Shifters SLX vs XT

FSaldanha

New Member
Boas pessoal, ando a fazer aqui uns upgrades à minha CUBE LTD 29 de 2013 (comprada em 2012) e queria saber que shifters colocar.

Actualmente tenho uns Deore com mostrador e sinto que já não correspondem ao que é esperado, muitas vezes falham-me nas passagens e se houver uma maior tensão nos pedais recusam-se de todo a mudar. A culpa não é dos cabos nem bainhas, pois foram revistos recentemente, e o desviador traseiro é XT (shadow) e o da frente SLX, por isso também creio que não seja daí.

Como recentemente comprei uns travões novos, SLX I-spec B-type pensei em alterar também os shifters para corresponder (afinal de contas quem é que usa aquela janela para ver as mudanças???), mas começou aí a minha dor de cabeça...

Tenho duas opções:
1) SLX M670 - 45€ (o par)

2) XT M780 - 69€ (o par)

Ambos incluem os cabos e as bainhas e ambos são I-spec B-type.

Agora a derradeira questão, será que vale a diferença de preço? Estou farto de procurar e não consigo chegar a uma conclusão, comparado com isto, a escolha dos travões foi coisa de meninos!

Desculpem o testamento, boas pedaladas!
 

Xuixo

New Member
Boas,

Tenho actualmente os XT e antes tinha os SLX ambos com o desviador de trás XT shadow plus. Os XT são muito melhores na minha opinião. Não é necessária tanta força para as mudanças entrarem, consegues reduzir 4 e aumentar duas duma vez e são mais precisos. Acho que valem bem a diferença de preço.

Cumps
Rui
 

Jocas22

Active Member
fiz o mesmo percurso do Xuixo e honestamente mal se nota pela diferença a não ser na carteira. Tudo na mesma braçadeira isso é uma mais valia. De certeza que a culpa é mesmo dos deore que nao sendo xpto são uns bons shifters?
 

FSaldanha

New Member
Xuixo, fica registado, sabes quais são as difenças entre ambos? É que para além do visual ainda não percebi o que mais há de diferente...

Jocas22, recomendas então os SLX? Tem de ser dos Deore, a bike está toda afinada e só os posso culpar a eles porque são o material mais "fraco"..
 

Jocas22

Active Member
eu nao recomendo nenhuns, só dei a minha experiencia. O Xuixo teve outra. Agora acho estranho isso que falas dos deore, só se estao mesmo em muito mau estado. Mas sao ambos (frt e tras)?
 

FSaldanha

New Member
Sim, eles já têm muitos Km em cima e não vão para novos, acho que o facto de ter aumentado o meu peso também faz com que a tensão nos pedais seja superior e como tal influencia as mudanças!
 

gteles

Member
Vai para os XT, nos shifters a diferença é muita! No desviador da frente mete tambem XT, e para tras podes por um SLX que nao vais notar diferença ;)
 

FSaldanha

New Member
Atenção, eu estou na dúvida em relação aos SHIFTERS, os meus desviadores são XT atrás e SLX à frente!

Jocas22: "trocar um desviador frente slx por xt é atirar notas pela janelas."

Concordo plenamente, aí nem sequer há discussão!
 

FSaldanha

New Member
Obrigado Shortsize! Excelente artigo! Creio que vou para os XT sim, a diferença ainda é grande, mas creio que são de melhor realção qualidade/ preço!
Obrigado a todos pela ajuda!
 

Jocas22

Active Member
nao estavas a concordar com eles

To sum it all up the best bang-for-the-buck 10-speed XTR build would be an XTR rear shifter, SLX or Deore front shifter
 

Shortsize

New Member
Se era para mim, sim estava.

Isto porque o artigo explica bem o porque de escolher um shifter pelo menos ao nível do desviador traseiro. Como o mesmo é XT, estou a aconselhar um shifter XT da mesma gama do desviador e não um slx de gama inferior ;)
 

FSaldanha

New Member
Mas como eu vou comprar em set e não tenho dinheiro para os XTR, acho que dois XT são muito bons, atenção que o artigo é "best XTR build"
 

FSaldanha

New Member
LoL, exacto, pelo que percebi, no fundo o desviador traseiro é tão bom quanto o shifter, neste caso ter um desviador XT e ter shifters Deore é quase o mesmo que ter tudo Deore, isto falando por alto!
 

ny12xx

Super Moderador
... ter um desviador XT e ter shifters Deore é quase o mesmo que ter tudo Deore, isto falando por alto!

Não é quase o mesmo; é o mesmo!

Desde que não hajam folgas, tão bem trabalha um SLX com um XTR (peso e mariquices à parte).

O que manda é o shifter (e a qualidade/estado dos cabos + bichas + terminais).

Trocar de shifter sem trocar as "tralhas" não é o mais aconselhável.

Para o desviador da frente, tão bem funciona um SLX como um X5 como um XTR (peso e mariquices à parte).
 

FSaldanha

New Member
Pois, eu vou comprar o set inteiro com cabos e bainhas, se é para mudar, é literalmente para mudar! LoL, tudo para garantir a máxima performance!
 
ny12xx disse tudo. Shifters XT, Desviadores SLX.

Posso falar por experiência própria, pois de shimano 10v já tive desviadores SLX - manípulos SLX, desviadores XT - manipulos SLX, desviadores XT - manipulos XT e agora tenho desviadores SLX - manipulos XT.
Para além disso os manípulos XT são bem melhor construídos, menos plásticos e mais alumínios. São mais ásperos ou mais duritos um bocado, mas habituas-te facilmente e são bem mais precisos.
 
Top