-32-22 teeth and the crank arms have a square type mounting system. Most important feature of the front drivetrain is the HYPERDRIVE system for a new, higher standard of front shifting performance. Front drivetrain components of the new Alivio have been engineered as a system, working together for a quiet, easy and trouble free front shifting action. The chainring teeth, the patented spike pins of the SG-X chainrings, the rigid wide link front derailleur and the special profiles of the HYPERGLIDE chain links have all been developed as a system to create a smooth, quiet and precise shifting action, even under load.

The Alivio Top-Normal rear derailleur is compatible with 7 and 8-speed cassette sprockets. It has a wide link design for extra rigidity, two 13 teeth pulleys and is compatible with a 34 teeth sprocket. Alivio has Rapidfire Plus shifters with clear gear indicators located on top of the handle bar. The V-Brakes have cartridge brake shoes and feature longer brake arms (107mm) compared to previous versions for more mud guard clearance.

These medium range mountain bike components will offer an excellent performance in combination with an attractive design. With this upgrade, Alivio will have a bright future in the recreational mountain biking world.



in Shimano
 
#2
Estive a consultar a gama Alivio no que concerne a pedaleiras, e encontrei os seguintes modelos:
FC-M410-L
FC-M410-S
FC-M411-L
FC-M411-S
FC-M416-L
FC-M415-L

ou seja, 6 variantes. Entre L e S percebo que a diferença reside apenas na cor, mas em relação ao resto pedia-vos uma ajudinha:

M410
8-speed HG chain compatible
Hyperdrive compatible
DUAL SIS compatible
Chainguard type available
Replaceable chainrings
Gearings : 42-32-22T
Color options : black, silver

M411
Hyperdrive SG-X chainrings
Replaceable steel chainrings
Cold forged crank arm
Chaincase compatible
50mm chainline
Gearings : 42-32-22T/48-38-28T
Color options : Black, Silver

M416
8-speed HG chain compatible
Hyperdrive compatible
DUAL SIS compatible
HOLLOWTECH crank arm construction
Chainguard type available
Replaceable chainrings
Gearings : 42-32-22T
Color:black only

M415
8-speed HG chain compatible
Hyperdrive compatible
DUAL SIS compatible
HOLLOWTECH crank arm construction
Chainguard type available
Replaceable chainrings
Gearings : 42-32-22T
Color:black only


Pelas descrições, as M415 e M416 parecem ser as melhores, no entanto não estou a ver o que distingue estas duas pedaleiras.

Já agora, o que é o DUAL SIS? E o que é o Hyperdrive SG-X?
 
#3
Pelas descrições, as M415 e M416 parecem ser as melhores, no entanto não estou a ver o que distingue estas duas pedaleiras.
Tu próprio deste a resposta nas descrições dos deiversos modelos.
As M415 e M416 são HOLLOWTECH crank arm construction
As M410 e M411 são Cold forged crank arm
Entre outras coisas

Na página da Shimano, podes encontrar os significados de algumas nomenclaturas usadas nos seus productos:
http://bike.shimano.com/publish/content/cycle/sac/us/en/technical_service/glossary.html

Penso que o HiperDrive tem a ver com o tipo de cassete com que é compatível, principalmente o carreto mais pequeno.

Na figura pode ver-se um cepo compatível com HiperDrive (esquerda) e outro não compatível (direita).
 
#4
José, obrigado pela tua resposta.

A minha dúvida era mesmo distinguir as pedaleiras M415 e M416 entre elas, e não em relação ao resto da gama.

Quanto ao HyperDrive SG-X, tratando-se da pedaleira e não da cassete propriamente dita, a diferença deve ser outra do que a que apontaste. Pelo que está no tal glossário, a diferença aparenta ser na forma como os pratos (chainrings) são montados (integrated design of SG-X chainrings).
 
#5
A minha dúvida era mesmo distinguir as pedaleiras M415 e M416 entre elas, e não em relação ao resto da gama.
Bem visto... doh Não li bem a tua pergunta inicial.

Para me redimir, encontrei a resposta:
FC-M416-L: Chain Case Compatible Crank Arm Yes
FC-M415-L: Chain Case Compatible Crank Arm No

Parece-me que uma (a 416) dá para colocar aquela proteção LIIIIINDA! de plástico para a corrente! :lol: :lol:

Quanto ao resto também não fiquei muito convencido, mas era o que estava na "biblia":
http://www.sheldonbrown.com/shimano.html :sorry:
 
#6
Então assim sendo o que é "Chainguard type available"? Eu estava convencido de que era essa protecção (que, já agora, serve para quê, mas não nos sujarmos com o óleo da corrente?)
 
#7
"Chainguard type available" quer dizer que a pedaleira grande (42 dentes, acho) tem uns forunhos com rosca onde se pode colocar essa proteção. Agora se a 416 já vem com isso ou não também não sei.

Quanto à utilidade da dita proteção... :nsei:

Acho que, dada utilização do grupo alivio (recreacional) aquilo é para a malta poder ir andar com a bela calcinha larga para a ciclovia sem se sujar todo de óleo.
Também pode ser útil no caso de mudanças mal afinadas, pois impede que a corrente cair para fora e se encaracole toda no cranck.
Além disso sempre oferece alguma proteção ás canelas/gémeos dos principiantes contra os ataques ferozes do dentinhos da talega.

Enfim, é só vantagens... Já encomendei duas :rotfl: :rotfl: