Setup 2X9 com desviador de estrada

Rider88

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Boas,

Alguem sabe se o desviador dura ace 7800, versão com "braçadeira integrada" de 34.9mm, é muito difícil de afinar ou se é necessário desgastar o limitador, para que funcione correctamente num setup 2X9?
De referir o cabo do desviador da frente, da minha bike, vem por baixo... Por isso nao é necessário nenhum adaptor... A minha questao é apenas referente a afinação.

Peço desculpa se a minha pergunta ja se encontra respondida, mas andei à procura neste topico e nao encontrei.

Cump,
Alex
 

nogueira.nuno

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De certo que tens que desgastar porque o principio basico de funcionamento é o mesmo.
A unica coisa que muda é so mesmo o sistema de aperto ao quadro que por exemplo em vez de ser Braze-On é de Braçadeira ;)
 

nogueira.nuno

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Boas,

Eu tive que desgastar para o desviador poder abrir no curso todo e daí ter dito, claro, se necessario dependendo da tua configuração de pratos no pedaleiro tens que o fazer, mas só mesmo instalando e vendo. ;)
 

Estanislau

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Boa noite Malta do Pedal,

Quem tem testado desviador de estrada trazeiro para 10V em Btt?

Como se tem portado?

O da frente ja uso a alguns anos e até agora 0 problemas, será que o trazeiro conseguimos afinar?
 
Peço desculpa se o que vou perguntar em seguida já foi respondido ao longo do tópico, mas aqui vai:

Quando se converte a pedaleira a 2 pratos (avózinha e médio) e se utiliza um desviador frontal de estrada para 2v, como ficam a funcionar os manípulos de mudança? Isto é, só se utiliza (no manípulo de mudança) o 1 e o 2, certo?
 

Rider88

New Member
Boas,

Funciona dessa maneira, mas eu coloquei de maneira diferente.

Eu usei as posições 2 e o 3 do manipulo. Acho que desta maneira é melhor porque se usar a posição 1 ou 2, apesar de ter o desviador limitado, numa situação de engano ao tentar colocar o manipulo na posição 3 estamos a forçar o desviador, a corrente nunca vai sair para fora da pedaleira, porque o desviador está limitado, mas vai ser forçado. Fiz-me entender ou nem por isso?

Como o meu método, no caso em que o manipulo se encontra na posição 2, ou seja, no prato mais pequeno, se me enganar e colocar o manipulo na posição 1, como o cabo não se encontra sobre tensão o desviador não vai mexer.

Cump
Alex
 

hesitate

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Para quem pretende fazer não só xco, mas tambem maratonas, uma combinação 2x9 não é facilmente esgotavel, isto é, em partes rolantes por exemplo não vamos sentir falta de um terceiro prato?
cumps
 

Rider88

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Boas,

As pedaleiras "normais" têm as seguintes relações: 22-32-42 ou 22-32-44. Normalmente quando se converte ou se usam pedaleiras de 2 pratos a maioria do pessoal (penso eu) usa 28-42. Ou seja, velocidade de ponta não se perde muito. Posso dizer que com a relação 11-42, ou seja no carreto mais pequeno e no prato maior começa-se a pedalar "em seco" apartir dos 55km/h. Mesmo um grande atleta acho que não vai querer imprimir muito mais velocidade, aproveitando para descansar, digo eu.

O que se pode perder um pouco é na relações mais leves, mas podes sempre colocar uma cassete 11-34 ou até mesmo uma 11-36. Na página 2 deste tópico está uma tabela com as relações existentes. Podes tambem fazer tu as contas se não perceberes bem ou se nao tiveres a tabela à mão, basta dividires o numero de dentes que tens à frente sobre o número de dentes a trás.

Cump
 

hesitate

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Obrigado, fiquei mais esclarecido, assim sendo vou mesmo usar a relação 28-42, quanto mais não seja para exprimentar.
cumps
 

Night

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Boas

Ando a pensar em alterar o meu setup para 2x9. Mas tenho uma duvida à qual solicito a vossa ajuda. Num setup 2x9 com cassete 11-34 e pratos pedaleiro 26-40, quando tiver a utilizar a mudança 34 (cassete) e 26 (prato pedaleiro), a que mudança equivale comparado com uma bicicleta que tenha a relação habitual (11-34 na cassete e 22-32-44).

Cump
 

stuka666

Member
Night

pimentoski said:
fiz uma pequena tabela no excel e deixo aqui para quem tem dúvidas.

num lado estão os dentes da cassete 11/32 e em baixo está uma cassete de 11/34 com a dentição habitual.

nas colunas depois estão os tamanhos dos pratos comuns e que se costuma utilizar no btt, primeiro o normal 22/32/44 e depois o 26/40 e 25/39 para quem quer mais cadência (como vi no tópico do Marreiros).

sdadassdasdasdas

A maneira de perceber é que quanto mais pequeno for o número mais "leve" é a mudança, quando maior for o número mais "pesada" é a mudança, no caso do prato 44 com os 11 dentes da cassete o resultado é 4, ou seja a cada volta completa do pedaleiro a roda dá 4 voltas... na relação de prato 32 e carreto 32 o resultado é 1 e como é óbvio por cada volta completa no pedaleiro a roda dá uma volta certa, e assim para as restantes.

Só queria "provar" que em 2x9 com 26/40 a mudança mais leve, a avozinha é quase igual à segunda velocidade de uma bicicleta "normal", sei que muita gente tem medo de trocar por causa das subidas mas se aguentam as subidas na segunda velocidade vão aguentar um setup de 2x9...


9fsged.png

Tens aqui a informação que precisas, tava umas páginas atrás.
 

Night

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Muito obrigado

Mais uma questao se me permitem, em relação a alterar os pratos de 22-32-44 para 26-40, o facto do 26 ficar no lugar do 22 não vai obrigar a um cruzamento muito grande da corrente do meio da cassete para baixo? Poderá acentuar/acelerar o desgaste do material?

Cump
 
Night,
Sim, o de 26 é no lugar da avózinha, e o 40 no médio. O user Stuka666 está completamente enganado, até porque é impossível usar 26 no meio!! O máximo (mínimo) que já vi no meio foi 30 e a corrente já começava a tocar nos parafusos da pedaleira (estou a falar em termos de um pedaleira com a furação 64/104)

Eu, por acaso vou usar uma relação 'alternativa'. Estou a pensar colocar uma relação na pedaleira de 24-36. E na cassete 28-11 com desviador caixa curta (quem sabe de estrada). Assim poupo ainda mais em peso. Alguém já testou?
 
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